Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Recommended Posts

Olá, sou novo aqui no forum, mas acompanho o mesmo faz um tempinho. Resolvi criar uma conta aqui pois agora que tenho um som no carro, surgiram algumas duvidas.

 

Peço desculpas pelo longo post e pelas várias perguntas, mas estou fazendo tudo em um post só, para não criar vários e poluir o fórum.

 

Primeiramente, o meu carro é um Polo Hatch 2006 e o que eu tenho é:

 

1 Subwoofer Bravox UXP 12" 500WRMS 4+4 

1 Amplificador Taramps HD 800 (800W) 2 ohms

1 Rádio Original VW

1 Bateria original do veículo no cofre (não sei amperagem)

4 Coaxiais originais do carro

Cabos taramps e conversor fio>rca stetsom (Rádio não tem RCA)

 

-----------Seguinte, o cara da loja lá instalou o som e tal, mas, acompanhando o forum aqui, eu comecei a ter conhecimento de que certas caixas quando feitas sob tal medida produzem tal frequencia e tal. Eu não sei qual é a litragem da minha caixa, mas pelo tamanho dela, creio que é a caixa recomendada pelo manual (o cara lá pegou uma caixa que ele tinha pronta, que servia o sub, colocou meu sub dentro e colocou pra tocar). A pergunta é, qual seria a melhor caixa para aproveitar ao máximo os subgraves do meu sub?

 

-----------Outra pergunta, meu som, após uns 5 minutos de uso (com o carro ligado, em movimento), dependendo da musica e do volume, as luzes do carro começam a piscar junto com o grave (farol é o mais perceptível), seria isso falta de alimentação?

 

-----------O meu player está configurado com o Bass -9, Mid +7, Treble (agudo) +9, Loud Off. As frequencias no amplificador estão entre 30hz~100hz, de corte, Bass Boost 0, Level 100%.

 

(Não sei onde está exatamente o LPF, 100hz foi um chute, porque o modulo só mostra 50hz até 22khz, não mostra outros numeros no LPF, mas está na metade da metade a chave.)

 

Eu estou achando que meu som está fraco. Se eu aumentar o Bass, ele manda distorção para o modulo, ele fica melhorzinho o grave, mas fica horrivel de se ouvir. Se eu ligar o Loud, o bass melhora bastante, mas, as vezes a luz do clip pisca, e dependendo do tempo que eu fico com ele ligado (e o grave batendo), começo a sentir um cheiro de resina, daí eu desligo o loud por um tempo (ou mudo a musica para uma mais suave). Tem alguma forma de eu tirar mais proveito do subwoofer? (O volume que eu considero máximo para escutar musica sem ou com loud [quando com, sem distorcer] e sem agredir os ouvidos com o agudo é 10, vai até 30 eu acho, mas a partir do 8 o volume dele escalona muito e do 8 pro 10 a diferença é grande em volume.)

 

-----------Dá pra disparar alarmes com meu som? Melhor posição de caixa, caixa e sintonia de caixa para fazer isso? (Desculpem me se estou sendo babaca em querer isso).

 

Agradeço desde já para quem poder me esclarecer essas duvidas, desculpe pelo longo post.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem que diminuir um pouco o ganho do módulo e melhorar a alimentação com mais bateria, e rever a espessura do cabo e rever a caixa. Primeiro coloque tudo em 0 o grave, o médio e o agudo. Depois diminua todo o ganho do módulo, coloca em um volume bom, no máximo sem distorcer o alto falante de porta, a partir daí você vai aumentando o ganho até o subwoofer tocar bem forte, sem distorcer. Assim você vai diminuir o problema do escalonamento. Mas não vai melhorar o rendimento do subwoofer.

 

Manda a litragem da caixa e o tamanho do duto. Ou mede ela com uma fita métrica e passa as medidas.

 

Manda a espessura do cabo que liga o módulo.

 

E de quantos amperes são sua bateria.

Editado por Dikevigarista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pisca pq falta bateria, e a do cofre o teu ''carro'' ja a consome quase toda, sobrando pouco pra 800wrms do seu ampli de graves. as config no modulo estao boas(lpf entre 80~100hz e o HPf entre 20~30hz).

 faça como disseram e regule denovo deixando o bass do player em 0, zere o Ganho do modulo, aumente o volume do player até o 15~25 (onde vc deixar será o maximo que vc poderá usar), agora suba o ganho do ampli até o led clip acender nos graves e volte um pouco até apagar, pronto! seu ampli estará liberando o maximo sem distorçao no volume X q vc definiu, se vc aumentar mais vai clipar ! desse modo terá um escalonamento melhor, qnto maior o volume do player vc definir como sendo o maximo, mais suave vai ficar o aumento do volume. lembre-se q o ganho eh um casamento com o vol. do player apenas pro ampli render o maximo até seu clip. qnt maior o volume escolhido o ganho tem q ficar mais baixo, qnt menor o volume escolhido o ganho terá q ficar mais alto para excitar mais o amp.

espero q tenha entendido

qnt a caixa vc pode experimentar a fazer a recomendam aki no forum destinada a subgrave, mande fazer em alguem q entenda com 55litros com duto 4''por 30cm

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segunda feira eu vou no cara que instalei o som e ver se ele monta a caixa. Eu peço pra ele fazer a caixa com 55l e 1 duto de 4" por 30cm? O sub não vai embolar e ficar todo bobo?. E vou fazer a regulagem do som também.

 

E sobre a alimentação, eu não posso mexer na bateria do cofre, porque se eu desconectar ela, o player trava por causa do sistema de segurança do som original e eu não tenho a senha, portanto só dá pra mexer na bateria depois que comprar outro player.

 

Um mega capacitor seria uma alternativa ao invés de colocar outra bateria?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alan Leite,

 

Você verificou as especificações e recomendações técnicas do fabricante desse subwoofer? De modo geral, com os parâmetros do equipamento você terá condições de definir o melhor layout da caixa, medidas, etc...

 

Até mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Da pra trocar a bateria sem desligar a energia, usando uma segunda bateria com um "jacarezinho" na ponta. Essa senha voce consegue na concessionária, se o player for original do carro. Aqui o serviço ficava 150reais na época, dei 40 reais pro rapaz e ele fez pra mim, por fora obviamente.

 

A bateria do carro serve mais para auxiliar na partida, ja que em funcionamento cabe ao alternador fornecer a energia, mas concordo que o problema pode ser na bateria, talvez ja estaja no final da vida útil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu fui no cara que instalou o meu som, e sobre a bateria, ele disse que está tudo ok com ela, ela é de 45A e ele disse que esse deve ser o motivo do carro piscar as luzes quando bate o grave, não está fornecendo energia suficiente.

 

Regulei o som da maneira que me disseram, zera o player, level do modulo 0, aumenta até onde eu acho que os coaxiais aguentam (não no limite, claro...), aumenta o modulo até o clip acender, abaixa até apagar. O som, deu uma melhorada na harmonia de frequências, mas não ficou 100%.

 

E sobre o Bravox UXP, eu não gostei dele, eu ia comprar o E2K, mas a ansiedade de ter o som logo me fez comprar o UXP por ser mais barato, achei ele fraco. Me arrependo. Mas, vou usar ele por enquanto.

 

Acho que a solução para a qualidade sonora, seria um kit 2 vias e por um coaxial mais forte na porta traseira. Alguma recomendação de kit 2 vias + amp?

 

Agradeço a todos que estão me auxiliando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual corte ta fazendo no sub? Um lowpass muito alto faz o clip acender mais cedo, dando a impressão de falta de potencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc axa q o uxp ta fraco, o e2k soh ganha em subgrave....parta para outro sub

realmente a bateria de 45ah eh pouco pro t800, o megacap na maioria das vzs resolve o pisca pisca, mas nao é ctza, arrume um de 10f ou maior.

pq nao ficou 100%, pq ta achando de deficiencia?? lembre q o mid e treeble vc pod aumentar e deixa como quiser, q nao vai influenciar no amp e sub

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que não está 100% é o fato dos coaxiais da porta serem fracos, daí o som fica abafado. Não dá pra escutar claramente os agudos, sons médios não são tão perceptíveis. O que eu realmente quero no projeto do meu carro é, agudos definidos no palco, médios presentes e um grave devastador. Claro, quando eu quiser ouvir uma musica mais tranquilo, eu jogo o fader pra frente e quando eu quiser desmontar o carro eu jogo o fader pro meio.

 

O que acha melhor, colocar mais um uxp, ou partir pra um single subwoofer mais forte? Eu sei, que dois subwoofers fazem mais deslocamento de ar, mas entre dois uxp e futuros outros dois diferentes, qual me recomendaria? Qual subwoofer?

 

E sobre o mega capacitor, seria melhor comprar um mega capacitor ou mais uma bateria? Dependendo da resposta, qual mega capacitor ou qual bateria?

 

E eu vou comprar um kit 2 vias bravox cs60d e uns coaxiais da bravox pra porta traseira, acho que vai suprir meu problema com médios e agudos. Mas, qual potencia utilizar para empurrar eles? Alguma recomendação de kit 2 vias e coaxiais melhores e até uns 400 reais kit 2 vias, 150 reais coaxiais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, pra começar a regular, coloque o highpass em 10hz, o lowpass deixe onde esta, mas é dali pra menos e o bassboost no 0. Com o highpass alto do jeito que esta o subwoofer esta trabalhando totalmente fora da faixa de frequencia dele, dando essa impressao de som fraco. Da pra deixar o highpass um pentelhesimo acima do minimo para ajudar no controle de cone. Refaça o ajuste do ganho e veja a magica acontecer hehe

Quanto a parte de voz, eu começaria por um kit duas vias na dianteira e um amplificador para ele. Ja vai ser um baita upgrade em relação aos coaxiais originais tocados pelo player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ueh pq hp em 10hz? duvido q faça diferença, eu tive um taramps 2000 ela ja nao desce por natureza de nad vai adiantar. o sub uxp nao desce a ponto de tocar forte abaixo de 30hz, como q esta fora de freq diego?

desce entao e dps nos diga como ficou.

entao o problema agora eh na voz, pesquise um kit 2 vias bom, um mt bem falado agra eh o da audiophonic cm melhor cxb, pessoal da qualidade esta usando e aprovando. seria melhor colocar outro sub e um novo amplificador mono. com ctza outra bateria e a amparegem dependendo da soma dos novos ampli mono e esterio (100ah para cada 1000w). abraço

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu acho que esse LPF tá errado também, teste com ele no máx pra experimentar. Pra regular certinho, baixe uma frequencia em mp3 de 100Hz e coloque pra tocar, vai voltando o LPF pra esquerda até perceber que o som ficou mais fraco, daí aumentado um pouquinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o LPF esta certo ele começa em 50hz, precisamos defini-lo numa faixa de 60~100hz(depende do sub tbm e até ond vc quer q ele trabalhe) entao é por ali msmo , está certo ficando apenas um pouco aberto , Jpchiullo

o HPF (o subsonico q capa a frequencia abaixo) geralmente eh colocada entre 20~30hz, q eh onde sub para de responder, no ampli vai de 10 a 50, portanto no meio seria =30hz, pode abaixar, mas duvido q faça diferença. só testando tudo msmo , sem achismos! poe pra tocar e veja na pratica

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ueh pq hp em 10hz? duvido q faça diferença, eu tive um taramps 2000 ela ja nao desce por natureza de nad vai adiantar. o sub uxp nao desce a ponto de tocar forte abaixo de 30hz, como q esta fora de freq diego?

desce entao e dps nos diga como ficou.

entao o problema agora eh na voz, pesquise um kit 2 vias bom, um mt bem falado agra eh o da audiophonic cm melhor cxb, pessoal da qualidade esta usando e aprovando. seria melhor colocar outro sub e um novo amplificador mono. com ctza outra bateria e a amparegem dependendo da soma dos novos ampli mono e esterio (100ah para cada 1000w). abraço

Acreditava que o HPF do taramps fosse até mais alto, não conheço essa linha nova. Eu acreditava estar bem mais alto, coisa de 500hz, falta de atenção e conhecimento da minha parte! Mas custa abaixar o highpass em um amp que ja não desce, como voce mesmo disse?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando o cara instalou o som pra mim, ele colocou o HPF da forma que está (30hz) e o LPF em 90º (igual a chavinha do HPF), daí, o sub estava tocando subgrave, grave, médio grave, médio e vai saber até qual frequencia... quando eu abaixei o LPF até ali onde mostra a foto (creio que 100hz), percebi uma melhora nos graves, o som parou de embolar.

 

Já testei com o HPF no 10hz, 20hz e 25hz (este ultimo como o manual diz como sendo a frequencia minima que o uxp toca), com o HPF no 10hz, o sub excursionava muito, não fazia som nenhum, era só vento e quando ele tinha que tocar mais uma frequencia junta, o som embolava. Aos 20hz, não mudou muita coisa em relação aos 10hz, mesma coisa. Ali do 25hz até os 30hz, não vi tanta diferença, talvez seja pelo fato da caixa não proporcionar que o sub chegue a tal frequencia (não sei a litragem da caixa, tenho que medir ela ainda). Por isso deixei em 30hz, porque ele toca o subgrave gostoso e não embola.

 

Sobre o kit 2 vias, eu por enquanto optei pelo Bravox CS60D. Tem muita diferença pro Audiophonic KS 6.2? (Visto que os dois estão na mesma faixa de preço, 300 reais.). E qual amplificador usar pro kit 2 vias e pros coaxiais?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o 60d eu tenho e usava no meu set de spl, ele é um kit bem ''duro'' precisa de potencia pra tocar bem e porta tratada com manta. ele toca bem ''alto'', comprei na epoca pq pessoal falava mt bem, mas é voltado apenas pra spl msm, tweeter estridentes....eu aplicava 200w em cada lado do kit portanto vai precisar de um amp 4ch parrudo pra liga cada lado em um bridge. O kit q o pessoal do sq usa nao é esse barato nao, eh o mais top modelo 6.3 amigao ! qnt a esse q vc disse nao sei opinar !

bem se ja testou as regulagens é isso ai msmo q seu sub toca Alan, nao tem como extrair mais, melhor q isso soh mudando todo o sistema de graves. o Uxp eh um sub mto bom, um dos melhores q ja escutei até 500pilas. oq vc pod fazer é trocar essa caixa e ver se vai te agradar. gaste 100pilas e faz uma nova como te recomendamos. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muita diferença entre o CS60D e o KS 6.3? (Vou comprar as surdas, o que me indicarem eu compro) Bom, se eu optar por esse KS 6.3, que custa em torno de 450 reais, não vou mudar os coaxiais da porta traseira (visto que é só pra preenchimento de som). 

 

Eu não vou tratar as portas do carro porque como é o meu primeiro carro, creio que não vou ficar com ele por muito tempo, sendo assim vou gastar dinheiro a toa. Se eu instalar o KS 6.3 sem tratar as portas, vou perder muita qualidade? E qual amp pra empurrar eles?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho em 100%? Já começou errado por aí. 

 

Esses conversores RCA em grande parte vem com ajuste de voltagem para casar com a voltagem de entrada do amplificador.

 

As luzes do carro ficam oscilando quando o som está ligado e o carro em movimento? É sinal que o sistema de som está deficiente de energia e com isso o amplificador tá consumindo a energia que era para alimentar somente o sistema elétrico do carro. A solução é adicionar mais uma bateria extra para o som.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ganho em 100%? Já começou errado por aí. 

 

Esses conversores RCA em grande parte vem com ajuste de voltagem para casar com a voltagem de entrada do amplificador.

 

As luzes do carro ficam oscilando quando o som está ligado e o carro em movimento? É sinal que o sistema de som está deficiente de energia e com isso o amplificador tá consumindo a energia que era para alimentar somente o sistema elétrico do carro. A solução é adicionar mais uma bateria extra para o som.

 

O level não está mais em 100%, regulei o som como me explicaram aqui e o level deve estar em 60%, por ai, está em um tanto que não clipe.

 

Sobre o conversor, eu creio estar instalado certo, não foi eu que instalei.

 

E tem alguma recomendação de bateria para comprar? (Amperes, estacionaria, marca, modelo...)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se puder ir de moura ou heliar vão bem. A regra pede 100a de bateria pra 1000w de som, ai tem que ver se pretende fazer upgrades ou não. Mas é estranho, pois ja montei um amp de 840w no polo com bateria moura e não piscava nem nada, talvez sua bateria ja esteja fraca ou seu sistema eletrico nao esta dando conta de carrega-la.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Luzes piscando com o carro ligado é pouca bateria, um MC de 2 Farad ajuda e gastando pouco. Bateria extra com o cabeamento e conectores vai ficar pelo menos 4x mais caro. O amplificador tbm é pouco para o Sub, para ele tocar bem "por experiência própria" tem que ser de 1000wrms reais, a caixa se tiver 50 litros brutos fica bom com um bom rendimento de PM aberto e fechado. Só lembrando que a bateria extra é a melhor solução se puder colocar um MC junto fica melhor ainda e assim evitando os picos diretos na bateria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Luzes piscando com o carro ligado é pouca bateria, um MC de 2 Farad ajuda e gastando pouco. Bateria extra com o cabeamento e conectores vai ficar pelo menos 4x mais caro. O amplificador tbm é pouco para o Sub, para ele tocar bem "por experiência própria" tem que ser de 1000wrms reais, a caixa se tiver 50 litros brutos fica bom com um bom rendimento de PM aberto e fechado. Só lembrando que a bateria extra é a melhor solução se puder colocar um MC junto fica melhor ainda e assim evitando os picos diretos na bateria.

Mas ai é bom usar um capacitor de qualidade, a maioria dos xingling mentem na capacitancia e tem uma resistencia interna alta, e um de qualidade acaba sendo caro. Eu gosto de usar capacitor, mas pra pegar um xingling é melhor não usar, acaba sendo um voltimetro caro hahah

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se puder ir de moura ou heliar vão bem. A regra pede 100a de bateria pra 1000w de som, ai tem que ver se pretende fazer upgrades ou não. Mas é estranho, pois ja montei um amp de 840w no polo com bateria moura e não piscava nem nada, talvez sua bateria ja esteja fraca ou seu sistema eletrico nao esta dando conta de carrega-la.

 

A marca Zetta é boa?

 

Tipo, se eu futuramente pegar dois sub da FB Audio de 1600wrms cada, esses 100ah serão insuficientes, né? E tipo, se eu comprar uma bateria agora, de 100ah e colocar um mega capacitor, dá certo? E qual marca e modelo eu pego de mega capacitor?

Editado por alanleite28

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...