Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Antônio Souza

Alguém já utilizou Eros sds 2.7k numa t18?

Recommended Posts

Bom dia pessoal, sou novo aqui no fórum, mas já tenho um pouco de conhecimento em trios automotivos. Estou começando um novo projeto de reboque e andei vasculhando o fórum para ter ideias e me deparei com muitos tópicos relacionados a esta caixa, porém, não vi ninguém utilizando este woofer (corrija-me se eu cometi um equívoco). Bem, minha ideia seria montar 8 gabinetes com este falante, já que tive boa experiência como mesmo no passado. O que acham? O objetivo seria um som de qualidade, para puxar um bloco de carnaval, não utilizarei para rachas, etc. Para acompanhar, pretendo utilizar 12 mg400 oversound e 12 dti9950. Amplificação soundigital. Se este post render, posto mais detalhes do projeto. Aceito sugestões, grato desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá falando com a melhor pessoa no assunto! uhsahusahuasuh

 

Digo pq tive a T18, primeiro nos SDS 2.7k 18", depois no over 18sub800.. e fiz de tudo que podia com a caixa! Primeiro recomendo uma leitura aqui:

 

https://autoforum.com.br/topic/207208-t18-ev-18sw1p-ou-18sub800/

 

E quanto ao teu projeto, um driver desses acompanha 4 médios do seu com extrema folga!

 

Se fosse HPX 2120 da snake, eu diria que seriam 2 HPX pra cada driver (pq o HPX 2120 é de longe o melhor médio nacional). Mas ESX 125 e 12mg400, bote 4 médios pra cada driver pelo menos!

 

 

 

 

Espero que tenha dado uma lida no tópico lá em cima, pra depois dar uma lida nesse, qdo botei o over nelas:

 

https://autoforum.com.br/topic/199476-t18-mostrando-pra-que-veio-ao-mundo-agora-csub800-video/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá falando com a melhor pessoa no assunto! uhsahusahuasuhDigo pq tive a T18, primeiro nos SDS 2.7k 18", depois no over 18sub800.. e fiz de tudo que podia com a caixa! Primeiro recomendo uma leitura aqui:https://autoforum.com.br/topic/207208-t18-ev-18sw1p-ou-18sub800/E quanto ao teu projeto, um driver desses acompanha 4 médios do seu com extrema folga!Se fosse HPX 2120 da snake, eu diria que seriam 2 HPX pra cada driver (pq o HPX 2120 é de longe o melhor médio nacional). Mas ESX 125 e 12mg400, bote 4 médios pra cada driver pelo menos!Espero que tenha dado uma lida no tópico lá em cima, pra depois dar uma lida nesse, qdo botei o over nelas:https://autoforum.com.br/topic/199476-t18-mostrando-pra-que-veio-ao-mundo-agora-csub800-video/

Muito obrigado pela atenção, eu tentei abrir estes tópicos que você citou e não consegui, bugou! Kkkk mas voltando ao assunto, tenho w2 questionamentos, vamos lá:

1- Seria interessante substituir os sds pelos sub 800, mesmo mandando muito sinal? Visto que os sds aguentam mais " barbeiragens" na teoria, claro.

2- Já utilizou 8 t18? Pelo que vejo, deve darem murro na cara de todo mundo quando tocam kkkk.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pela atenção, eu tentei abrir estes tópicos que você citou e não consegui, bugou! Kkkk mas voltando ao assunto, tenho w2 questionamentos, vamos lá:

1- Seria interessante substituir os sds pelos sub 800, mesmo mandando muito sinal? Visto que os sds aguentam mais " barbeiragens" na teoria, claro.

2- Já utilizou 8 t18? Pelo que vejo, deve darem murro na cara de todo mundo quando tocam kkkk.

Só fazendo um adendo, li os tópicos agora, mas minha dúvida ainda permanece. Quanto aos médios graves, não temos muita assistência snake, ainda mais agora pós venda para a ultravox que também é pífia nisso. Estive pensando também nos 650mg da Eros. Conversei com o Matheussom a respeito e ele também gosta bastante destes falantes. O projeto da 18 que pensei em fazer seria aquele postado pela "infinitysom" a muitos anos atrás, com compensado naval de 20mm. Não sei se é o projeto original. Vi também aquele que você mesmo postou da oversound, mas me parece pequena demais para o fim que eu quero, além da perda de 3dbs numa região que julgo importante demais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem tudo explicado nos 2 tópicos!

 

eu tenho 4 delas, com ~3kw aplicados (de amp profissional) tira o folego de 1.000 pessoas dentro da boate

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Indiquei a um amigo o Eros SDS 2.7 18 a um amigo que tem um PA e queria trocar as caixas JHD por 8 caixas T-18 . Todos, depois de algum tempo rasgaram a borda. Agora tá com Selenium.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo não recomendo estes médios da over 12MG400 não, pois apesar de serem de 12 polegadas não descem nada o suficiente pra acompanhar subwoofers de 18 polegadas.

 

Eles exigem corte HP de no mínimo 150Hz.

 

Quanto aos SDS os tópicos do Bloom explicam tudo nos mínimos detalhes kkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Indiquei a um amigo o Eros SDS 2.7 18 a um amigo que tem um PA e queria trocar as caixas JHD por 8 caixas T-18 . Todos, depois de algum tempo rasgaram a borda. Agora tá com Selenium.

Foi o que rolou no meu!

 

Aí tive que deixar o HPF apertado nos 47hz... passando sufoco!

 

Já com os over, tocaram felizes em 40hz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado amigos, estou revisando atentamente alguns conceitos e revirando manuais de marcas nacionais, além de relatos de quem já utilizou. Infelizmente a Eros não aprende, todos os falantes de 15 e 18 tem esse problema crônico de rasgar a borda. Quanto aos médios grave, quais me indicam então? Vou utilizar 8 t18 com falantes sub800, não é oST! Os drivers vou utilizar o Dti9950 mesmo. Bloom, uma última pergunta: você já utilizou as t18 deitadas? Se sim, muda a resposta/ rendimento? Obrigado a todos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo não recomendo estes médios da over 12MG400 não, pois apesar de serem de 12 polegadas não descem nada o suficiente pra acompanhar subwoofers de 18 polegadas.

 

Eles exigem corte HP de no mínimo 150Hz.

 

Quanto aos SDS os tópicos do Bloom explicam tudo nos mínimos detalhes kkk

Obrigado pela dica amigo, seria interessante então utilizar os sub 800 de 15 para suprir essa lacuna? E os mg400 de 10' para responder acima? Estou cogitando montar este sistema desta forma, já que os de 12" não descem tanto quanto deveriam.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to com elas aqui mas sem coragem pra testar... são mt pesadas, n tem quem ajude.. se não testava pra vc! hahahaha

 

Quanto aos médios, eu curti MUITO os HPX2120.. 2 HPX junto com 1 driver desses (por caixa, duas por lado) tem chances de acompanhar bem as 8 T18

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi o que rolou no meu!Aí tive que deixar o HPF apertado nos 47hz... passando sufoco!Já com os over, tocaram felizes em 40hz

vi no seu post que está aplicando em torno de 1500w para cada falante, em 40hz, se eu aplicar 2000w de amplificador automotivo ( uma 100k evolution HV) em cada um, suportam? Claro, longe do clip, com ótimo headroom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu to com elas aqui mas sem coragem pra testar... são mt pesadas, n tem quem ajude.. se não testava pra vc! hahahahaQuanto aos médios, eu curti MUITO os HPX2120.. 2 HPX junto com 1 driver desses (por caixa, duas por lado) tem chances de acompanhar bem as 8 T18

cara, esse 2120 é maravilhoso, apesar de ter um preço salgado. Estou pensando em colocar 4 por lado, com 4 drivers , de início. Depois vejo a necessidade de aumentar ou não Editado por Antônio Souza

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é relativo, man!

 

Na boate q eu tive, eram 4 altas, duas por lado (alugadas)... cada alta tinha 2 eros 612MG de 12" e duas d220ti

 

No total, eram 8x 12mg600 + 8d220ti (faz as contas mais ou menos, quanto dá!)

 

Aí eu substituí por caixas minhas, apenas duas! Cada caixa com HPX 2120 + SD375, fazendo um total de 4hpx2120 + 2 SD375!

 

 

 

 

E, acredite.. 2hpx + sd375 tocou MELHOR, com mais qualidade e mais spl que as 4 612MG!

 

Na verdade, TALVEZ (não tenho certeza) se precisasse de ainda mais SPL, TALVEZ as 8x12" levassem. Mas pra tocar pra até 2k pessoas e acompanhar 8x 18", as hpx fizeram com MUITA folga e ocupando menos espaço!

 

 

 

Se tu fizer as contas, não saiu tão caro! Ainda mais considerando que o som anterior alugado eram dois amps.. um 6.0 pro grave e um 4.0 pra alta!

 

Quando montei o meu, passamos a usar apenas um 6.0 pra tudo! um canal pras 4 T18 e outro pras 2 altas!

 

 

 

Em tempo: Se tiver interesse, tenho um amp 6.0 aqui parado.. da pra arrastar 8 T18 com folga!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é relativo, man!Na boate q eu tive, eram 4 altas, duas por lado (alugadas)... cada alta tinha 2 eros 612MG de 12" e duas d220tiNo total, eram 8x 12mg600 + 8d220ti (faz as contas mais ou menos, quanto dá!)Aí eu substituí por caixas minhas, apenas duas! Cada caixa com HPX 2120 + SD375, fazendo um total de 4hpx2120 + 2 SD375!E, acredite.. 2hpx + sd375 tocou MELHOR, com mais qualidade e mais spl que as 4 612MG!Na verdade, TALVEZ (não tenho certeza) se precisasse de ainda mais SPL, TALVEZ as 8x12" levassem. Mas pra tocar pra até 2k pessoas e acompanhar 8x 18", as hpx fizeram com MUITA folga e ocupando menos espaço!Se tu fizer as contas, não saiu tão caro! Ainda mais considerando que o som anterior alugado eram dois amps.. um 6.0 pro grave e um 4.0 pra alta!Quando montei o meu, passamos a usar apenas um 6.0 pra tudo! um canal pras 4 T18 e outro pras 2 altas!Em tempo: Se tiver interesse, tenho um amp 6.0 aqui parado.. da pra arrastar 8 T18 com folga!

Bom saber disso. Neste mesmo reboque, saímos no carnaval com 8sb1000 Eaw com sub800 e 4 kf 750 projeto original, falantes oversound e driver dti9950, porém, era tudo alugado. Na amplificação, 2 studio r x8 no sub, 1 x5 no médio grave e 1 x1 pra tocar os drivers, foi um ca**** DE SOM! Porém, não tinha o punch que eu queria e exigiu um PUTA GERADOR, que ocupou muito espaço, muito ruído, muito consumo, etc. Decidimos que vamos comprar e montar um sistema automotivo, justamente pelo gerador e tal. Então o que pensei? Utilizar um sistema alta tensão (sei muito bem que aquilo não dá a potência declarada nunca hahaha) mas é a melhor opção no momento. Perguntei sobre as t18 deitadas, pois se eu utilizar assim, consigo colocar 12 T18! (Tenho até medo disso kkk). Eu tenho um espaço de 170x240 no centro do reboque, que daria 8 t18 no centro e ainda sobraria um espaço na frente delas para colocar uma coluna de drivers á frente, 4 no total. Será que prestaria? Pois saímos com 4 DTI dessas e foi o suficiente para cobertura, porém, acho que se eu colocar apenas uma coluna no centro, evito alguns cancelamentos, pois o reboque não tem largura o suficiente para 2 colunas ( a não ser que eu utilize guias de onda) é um caso a se estudar. Bom, desta forma, faria caixas cornetadas para os 2120 , creio que seja o suficiente 8 unidades, até pelo valor investido. Você chegou a fazer aquelas t18 da oversound? Vi o tópico mas não sei se realmente saiu do papel, pois com aquela, eu conseguiria 16 unidades, mas não sei se compensa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O da over perde no sub mais baixo!

 

Eu sendo vc ainda insistiria nos 220v porém, a t18 bem regulada exige menos potência! Um amp tipo 4.0 já toca elas, mas um 6.0 toca 8 delas com folga, sem clipar. Mais um 4.0 pras altas e já era.

 

O som q tu falou tinha 16k só de graves. Só aí já vai um gerador de 20kva... o que citei, 12kva arrasta com folga (pequeno e barato)

 

 

Fora que a T18 tem mais SPL final. O SPL dela se equipara a uma SB850/SB1000, só que com apenas um falante!

 

Em resumo, 8T18 chegam PERTO (veja bem: toca um cadin menos!) de 8 Sb1000 porém, com metade da amplificação necessária!

 

Aí tu pode fazer, pra economizar:

 

8 T18 num 4.0

8 hpx 2120 num 2.5

8 driver em um 1.2

 

E um gerador de 10kva já segura todo o sistema!

 

OOOUUU

 

Podes investir e ter altíssimo SPL:

 

8 T18 num 6.0

8 hpx num 4.0

8 driver num 2.0

 

Aí precisaria de um gerador de 12~15kva... mas o SPL seria BEM maior!

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O da over perde no sub mais baixo!Eu sendo vc ainda insistiria nos 220v porém, a t18 bem regulada exige menos potência! Um amp tipo 4.0 já toca elas, mas um 6.0 toca 8 delas com folga, sem clipar. Mais um 4.0 pras altas e já era.O som q tu falou tinha 16k só de graves. Só aí já vai um gerador de 20kva... o que citei, 12kva arrasta com folga (pequeno e barato)Fora que a T18 tem mais SPL final. O SPL dela se equipara a uma SB850/SB1000, só que com apenas um falante!Em resumo, 8T18 chegam PERTO (veja bem: toca um cadin menos!) de 8 Sb1000 porém, com metade da amplificação necessária!Aí tu pode fazer, pra economizar:8 T18 num 4.08 hpx 2120 num 2.58 driver em um 1.2E um gerador de 10kva já segura todo o sistema!OOOUUUPodes investir e ter altíssimo SPL:8 T18 num 6.08 hpx num 4.08 driver num 2.0Aí precisaria de um gerador de 12~15kva... mas o SPL seria BEM maior!

Então a da over consegue boa resposta depois de 50hz e mantém o desempenho até uns 100/120hz? Tenho essas opções na mão, vou estudar isso que você propôs e em breve abro novo tópico para acompanharem o projeto.

 

Opção 1: 12 t18 originais com sub 800 alimentadas por um 100k da soundigital + 8 2120 numa hd 8000 1ohm+ 4 DTI 9950 numa SD

800.4

 

Opção 2: 16 t18 oversound com sub 800 e o mesmo setup citado acima

 

Lembrando que: preciso sonorizar para um público de 2000...3000 pessoas em espaço aberto! A questão do gerador fica complicada, mas vou analisar.

 

Para os hpx você me recomenda qual caixa? Ainda não procurei nenhum projeto para eles

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O da over só consegue a partir de 50hz!

 

O original pega de ~38hz acima com umas correções que fiz no processador!

 

E não precisa novo tópico, dá pra manter esse, até pra ajudar quem quiser acompanhar do começo (quem estiver pensando em montar algo igual). Se abrir outro, a pessoa vai ter que catar esse caso tenha curiosidade!

 

 

 

A opção 2 vai dar mais SPL, a opção 1 mais subgrave!

 

A caixa dos HPX pode ser o projeto cornetado "BIN" do CCDB, ou dutada de 33 litros!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O da over só consegue a partir de 50hz!O original pega de ~38hz acima com umas correções que fiz no processador!E não precisa novo tópico, dá pra manter esse, até pra ajudar quem quiser acompanhar do começo (quem estiver pensando em montar algo igual). Se abrir outro, a pessoa vai ter que catar esse caso tenha curiosidade!A opção 2 vai dar mais SPL, a opção 1 mais subgrave!A caixa dos HPX pode ser o projeto cornetado "BIN" do CCDB, ou dutada de 33 litros!

Bacana, vamos manter nesse então. Será que com o acoplamento de 16 caixas consigo abaixar um pouco a frequência? 45~50hz já fico satisfeito pelo tipo de música e público que irá sonorizar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao baixar a frequência, deve aplicar menos potência! Sempre observando o x-max!

 

Dúvida boba: Fez as contas de quanto vai sair SD100k + baterias + fonte?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao baixar a frequência, deve aplicar menos potência! Sempre observando o x-max!Dúvida boba: Fez as contas de quanto vai sair SD100k + baterias + fonte?

Sim, já fiz.

Baterias: são 13 baterias de no mínimo 60ah segundo o manual do amplificador, que resultam em R$ 3640,00 ( cral 60ah selada) + 5 baterias cral 150ah para o 12v e periféricos R$ 3000,00 + fontes usina 200 = R$ 8600,00 TOTAL

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ao baixar a frequência, deve aplicar menos potência! Sempre observando o x-max!Dúvida boba: Fez as contas de quanto vai sair SD100k + baterias + fonte?

Naquele projeto que a over lhe enviou, o compensado utilizado era de 20mm? Se tiver mais informações ou imagens pode me passar. Estou tentado a fabricar um par delas e fazer a medição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não foi pra mim que enviaram não!

 

 

8k... aí tu pega um amp desses, que toca as 16 T18, com mais potência e qualidade que o SD100k!

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798183157-amplificador-de-audio-nd-20001-com-20000wrms-em-1-ohm-_JM

 

 

Apesar que eu ainda pegaria as 2 eteljs 6000, pq tu pode ligar conforme a necessidade! Não precisa ligar tudo de vez! 3k cada uma, 6k no total!

 

Leitura recomendada:

 

https://autoforum.com.br/topic/218959-relato-de-amplificação-automotivo-x-profissional/

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não foi pra mim que enviaram não!8k... aí tu pega um amp desses, que toca as 16 T18, com mais potência e qualidade que o SD100k!http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-798183157-amplificador-de-audio-nd-20001-com-20000wrms-em-1-ohm-_JMLeitura recomendada:https://autoforum.com.br/topic/218959-relato-de-amplificação-automotivo-x-profissional/

Realmente, está discussão de automotivo X profissional rende muito! Certa vez, num curso do Denio Costa, não sei se você o conhece, estávamos discutindo isso é me lembro até hoje da sua fala: " Vocês realmente acham que se os automotivos rendessem o que prometem, ainda existiriam os profissionais?" E fiquei com aquilo na cabeça. Eu nunca tinha visto deste amplificador antes, estava pensando em usar uma etelj 10k slim ou até uma SD 14.0 machine. Mas o problema realmente é o gerador, não tenho onde colocar mais, nem transportar.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não man.. você não tá entendendo! ashusahusahuauh

 

 

Eu usei uma etelj 6k pra 4 t18 (um canal apenas), ela NUNCA clipava enquanto as T18 tavam derrubando o mundo!

 

A etelj 6k é mais que suficiente pra tocar 8 delas. Qualquer potência acima disso é desnecessário e puro capricho!

 

 

Na verdade, eu cheguei a usar uma etelj 4000 por uns tempos, e não fez feio! Tocou MUITO bem também.. dava pra usar assim sem bronca!

 

Uma etelj 4000 + 8 t18, tu faz festa pra 2k pesssoas com MUUITA folga, confie em mim!

 

Duas etelj 4000 + 16 T18 é subgrave pra 5k pessoas fácil!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...