Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Entre para seguir isso  
ENZO GALO

Auxílio para montagem de trio. Woofers, médios, agudos e dimensionamen

Recommended Posts

Caros amigos, sou novo do forum e estou montando meu terceiro som. Após começar a ler os vários tópicos do forum consigo entender agora o porque não tinha o rendimento em meus antigos sons. Estou aprendendo muito, e com o pouco que já aprendi remodelei totalmente o som que iria montar, e agora venho pedir a opinião e ajuda e vocês para iniciar este projeto.

Minha intenção é planejar com a ajuda de vocês, após isso implementar e acostar as fotos passo a passo.

Já tenho vários equipamentos comprados. São equipamentos que guardei, pois tinha um som montado e por um vacilo meu que não vem mais ao caso tive as corneteiras com cornetas e médio roubadas. O grave eu vendi para comprar outro ao remontar o som.

Passo abaixo informações que julgo necessárias para melhor compreensão do meu projeto, sendo que me carro é uma Frontier e sendo assim as caixas de grave devem ter a largura máxima da caçamba.

Equipamentos que possuo:

BARRAS

- 2 Banda Expert 1200 4 ohms;

- 1 Stetsom Venom 1500 1 ohm.

- 1Taramps HD 8000 2 ohms;

- Bateria Stroke Power 400 amperes;

- Fonte Usina 120 Amperes;

- Crossover JFA 5 vias Digital (24db/8ª).

Equipamentos que pretendo comprar:

- 1 Bateria Stroke Power 400 amperes (para completar a amperagem necessária para o grave);

- 8 drives selenium D405 ti (para tocar em uma Banda Expert 1200);

- 4 médios Magnum Rex 400W RMS (2 para tocarem em uma Banda Expert 1200 e 2 para tocarem na Stetson Venom 1500)

Aceito sugestões sobre outros médios. Escolhi os Magnum por sugestão de uma loja tradicional de conserto de equipamentos.

- Os graves são onde eu tenho mais dúvida. Escolhi de acordo com o fato que aprendi nos tópicos deste forum que para retirarmos o melhor rendimento dos auto falantes temos que aplicar a potência em até o dobro, mas pra isso temos que ter mais experiência para evitar queimas em raxa. E como eu vira e mexe entro num, creio que o melhor para meu caso é não aplicar o dobro, mas perto disso, para permitir um melhor resfriameto da bobina e não correr grandes riscos nos raxas. Escolhi os seguintes graves e gostaria da opinião de vocês e até sugestões de outros com justificativas mais técnicas se possível.

- 4 SDS 2.7 K0 18" ou

- 4 Tomarrawk 1400W 18" ou

- 4 Tomarrawk 1000w 18" ou

- 4 Magnum Rex 1100w 18" ou

- 4 Magnum Rex 1000 w 18" ou

- 4 Magnum Rex 1500w 18"

Gostaria ainda de sugestão para o melhor tipo de caixa para ter o melhor rendimento do Wofer indicado.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puts companheiro se vc ja ta no terceiro som e ta sugerindo essas marcas ai acima ai fica difícil, passaria longe de qse todos esses ai: a exceto Sds dos antigos q os novos de hoje rasga mais q sacola de papelão na chuva.

Sugestão se for pra escutar música com qualidade e em tom médio e alto e se destacar pela qualidade:

Começando pela bateria: Freedom DF4001, Moura boat 220ah ou alguma dessas de torre firstpower,unipower dessas de minimo 150ah

Falantes:

-18 vulcano 3.8, pois toca frio tem uma ventilação da bobina a qse nível 18 sound, cone e suspensão muito resistente, facilidade de reparo, garantia o q dificilmente precisará pois falante é bem bruto. Toca em caixa pequena e tem um ótimo subgrave.

-eros mg1600 ou selenium mg1400

-D405 + St400 ou over3850 ou Snake 3100 ou eros 7200 ou como são 8, o que uso simples 8xd220ti tem um timbre bem melhor e sobe mais no topo.

Outra coisa, eu não misturaria na mesma via amplificadores diferentes, no máximo se não der pra colocar num só q sejam iguais,pois se não acerta nunca a tocarem da mesma forma e na mesma performance.

Agora se for pra rachar ai deleta todas as informações acima.

Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Antes de mais nada, sugiro uma lida nesse aqui:

https://autoforum.com.br/topic/180017-pra-quem-ta-comecando-no-mundo-dos-trios-automotivos/page-1

Puts companheiro se vc ja ta no terceiro som e ta sugerindo essas marcas ai acima ai fica difícil, passaria longe de qse todos esses ai: a exceto Sds dos antigos q os novos de hoje rasga mais q sacola de papelão na chuva.

Né isso? Pô, nem no meu primeiro som eu empolguei com Tomahawk/Magnum uhashusasuhahuauh

Na verdade, quase usei TMK no primeiro!

Em tempo: é prum reboque?

Compartilhar este post

Link para o post

seeee fosse um set pra mim (escutar música) seria o seguinte: 4 SDS 2.7k 18" nesse HD que você já possui, 2 snake hpx2120 em um banda 1200 ,2 driver ti parrudos(4400ti selenium, ou 9950ti oversound) em um amp menor tipo sd250.2.

e se fosse para racha seria uma penca de 12" em amp HV e uma penca de 405 em HV também!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, obrigado pelos retornos. Bloom, eu já havia lido os tópicos abaixo.

http://blog.lojadosomautomotivo.com.br/qual-potencia-rms-usar-em-alto-falantes-modulo-p-subwoofer-woofer-driver-tweeter-4688

http://autoforum.com.br/topic/139465-dica-fujam-do-marketing-sem-logica-target-tornado-bruthus-n/page-1

https://autoforum.com.br/topic/213662-iniciante-a-resposta-da-sua-duvida-esta-aqui/

E com isso entendi que tenho muito que aprender, e que o técnico que montou meu som sabe bem menos que eu nos dias de hoje. Mas não adianta chorar o leite derramado, dinheiro jogado fora e burrices feitas, iludido pelas potências anunciadas de equipamentos.

Nem um crossover eu sabia regular a até uns 6 meses atrás. :blink:

Bem, meu interesse é em ter um som de boa qualidade, mas que na necessidade de fazer um racha me permita isso também (que tenha volume). Imagino que mexendo nos ganhos do crossover consigo adequar o som para situações diversas. Não sou usuário avançado mas hoje já entendo como regular um crossover de acordo com os equipamentos que você tem e mexer nos ganhos de forma a balancear a equalização.

O Som é para ser usado em uma Frontier, na carroceria mesmo. Não terá reboque. Meu som anterior era uma caixa com 2 graves de 18" e duas corneteiras cada uma delas com 3 drives D450, 1 ST450 e 2 médios Magnum Rex 400 W 10". De acordo com o esboço abaixo. Como já citei elas foram roubadas.  :(

HIKtZDo.jpg

Cabia tudo debaixo da capota marítima do carro quando desmontado. Era muito prático por isso. As duas caixas corneteiras davam a largura exata da caçamba.

Hoje penso neste layout abaixo.

5phlpDb.jpg

Optei por uma aparência de caixa parecida exatamente para ser pratico de montar, guardar e ao desmontar colocar tudo debaixo da capota. Lógico, se eu estiver usando somente uma das caixas de grave.

E minha intenção é exatamente esta. Em dias onde vejo que não utilizarei muito do som, usar somente uma caixa de grave e adequar os ganhos do crossover pra balancear a equalização. E em eventos onde vejo que a farra vai ser maior usar o som completo com a duas caixas de grave.

Os equipamentos que tenho em meu poder são os já citados.

- 2 Banda Expert 1200 4 ohms;

- 1 Stetsom Venom 1500 1 ohm.

- 1Taramps HD 8000 2 ohms;

- Bateria Stroke Power 400 amperes;

- Fonte Usina 120 Amperes;

- Crossover JFA 5 vias Digital (24db/8ª).

A bateria fica adaptada por baixo do chassi do carro. Foi uma adaptação muito bem feita. Achamos um espaço por debaixo do carro que caberia, foi feito um suporte para ela. Como tenho um amplificador de 8000W pros graves vi que necessito adquirir outra bateria de pelo menos 300 amperes, julgando que a do cofre está interligada no sistema.

Como Drives ti alcançam as notas de 20 Khz vi que não precisaria de Super Tweeters, então excluí do meu set. Os drives que pretendia usar das cornetas são os D408ti e não D405 (cometi um erro).

Gostaria de sugestão dos melhores graves para o meu caso. Uma vez que a barra será a Taramps HP 8000, e ainda que pretendo usar 4 Woofers de 18" e ainda que pretendo fazer headroom, mas não aplicar o dobro da potência, porém algo razoável para evitar queimas. Ando lendo bastante e estou bem inclinado em escolher o SDS 2.7K até o momento.

Gostaria também de sugestões dos médios. Uma vez que 2 médios de uma das caixas corneteiras será tocado por um Banda 1200W e outros 2 médios na outra caixa corneteira pela Stetsom Venom 1500W. E pretendo fazer também headroom (aplicando 600W de potência em equipamentos de 400 a 450W com a Banda e 750W em equipamentos de ????? não sei - gostaria de sugestões.

Se acharem que os drives D408ti não são os mais adequados estou aberto à sugestões.

Espero te me feito entender melhor agora. Abraço a todos.

Editado por ENZO GALO

Compartilhar este post

Link para o post

Algumas considerações:

***foge do D408ti, pior solução possível!

Ela não sobe sequer como D220ti e não desce como D405!

Se quer usar duas parrudonas, Over 9950. Se for usar quatro, pode ser Snake D3100 ou SD375.. ou ainda Eros 7200 (isso mesmo, a antiga)

***O layout que você pensou é bacana pra quem tem T.O.C. mas horrível pro acoplamento! Tente botar os médios em fileira em baixo e os drivers em cima!

***toquei numa boate esse fds com 4 SDS 2.7k 18" na caixa do manual, e tremeu gostoso pra ~500 pessoas! recomendo!

***Se for usar as SDS 2.7k 18", coloca 2 HD8000, um pra cada par!

***Se quer usar APENAS o HD8000, vai de over 18sub800 (não ST)

..depois posto maiss!

• Upvote 1

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia Bloom, obrigado pelos toques. Aproveitando para retirar algumas dúvidas dos seus toques.

Over 9950 se eu for usar 2 por caixa corneteira? Li um pouco sobre a Over e vi que ela tem potência de 150W RMS. O módulo que vai tocar os drives tem 1200W (banda expert). No caso 600 W da barra para cada caixa. De acordo com os artigos o ideal não é aplicar a potência exata dos drives exatamente pelo motivo deles não excursionarem? Vi também que a potência de programa musical da Over é de 300 W, no caso seria por isso que me aconselha 2 cornetas?

Se for usar 4 por caixa corneteira Snake SD3100 ou SD375? O SD3100 só achei informações da programação musical que relatam 200 W RMS. Já o SD375 achei que a potência RMS é de 75 w RMS (100w corte em 2 Kz) 150 W programação musical (200 W corte em 2Kz).

Desculpe não sei o significado de T.O.C. (Transtorno Obsessivo Compulsivo???? KKKKKKKKK).

Concordo contigo que o ideal seria médios embaixo e drives em cima. Ainda estou estudando as opções. Lancei este layout só como ideia. Ela seria um solução para caber tudo em duas caixas corneteiras iguais que caibam debaixo da capota marítima da Frontier. Mas se optarmos por equipamentos que reduzam a quantidade de drives melhoram a opções de montagem. Gostaria de optar pela eficiência e durabilidade do equipamento aliando ao custo benefício.

Tenho um dúvida no que diz respeito ao crossover e cornetas de titânio. Os drives ti chegam até a nota de 20Khz, porém no crossover (pelo menos no meu) na via dos drives geralmente a faixa de regulagem vai até 15Khz, então teoricamente as notas entre 15Khz e 20Khz não tocariam. Como solucionar isto? Existe crossover que permite esta regularem para os drives ou tem algum macete???

No que diz respeito ao SDS 2.7 K ele não tem 1350W RMS? No caso o módulo HD8000 bem alimentado com 800 amperes de bateria não forneceriam 2000W RMS para cada Woofer?? Já não seria um headroom razoável??

Com a mesma analogia acima o Over 18Sub800 não ficaria um readroom muito grande??? Acima do dobro??

Lógico, estou analisando somente números que os fabricantes declaram.

Quero optar por um conjunto que aguente pancada, que tenha bom rendimento de som, e que seja uma escolha inteligente no que diz respeito aos equipamentos que já tenho e espaço disponível.

Abraço e obrigado pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Bicho, pq tanto driver?

Sempre conto (e quem era daqui pode ver) sobre um dia que meu SD375 queimou.. eram duas!

E uma só deu conta! A boate com ~600 pessoas, 8 x 18" (SDS 2.7k 18"), 4x 12" (HPX 2120) e uma (somente UMA) SD375 deu conta de acompanhar todo o sistema!

Deixou a desejar só pela dispersão, mas no fundo da pista tava 100%! Usei 15 dias assim, 4 eventos!

Aí tu imagina uma 9950, que toca 2 ou 3x o que a SD375 toca... e quer colocar QUATRO delas pra acompanhar 4x18"?

Claro, o dinheiro é seu, você faz o que quiser.. até toca fogo se for do teu agrado! Mas apenas uma 9950 acompanharia teu sistema com MUITA folga.

Leia o que falei, por gentileza! Se for usar 4 (no total)... SD375, ETD7200 ou D3100... se for usar 2 (no total).. 9950!

E a questão nem é a potência em si.. mas sensibilidade, corte, etc... Dá pra aplicar 300wrms fácil nela!

E sim, o T.O.C. que falei é isso mesmo! Ficou simétrico e agradavel visualmente, mas perde no acoplamento!

Se o problema for caber, pode inclinar os médios verticalmente ou horizontalmente, considerando que sua dispersão é PERFEITA até uns 30 graus... começando a sofrer perdas nas altas a partir dos 45 graus!

Quanto ao corte do driver, seu cross é desse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687294251-crossover-digital-eletrnico-jfa-de-5-vias-x5-corte-24db8-_JM

..se for, ele tem o último canal que tem apenas um HPF, toca bem até 20khz!

Se for o digital mesmo (processador), tem SIM como regular até 20khz!

Ignore esses 8000wrms do amp. Se tu pegar um amp profissional de ~2.000wrms, toca igual à esse taramps bem alimentado!

Logo, um amp automotivo de 8kw toca por ~2kw de um amp profissional! Em outras palavras, um amp desses toca 2 SDS tranquilo! Mas se for pra tocar "de qualquer jeito". dá pra cascatear até 32 SDS num HD8000... só que o ideal é o par!

Não. Sabendo usar, dá pra aplicar até 10db de headroom sem medo! Fora que amp automotivo é medido de forma grotesca. Confere:

https://autoforum.com.br/topic/218959-relato-de-amplifica%C3%A7%C3%A3o-automotivo-x-profissional/

Quando eles dizem os watts RMS, é pensando em amp profissional! Se for dimensionar pra automotivo, coloque PELO MENOS 2x os WRMS!

Compartilhar este post

Link para o post

na verdade ele tocaria de 15khz acima, não é isto ?

se estiver usando o canal mid pros drivers com cortes HPF e LPF ate os 15khz

use o canal high para os drives e regula só o corte HPF

Compartilhar este post

Link para o post

Assino em baixo em tudo que o Bloom escreveu, principalmente no que se refere aos cancelamentos.

Tem que ter muito cuidado em relação a isso, pra não gastar dinheiro à toa.

Com relação à potencia para os drivers acho 100W RMS suficiente pra qualquer um deles, utilizando crossover digital.

Nos meus eu aplicava 70W RMS pra cada SD3100 e deixava o ganho em menos 08dbs em relação aos graves pra ficar equilibrado huashuashua

Aconselho também pegar uns mgs melhores, pra não ficar mudando o som toda hora.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia moçada. Bem, creio que já cheguei no ponto do Grave pelo menos.

Entendi a questão dos RMS dos amp automotivos e profissionais. Já estava lendo bastante coisa sobre o assunto.

Sendo que a minha Barra pros graves é a HD8000 ou usarei 2 SDS 2.7K ou 4 Over 18sub800 (não ST). Vou me decidir após fazer esboço do projeto e verificar qual a altura que o paredão montado vai ficar. Se passar pelo portão da garagem montado com os 4 Over 18sub800 (não ST) (que no caso seriam duas caixas de grave) irei escolher estes Woofers, caso contrário irei de SDS 2.7K, pois não dá pra ficar desmontando som só pra entrar em casa.

Aí tu imagina uma 9950, que toca 2 ou 3x o que a SD375 toca... e quer colocar QUATRO delas pra acompanhar 4x18"?

Claro, o dinheiro é seu, você faz o que quiser.. até toca fogo se for do teu agrado! Mas apenas uma 9950 acompanharia teu sistema com MUITA folga.

Leia o que falei, por gentileza! Se for usar 4 (no total)... SD375, ETD7200 ou D3100... se for usar 2 (no total).. 9950!

E a questão nem é a potência em si.. mas sensibilidade, corte, etc... Dá pra aplicar 300wrms fácil nela!

Bem, minha intenção é um som de qualidade mesmo. Exemplo: Woofers regulado de 30hz a 130hz, médios regulados de 130hz a 1200hz e agudos de 1200hz a 20Khz. Todas as notas tocadas, equipamentos eficientes que toquem por horas caso necessário. Mas que seja versátil no sentido de que eu possa optar por sair um pouco da qualidade de ir pro volume. Se eu tenho muito agudo vou regular isso no ganho do crossover pra dar qualidade no som. Me corrija se eu estiver errado. Se eu quiser fazer um raxa vou liberar mais os agudos no crossover adequar os graves e médios pra evitar paulear os equipamentos e aumento o som.

Uma vez que a Barra que tocará os agudos é a Banda Expert gostaria de explorar a capacidade de meu equipamento. Dentro do que li até o momento estou bem inclinado a optar pela Over 9950. A questão é quantos drives minha barra toca com eficiência e rendimento top.

Quanto ao corte do driver, seu cross é desse?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-687294251-crossover-digital-eletrnico-jfa-de-5-vias-x5-corte-24db8-_JM

..se for, ele tem o último canal que tem apenas um HPF, toca bem até 20khz!

Se for o digital mesmo (processador), tem SIM como regular até 20khz!

Meu crossover é desse sim. Mas já li artigos, relatos e vi vídeos explicativos do seguinte fato. Para drives ti é necessário ter crossover digital. O meu é digital, mas não em todas as vias. Na via que vai até os 20Khz ele não é digital no corte HPF o que faz passar sim frequências abaixo (em pouca quantidade mas faz), o que faz o reparo ti excursionar e causa queima. Vi um vídeo explicativo onde o cara ligou um woofer no crossover, cortou HPF em 800Hz num crossover que não era digital e o woofer excursionava pouquinho.

Segue vídeo explicativo

Já tive drives ti queimados por isto. Por não usar via digital (24db) no corte HPF na via do drive. Então é aquela história. Gato escaldado tem medo de água. rsrs

Não achei, mas se tiver algum crossover que seja digital e pegue na via corte de HPF em 1200Hz e vá até os 20Khz eu gostaria de indicação. Estou pesquisando mas muitas vezes falta informação nos anúncios.

Se o problema for caber, pode inclinar os médios verticalmente ou horizontalmente, considerando que sua dispersão é PERFEITA até uns 30 graus... começando a sofrer perdas nas altas a partir dos 45 graus!

Ok, vou fazer assim então. Falta eu fazer a escolha do médios. Devido ao formato da caixa (altuta) e esta inclinação poder chegar a 30° eles poderão ter até 12". Mas com 10" essa inclinação talvez nem seja preciso. Estou pensando em deixar a Stetson Venom 1500 pros drives e a 2 Bandas Expert 1200 pros médios. Acho que seria uma escolha mais adequada.

Compartilhar este post

Link para o post

Bom dia moçada. Bem, creio que já cheguei no ponto do Grave pelo menos.

Entendi a questão dos RMS dos amp automotivos e profissionais. Já estava lendo bastante coisa sobre o assunto.

Sendo que a minha Barra pros graves é a HD8000 ou usarei 2 SDS 2.7K ou 4 Over 18sub800 (não ST). Vou me decidir após fazer esboço do projeto e verificar qual a altura que o paredão montado vai ficar. Se passar pelo portão da garagem montado com os 4 Over 18sub800 (não ST) (que no caso seriam duas caixas de grave) irei escolher estes Woofers, caso contrário irei de SDS 2.7K, pois não dá pra ficar desmontando som só pra entrar em casa.

Bem, minha intenção é um som de qualidade mesmo. Exemplo: Woofers regulado de 30hz a 130hz, médios regulados de 130hz a 1200hz e agudos de 1200hz a 20Khz. Todas as notas tocadas, equipamentos eficientes que toquem por horas caso necessário. Mas que seja versátil no sentido de que eu possa optar por sair um pouco da qualidade de ir pro volume. Se eu tenho muito agudo vou regular isso no ganho do crossover pra dar qualidade no som. Me corrija se eu estiver errado. Se eu quiser fazer um raxa vou liberar mais os agudos no crossover adequar os graves e médios pra evitar paulear os equipamentos e aumento o som.

Uma vez que a Barra que tocará os agudos é a Banda Expert gostaria de explorar a capacidade de meu equipamento. Dentro do que li até o momento estou bem inclinado a optar pela Over 9950. A questão é quantos drives minha barra toca com eficiência e rendimento top.

Meu crossover é desse sim. Mas já li artigos, relatos e vi vídeos explicativos do seguinte fato. Para drives ti é necessário ter crossover digital. O meu é digital, mas não em todas as vias. Na via que vai até os 20Khz ele não é digital no corte HPF o que faz passar sim frequências abaixo (em pouca quantidade mas faz), o que faz o reparo ti excursionar e causa queima. Vi um vídeo explicativo onde o cara ligou um woofer no crossover, cortou HPF em 800Hz num crossover que não era digital e o woofer excursionava pouquinho.

Segue vídeo explicativo

Já tive drives ti queimados por isto. Por não usar via digital (24db) no corte HPF na via do drive. Então é aquela história. Gato escaldado tem medo de água. rsrs

Não achei, mas se tiver algum crossover que seja digital e pegue na via corte de HPF em 1200Hz e vá até os 20Khz eu gostaria de indicação. Estou pesquisando mas muitas vezes falta informação nos anúncios.

Ok, vou fazer assim então. Falta eu fazer a escolha do médios. Devido ao formato da caixa (altuta) e esta inclinação poder chegar a 30° eles poderão ter até 12". Mas com 10" essa inclinação talvez nem seja preciso. Estou pensando em deixar a Stetson Venom 1500 pros drives e a 2 Bandas Expert 1200 pros médios. Acho que seria uma escolha mais adequada.

amigo este crossover teu tem atenuação de 12db8° em todos os canais com excessão do subsonic que tem atenuação em 24db8° !!! é praticamente um analogico !!!

ja os processadores alem das inumeras funçães vc pode abilitar em todos os canais individual as atenuações de 12, 24, até 48db8° em alguns modelos !!!

Compartilhar este post

Link para o post

amigo este crossover teu tem atenuação de 12db8° em todos os canais com excessão do subsonic que tem atenuação em 24db8° !!! é praticamente um analogico !!!

ja os processadores alem das inumeras funçães vc pode abilitar em todos os canais individual as atenuações de 12, 24, até 48db8° em alguns modelos !!!

Brunin's acho que vc se enganou, o DTX-2.4S é todo 24db8º BTW já tive um desse, ele é bonitinho tem uma estética legal (só comprei por isso...kkkkkk, mas já troquei), mais é meio manco. Pra quem gosta de diversificar os cortes ele é limitado. 

Legal mesmo seria o amigo Enzo investir em um PX-1 ou PX-2

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ele só é digital no corte de HPF nas vias do grave e mig high. O resto é analógico mesmo. Se for necessário comprar outro crossover, vendo este que tenho aqui em minha cidade. A questão e ter o crossover digital que num só via vá de cerca de 800hz até os 20Khz.

Brunin's acho que vc se enganou, o DTX-2.4S é todo 24db8º BTW já tive um desse, ele é bonitinho tem uma estética legal (só comprei por isso...kkkkkk, mas já troquei), mais é meio manco. Pra quem gosta de diversificar os cortes ele é limitado. 

Legal mesmo seria o amigo Enzo investir em um PX-1 ou PX-2

O crossover que o Brunin's se refere é um JFA de 5 vias que tenho. Não é o taramps do vídeo.

Já fiz umas perguntas em sites de vendas de crossover e estou aguardando a resposta sobre a minha questão da via que possa regular o drive ti e retirar todo seu desempenho. Olhei extamente o PX-1.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente ele só é digital no corte de HPF nas vias do grave e mig high. O resto é analógico mesmo. Se for necessário comprar outro crossover, vendo este que tenho aqui em minha cidade. A questão e ter o crossover digital que num só via vá de cerca de 800hz até os 20Khz.

O crossover que o Brunin's se refere é um JFA de 5 vias que tenho. Não é o taramps do vídeo.

Já fiz umas perguntas em sites de vendas de crossover e estou aguardando a resposta sobre a minha questão da via que possa regular o drive ti e retirar todo seu desempenho. Olhei extamente o PX-1.

é sobre o jfa mesmo !!! então o novo px1 limiter da banda ja seria uma boa pra vc ele atenua ate 48db8°

Compartilhar este post

Link para o post

é sobre o jfa mesmo !!! então o novo px1 limiter da banda ja seria uma boa pra vc ele atenua ate 48db8°

Ok, vou vender o meu e providenciar um px1 então. Valeu pela ajuda.

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos, boa tarde. Estive viajando a trabalho e dei uma sumida. Bem, dei uma pesquisada nas opções de caixa que se adequariam a minha situação onde a altura não pode passar de 48 cm e largura 110 cm. Com essas medidas a caixa pode ficar guardada na carroceria do carro com a capota marítima fechada. Com a altura de 48 cm o alto falante fica a conta pra ser encaixado. Tenho a intenção de ter um grave que vá longe e vibre bonito. 

Até o momento me decidi por usar over 18sub800.

Lengo dicas no site da somsc  http://www.somsc.com.br/dicas/caixas

Acabei montando a caixa dutada de acordo com as dicas do site. Gostaria de uma opinião de vocês para melhorar este projeto dentro do que for possível. O material a ser usado é madeirite naval de 18 mm.

IUUWkNT.jpg

O Vb interno ficou em torno de 142,59 descontando 8 litros do alto falante e cerca de 2,66 litros do duto.

Entrei em contato com o site da Oversoud pedindo informações sobre projeto para over 18sub800 informando as minhas limitações de espaço. Me enviaram o que chagaria mais perto de minhas medidas. Segue abaixo.

H9Rb2vi.png

No caso colocando essa caixa deitada, com a duto na posição vertical e ajustando um pouco a medida de 50 que é a largura e com o duto vertical passará a ser a altura ela também serviria. Qual delas me proporcionaria uma melhor resposta?? Sendo que essa medida de 50 de largura cairá para 44,4 cm e será a altura e a medida de 56,5 passará para 52,3 onde compensaria na profundidade para compensar o volume.

Pesquisei por caixas manifold que se encaixariam no fato de eu não ter muita largura disponível, mas não sei se ela me proporcionaria um grave de frequências baixas e que jogue longe.

Abraço a todos.

Editado por ENZO GALO

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

• Criar Novo...