Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
burnout_x

Aplicativo de RTA

Recommended Posts

Amigos gostaria de deixar minha experiência com a utilizando de aplicativo android de RTA.

 

Para os que não dispõem de recursos necessários $$$,pode estar utilizando o app que é diferenciado dos demais que ja testei e tem recursos interessantes para que possamos descobrir os vales e picos de frequencia em nosso sistema,no meu caso tenho kenwood x996 e ele tem um equalizador bem modesto de 13 bandas deu pra corrigir algumas coisas e o meu ficou menos fadingante apos alguns ajustes.

 

Apenas usei meu celular samsung,baixei o sinal de ruido rosa á 320kbps mp3,fiz alguns ajuste em 10 minutos o som ficou muito melhor ...lembrando que se trata de um aplicativo e não devemos exigir muito...teve um momento que pluguei um microfone no celular a leitura ficou melhor ainda.

 

Bom recomendo pra quem quer brincar um pouco sozinho.

 

Advanced FFT Spectrum Analyze

 

Boa sorte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

Veja a tela hold peak (antes) amarelo e o branco depois de alguns ajustes.Ainda ficou com excesso de graves mais ta legal pra mim.

 

Set atual

X996

Jvc6500

Morel tempo6

Jl 10w1v2 selada 22lt

Monster cable 401

 

O som deu outra vida...olhe que eu deixava o eq em flat.

post-17386-1471834013,9309_thumb.jpg

post-17386-1471834136,2476_thumb.jpg

Editado por burnout_x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.julian.apps.AudioTool&hl=en

Recomendo o Audio Tool, que permite uso de microfone calibrado, como o Dayton iMM6

Uso aqui essa dupla

Este que vc falou é pago$$$,e o que estou citando é gratuito...varias funcões é só tocar na tela como se fosse ampliar foto ...dar dois toques na tela tbm abri mais funções...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O próprio hardware do celular não permite uma análise precisa, a Audiocontrol tem um produto para este fim, medições com o mic do celular, só para ter uma noção mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este que vc falou é pago$$$,e o que estou citando é gratuito...varias funcões é só tocar na tela como se fosse ampliar foto ...dar dois toques na tela tbm abri mais funções...

Dá pra inserir o arquivo de calibração do microfe pra conseguir fazer a correção da leitura?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual microfone, barato de preferência, da pra usar com o celular pra esse fim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual microfone, barato de preferência, da pra usar com o celular pra esse fim?

Conheço os Dayton Audio iMM-6 e miniDSP PMIK-1

Com esses dois se consegue baixar os arquivos de calibração pra usar com apps ou softwares que permitam isso

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos é bom ler todas essas experiências ,são validas e valiosas,porém visei e procurei algo que não der custo,algo simples,apenas para treinar algo para amador fazer uns ajuste simples sem muito recursos e nao ter que pagar apk ou microfones bons.Eu mesmo usei um microfone de calibracao simples que veio com meu receiver yamaha.Por fim gostei do resultado antes e depois,percebi que tinha picos na faixa dos +/-12khz.

Editado por burnout_x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigos é bom ler todas essas experiencias ,são validas e valiosas,porem visei algo que não der custo,algo meia boca...kkk,pra um ajuste simples sem muito trabalho de pagar apk ou microfones bons.Eu mesmo usei um microfone de calibracao que veio com meu receiver yamaha.Por fim gostei do resultado antes e depois,percebi que tinha picos na faixa dos +/-12khz.

Pera, deixa eu ver se entendi...

Tu recomenda usar um app free (beleza, tem vários) e o mic do celular (sem se conhecer a curva de resposta ou ter como ajustar), que vai ter melhora do sistema (baseado não sei em que), mas ao mesmo tempo usou o mic calibrado de um receiver (que não é grátis) e me critica por eu ter indicado um app pago com mais recursos e possibilidade de fazer a correção de qualquer microfone que já tenha passado por calibração (até de smartphones), justificando que a ideia é se chegar em um resultado meia boca?

Meia boca por meia boca, fico com o meu meia boca :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pera, deixa eu ver se entendi...

Tu recomenda usar um app free (beleza, tem vários) e o mic do celular (sem se conhecer a curva de resposta ou ter como ajustar), que vai ter melhora do sistema (baseado não sei em que), mas ao mesmo tempo usou o mic calibrado de um receiver (que não é grátis) e me critica por eu ter indicado um app pago com mais recursos e possibilidade de fazer a correção de qualquer microfone que já tenha passado por calibração (até de smartphones), justificando que a ideia é se chegar em um resultado meia boca?

Meia boca por meia boca, fico com o meu meia boca :D

Amigo...vamos com calma...ninguem aqui estar lhe criticando vc entendeu tudo errado amigão,apenas comentei sobre algo gratuito e destaquei que entrei ate pra baixar o que vc indicou e vi q era pago ai cai fora ,por uma coisa que irei usar algumas vezes.E em relação ao microfone do meu receiver é algo simples e eu sei com propriedade do que estou falando,não sou dono da verdade e nem quero ser...Mais cada um faz o que quiser, se quiser pagar,pague!Eu estou contente e feliz com minha meia boca...Portanto ,façam o que vcs acharem bom e necessarios pra vcs.Tenham um bom dia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai é que está, equipamento de medição, tem que ter PRECISÃO, não pode ser meia boca, para ter uma noção é uma boa, eu mesmo já usei meu celular para "brincar" no EQ, mas dai vi que o buraco é mais embaixo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade meus amigos!Concordo com vcs,estamos juntos nessa jornada...

Editado por burnout_x

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ai é que está, equipamento de medição, tem que ter PRECISÃO, não pode ser meia boca, para ter uma noção é uma boa, eu mesmo já usei meu celular para "brincar" no EQ, mas dai vi que o buraco é mais embaixo.

Este mês estarei fazendo isso,vou comprar uns equip especifico pra medição,vou ter a tão sonhada Precisão !Vcs tem razão...o céu é o limite...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Este mês estarei fazendo isso,vou comprar uns equip especifico pra medição,vou ter a tão sonhada Precisão !Vcs tem razão...o céu é o limite...

Eu montei algo modesto e gastando o aceitável que eu considero, em torno de 600,00, uma placa UM-2 e um mircrofone ECM8000, ambos da Behringer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu testei esse aplicativo ontem e vou dizer uma coisa,me surpreendi com o resultado,vivendo e aprendendo,eu acreditava que meu sistema estava com um ajuste legal,e apos usar esse aplicativo notei que alguns ajustes seriam necessários,fiz esses ajustes e o som melhorou e muito,o detalhamento e a clareza com que os instrumentos soam deixou o som muito mais prazeroso de se ouvir.Sem duvida esse aplicativo está longe da precisão dos equipamentos específicos para essa finalidade,mas pra quem está iniciando e não tem condições de montar um rta como o amigo Robson lira sugeriu,esse aplicativo pode dar um norte do que pode ser ajustado pra dar uma melhorada no resultado.

 

 Abs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo muita vantagem em usar aplicativos RTA ou até mesmo um RTA no carro por vários motivos. Num carro você está sentado numa posição desproporcional aos alto-falantes, as ondas de áudio refletem nos vidros, nos bancos, no painel, em você, no teto, etc. A cabine do veículo basicamente é um retângulo, os alto-falantes estão instalados nos cantos, isso cria um boost natural de certas frequências e o cancelamento de outras, a calibragem feita com uma pessoa dentro do carro muda e quando há uma ou mais pessoa dentro do carro a resposta muda ainda mais. No caso de aplicativos para smartphones, o microfone destes aparelhos tem um curva que favorece a voz, ignorando todo o resto, especialmente para evitar sibilância, etc.

 

Já tive o meu carro calibrado com equipamento de RTA profissional, feito por profissional da área e este mesmo disse ser muita dor de cabeça para pouco benefício e de fato, mesmo estando tecnicamente de acordo com o RTA os médios-graves do meu carro praticamente não existiam.

 

O que esses profissionais de áudio me recomendaram foi pegar certas músicas como referência, de preferência de uma boa fonte, sem compressão e ouvi-las com um bom fone de ouvidos para aprender as características delas. As referências recomendadas foram músicas com pratos, instrumentos de sopro, voz e cordas para os médio graves. Em geral você vai cortar ou reduzir o ganho de certas frequências, isso vai depender muito do tipo de carro que você tem e equipamentos que usa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo com os colegas que o RTA é útil. Mas, já ouvi de um amigo com bem mais experiência em áudio que uma resposta em frequência totalmente FLAT não soa legal. Segundo ele a questão é que a audição humana não tem resposta em frequência 100% FLAT e o som fica mais agradável com alguma curva.

 

Mas, houve um caso que o usei o software de RTA do Ipad para corrigir a equalização do HU original, que tinha uma curva de equalização absurda. Melhorou muito pois o sinal estava totalmente alterado, e embora o microfone interno do Ipad tenha suas limitações conseguiu deixar a coisa "bem razoável". Usar um sistema mais preciso provavelmente iria ajudar ainda mais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não vejo muita vantagem em usar aplicativos RTA ou até mesmo um RTA no carro por vários motivos. Num carro você está sentado numa posição desproporcional aos alto-falantes, as ondas de áudio refletem nos vidros, nos bancos, no painel, em você, no teto, etc. A cabine do veículo basicamente é um retângulo, os alto-falantes estão instalados nos cantos, isso cria um boost natural de certas frequências e o cancelamento de outras, a calibragem feita com uma pessoa dentro do carro muda e quando há uma ou mais pessoa dentro do carro a resposta muda ainda mais. No caso de aplicativos para smartphones, o microfone destes aparelhos tem um curva que favorece a voz, ignorando todo o resto, especialmente para evitar sibilância, etc.

 

Já tive o meu carro calibrado com equipamento de RTA profissional, feito por profissional da área e este mesmo disse ser muita dor de cabeça para pouco benefício e de fato, mesmo estando tecnicamente de acordo com o RTA os médios-graves do meu carro praticamente não existiam.

 

O que esses profissionais de áudio me recomendaram foi pegar certas músicas como referência, de preferência de uma boa fonte, sem compressão e ouvi-las com um bom fone de ouvidos para aprender as características delas. As referências recomendadas foram músicas com pratos, instrumentos de sopro, voz e cordas para os médio graves. Em geral você vai cortar ou reduzir o ganho de certas frequências, isso vai depender muito do tipo de carro que você tem e equipamentos que usa.

Analise com RTA te dá um norte com relação a acústica do veiculo, não é a extrema unção do audio, mas ajuda bastante.

 

Quando faço no meu carro, faço num ambiente calmo, sem ruídos e fora do veiculo.

 

:legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Analise com RTA te dá um norte com relação a acústica do veiculo, não é a extrema unção do audio, mas ajuda bastante.

 

Quando faço no meu carro, faço num ambiente calmo, sem ruídos e fora do veiculo.

 

:legal:

Isso é bastante subjetivo, pois a curva de resposta de frequência muda quando a cabine está vazia, quando você está dentro e quando você está dentro com o motor ligado ou quando você está dentro, com o motor ligado e com passageiros.

 

Claro que o RTA te dá uma característica da resposta de frequências, mas não tente equalizar com base na curva do RTA.

 

Se for para investir nisso eu recomendo associar a curva do RTA para se aproximar das características do nosso ouvido. Pesquise no google por "Fletcher Munson Curve" e tente alinhar a curva do RTA com as curvas do Fletcher Munson no mesmo nível que você estiver ouvindo a sua música preferida.

 

Isso vai te dar um resultado bem melhor acusticamente aos seus ouvidos do que usar apenas as curvas do RTA.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é bastante subjetivo, pois a curva de resposta de frequência muda quando a cabine está vazia, quando você está dentro e quando você está dentro com o motor ligado ou quando você está dentro, com o motor ligado e com passageiros.

 

Claro que o RTA te dá uma característica da resposta de frequências, mas não tente equalizar com base na curva do RTA.

 

Se for para investir nisso eu recomendo associar a curva do RTA para se aproximar das características do nosso ouvido. Pesquise no google por "Fletcher Munson Curve" e tente alinhar a curva do RTA com as curvas do Fletcher Munson no mesmo nível que você estiver ouvindo a sua música preferida.

 

Isso vai te dar um resultado bem melhor acusticamente aos seus ouvidos do que usar apenas as curvas do RTA.

Vou pesquisar essa curva.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso é bastante subjetivo, pois a curva de resposta de frequência muda quando a cabine está vazia, quando você está dentro e quando você está dentro com o motor ligado ou quando você está dentro, com o motor ligado e com passageiros.

 

Claro que o RTA te dá uma característica da resposta de frequências, mas não tente equalizar com base na curva do RTA.

 

Se for para investir nisso eu recomendo associar a curva do RTA para se aproximar das características do nosso ouvido. Pesquise no google por "Fletcher Munson Curve" e tente alinhar a curva do RTA com as curvas do Fletcher Munson no mesmo nível que você estiver ouvindo a sua música preferida.

 

Isso vai te dar um resultado bem melhor acusticamente aos seus ouvidos do que usar apenas as curvas do RTA.

Tentar equalizar com base no RTA é furada, é uma briga eterna com a acústica do veiculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...