Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
RafaelSM

Dúvida Crossover combinação ideal com os equipamentos.

Recommended Posts

Olá pessoal! estou com uma grande dúvida de qual crossover adquirir de 2 ou 3 vias.

minha caixa trio é composto por:

Woofer 15" Tomahawk heavy 250w RMS 4 ohms

Woofer 6" tomahawk Soft 150w RMS 8 ohms

Driver Titânio Oversound DTI 2540 8 ohms

Caixa  MDF 18mm com 80L Brutos, 2 dutos de 3'' triangulares, sintonizada em 45hz. O Falante de 6 tem uma caixa interna selada.

Modulo soundigital SD600.4 - 2 ohms/ canal 4 Ohms em bridge

Fonte Usina Spark plus+ 120A

Player Pionner MVH 078UB com 2 saídas RCA trás/trás 

 

Na instalação fiz 2 bridge sendo um para o woofer de 15" e o outro para o driver TI e o woofer de 6

e estou querendo colocar um crossover mas para isso vejo duas possibilidades:

 

Primeira: desfazer o bridge e colocar um em cada canal e pegar um crossover 3 vias tendo como vantagem poder cortar cada um deles na frequência ideal porém, a perda de potência do modulo para o woofer de 6 seria grande.

 

Segunda: Colocar um Crossover 2 Vias manter o bridge e cortar a frequência baseado no woofer de 6 em uns 200 Heartz e usar um capacitor no driver que corte em uns 2k Hertz 

 

Pensando em qualidade julgo melhor a primeira opção porém, não sei se é viável pela perda de potência pelo woofer ser 8 ohms. e o modulo 2 ohms por canal e manda somente 150 rms. e nao sei quantos RMS ficaria usando o woofer de 8 ohms.

alguém me tira essa dúvida? 

E o driver que estou pensando em pegar é o mesa crossover taramps crx compact 2 vias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

nesta configuração o melhor seria um um crossover de 2 vias !

use um bridge no de 15 e um bridge no de 6 e o driver !!!

porem o driver tera que colocar um crossover passivo e talves um resistor de atenuação !!!

 

em 8 ohms o bridge tera aproximadamente a metade da potencia dividido pelo woofer e o driver porem o driver deve tocar mais alto pelo fato da sensibilidade ser maior .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião ficaria assim:

1 Canal bridge: woofer de 15"

1 canal stereo: woofer de 6"

2 canal stereo: driver ti

 

Neste caso poderia usar crossover de 3 vias, pois cada componente teria como fazer o corte individualmente, ficando low para o de 15" mid/hi para o de 6" e hi para o driver, fiz uma parecida com esta e preferi deixar o de 15" em full, é questão de gosto.

Editado por betojr

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião ficaria assim:

1 Canal bridge: woofer de 15"

1 canal stereo: woofer de 6"

2 canal stereo: driver ti

 

Neste caso poderia usar crossover de 3 vias, pois cada componente teria como fazer o corte individualmente, ficando low para o de 15" mid/hi para o de 6" e hi para o driver, fiz uma parecida com esta e preferi deixar o de 15" em full, é questão de gosto.

seria outra possibilidade só tem um pequeno problema o woofer e o driver são de 8 ohms e cada canal são 2 ohms vai ficar muito baixinho ...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pelas sugestões! a ideia do brunin pelo que estou pesquisando é o mais indicada a se fazer. Pegar o crossover de 2 vias e atenuar o driver com capacitor e indutor para cortar em 12db/8 ou usar só o capacitor para cortar frequência e resistor para diminuir a potencia? mas utilizando um resistor não vai zuar a impedância? por estar em bridge com o falante de 6 ???

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o resistor tem só a função de diminuir o a potencia não sei se é necessário pois no player utilizando o equalizador posso reduzir as frequências de 2,5k Hertz e 8k Hertz

Para completar então só me confirma se vou fazer o certo utilizando o esquema no driver kzKxCo0.png

com 2 capacitor eletrolítico de 14uf em serie ficando com 7uf e indutor de 1 Mh  para cortar em aproximadamente 1800 Hertz procede?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

procede !

vc pode fazer este corte de 1.8khz porem só em 12db8° que é o minimo, não faça o corte somente com capacitor pois o driver é muito sensivel

vc pode até atenuar pelo eq do player só que particularmente eu não gosto o som fica meio estranho !!! o correto seria igualar o spl dos dois mechendo o minimo possivel no eq sem falar, se vc tiver um sonzinho interno vai ficar uma :banghead

se vc pretende montar seu crossover 12db8° este é o esquema :legal:

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal valeu pelas sugestões! a ideia do brunin pelo que estou pesquisando é o mais indicada a se fazer. Pegar o crossover de 2 vias e atenuar o driver com capacitor e indutor para cortar em 12db/8 ou usar só o capacitor para cortar frequência e resistor para diminuir a potencia? mas utilizando um resistor não vai zuar a impedância? por estar em bridge com o falante de 6 ???

na verdade montar um crossover passivo não algo tão simples pois bem

 

tera que calcular o quanto o driver deve ser atenuado para calcular os demais componentes !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

---||--

Editado por farde

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Para esse teu set tem que ser algo simples.

 

Crossover duas vias, stx42 por exemplo que tem subsonic filter 24db/8 na via de graves.

Deixa ela aberta até 250Hz. Na outra via liga o restante. No drive põe "crossover passivo 2000Hz para drive" encontrado no ML por 19 temers. Ainda assim acredito que vai precisar por um atenuador, resistor de uns 10R por 10W em série para atenuar o drive.

Olá Farde! é o que irei fazer! só uma duvida, não seria melhor utilizar o crossover taramps CRX compact 2 vias? ele também tem o subsonic e na via high ele abre a partir de 100 Hertz e o stx42 abre em 500 Hertz não sei qual seria o corte ideal para o falante de 6".... 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

---||--

Editado por farde

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em minha opinião ficaria assim:

1 Canal bridge: woofer de 15"

1 canal stereo: woofer de 6"

2 canal stereo: driver ti

 

Neste caso poderia usar crossover de 3 vias, pois cada componente teria como fazer o corte individualmente, ficando low para o de 15" mid/hi para o de 6" e hi para o driver, fiz uma parecida com esta e preferi deixar o de 15" em full, é questão de gosto.

Eu só colocaria o woofer 6" em bridge também e não usaria crossover!

 

Mas se for usar, um px2 é bem vindo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu só colocaria o woofer 6" em bridge também e não usaria crossover!

 

Mas se for usar, um px2 é bem vindo!

---||--

Editado por farde

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já usei mto sistema assim, tri-mode.

 

Coloca o divisor passivo no driver (capacitor em série), liga o driver sem bridge e o woofer no bridge.

 

O canal de ambos tem que ser regulado pensando NO CONJUNTO! Ou seja, apenas um HPF onde entra o médio (150hz, sei lá) e mais nada.

 

E as correções via EQ idem, focando o conjunto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se usar o Tri-mode tem necessidade de atenuar o Driver? ou é so fazer o corte de frequencia?

se sim, montei um esquema de instalação só não sei se esta tudo correto....

Com as informações de vocês fiz o seguinte esquema para usar no driver! Me confirmem se esta correto? Vlww

os valores são comerciais o mais próximo que encontrei dos resultados calculados.

 Vz9MqJ3.png

  • 0

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...