Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Brucerodo

Ajuda - caixa no estepe

Recommended Posts

Boa noite meus caros, passo quase o dia todo lendo sobre som aqui e tentando aprender com vocês.

Estou fazendo uma caixa selada no estepe, procurei sobre minha dúvida aqui, mas não achei nada.

Alguém que já fez caixa no estepe, para deixar ela mais rígida, já coloco manta asfáltica nela?

Tenho um pedaço aqui e já dei 3 camadas de fibra, pensei em colocar manta asfáltica e mais uma camada de fibra, alguém por gentileza sabe se da certo?

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo a caixa só não pode vibra tem que ser rigida !!! como vc vai fazer isso não importa, mas usar manta asfaltica ajuda bastante :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não usa a manta entre as camadas não, usa ela colada após o termino da laminação da fibra de vidro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda de todos, foi de enorme valia as dicas.

 

Irei aplicar mais uma mão de fibra e por ultimo coloco uma camada de manta asfáltica.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Riverotoledo, vou terminar com mdf sim, eu já juntei as partes e vedei muito mesmo com cola, pó de mdf e resina.

 

Eu to fazendo tipo um sanduíche com o mdf, fibra em cima e fibra embaixo.

 

Há outra maneira de aumentar a espessura e evitar vibrações?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas pessoas depois de concluir todas as etapas de laminação com fibra e resina usam massa plástica com brita fina pra adicionar mais peso a caixa...

Mas pra isto vc teria ter feito uma folga na litragem, como é dentro do step não acho q esteja sobrando espaço....

Acho mais vantajoso vc adicionar umas duas camadas de manta asfaltica que já vai aumentar o peso e a rigidez da caixa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Algumas pessoas depois de concluir todas as etapas de laminação com fibra e resina usam massa plástica com brita fina pra adicionar mais peso a caixa...

Mas pra isto vc teria ter feito uma folga na litragem, como é dentro do step não acho q esteja sobrando espaço....

Acho mais vantajoso vc adicionar umas duas camadas de manta asfaltica que já vai aumentar o peso e a rigidez da caixa!

Obrigado pela ajuda Gustavo, exatamente o que ta acontecendo. Litragem.

Eu cortei vários pedaços de MDF de 18 mm para colocar dentro para reforçar a caixa. Fiquei horas cortando e montando pra encaixar corretamente, mas vai diminuir muito a litragem e não vai dar certo.

Assim, acho que vou na manta mesmo, só estou na duvida se coloco depois de todas as camadas ou coloco agora e depois mais uma camada de fibra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não...

Primeiro termina toda fibra...

Depois vai manta por cima...

Ao final antes de colocar o sub dentro manda acrilon pra melhorar o amortecimento acústico do sub...

E um tecido que parece algodão...

O falante "entende" que a caixa e um pouco maior usando este recurso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não...

Primeiro termina toda fibra...

Depois vai manta por cima...

Ao final antes de colocar o sub dentro manda acrilon pra melhorar o amortecimento acústico do sub...

E um tecido que parece algodão...

O falante "entende" que a caixa e um pouco maior usando este recurso

 

Beleza. Obrigado pela ajuda. Vou ve se acho esse tecido aqui.

valeu mesmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Espero q fique bom... capricha no acabamento e faça com calma para não dar bolhas como citado acima pelo rivero ele manja bem desta parte...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não...

Primeiro termina toda fibra...

Depois vai manta por cima...

Ao final antes de colocar o sub dentro manda acrilon pra melhorar o amortecimento acústico do sub...

E um tecido que parece algodão...

O falante "entende" que a caixa e um pouco maior usando este recurso

só tem que tomar cuidado colocando este tecido o sub perde um pouco do spl mas desce o grave um pouco mais cuidado pra não tacar muita potencia e excurcionar excivamente o sub alem do que a bobina do sub não tera boa refrigeração .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobre as bolhas, eu até comprei um tipo de rolinho de metal, para ir passar para evitar bolhas.

 

Sobre o tecido, estava lendo sobre isso  q tem uma perca de spl, e minha caixa será selada.

 

Será que tem tanta necessidade do tecido? Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que o pessoal está se referindo a manta acrílica. Pode ser algodão também.

 

Se estiver preocupado com a perda de SPL um pequeno pedaço de manta tipo BAM já ajuda.

 

É mais para dar um pouco de amortecimento e descer um pouco a frequência de ressonância do conjunto. Se for usar acrílica ou algodão recomendo que teste umas 3 quantidades diferentes e observe o resultado e vá procurando um ponto que agrade.

 

Como as fibras absorvem a energia, um efeito análogo a dar mais espaço, se houver excesso o sub pode perde controle, o que pode ser mitigado em parte com um amplificador com Damping Factor alto.

 

Como o Gustavo disse uma, boa opção é usar a massa plástica. Eu usaria uma camada por fora da caixa para melhorar o acabamento superficial. Combinar materiais com propriedades mecânicas diferentes tende a dar um bom resultado, pode-se se esperar PELO MENOS um resultado semelhante a mais camadas de resina com carga.

 

Se a rigidez já estiver boa uma ultralight facilita muito o trabalho de lixar, senão dê preferência a uma convencional.

 

 

 

River, grato pela ajuda. Mas a caixa esta muito justa no estepe, se colocar por fora a massa, ela nao vai entrar no estepe.

O negócio é por dentro mesmo.

Meu sub é um questo de 350 ligando num fosgate punch old school 200.2 no brigde.

Eu tenho aqui, aquelas espuma que parece de colchão ortopédico, acho que foi testar com essas.

 

Obrigado pela ajuda mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou tirar umas fotos e posto aqui. Bom que vão me ajudando.

 

Aproveitando a oportunidade

Soundstream reference 414s R$ 250,00

A/D/S p4100.2 R$ 160,00

Alpine 3555 R$ 100,00

Ambos que todos são usados. 

Já ouviu algum desse? grato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depois de um pouco de trampo, esta na fase final.

 

Montei ela e testei com o sub, como estava com medo de vibrar acabei aplicando 6 camadas de fibra, não sei se foi isso, mas não há nenhuma vibração, porém, acham que tem necessidade de colocar a manta asfaltica ou uma bam para deixar mais rígida?

 

Segue poucas fotos, haha:

 

14182538_1791548547757793_2119887331_n.j

 

14182582_1791546184424696_1587198173_n.j

 

14182175_1791546164424698_867584093_n.jp

 

14194358_1791546067758041_1131209964_n.j

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma camada de manta deve resolver... se passar massa põe apenas na parte de cima que num atrapalha e da um acabamento bacana... suas fotos num carregaram pra mim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uma camada de manta deve resolver... se passar massa põe apenas na parte de cima que num atrapalha e da um acabamento bacana... suas fotos num carregaram pra mim...

engraçado que pra mim ta parecendo a foto. Testei com a manta asfáltica, e fico melhor. Irei colocar o tecido por dentro tbm. haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não tenho mais essa paciência,  fiz alguns cortes (bonitos) no assoalho do porta malas, e fixei por por baixo do assoalho um pionner 302 Free Air com o ima dentro do estepe. Com o tempo o carpete do assoalho começou a ficar feio (coloco muitas caixas para trabalhar),colei um carpete no mesmo tom do original por cima (parece um tampão de assoalho original. Quem olha não percebe que pode ter um sub alí.

 

Mas esse 302 vai ficar para viagens com muita bagagem.... vou voltar meu velho extreme no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...