Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
PatryckDF

Setup SQ para Fiat Toro

Recommended Posts

Pessoal,

 

  Esse é meu primeiro tópico e segundo post aqui no grupo. Sempre gostei de som, tanto em casa quanto no carro. Depois que tive filhos deixei esse gosto um pouco de lado, agora estou querendo colocar algo agradável em meu carro. Estou pesquisando algum tempo aqui no fórum e também na internet de forma geral e tenho encontrado pouca coisa específica para meu carro que é uma FIAT Toro, poucas pessoas ainda conhecem os detalhes sobre tamanho de alto-falante e espaços do carro, e isso tem complicado bastante.

 

  Sou de Brasilia e um certo dia fui em um instalador que me indicou colocar 4x 69 Pionner modelo ts-a6995s importado + 1 amplificador Corzus 400w 4 canais + 2 twitter jbl/selenium 100w no local original (assim como na renegade a Toro vem com 4 alto-falantes 6x9) , na hora não questionei e resolvi seguir a indicação de uma pessoa que é profissional na área de som para carros, a instalação foi bacana, o cara é super caprichoso na desmontagem (que aliás era a primeira vez numa toro). Porém depois de algum tempo usando o som e tentando configurar o player original percebi que o som me incomoda, esses auto falantes tem até um bom volume porém grita demais e me incomoda muito.

 

  Por isso, a um mês tenho frequentado o fórum e lido alguns reviews e comentários, depois disso resolvi colocar o set abaixo:

 

  - Kit 2 vias Audiophonic kc 6.3 nas portas dianteiras (comprado)

  - Sub NAR 8" em uma caixa selada. Foi difícil escolher o SUB porque na TORO tem muito pouco espaço, aliás ainda estou inseguro, fui em um projetista de caixas e ele me disse que tranquilamente ficará bom embaixo do banco do passageiro. (comprado)

  - Amplificador Audiophonic Club 400.4 (a comprar)

  - Trocarei o player original por um Pionner Avh 2880bt, além da qualidade do som, outra funcionalidade que me interessa muito é a integração com o Spotfy. (a comprar)

 

 Dessa forma, vou retirar os alto-falantes 6x9 e twitters da frente e substituir pelo kit 2 vias ligados ao amplificador, o sub 8" será ligado em bridge no amplificador. Os alto-falantes 69 traseiros irão permanecer, porém ligados diretamente no player.

 

  Vocês do grupo poderiam opinar sobre minhas escolhas? Gostaria de receber sugestões de instalação e configuração de ganhos para ajuste fino do sistema.

 

Um abraço!!!

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um set basico, que vai render boas alegrias.

Ja tive um audiophonic hp2000, dessa mesma linha ai q vc citou, é um bom ampli p esse esse set, mas por questão de preço, eu usaria o Sd evo, dev estar uns 40% mais barato q esse hp4000, e em qualidade estariam bem parecidos.

Não esquece do tratamento das portas, e muito importante, pelo fato de ter 6x9, vai ter q fazer bafles p uso do 6".

Por ser um carro grande, eu usaria uns coaxiais atras atenuados e direto no player, só pra não ficar sem som p passageiros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É um set basico, que vai render boas alegrias.

Ja tive um audiophonic hp2000, dessa mesma linha ai q vc citou, é um bom ampli p esse esse set, mas por questão de preço, eu usaria o Sd evo, dev estar uns 40% mais barato q esse hp4000, e em qualidade estariam bem parecidos.

Não esquece do tratamento das portas, e muito importante, pelo fato de ter 6x9, vai ter q fazer bafles p uso do 6".

Por ser um carro grande, eu usaria uns coaxiais atras atenuados e direto no player, só pra não ficar sem som p passageiros.

Valeu Jeferson! 

O SD 400.4 Evo não seria pouco para esse set, pelo que vi são 50w em 4ohm e os altofalantes do kit são 80w?

Irei sim tratar as portas, mas tenho dúvidas sobre a quantidade que devo comprar. Para tratar apenas as portas dianteiras, já vi no ML a manta technoise que tem 45cx80 cm, quantas precisaria comprar?

Sobre os altofalantes das portas traseiras, em principio deixarei os 6x9, porém ligados diretamente no player do carro. No futuro possivelmente irei trocar.

 

Obrigado!

Um abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Chegaram os auto falantes e o sub NAR 8" depois posto as fotos. Possivelmente farei a caixa selada e os bafles nesse final de semana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Jeferson!

O SD 400.4 Evo não seria pouco para esse set, pelo que vi são 50w em 4ohm e os altofalantes do kit são 80w?

Irei sim tratar as portas, mas tenho dúvidas sobre a quantidade que devo comprar. Para tratar apenas as portas dianteiras, já vi no ML a manta technoise que tem 45cx80 cm, quantas precisaria comprar?

Sobre os altofalantes das portas traseiras, em principio deixarei os 6x9, porém ligados diretamente no player do carro. No futuro possivelmente irei trocar.

 

Obrigado!

Um abraço.

Não é pouco, são 80w o par, cada alto falante com Tweeter é de 40w e o amplificador manda 50w, não vai ter uma sobra de potência grande, porem nao vai ficar ruim. Se pegar um amplificador mais forte melhor, mas para um projeto de baixo custo ta ótimo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu Jeferson!

O SD 400.4 Evo não seria pouco para esse set, pelo que vi são 50w em 4ohm e os altofalantes do kit são 80w?

Irei sim tratar as portas, mas tenho dúvidas sobre a quantidade que devo comprar. Para tratar apenas as portas dianteiras, já vi no ML a manta technoise que tem 45cx80 cm, quantas precisaria comprar?

Sobre os altofalantes das portas traseiras, em principio deixarei os 6x9, porém ligados diretamente no player do carro. No futuro possivelmente irei trocar.

 

Obrigado!

Um abraço.

Eles suportam 80w, não quer dizer q precise necessariamente aplicar os 80, e mesmo q tenha esses 80w disponíveis por canal, com certeza não vai usar toda a potência.

Ja usei esse kit com esse ampli, a menos q vc queira uma balada no interior do carro, serve tranquilamente.

Se achar necessário, usa o Sd em bridge p o kit, ecompra outro Sd, ou outro ampli mono p sub, ficaria excelente!!!

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde toureiro!

Também tenho uma Fiat Toro, cheguei a abrir um tópico aqui pra me ajudarem em um set SQ, mas aconteceram alguns imprevistos e parei com tudo, por enquanto!

 

Acompanhando!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a potência, hoje uso um hertz EP4 tocando um par de TW morel MT22 110rms e um par de Mids Hertz ml 165 200rms

O Hertz está ligado em bi-amp (um canal para cada componente), com isso tenho ganho independente e TA para cada via... E corte passivo

Esse amp entrega coisa de 65rms em cada canal a 4ohms.

Mesmo em volume beeeemmmm alto, é muito mais do que preciso. Tudo bem que são falantes com sensibilodade mais alta.

Mas realmente é muito mais potência que preciso para escutar vem alto.

 

No seu caso, 50w rms para cada lado porta + 200rms para o sub também vai ser bastante coisa... Tenho certeza que você ficará bem servido com essa potência e poderá até arriscar abrir as portas em um churrasco ou coisa assim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entenda, você não tem um trio que precisa de milhares de rms para tocar, está montando um SQ em um sistema tocando dentro de um habitáculo fechado, 200w rms para esse tipo de sistema é bastante coisa.

 

Agora, em ambiente residencial existem sistemas grandes tocando com 15w rms. Onde o objetivo é tirar o maximo rendimento com pouca potência e onde também temos espaço para fazer caixas acústicas grandes para extrair muittaa coisa dos falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai usar o sub embaixo do banco?

Isso mesmo, hj fiz um teste colocando o sub debaixo do banco do motorista. Aparentemente deve caber, assim que tiver as dimensões da caixa posto aqui e coloco fotos pra mostar como ficou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde toureiro!

Também tenho uma Fiat Toro, cheguei a abrir um tópico aqui pra me ajudarem em um set SQ, mas aconteceram alguns imprevistos e parei com tudo, por enquanto!

 

Acompanhando!

Fica ligado que vc pode tirar algumas dúvidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto a potência, hoje uso um hertz EP4 tocando um par de TW morel MT22 110rms e um par de Mids Hertz ml 165 200rms

O Hertz está ligado em bi-amp (um canal para cada componente), com isso tenho ganho independente e TA para cada via... E corte passivo

Esse amp entrega coisa de 65rms em cada canal a 4ohms.

Mesmo em volume beeeemmmm alto, é muito mais do que preciso. Tudo bem que são falantes com sensibilodade mais alta.

Mas realmente é muito mais potência que preciso para escutar vem alto.

 

No seu caso, 50w rms para cada lado porta + 200rms para o sub também vai ser bastante coisa... Tenho certeza que você ficará bem servido com essa potência e poderá até arriscar abrir as portas em um churrasco ou coisa assim.

Obrigado pelas dicas estou considerando que o pessoal tem falado.

 

Sobre a manta tá acustica. Vc conhece a manta technoise? Tem idéia de quantas folhas precisaria para as portas dianteirase?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Patrick, a technoise fabrica boas mantas sim.

Quanto a quantidade, no geral 1 só camada já basta para um bom resultado, quando usada direto na lata... Quando for para tratar uma parte aberta (aqueles buracos no painel da porta) eu recomendo usar MDF ou compensado naval parafusado no painel e só depois tratar com manta. Resultado... Fica mais rígido !!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom galera,

 

   O som já esta tomando forma, o kit e o sub já foi comprado e a caixa já esta pronta. Vendi algumas coisas pelo ML, estou esperando creditar o dinheiro para comprar o restante das coisas pelo ML mesmo.

   O cara que fez a caixa pra mim disse que ela tem em torno de 6,5L.Na especificação do auto falante diz entre 6 e 10 litros. Pelas limitações de espaço não vejo como fazer uma caixa maior que essa. Seguem imagens abaixo do kit e da caixa selada com NAR 8 polegadas.

 

ZdZaklE.jpgK1MblCC.jpgdXARzFA.jpgVGxjuzA.jpgxq47Nwz.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Enfim terminei de montar o som que está 90% instalado, ainda falta instalar a interface do volante ainda e regulagens estão pendentes, acabou não dando tempo de instalar tudo em um dia somente, acredito que neste próximo domingo termino a instalação completamente. Pra mim o mais complicado foi encontrar informações sobre a Toro, ainda não existem muita coisa na internet. Por isso não tive como usar a experiencia de outras pessoas, e assim fui comprando as coisas e desenvolvendo o projeto baseado no intuição. Vou listar a seguir todos os itens que usei nesse projeto, até agora estou muito satisfeito com a qualidade, embora ainda falta ajustes.

 

- Amplificador Audiophonic 800.4 Club

- Kit 2 vias Audiophonic kc6.3 Club (frente)

- 2 falantes 69 Pionner Ts-a6995s (trás)

- Sub NAR 8"

- DVD Pioneer avh 2880bt

- Moldura 2DIN para Toro

- Interface do Volante Faaftech

- Cabo RCA Audiophonic Club

- 2 folhas de manta automotiva techonoise

 

Os falantes 69 já estavam no carro, apenas liguei-os diretamente na saída do DVD. Como pode ser visto no poste anterior fiz uma caixa selada de 7 litros +/- para o sub NAR, coube bem justa debaixo do banco do carona, o som ficou incrível. A moldura ficou perfeita com o DVD, detalhe, a instalação do DVD não é trivial, já tinha visto em outros fóruns e youtube, o instalador teve que usar soprador quente para amolecer a tubulação de ar e moldar de modo que o DVD caiba no espaço, o DVD original da Toro é menor. Coloquei manta apenas nas portas dianteiras. Embora meu carro não tenha controle de som no volante tive que colocar a interface do volante, pois existem botões para atender e desligar um ligação telefônica, além de manter os avisos sonoros do carro, por exemplo, sensor de estacionamento. O kit 2 vias e o Sub foram ligados no amplificador, 2 canais para o kit e 2 em bridge para o SUB.

 

O som ficou um espetáculo de qualidade, ainda estou apanhando do DVD, pois ele tem muitas funções, já usei o Spotify e espelhei o Waze que ficou muito bacana. Tenho algumas fotos da montagem que vou transferir para o computador e depois postar aqui no fórum.
 

Um abraço pessoal e obrigado pelas dicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí sim hein garoto!

Estou acompanhando aqui na espera das fotos.

Não vejo a hora de montar meu set na minha Toro também!

 

Ah... faça um vídeo de quando tudo estiver 100% regulado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, aqui vão as primeiras fotos da montagem das portas e o DVD instalado usando a moldura 2 DIN para Toro. Assim que puder tiro mais fotos e gravo um áudio para mostrar o resultado. Alguém pode me dar uma dica de como gravar algo de modo a preservar a qualidade do som? Seria uma gravado do youtube normal mesmo?

 

O aço da Toro é bem duro e a porta que tem um tampão de plástico bastante resistente, o instalador disse que a manta não seria necessário porém instalei assim mesmo, não queria arriscar e também já estava tudo comprado. Tanto as portas dianteiras quanto as traseiras são de fabrica para falante 69, por isso foi necessário fazer os adaptadores para 6" do kit.

 

Se alguém tiver um set parecido ou por experiência mesmo puder dar algum dica de regulagem será muito bem vinda, tanto no DVD quanto no Amplificador.

 

 

gpPzb4Q.jpg

njHFVmV.jpg

3O3Cims.jpg

30d1YBq.jpg

eD8Rqjy.jpg

nfTRscd.jpg

Editado por PatryckDF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Veja o tópico do bloom como regular usando o ruído rosa, vai ficar agradável o som sem sobras.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...