Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RODRIGOB.

Montando um sistema 2.1

Recommended Posts

Estou querendo investir em um bom som para ouvir músicas em minha sala, não há necessidade de sistemas 5.1 ou além, um 2.1 vai me atender bem. 

 

Vou fazer 2 caixas stereo com sistema 3 vias - midbass / fullrange / tw -> Kit jque comprei, aguardando chegar (Eastech 6" 100w rms 4 ohms / Full Eastech 4,5" 6ohms / TW domo de seda 6ohms) .... Tenho um Focal 165 KRX2 parado em casa também,era o que usava em meu carro 

Para sub tenho 3 opções em casa, 1 sub 8" sony (cone papel azul) que era de um som residencial, um Pioneer 12" IMPP Ts-w302f e um par de sub FQ Audio 8" que usava em meu carro.  O que casa melhor ao projeto dentre eles?

 

Minha principal dúvida é usar sistemas automotivo para amplificação ou residenciais? pensei no automotivo pelo custo mais acessível, não pretendo nada hi-fi, apenas uma boa qualidade de áudio.

 

Não sei se seria uma baita cagad@ mas de momento e como leigo no assunto em HT o planejado era um Processador Expert Px-1 para ampliar o número de canais rca e poder fazer cortes 3way ativos do sistema (Sub - Hpf e lpf / Midbass - hpf e Lpf / Full com tw Hpf / entre full e tw usaria um cross passivo), um amplificador SD400.4evo para bi-amp no stereo e algum amp mono para o grave.

 

Possuo uma bateria 60ah parada, eu compraria uma fonte jfa 50a slim para dar suporte.

 

Aqui está a principal dúvida, com todo esse valor que será investido consigo aparelhos próprios para sistemas residencias para cumprir tal função? pensei em algum receiver, mas fiquei um pouco confuso em suas saídas com frontais, surround  e afins para poder fazer o bi-amp.

 

 

Tenho computador e o PS4 para ser usado como fonte de sinal (musicas toca pelo pc, as vezes escuto pelo video game).

Editado por RODRIGOB.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A idéia ta bem legal, os eastech sempre são uma boa opção e barata p sistemas diy.

Um Receiver com certeza teria mais qualidade, mas teria q fazer cross passivo. Tem receiver q são estereo tbm.. 2.1.

Pra usar o processador e fazer os cortes por ele, teria q amplificar cada item separado, fazendo um sistema ativo, precisaria de 6 canais do ampli + 1 p/ Sub, se não for pra fazer assim, não vejo pq usar o px1, so pra metade dos equips.

Pra um residencial assim, eu usaria uns 2 full de 4,5 e tw, junto com um Sub 8", pra mim ja seria suficiente, ficaria mais simples pra fazer os cortes e até a caixa.

Voce quer som alto, ou somente algo p curtir uma boa música??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quero um som com bom volume também, por isso comprei o kit para formar 3 vias stereo + sub. Posso usar um cross passivo 3way sem problemas, pensei em bi-amplificar apenas para obter máximo resultado de cada componente. Qual seria uma boa opção de receiver 2.1? Até porque pelos meus falantes acho que a impedância final ficará na em 4 ohms se forem ligados todos em um cross passivo Teria que ter uns 100w cada saida stereo e o sub uns 200w.

 

 

Aqui no fórum tinha um user que faz cross sob encomenda, não lembro o nome dele, fiquei bom tempo afastado deste fórum, você lembra quem era?

Editado por RODRIGOB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Receiver para o 3 vias e conexão e amp automotivo pro sub, sucesso garantido. Assim que eu faço!

 

Com o receiver Ainda tens a possibilidade de fazer um 5.1 quando quiser

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Receiver para o 3 vias e conexão e amp automotivo pro sub, sucesso garantido. Assim que eu faço!

 

Com o receiver Ainda tens a possibilidade de fazer um 5.1 quando quiser

 

Estava lendo seu tópico agora mesmo rs, não o tinha visto. Belo resultado ficou hein, Como fez a ligação de seu kit ao receiver? o Kit não finaliza em 4 ohms?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava lendo seu tópico agora mesmo rs, não o tinha visto. Belo resultado ficou hein, Como fez a ligação de seu kit ao receiver? o Kit não finaliza em 4 ohms?

Esse receiver declara potência até em 2ohms e tem opção de ligação de 4ohms também, se não me engano manda algo em torno de 120rms+ por canal e faz zona a e b! Um belo canhão old school

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse receiver declara potência até em 2ohms e tem opção de ligação de 4ohms também, se não me engano manda algo em torno de 120rms+ por canal e faz zona a e b! Um belo canhão old school

Bom saber, andei olhando os modelos e maioria declara 6 ou 8 ohms, por isso que comecei a inventar tudo isso de processado + amplificadores 12v. Vou estudar melhor a ideia do receiver podendo tocar a 4 ohms e pegar talvez apenas um amp class D 12v para o grave

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode comprar também as placas in box para ativar o sub, são um pouco mais caras, mas são 110/220.

 

Consulta também a Nenis, acho que é esse o nome, ele fabricam cross.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VRUqMVf.jpgM9rckn5.jpg

 

 

Ontem chegou a compra dos falantes para o 3 vias, está aí o que tenho disponível para poder brincar, o que me dizem em relação aos subs?
1x 8" (penso até em tentar uma LT), 2x8" (dutada) ou 1x12" (dutada) para o set? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VRUqMVf.jpgM9rckn5.jpg

 

 

Ontem chegou a compra dos falantes para o 3 vias, está aí o que tenho disponível para poder brincar, o que me dizem em relação aos subs?

1x 8" (penso até em tentar uma LT), 2x8" (dutada) ou 1x12" (dutada) para o set?

Faz dutada normal, não gostei do rendimento pra 8" em LT, se fossem duas até iria curtir, mas 1 questo de 8" em LT não me agradou, a caixa da infinity toca muuuuuuito mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Talvez use o Pioneer então na dutada, ele é um pouco mais fraco, porem com sensibilidade muito maior.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já prepara um corte na casa dos 200~300Hz pra esses mids e uma compensação bem grande de potência entre ele e as vias superiores

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já prepara um corte na casa dos 200~300Hz pra esses mids e uma compensação bem grande de potência entre ele e as vias superiores

Minha intenção de início era bi-amplificar, por isso tinha pensado em set todo montado com produtos automotivos. Acha que nao rola tocar por um receiver?

 

Estou de olho em um Denon AVR 1909 usadinho, achei bem interessante a potência e todos recursos que possui este modelo.

Editado por RODRIGOB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se conseguir fazer bi amp, melhor, pq não precisa se preocupar tanto com as perdas relacionadas ao cross passivo, mas eu descarto uso de sistemas automotivos pra montar som em casa (amp, bateria, fonte de energia...),acho uma solução muito gambiarresca

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se conseguir fazer bi amp, melhor, pq não precisa se preocupar tanto com as perdas relacionadas ao cross passivo, mas eu descarto uso de sistemas automotivos pra montar som em casa (amp, bateria, fonte de energia...),acho uma solução muito gambiarresca

Estou buscando um receiver na faixa dos 1000,00, achei bem interessante os Denon AVR 1910, AVR 1913, AVR 2312... Usados sao dentro deste valor +/-. Indicaria algum outro modelo/marca? Fui de Denon por ler boas citações no HT Forum.

 

 

Desisti da parafernalha automotiva, fiz um teste provisório com fonte 12v 30a aquelas vendidas no ML, bateria 60ah, Amp Pioneer GM-X414 em caixas stero + 1 sub ambos de um antigo som Sony que eu tive. Ficou uma porcaria, chiadeira danada com a fonte ligada, fora o barulho do cooler dela...

Editado por RODRIGOB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desconheço os receivers

Aliás, tem como fazer eles amplificarem todas as saídas como se todas fossem apenas estéreo, desconsiderando a parte "surround"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai atrás dos yamaha rx-v, são uns canhões

Problema dos Yamaha é que dentro dessa faixa de preço que busco, só encontrei aparelhos mais anrigos, sem HDMI ). Ja com Denon possui HDMI nesse valor e potência de sobre o mais fraco dos que citei são 125w rms a 6 ohms (até alem do que necessito).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desconheço os receivers

Aliás, tem como fazer eles amplificarem todas as saídas como se todas fossem apenas estéreo, desconsiderando a parte "surround"

Estou buscando modelos com essa característica, o AVR1910 é um deles, porém como meu kit ficará 4 ohms final devido ao midbass, nao sei se vale a pena acrescenter + 1 midbass por caixa e fechando ligacao de ambos a 8 ohms para bi-amp ou trocar meus 2 midbass por 4 do modelos de 4,5" pretinhos da esatech também, estes sao 12 ohms cada falante, 2 por caixa finalizando os 6 ohms + full com o tw em 6 ohms para bi-amp

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema dos Yamaha é que dentro dessa faixa de preço que busco, só encontrei aparelhos mais anrigos, sem HDMI ). Ja com Denon possui HDMI nesse valor e potência de sobre o mais fraco dos que citei são 125w rms a 6 ohms (até alem do que necessito).

Hdmi é importantíssimo? O meu só uso para áudio com cabo óptico. O DVD vai por hdmi pra TV, a sky gato vai por hdmi pra TV... e da TV só vai o áudio por óptico pro receiver, pra mim assim é mais do que Justo. Ainda uso o harmony pra controlar até o ar condicionado kk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hdmi é importantíssimo? O meu só uso para áudio com cabo óptico. O DVD vai por hdmi pra TV, a sky gato vai por hdmi pra TV... e da TV só vai o áudio por óptico pro receiver, pra mim assim é mais do que Justo. Ainda uso o harmony pra controlar até o ar condicionado kk

Eu preciso pois tenho mais aparelhos Hdmi do que entradas que minha tv possui, uso o Ps4, PC, tv a cabo, na tv so tenho 1 entrada, eram 2, uma queimou durante um dia de chuva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que me preocupa besse sistema é o crossover

Se tu consegue lidar com isso, blz, pega mais um par desses mids e faz uma torre bacana

Mas pelo amor de deus, alinha as bobinas dos drivers se fizer isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os cross seram passivos, mandarei fazer sob encomenda, preciso achar alguém que faça com bons produtos, aqui no fórum tinha um user, mas nao lembro o nome dele. No ML tem um vendedor que faz para 2 ou 3 vias com número de vendas bem grande, porém como não consigo saber de sua qualidade apenas vendo as fotos... esta em aberto ainda este tema de cross.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...