Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marciohbh

Selada ou dutada?

Recommended Posts

Pessoal,

 

Estou para montar um set monomarca Audiophonic, mas estou em duvida entre usar caixa selada ou dutada...Escuto quase de tudo, desde metal e suas vertentes até um rap/hip hop. A questão é: no metal terei as batidas de bumbo rápidas e estou com medo de embolar na dutada e em contrapartida não terei os graves fortes e profundos na caixa selada. Qual vcs acham que escolho? se tiverem outras sugestoes, tb sao bem vindas! Outra coisa, essas caixas de fibra lateral vendidas no ML pelo modelo de carro, irei perder mto por não estar dentro do recomendavel pelo fabricante?

 

Agradeço desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

fuja destas caixas de fibra !!! primeiro passo compra um sub de boa qualidade que não seja grande de 8 a 10" com cone leve apos escolher o sub vc vera pelo manual qual a melhor opção

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

primeiro decida ql será o sub, assim quem ja usou pode opinar. se vc for na area de sq pessoal gosta da selada pelo ataque e velocidade q sao maiores (pro teu rock/metal será mt bom)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Será um audiophonic club 10"

Fui tentar simular e os parametros informados pelo manual são todos errados

Na dúvida, faça selada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui tentar simular e os parametros informados pelo manual são todos errados

Na dúvida, faça selada

concordo !!! na duvida selada .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EBP do Audiophonic C1 10D4: 65,28>>> Caixa dutada

 

EBP do Audiophonic C1 10D2: 63,75>>> Caixa dutada

 

EBP (Fs / Qes) - Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante é projetado para caixas seladas ou dutadas ou em ambas.

 

Subwoofers com EBP abaixo de 50, indica que este alto-falante é para caixas seladas e EBP acima de 50, são indicados para caixas dutadas.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EBP do Audiophonic C1 10D4: 65,28>>> Caixa dutada

 

EBP do Audiophonic C1 10D2: 63,75>>> Caixa dutada

 

EBP (Fs / Qes) - Produto de eficiência da largura de banda (Efficiency Bandwidth Product), indica se o alto-falante é projetado para caixas seladas ou dutadas ou em ambas.

 

Subwoofers com EBP abaixo de 50, indica que este alto-falante é para caixas seladas e EBP acima de 50, são indicados para caixas dutadas.

E como faz qdo os parâmetros não são confiáveis?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o hip-hop ficara um pouco prejudicado, mas eu iria de selada com litragem mediana pra baixa.....

O sub não vai descer muito, mas vai aumentar um pouco o SPL e o sub terá uma resposta mais rápida!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara o hip-hop ficara um pouco prejudicado, mas eu iria de selada com litragem mediana pra baixa.....

O sub não vai descer muito, mas vai aumentar um pouco o SPL e o sub terá uma resposta mais rápida!

se colocar manta acustica sera que não ajuda a descer mais ?? pode perde um pouco de spl .

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade melhora o amortecimento...

O ideal é fazer um travamento interno pro ar misturar o máximo possível e aumentar a rigidez!

 

Tipo estas lâminas internas desta caixa.

 

post-5791-1472778238,0979_thumb.png

Editado por gustavomp3

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal. Acho que vou de selada mesmo, uma de 25L será que me atenderia bem? O volume recomendado no manual é de 19L, estou achando pouco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fui tentar simular e os parametros informados pelo manual são todos errados

Na dúvida, faça selada

 

Cristiano,

 

Poderia explicar, como chegou a conclusão de que os parâmetros estão errados?

 

Cordialmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cristiano,

 

Poderia explicar, como chegou a conclusão de que os parâmetros estão errados?

 

Cordialmente.

No BassBox quando se entra com os parâmetros do sub (que são relacionados um com o outro) há uma indicação de que estão ok (marcados em verde) e o que não está ok (marcado em vermelho)

Se colocar os dados do fabricante tudo fica vermelho

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas já aconteceu comigo do bassbox dar um problema que sempre ficava em vermelho. No fim das contas parou após eu reinstalar. Esses softwares (bassbox, isd, etc..) sempre da um errinho de vez em quando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas já aconteceu comigo do bassbox dar um problema que sempre ficava em vermelho. No fim das contas parou após eu reinstalar. Esses softwares (bassbox, isd, etc..) sempre da um errinho de vez em quando.

Erro quando mal configurado

Ali é pura matemática, há tolerância, claro (relacionada ao método de medição do falante, não de predição da caixa), por isso que entre o verde e o vermelho tem o amarelo

Normalmente os erros de configuração são as unidades (em vez de usar mm, usa m, em vez de l, usa m.m, em vez de mm/N, usa um/N), que se a pessoa não tem familiaridade fica tudo errado mesmo, ou tb pode ser manual mal feito, nesse caso bem mal feito

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pela ajuda pessoal. Acho que vou de selada mesmo, uma de 25L será que me atenderia bem? O volume recomendado no manual é de 19L, estou achando pouco.

30% a mais do que o manual indica

Eu iria com 20L e se preciso fosse coloca plumante

Ou faz um controle muito eficiente de aplicação de potência e passa alta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na verdade melhora o amortecimento...

O ideal é fazer um travamento interno pro ar misturar o máximo possível e aumentar a rigidez!

 

Tipo estas lâminas internas desta caixa.

 

attachicon.gif2016-09-01 22.02.39.png

ql seria a vantagem do ''ar misturar'' com essas quebras internas ? nunca ouvi falar sobre rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ql seria a vantagem do ''ar misturar'' com essas quebras internas ? nunca ouvi falar sobre rsrs

Em se tratando de aubgrave, nenhuma, não se formam estacionárias com comprimento de onda tão curtas que essa teoria justifique

O importante do travamento é aumentar a rigidez da caixa, fazendo ela vibrar menos, melhorando a eficiência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No BassBox quando se entra com os parâmetros do sub (que são relacionados um com o outro) há uma indicação de que estão ok (marcados em verde) e o que não está ok (marcado em vermelho)

Se colocar os dados do fabricante tudo fica vermelho

 

Agradecido pelo esclarecimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Erro quando mal configurado

Ali é pura matemática, há tolerância, claro (relacionada ao método de medição do falante, não de predição da caixa), por isso que entre o verde e o vermelho tem o amarelo

Normalmente os erros de configuração são as unidades (em vez de usar mm, usa m, em vez de l, usa m.m, em vez de mm/N, usa um/N), que se a pessoa não tem familiaridade fica tudo errado mesmo, ou tb pode ser manual mal feito, nesse caso bem mal feito

Erro no software mesmo, ja aconteceu de eu colocar os mesmos parâmetros que usava em outros computadores e o software ficar vermelho. Após reinstalar voltou a funcionar normalmente. Não estou afirmando que seja o caso com o seu, mas acontece.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E como faz qdo os parâmetros não são confiáveis?

 

aí parta para a Selada que é mais confiável como você mesmo sugeriu.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se no Bass Box os parâmetros estão saindo tudo na cor vermelha, deixe que o software calcule automaticamente os parâmetros desse alto-falante.

 

Só assim vai se ter uma base dos parâmetros "verdadeiros".

 

Eu costumava fazer isso, quando os parâmetros de algum subwoofer não batiam com o do manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se no Bass Box os parâmetros estão saindo tudo na cor vermelha, deixe que o software calcule automaticamente os parâmetros desse alto-falante.

 

Só assim vai se ter uma base dos parâmetros "verdadeiros".

 

Eu costumava fazer isso, quando os parâmetros de algum subwoofer não batiam com o do manual.

Quando é 1 ou 2 parâmetros, blz, mas todos ficam kkkkkkk

Aí o cara tem q ser fera pra saber qual tá certo pra fazer o software corrigir o outro, quase um vidente :P

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...