Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DBigorna

novo stetson EX 5000

Recommended Posts

 Boa noite galera, me chamo Denis, procurei outro topico semelhante a esse mas nao achei, vamos ao assunto:tenho montado no grave do meu carro, 1 fiat stilo, com 2 sds tocados por uma stetson 3k7 E, agora comprei 2 target 4.5k, e 1 amigo quer me passar uma stetson tbm da linha de exportacao, 1 EX5000.

 Alguem ja ouviu falar? sabe me informar se ela tocara meus 4.5?

Se ja tiver algum topico sobre, me desculpem. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o falante é 4.5k, significa que ele precisa de 4.5kw pra tocar 100%.

 

OS "watts RMS" são mais úteis quando se usa amps profissionais!

 

Em resumo, um amp 8kw tocaria essas 4.5k na boa, 100%.

 

MAssss.. se n tiver grana pra tal, qualquer amp vai! Mas pra 100%, aplique uns 8~10kw que rola!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fikei na dúvida pq o falante marca 2250rms e p modulo diz tocar 5000rms a 2ohms...mas blz...vlw msm

Editado por DBigorna

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o bloom tem razão com a prática chegamos a essa conclusão que no meio automotivo onde normalmente a alimentação é aquém da mínima exigida pelo fabricante do amplificador que já é pouca e insuficiente pra estabilizar a potência máxima especificada do amplificador automotivo.

 

Porém é uma receita perigosa pra iniciantes e companheiros que não dominam ainda os conceitos básicos de alto falantes, caixas, processadores...

 

Um falante tocando no dobro da potência RMS, sem um corte HP "subsônico" correto ou sem um limiter atuando ou caixa não respeitando o x-max do falante é só esperar pra acionar a garantia, falante vai pro espaço rapidinho.

 

Por isso todo cuidado ao se indicar um amplificador com mais potência RMS que o alto-falante, esse conceito e uso de Headroom foi criado pela indústria para uso do som profissional que normalmente tem um técnico de som com muito conhecimento, operando amplificadores com VU, crossovers, limites, compressores enfim processadores como um todo e que sabem qto pode falir a empresa se se descuidarem e a cada evento ou mesmo a cada mês tiver que gastar em refazer todos seus falantes de grave, quem tem sonorização e um bom técnico de som toca por anos com o mesmo conjunto de falantes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fikei na dúvida pq o falante marca 2250rms e p modulo diz tocar 5000rms a 2ohms...mas blz...vlw msm

Pode ir que vai tocar de boa, vc só não vai conseguir tirar o máximo do falante. Se for em caixa de alto rendimento vai tocar melhor ainda. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fikei na dúvida pq o falante marca 2250rms e p modulo diz tocar 5000rms a 2ohms...mas blz...vlw msm

 

Então, na teoria, 2.250wrms significa que o falante toca 100% com isso!

 

Só que se tu pegar um amp profissional de ~2kw (que tocaria BEM esse falante) e um automotivo de ~2kw, o autmotivo não toca nem metade do profissional!

 

Pra tocar por um profissional, o automotivo tem que ter o dobro pra mais!

 

 

Exemplo.: Com ~1000wrms você toca 100% uma SDS 2.7k 18" se for amp profissional. Com amp automotivo, eu aplicava um Stetsom 5k2! hahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tendi...vlw pessoal.. Por enquanto vou usar esse amp msm...mas pra frente resolvo isso... Obrigado a tdos pela atenção

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fiz isso no meu! Usei um "que deu pra comprar" no começo.. qdo folguei de grana, coloquei esse que deu pra comprar pro médio e o 5k2 pro grave! (a minha era só uma SDS 2.7k 18")

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora fikei na dúvida pq o falante marca 2250rms e p modulo diz tocar 5000rms a 2ohms...mas blz...vlw msm

pra vc tentar tirar os 5000w rms deste modulo vc terar que colocar a quantidade de bateria de consumo bass do modulo alem de uma fonte segurando 14.4 estaveis cabos, bornes, terminais estanhados e fusiveis tudo bem dimencionado pra evitar perdas !!!

 

a principal diferença de amplificadores profissionais esta na sua fonte de alimentação trafo simetrico ou toroidal gigantes que ocupam ate a metado do gabinete junto com uma retificação e filtragem plana linear de alto potencial alem dos seus grandes dicipadores !!!

 

ja os amplificadores automotivos usam uma fonte chaveada que eleva a tensão de 12volts pra altas tensões que por sua vez não tem uma filtagem tão eficiente quanto uma fonte simetrica para manter sua potencia estavel quando a nescessita !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pra vc tentar tirar os 5000w rms deste modulo vc terar que colocar a quantidade de bateria de consumo bass do modulo alem de uma fonte segurando 14.4 estaveis cabos, bornes, terminais estanhados e fusiveis tudo bem dimencionado pra evitar perdas !!!

 

a principal diferença de amplificadores profissionais esta na sua fonte de alimentação trafo simetrico ou toroidal gigantes que ocupam ate a metado do gabinete junto com uma retificação e filtragem plana linear de alto potencial alem dos seus grandes dicipadores !!!

 

ja os amplificadores automotivos usam uma fonte chaveada que eleva a tensão de 12volts pra altas tensões que por sua vez não tem uma filtagem tão eficiente quanto uma fonte simetrica para manter sua potencia estavel quando a nescessita !!!

Não é só isso!

 

Os automotivos medem a potência em picos de milissegundos (em sua maioria), enquanto que a maioria dos profissionais medem por minutos ou até horas!

 

Os StudioR linha Z tocavam por 8h em estufa sem desarmar! DUVIDO um amp de 5kw automotivo tocar os 5kw por mais de 1 minuto sem queimar!

 

 

Mais informações pro tópico:

 

https://autoforum.com.br/topic/218959-relato-de-amplificação-automotivo-x-profissional/

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se vc ja abriu um ampli profissional de alta potencia vai saber do que estou falando !!! trafos enormes acompanhado de dissipadores grandes nos trasistores de potencia garante alta fluides de corrente sem aquecimento excessivo e alta dissipação de calor dos transistores !!! os testes que vc se referiu é pra apenas garantir sua alta performance em ambientes e uso extremo ! um exemplo grandes festas rave de musica eletronica que chega adurar varios dias dia e noite, ai vc imagina um amplificador tocando em plena potencia de baixo de um sol de 35° graus durante dias :o é claro amplificadores altomotivo não são feitos pra tocarem por dias sem parar então os circuitos são mais modestos e tendem a perder eficiencia a horas de uso !!! sem falar que é mais facil tirar altas potencia de uma rede 110 ou 220 ou 380 volts CA do que 12 volts CC :legal:

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T30, 30kw...

 

Aí tu bota no lugar um profissional de 6kw e toca mais! hahahahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

afinal !!!!

potencia profissional são pra rede CA !!!

amplificador automotivo são pra baterias CC !!!

 

melhor não misturar as coisas cada um na sua area pois bem !!!

 

contando com todas as instalações bateria e fonte de acordo com o nescessario pra plena performance eu penso no seguinte !!!

 

sem uso de crossover potencia menima dos alto falantes clipou o modulo pronto maxima potencia naquela cituação !!!

com o uso de crossover o dobro de potencia dos alto falantes clipou o modulo pronto potencia maxima naquela cituação !!!

com o uso de processador o triplo ou mais de potencia dos alto falantes !!!

 

porem isto é relevante !! pq tem muitas pessoas que tem som grande porem não entende muito bem oque ele tem na mão e vai acabar botando fogo no carro se for ver por este lado !!!  

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não misturar? huasuhsahuas

 

O que é uma rede CC se não uma CA que passou por porte retificadora?

 

O que é um amp profissional se não um automotivo + fonte super parruda?

 

A bronca é que automotivo é terra de ninguém! Tem amp de 200wrms com "1kw" estampado na chapa!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não misturar? huasuhsahuas

 

O que é uma rede CC se não uma CA que passou por porte retificadora?

 

O que é um amp profissional se não um automotivo + fonte super parruda?

 

A bronca é que automotivo é terra de ninguém! Tem amp de 200wrms com "1kw" estampado na chapa!

me dis uma coisa! se eu quizer colocar um ampli profissional no meu carro oque eu tenho que fazer pra ele tocar meu som ?

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

me dis uma coisa! se eu quizer colocar um ampli profissional no meu carro oque eu tenho que fazer pra ele tocar meu som ?

Duas alternativas....

 

a) Inversor + o amp

 

b) retira a fonte do amp e injeta a tensão necessária direto nele!

 

Pq os amps profissionais trabalham com fontes internas e tensões específicas! Se tu pega um amp, exemplo, de 3kw (profissional) que trabalhe com 24+0+24v, você pode suprir ele direto no carro com duas baterias 12v em série!

 

Engraçado se tu pegar pra comparar, a fonte de um amp profissional de 3kw é mais parruda do que a fonte de ~200a da Usina! (que a galera usa pra tocar ~100kw de som)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duas alternativas....

 

a) Inversor + o amp

 

b) retira a fonte do amp e injeta a tensão necessária direto nele!

 

Pq os amps profissionais trabalham com fontes internas e tensões específicas! Se tu pega um amp, exemplo, de 3kw (profissional) que trabalhe com 24+0+24v, você pode suprir ele direto no carro com duas baterias 12v em série!

 

Engraçado se tu pegar pra comparar, a fonte de um amp profissional de 3kw é mais parruda do que a fonte de ~200a da Usina! (que a galera usa pra tocar ~100kw de som)

1° um bom inversor vai te custar uma fortuna, isto fica inviavel ate porque ate hoje nunca via alguem que fez isto !!!

2° nunca vi um ampli de 3kw com uma alimentação de 24+0+24v sim existe esta tensão em seu circuito mas alimentação axo que não !!! não sou tecnico em eletronica pra saber porem axo dificil .

3° numa praia por exemplo não tem tomada e ai como faz ???

4° fonte usina é chaveada e de amplificador profissional é simetrico são duas peças distintas vc pode pesquizar mas sobre isto .

 

ao meu ver sim pra pequenos projetos ate compensa usar mas grandes projetos ... só se o cara tiver bala na agulha e montar pra usar em campeonatos caso contrario ...

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E essa questão de potencia automotiva ser menor que no amp profissional vai depender muito da marca do amplificador automotivo. E querer alimentar 100kw com 200a é um pouco de burrice hahaha, uma de 80a da jfa não segurou 2500w com uma bateria pequena, sozinha ela ate desarmava. Minha usina de 60a tocou aqui o dia todo num amp de 500w, segurava de boa, mas a voltagem foi caindo lentamente durante o dia, acredito ser mais pelo aquecimento da fonte. Em ambos os casos eram amps classe D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E essa questão de potencia automotiva ser menor que no amp profissional vai depender muito da marca do amplificador automotivo. E querer alimentar 100kw com 200a é um pouco de burrice hahaha, uma de 80a da jfa não segurou 2500w com uma bateria pequena, sozinha ela ate desarmava. Minha usina de 60a tocou aqui o dia todo num amp de 500w, segurava de boa, mas a voltagem foi caindo lentamente durante o dia, acredito ser mais pelo aquecimento da fonte. Em ambos os casos eram amps classe D.

vou contar o meu caso eu tinha uma taramps tef 100a que por sinal muitas pessoas aqui do forum diziam não ser boa que não da amperagem e um monte de firula pois bem comprei a fonte e botei nos teste nada mais nada menos que no teste de resistencia de bateria 500A que segurou 106A a 12.6 volts na rede 220V !!! no meu teste foi mais que aprovado pois se a fonte não fosse realmente boa ela iria desarmar logo de cara !!

liguei ela no meu som em casa sem bateria direto da rede apenas com um mega capacitor booster 3.5F meu som era 1k5, v650.1 es, vs 400.4 e stx 64, esta fonte tocava tudo isso acima dos 14.2V clipando o modulo !!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1° um bom inversor vai te custar uma fortuna, isto fica inviavel ate porque ate hoje nunca via alguem que fez isto !!!

2° nunca vi um ampli de 3kw com uma alimentação de 24+0+24v sim existe esta tensão em seu circuito mas alimentação axo que não !!! não sou tecnico em eletronica pra saber porem axo dificil .

3° numa praia por exemplo não tem tomada e ai como faz ???

4° fonte usina é chaveada e de amplificador profissional é simetrico são duas peças distintas vc pode pesquizar mas sobre isto .

 

ao meu ver sim pra pequenos projetos ate compensa usar mas grandes projetos ... só se o cara tiver bala na agulha e montar pra usar em campeonatos caso contrario ...

1) Não falei que seria barato

2) Sabe o que é um exemplo? Uma coisa hipotética? Enfim...

3) gerador..

4) Não entendi mt seu texto.. passa por um corretor ortográfico! Enfim...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1° na verdade vc não analizou é nada apenas falou por falar.

2° o dia que vc souber que alguem consegui tirar 3kw de uma fonte de 24+0+24 vc me avisa tenho que dar os parabens !

3° kkkkkkkkkkkkkkkkkkk não vou responder essa nem vale apena :vts :vts

4° podexa que vou ativar o meu corretor pra vc não passar mal  :legal:

 

esta vendo porque fica inviavel misturar as coisas sem falar que vc teria que utilizar uma mesa pra casar senssibilidade de entrada de sinal nos amplificadores ! fora os incovenientes como ruidos entre outras coisas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nessa de verdades ou mentiras sobre potência dos amplificadores, já pensei em montar uma bancada de testes pra brincar com alguns amps, mas desanimei quando vi o preço do alicate amperímetro. Quero comprar um que meça corrente DC tbm. Aqui sai na casa dos 700 dinheiros. Não estou com isso disponível agora. Kkkk

Mas já pude ver que no fim das contas é mais questão de bateria. Meu som com duas baterias moura de 180ah tocando com carro desligado, tensão na casa dos 11.8v no pico do grave extenso no limiar do clip da Banda Viking 5000 dá baile em muito amp de mesma potência ou um pouco mais.

Já brinquei com HD8000, 5K2E, 7K2E, HD5000 e tive bons resultados. Tudo bem que vai do resto do conjunto tbm (caixa e af, crossover ou processador).

Ainda vou um dia medir isso de forma profissional, só por satisfação pessoal. Kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...