Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
alanleite28

Caixa Bravox UXP (+ uma perguntinha "off")

Recommended Posts

Oi, 

 

Alguns dias atrás eu enviei um e-mail para o contato da Bravox solicitando um projeto de caixa para 1 UXP. Eles me enviaram as seguintes medidas.

 

BRAVOX UXP Power 12-D4 (500WRMS)

 

Caixa retangular: 39 x 40 x 40 (A x L x P em centimetros, respectivamente) e 1 duto de 4" com 30cm

Tudo isso resultando em 45L.

 

Pesquisando na internet a respeito, o pessoal sempre recomendava caixas de 55L, 56L, vi até de 63L, com duto de 3" por 30cm, ou coisa parecida. E a duvida é, qual a diferença da caixa que a Bravox me recomendou, para uma maior que as pessoas na internet recomendam?

 

Porque com a caixa que tenho atualmente de aproximadamente A 36, P 39, L 45 (cm) trapezoidal, duto 3" com 10cm (sei lá a litragem disso) faz com que o subwoofer "morra" em frequências abaixo de 40hz + ou - (mesmo se eu colocar a chave do amplificador no 10hz [claro que não está nos 10hz, baseado na caixa, tive que deixar em torno de 40hz~45hz o minimo], ele só excursiona e não dá o efeito).

 

--Com a caixa recomendada pela Bravox, o subwoofer vai descer bem? Ou me recomendam outras medidas?

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Agora uma pergunta não relacionada ao motivo principal do post.

 

--Adicionar mais 1 Bravox UXP no projeto ou pegar um sub de 15 com mais potencia que os 2 Bravox juntos? (Com foco em subgrave, daqueles que faz até o vidro excursionar.) [Caso digam "sub de 15", me digam qual!]

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sobre o bravox , acho que a frequencia da caixa ta muito alta , duto de 3pol por 10cm ,se colocar duto de 4 pol por 30cm acho que ja da uma melhorada boa .

 sobre sua duvida outro bravox ou um sub de 15, acho que um sub de 15 em uma caixa bem feita vai dar menos spl porem mais subgrave que é o que vc procura.

 sobre os subs tem o questo qsp1000 , dd3515,mtx9515, ai vai do quanto vc quer gastar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc pode calcular o volume da sua caixa pelo próprio site da Bravox e comparar o volume da sua caixa com a recomendada

 

Que parece estar próximo

Grande diferença e que vai mudar bastante o seu som é trocar seu duto e usar o recomendado de 4" por 30

 

E na internet existe essas caixas diferentes, pq existem vários modelos de UXP, modelo antigo, primeiro Uxp power e power modelo mais novos

 

Com 2 uxp vai ter mais spl, com uma caixa boa vai descer mais

Com 1 de 15 pode ter mais sub grave, descer mais, mas menos spl

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz um duto 3x28cm, nessa sua caixa, ja deve melhorar bastante, quando chegar em casa, faço uma simulação e te ajudo mais um pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu UXP é esse com o Bravox escrito em alto relevo no cone?

 

uxp_12d-2.jpg

 

Ou é esse?

 

bravox_uxppower.jpg

 

Se for o primeiro que é atual, pode esquecer quanto à ele responder nas baixas frequências. Tanto o modelo de bobina dupla de 2ohms quanto o modelo de bobina dupla de 4ohms, possuem as frequências de ressonâncias (Fs) em 57Hz e 58Hz respectivamente. Portanto, resposta em subgraves com esses novos UXP vai ficar só na saudade!

 

As caixas que a galera usavam de 56, 57, 63 litros... Eram para os Bravox UXP antigos de 400Wrms e os Powers antigos de 500Wrms. Eu tinha um UXP de 12" de 400Wrms que usei em duas caixas: 56 litros e 63 litros. Na de 63 litros com um duto de 4" x 28cm, o sub descia bem mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu UXP é esse com o Bravox escrito em alto relevo no cone?

 

uxp_12d-2.jpg

 

Ou é esse?

 

bravox_uxppower.jpg

 

Se for o primeiro que é atual, pode esquecer quanto à ele responder nas baixas frequências. Tanto o modelo de bobina dupla de 2ohms quanto o modelo de bobina dupla de 4ohms, possuem as frequências de ressonâncias (Fs) em 57Hz e 58Hz respectivamente. Portanto, resposta em subgraves com esses novos UXP vai ficar só na saudade!

 

As caixas que a galera usavam de 56, 57, 63 litros... Eram para os Bravox UXP antigos de 400Wrms e os Powers antigos de 500Wrms. Eu tinha um UXP de 12" de 400Wrms que usei em duas caixas: 56 litros e 63 litros. Na de 63 litros com um duto de 4" x 28cm, o sub descia bem mais.

 

É esse primeiro modelo que mostrou ):

 

Então quer dizer que não tem jeito mesmo? Se eu fizer uma caixa maior, ele não desce mais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo sobre o bravox , acho que a frequencia da caixa ta muito alta , duto de 3pol por 10cm ,se colocar duto de 4 pol por 30cm acho que ja da uma melhorada boa .

 sobre sua duvida outro bravox ou um sub de 15, acho que um sub de 15 em uma caixa bem feita vai dar menos spl porem mais subgrave que é o que vc procura.

 sobre os subs tem o questo qsp1000 , dd3515,mtx9515, ai vai do quanto vc quer gastar.

 

Olha a caixa em relação ao sub, parece que é muito pequena. O que acha? (ABRA O SPOILER PARA VER A FOTO)

 

E acha que só de eu mudar o duto nessa caixa, vai mudar o grave? Vou sentir mais o subgrave??

 

E 1 sub de 15 com mais potência que 2 UXP, vai ser mais intenso o efeito do subgrave? O carro tremendo todo e etc?

 

 

wWAmmVa.jpg

 

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escreve o post, mas acho que deu erro na hora de enviar

 

 

Como já tem o sub e a caixa o mais fácil e barato e fazer a mudança do duto ou até adicionar mais um duto

 

Já vai fazer uma boa diferença no som

Quando troquei meu duto de 3 para o de 4, melhorou bastante a resposta do sub

 

 

E outra coisa o carro tremer e sub grave, não estão relacionados diretamente como vc esta pensando

 

Mas fácil carro tremer tudo com os 2 uxp, que com 1 de 15

 

Pelo visto sua intenção principal é aumentar o spl, a pressão dentro do carro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sub não desce mesmo. Não toca nada abaixo de 40hz, não importa o que faça com o duto, da até para melhorar um pouco fazendo uma caixa grande. Uma caixa de de 60 litros duto de 4 polegadas por 20cm.

OBS: Essa caixa que a bravox mandou não resolve, vai ficar ruim também.

Vermelho caixa 60 litros

Preto sua caixa

 CQANujf.png

Editado por Dikevigarista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escreve o post, mas acho que deu erro na hora de enviar

 

 

Como já tem o sub e a caixa o mais fácil e barato e fazer a mudança do duto ou até adicionar mais um duto

 

Já vai fazer uma boa diferença no som

Quando troquei meu duto de 3 para o de 4, melhorou bastante a resposta do sub

 

 

E outra coisa o carro tremer e sub grave, não estão relacionados diretamente como vc esta pensando

 

Mas fácil carro tremer tudo com os 2 uxp, que com 1 de 15

 

Pelo visto sua intenção principal é aumentar o spl, a pressão dentro do carro

 

Eu fiz um testezinho, coloquei musica do jeito que tá, depois peguei um cano pvc com 30cm, tirei o meu duto e coloquei o cano, mudou bem o som. Vou colocar um duto de 30cm e ficar quietinho por enquanto.

 

E tipo, quando vejo videos de som automotivo e etc, geralmente o vidro, portas, tudo do carro meio que excursiona em movimento de onda, sabe, e só acontece quando tocam frequencias baixas. Entende? 

 

Acha que se adicionar outro uxp, eu só vou ter mais SPL e grave, quase nada de subgrave?

 

Me recomenda 2 subwoofer que realmente faça o papel de subwoofer e reproduza frequencias subgraves? De preferencia que caiba no porta malas de um Polo Hatch.

 

O sub não desce mesmo. Não toca nada abaixo de 40hz, não importa o que faça com o duto, da até para melhorar um pouco fazendo uma caixa grande. Uma caixa de de 60 litros duto de 4 polegadas por 20cm.

 

OBS: Essa caixa que a bravox mandou não resolve, vai ficar ruim também.

 

Vermelho caixa 60 litros

 

Preto sua caixa

 

 CQANujf.png

 

Que furada comprar o UXP então... subwoofer bom, com musica ele é ótimo, mas pro que eu queria mesmo ele não serve... 

 

Vou aumentar o duto só, que já dá uma melhorada, acho que não compensa gastar com caixa.

 

Me recomenda 2 subwoofer que realmente faça o papel de subwoofer e reproduza frequencias subgraves? De preferencia que caiba no porta malas de um Polo Hatch.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fizer a trocar do duto de 3" para 4" também vai melhora a som

 

E pelo gráfico do programa ai, não quer dizer que ele não toca nada, ele em caixa de 45L duto de 4" com 30cm

Por exemplo tem umas resposta acima dos 30hz um pouco em -3db, abaixo disso que não se ouve tão bem, que tem um decaimento maior

 

 k8VB9JC.png

 

 

 

Os carros tremendo daquele jeito é mais fácil de se perceber em vídeo mesmo, as vezes se vc filmar seu som tocando pode ser que vai vê aquilo no seu carro mais fácil que de perto, nos videos acredito que devido a quantidade de frames das câmeras de celular, fica mais visível esse deslocamento

 

Mas se optar para trocar, um que vai responder melhor, com bom CxB, é que vai caber no pm do polo hatch, só num vai sobrar muito espaço seria o Upgrade 

No meu polo atualmente cabe uma caixa com quase 100L, então deve atender o upgrade, que ele pede 45L se não me engano

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pode fazer outra caixa, a diferença sera monstruosa, olhe pelo grafico do Dikevigarista ! a caixa maior te deixará com -3db em +- 32hz enquanto sua caixa está com 43hz, a diferença eh mto grande.... porem se nao quer gastar apenas aumente o duto entre 30-35cm vai ficar legal com ele de 4''. qnto ao amplificador lembre-se de deixa o subsonic (highpass) entre 25-30hz, se estiver maior q isso, ai é vc que está capando seu subgrave no ampli !

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se fizer a trocar do duto de 3" para 4" também vai melhora a som

 

E pelo gráfico do programa ai, não quer dizer que ele não toca nada, ele em caixa de 45L duto de 4" com 30cm

Por exemplo tem umas resposta acima dos 30hz um pouco em -3db, abaixo disso que não se ouve tão bem, que tem um decaimento maior

 

 k8VB9JC.png

 

 

 

Os carros tremendo daquele jeito é mais fácil de se perceber em vídeo mesmo, as vezes se vc filmar seu som tocando pode ser que vai vê aquilo no seu carro mais fácil que de perto, nos videos acredito que devido a quantidade de frames das câmeras de celular, fica mais visível esse deslocamento

 

Mas se optar para trocar, um que vai responder melhor, com bom CxB, é que vai caber no pm do polo hatch, só num vai sobrar muito espaço seria o Upgrade 

No meu polo atualmente cabe uma caixa com quase 100L, então deve atender o upgrade, que ele pede 45L se não me engano

 

E ouvir frequencia mais baixa, com menos volume/força não é a mesma coisa que ouvir "normal". Não fica legal, você nem sente o efeito, o subgrave some.

 

A camera do celular ajuda a mostrar o efeito de deslocamento, mas na realidade o carro vibra mesmo, e acha que eu não já tentei fazer esse teste? euauehea, não mexe nadinha meu carro <3 triste.

 

E eu não queria colocar o Upgrade, pessoal fala mal de bomber.

 

Não vai ficar muito grande o duto de 4" nessa caixa minha? Eu já acho ela pequena...

 

Recomenda algum outro sub ou par de sub que caiba no porta malas do polo hatch e que tenha um bom desempenho em termos de subgrave e pressão?

 

pode fazer outra caixa, a diferença sera monstruosa, olhe pelo grafico do Dikevigarista ! a caixa maior te deixará com -3db em +- 32hz enquanto sua caixa está com 43hz, a diferença eh mto grande.... porem se nao quer gastar apenas aumente o duto entre 30-35cm vai ficar legal com ele de 4''. qnto ao amplificador lembre-se de deixa o subsonic (highpass) entre 25-30hz, se estiver maior q isso, ai é vc que está capando seu subgrave no ampli !

 

Por enquanto vou só aumentar o duto. 4" não vai ficar muito grande pra minha caixa?

 

Tentar extrair MUITA coisa de um sub de 500wrms é besteira, o jeito é aumentar o sistema de som pra ter o resultado esperado.

 

E eu deixei o highpass em torno de 40~45hz porque como minha caixa não permite o subwoofer tocar frequencias mais baixas, eu posso aumentar um pouquinho mais o ganho, pra ter mais grave e sem distorção. (Level em torno de 65%, se eu ajustar o highpass pra 25~30hz, ai o level tem que ficar entre 45~50% e não rende.)

 

Recomenda algum outro sub ou par de sub que caiba no porta malas do polo hatch e que tenha um bom desempenho em termos de subgrave e pressão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ouvir frequência mais baixa sim, mas se procura os projetos de caixa e como simulam, até -3db é a faixa audível

 

 

Se procura no forum sobre o upgrade, vai ver oq falam dele, não da para julgar todos alto falantes por causa da marca, upgrade é um dos mais recomendados por aqui

 

Um sub de 500rms não é um sub fraco, da para fazer muita coisa, tem teste no forum aplicando até mais de 1500 rms nesse sub

 

E se vc ta usando hpf em 40hz como vc quer que o sub toque a baixo disso?

 

O polo, é um carro que vai ser mais difícil também de ser vê tremendo, uso 2 uxp no meu, vejo no máximo a placa tremer, alguns carros vão tremer mais fácil

 

E outra coisa que vc ainda não entendeu sobre o tremer o carro e o sub-grave, se vc quer quer o carro fique tremendo tem que tocar próximo da frequência de ressonância do carro: https://autoforum.com.br/topic/192219-frequencia-de-ressonancia/

 

Que se olhar vai vê que em média deve estar entre 50 a 65 hz, tocar a baixo disso não vai fazer vc vê o carro tremer, se sua intenção é spl, tremer o carro deve focar e nessas frequências um pouco mais altas e não descer mais

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual o resto do seu set? e como ta regulado?
 

Seu sub e bobina dupla de 4? Ligado como? E seu módulo de quantos ohms?

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ouvir frequência mais baixa sim, mas se procura os projetos de caixa e como simulam, até -3db é a faixa audível

 

 

Se procura no forum sobre o upgrade, vai ver oq falam dele, não da para julgar todos alto falantes por causa da marca, upgrade é um dos mais recomendados por aqui

 

Um sub de 500rms não é um sub fraco, da para fazer muita coisa, tem teste no forum aplicando até mais de 1500 rms nesse sub

 

E se vc ta usando hpf em 40hz como vc quer que o sub toque a baixo disso?

 

O polo, é um carro que vai ser mais difícil também de ser vê tremendo, uso 2 uxp no meu, vejo no máximo a placa tremer, alguns carros vão tremer mais fácil

 

E outra coisa que vc ainda não entendeu sobre o tremer o carro e o sub-grave, se vc quer quer o carro fique tremendo tem que tocar próximo da frequência de ressonância do carro: https://autoforum.com.br/topic/192219-frequencia-de-ressonancia/

 

Que se olhar vai vê que em média deve estar entre 50 a 65 hz, tocar a baixo disso não vai fazer vc vê o carro tremer, se sua intenção é spl, tremer o carro deve focar e nessas frequências um pouco mais altas e não descer mais

 

O upgrade tem só 175wrms (certo?) acho que trocar o UXP por um Upgrade não compensa.

 

É, o que treme no meu é os retrovisores, o espelho do meio, tecidos (camiseta, panos, materiais leves, mas bem pouco... não muito perceptível visualmente), o nariz coça demais, tampa do porta malas vibra bastante e limpador traseiro pula um pouco.

 

É que geralmente, em vídeos de gringos, eles tocam o sub em frequencias baixas e o carro excursiona todo. (Sabe a freq. de ressonância do polo?).

 

E o subgrave que é o gostoso de sentir kk.

 

Qual o resto do seu set? e como ta regulado?

 

Seu sub e bobina dupla de 4? Ligado como? E seu módulo de quantos ohms?

 

Player Original do Polo 2006.

4 Coaxiais originais nas 4 portas. (Ligados diretamente no rádio)

1 UXP 4+4 (Ligado em 2 ohms)

1 Taramps HD 800 2 ohms

1 Bateria no cofre original (creio ser de 60A)

 

O player tá configurado tudo no 0 (high, mid, low), loud off, o resto tudo centralizado.

 

O amp tá configurado pra tocar de 40hz~150hz (mais ou menos), level em 65%, bass boost 0%. (Tá configurado pra tocar acima de 40hz, porque se eu botar abaixo disso, não vai tocar, não vou sentir o efeito do grave, só vai excursionar. Então tá mais alto pra eu poder aumentar o level e render mais.)

 

E cara... eu não acredito que dê pra extrair muita coisa de só 1 UXP. Acho que do jeito que o meu tá, está próximo do limite dele... o que acha?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto, vc nem tentou procurar para saber de qual sub falei, nem no google, o upgrade antigo era de 250rms e o novo é de 350rms
Tem até um projeto na área de SPL de um ka com 4 upgrade de 12"

 

 

Vc usa converso rca? Ou player original tem saída rca?
Vc ta tocando com o módulo até começar clipar? E pode abaixar esse hpf um pouco, que corte em 40 deve ta abaixando até as frequências em 40, num sei como é a curva de corte da taramps
Eu usaria esse subsonico mais baixo, mais próximo do 30 (uso o meu abaixo do 30)

 

Pode ser que seu sub, esteja próximo ao maximo e para oq vc quer precisa adicionar mais um sub

Mas pode ser que consiga sim melhora, o seu sub, com oq já tem, tenho impressão que vc ta com dó de manda potencia pra esse sub

 

E quando trocar o duto ou adicionar mais um duto de 3, deve mudar bastante a resposta do sub

 

Imagino isso, por um teste que fez em um sub falcon de 700rms, tem pouco tempo
em um palio, mandando mais de 1000rms no pico para o sub, e para um hatch dava dando um bom grave

até pq usava um kit 2 vias forte direcionado, e acompanhava bem, e esse sub tem fs alto igual do uxp, mas tava tocando bem
mas com caixa até grande e 2 dutos de 3"

 

Vou até testar meu som, com um sub desligado, pra ter uma noção depois

Editado por fst-lobo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo visto, vc nem tentou procurar para saber de qual sub falei, nem no google, o upgrade antigo era de 250rms e o novo é de 350rms

Tem até um projeto na área de SPL de um ka com 4 upgrade de 12"

 

 

Vc usa converso rca? Ou player original tem saída rca?

Vc ta tocando com o módulo até começar clipar? E pode abaixar esse hpf um pouco, que corte em 40 deve ta abaixando até as frequências em 40, num sei como é a curva de corte da taramps

Eu usaria esse subsonico mais baixo, mais próximo do 30 (uso o meu abaixo do 30)

 

Pode ser que seu sub, esteja próximo ao maximo e para oq vc quer precisa adicionar mais um sub

Mas pode ser que consiga sim melhora, o seu sub, com oq já tem, tenho impressão que vc ta com dó de manda potencia pra esse sub

 

E quando trocar o duto ou adicionar mais um duto de 3, deve mudar bastante a resposta do sub

 

Imagino isso, por um teste que fez em um sub falcon de 700rms, tem pouco tempo

em um palio, mandando mais de 1000rms no pico para o sub, e para um hatch dava dando um bom grave

até pq usava um kit 2 vias forte direcionado, e acompanhava bem, e esse sub tem fs alto igual do uxp, mas tava tocando bem

mas com caixa até grande e 2 dutos de 3"

 

Vou até testar meu som, com um sub desligado, pra ter uma noção depois

 

Eu pesquisei sim sobre o Upgrade, vi vários vídeos, mas entre os dois, creio o UXP se sair melhor, por isso não acho que compensa trocar.

 

Tive que comprar um conversor RCA, o rádio original não tem RCA.

 

Eu configurei assim: primeiro acertei os cortes no amplificador, depois coloquei o level dele no 0%, depois, coloquei tudo do player no 0 (high, mid e low), desativei loud, aí, aumentei até um volume que os alto falantes da porta não distorçam (tentei achar o volume máximo que eles aguentam), ficou no volume 15. Então, fui aumentando o level do amplificador até ele clipar, quando clipou, eu diminui um pouquinho pra não clipar. E pronto.

 

Sim, talvez ele já tenha dado o máximo de si e vou precisar de mais um pra ter o resultado que quero, mas ai vou ter que trocar modulo e adicionar bateria. E o que quer dizer com "dó de mandar potência?" quer que eu coloque o level no 100%? Se passar do 60% ele clipa. 800WRMS aplicados num sub de 500WRMS já não é potência a mais?

 

E se eu abaixar o HPF agora, não vai mudar muito, porque com o duto de 10cm não vai tocar direito a freq., então prefiro aumentar um pouco o HPF (40~45hz) pra poder aumentar o level sem clipar.

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Player Original do Polo 2006.

 

4 Coaxiais originais nas 4 portas. (Ligados diretamente no rádio)

1 UXP 4+4 (Ligado em 2 ohms)

1 Taramps HD 800 2 ohms

1 Bateria no cofre original (creio ser de 60A)

 

E cara... eu não acredito que dê pra extrair muita coisa de só 1 UXP. Acho que do jeito que o meu tá, está próximo do limite dele... o que acha?

 

  Eu tinha um UXP e na minha opnião em primeiro é pouca bateria e em segundo é pouca potencia, o meu era empurrado pela TA 1000, bateria de 100A no PM e te digo dava a impressão que era pouco e depois que coloquei o DSP 1600 o bicho mudou bem só que para cheirar verniz era bem fácil, a caixa muda bastante o resultado final tbm, quando instalei o UXP numa caixa trapezoidal com duto de 4" x 30cm e 46 litros tocou bem mas quando troquei de caixa por uma de duto retangular com 50 litros a diferença me surpreendeu, mas não espere muito do sub e por ser apenas um e de 500w não se faz milagre.

 

Como sou seu vizinho e se quiser ver a minha caixa e colocar no seu carro para tirar a sua conclusão é só combinar, e tbm estou vendendo ela, só que com sub. E dá para medir com decibelímetro a sua caixa e a minha.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso ai Danilo

A caixa muda bastante o som

 

Os teste que o Ernany fez a um bom tempo, com os primeiros uxp power:  https://autoforum.com.br/topic/109233-uxp-power-12d2/

Pra ter uma ideia de oq consegue tirar e fazer com esse sub

 

 

Acredito que pode tentar conseguir melhorar o que tem hoje, em vez de sair trocando tudo

 

Já testou com outro player para vê como fica? apenas testar, antes de sair trocando também

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usa um par de sub de 15", subgrave fica top mesmo, mas escolha um sub voltado a essa finalidade.. Ja tive uxp dos primeiros power tbm, usando um banda 2500 no dobro da impedancia (chuto uns 1500w, tinha bastante alimentação) não tocava metade do subgrave que um par de sub de P1 15" (com 150w nominais) em um amp fosgate de 500 rms tocavam... Na verdade, nem o spl do uxp era superior dos 2 P1..  Não eram sub cavalos, mas o subgrave e timbre agradava mais que a maioria que os subs de 12", ainda mais se comparar custo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Player Original do Polo 2006.

 

4 Coaxiais originais nas 4 portas. (Ligados diretamente no rádio)

1 UXP 4+4 (Ligado em 2 ohms)

1 Taramps HD 800 2 ohms

1 Bateria no cofre original (creio ser de 60A)

 

E cara... eu não acredito que dê pra extrair muita coisa de só 1 UXP. Acho que do jeito que o meu tá, está próximo do limite dele... o que acha?

 

  Eu tinha um UXP e na minha opnião em primeiro é pouca bateria e em segundo é pouca potencia, o meu era empurrado pela TA 1000, bateria de 100A no PM e te digo dava a impressão que era pouco e depois que coloquei o DSP 1600 o bicho mudou bem só que para cheirar verniz era bem fácil, a caixa muda bastante o resultado final tbm, quando instalei o UXP numa caixa trapezoidal com duto de 4" x 30cm e 46 litros tocou bem mas quando troquei de caixa por uma de duto retangular com 50 litros a diferença me surpreendeu, mas não espere muito do sub e por ser apenas um e de 500w não se faz milagre.

 

Como sou seu vizinho e se quiser ver a minha caixa e colocar no seu carro para tirar a sua conclusão é só combinar, e tbm estou vendendo ela, só que com sub. E dá para medir com decibelímetro a sua caixa e a minha.

 

Então acha que vou ter uma melhora significativa se eu colocar mais bateria, um amplificador mais forte e uma caixa maior? O que recomenda?

 

Porque atualmente a caixa que eu to usando, é uma caixa com bastante SPL e quase 0 de subgrave. Sim, é só 1 subwoofer de 500WRMS, sei que não dá pra extrair tanto dele.

 

Talvez possamos fazer esse encontro para teste.

 

Isso ai Danilo

A caixa muda bastante o som

 

Os teste que o Ernany fez a um bom tempo, com os primeiros uxp power:  https://autoforum.com.br/topic/109233-uxp-power-12d2/

Pra ter uma ideia de oq consegue tirar e fazer com esse sub

 

 

Acredito que pode tentar conseguir melhorar o que tem hoje, em vez de sair trocando tudo

 

Já testou com outro player para vê como fica? apenas testar, antes de sair trocando também

 

Não está viável testar com outro player, não posso desconectar o player original porque não tenho a senha, e se desconectar, fudeu.

 

E acho que se eu quiser melhorar, vou ter que trocar/adicionar algumas coisinhas.

 

Usa um par de sub de 15", subgrave fica top mesmo, mas escolha um sub voltado a essa finalidade.. Ja tive uxp dos primeiros power tbm, usando um banda 2500 no dobro da impedancia (chuto uns 1500w, tinha bastante alimentação) não tocava metade do subgrave que um par de sub de P1 15" (com 150w nominais) em um amp fosgate de 500 rms tocavam... Na verdade, nem o spl do uxp era superior dos 2 P1..  Não eram sub cavalos, mas o subgrave e timbre agradava mais que a maioria que os subs de 12", ainda mais se comparar custo.

 

O problema de comprar 2 de 15" é saber se vai caber a caixa no porta malas do Polo...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Com o player original complica um pouco, discutir é muito bom mas testando é que se tira a dúvida, mas se a sua intenção a fazer o carro excursionar "de certa forma" será necessário uma caixa maior que a minha e pelo menos 1200w e tbm mais bateria.

  Agora que vi o tamanho da sua caixa e é pequena demais, deve tá um grave seco e por isso faz coçar o nariz, se escultar a minha notará a diferença, só como citei antes não espere muito com um sub só.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Olha a caixa em relação ao sub, parece que é muito pequena. O que acha? (ABRA O SPOILER PARA VER A FOTO)

 

E acha que só de eu mudar o duto nessa caixa, vai mudar o grave? Vou sentir mais o subgrave??

 

E 1 sub de 15 com mais potência que 2 UXP, vai ser mais intenso o efeito do subgrave? O carro tremendo todo e etc?

 

 

wWAmmVa.jpg

 

 

Aumentando a caixa e utilizando esse mesmo alto-falante, o máximo que vai alterar vai ser o timbre. Os graves vão ficar mais macios, mas isso não quer dizer que o subwoofer vai descer mais (subgraves), pode até ser que o sub consiga responder um pouco melhor abaixo da frequência de ressonância. E mesmo aumentando o comprimento do duto, o subwoofer não vai responder com desenvoltura os subgraves.

 

Outra coisa, se você pegar um subwoofer de 15" com Fs em 30Hz por exemplo, você vai ter uma boa resposta nos subgraves, claro que dependendo do tamanho da caixa e da sintonia dela. Na prática, um subwoofer de 15" com frequência de ressonância baixa vai tocar mais subgraves que dois UXP com Fs de 58Hz. Mas os dois UXP vão tocar com mais força nos graves (+SPL), porque você duplicou a área de cone.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Escreve o post, mas acho que deu erro na hora de enviar

 

 

Como já tem o sub e a caixa o mais fácil e barato e fazer a mudança do duto ou até adicionar mais um duto

 

Já vai fazer uma boa diferença no som

Quando troquei meu duto de 3 para o de 4, melhorou bastante a resposta do sub

 

 

E outra coisa o carro tremer e sub grave, não estão relacionados diretamente como vc esta pensando

 

Mas fácil carro tremer tudo com os 2 uxp, que com 1 de 15

 

Pelo visto sua intenção principal é aumentar o spl, a pressão dentro do carro

 

Cada alto-falante exige dutos diferentes. Se um alto-falante exige um duto de 4", se colocar um duto de 3" no projeto da caixa, com certeza o duto vai assoprar bastante.

 

E na prática, quanto maior o diâmetro do duto, maior vai ser o seu comprimento para se obter a mesma frequência de sintonia da caixa em relação a um duto de menor diâmetro e menor comprimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...