Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  

Recommended Posts

Boa noite parceiros!

 

Quero montar um SQ em uma Fiat Toro, e estou com bastante dificuldade!

A qualidade do som original até que é boa, os auto falantes descem super bem, mas falta agudos, principalmente porque na configuração da minha Toro não vieram os tweeters que se encontram no painel.

E a troca da HU original é um problema! Para instalação de um DVD Kenwood, por exemplo, deve-se cortar uma parte plástica do interior do painel, e pra piorar mais a situação, um dos canais de ventilação não permite a entrada completa do aparelho. Alguns instaladores estão esquentando esse canal plástico, e o entortando para conseguir mais espaço para conseguir instalar um DVD.

Fora as adaptações que devem ser feitas para manter os controles no volante, as entradas originais de USB e auxiliar, e ainda o som do sensor de estacionamento original.

Como podem ver, é um verdadeiro pé no saco instalar uma outra HU nessa caminhonete, e estou praticamente decidido não mexer!  :(

Por isso as centrais multimídia como da marca Motor One (M1) estão vendendo bastante para a Toro.

Ela já vem no tamanho perfeito para entrar no lugar da HU original sem precisar fazer NENHUMA modificação, totalmente plug & play!

O problema é que até aonde eu sei, essa central M1 é ruim de qualidade de áudio, certo?

Se for bem ruim mesmo, talvez eu prefira deixar tudo como está, porque além de tudo essa central multimídia M1 é cara (R$ 2200 em média)! Mas será que vai ficar muito ruim a qualidade de áudio do sistema, se eu fizer a instalação de meus equipamentos na HU original utilizando um conversor RCA Eatech que possuo?

E quanto ao subwoofer, já vi que vai ser impossível instalar meu Kicker CRV10 na Toro. O espaço atrás do banco traseiro é praticamente nulo, e por isso acredito que eu tenha que procurar por algo que vá caber de baixo do banco do passageiro, e que case com meu amplificador. Sugestões?  :unsure:

 

Meus equipamentos:

 

2 amplificadores Rockford Fosgate P400-2;

1 kit 2 vias Morel Tempo 6;

1 subwoofer Kicker CRV10;

1 conversor RCA Eatech 2 canais com controle de ganho do subwoofer;

Periféricos: cabo RCA 6Ch StreetWires ZN7, cabos de áudio Lanzar Contaq flat speaker cable, e porta fusíveis Tsunami.

 

A HU original da minha Toro é a B7, com display monocromático de 4", também utilizada em versões de entrada do Jeep Renegade, e como opcional nos Fiat Uno e Mobi:

FIAT_MOBI_LIKEON_ESTUDIO_016.jpg

 

 

 

 

 

 

 

Ideias por favor!

Obrigado a todos!  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Deixa o original e coloca um processador, que você vai poder usar em qualquer carro, eu uso meu sub embaixo do parto, um ground zero 8sq, gostei muito, 12 litros só.

Editado por srg.canellas

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E instalar outra HU no porta luva e fazer um pezinho com um kit 2 vias e ter 2 sistemas independentes? Não te anima?

Não não parceiro. Eu uso a Toro pra trabalho também, e pezinhos não iriam dar nada certo com meu uso!  :unsure:

 

Deixa o original e coloca um processador, que você vai poder usar em qualquer carro, eu uso meu sub embaixo do parto, um ground zero 8sq, gostei muito, 12 litros só.

Era o que eu tinha pensado de início, o uso de um processador. 

Porém gastei todas minhas economias na compra da Toro, e estou com orçamento bem baixo para investir em algo realmente bom!

Vou dar uma pesquisada sobre esse subwoofer, valeu! 

 

O preço dessa Central é fora de base, para ainda por cima não entregar resultados.

 

Processador, tal como um Bit Ten ou Bit One, aliado a uma outra fonte de boa qualidade, como um Soundmate pode ser uma boa alternativa.

 

Com um processador em mãos, eis o que eu faria:

 

Compraria mais um amplificador, mono, para o sub. Dispondo assim de 5 canais de amplificação, para realizar cortes ativos com TA funcional.

 

Um SD 1200.1 EVO é uma boa para o amplificador de Sub.

 

Usaria o kit 2 vias com cortes ativos, pode ser o seu ou um superior.

Possibilidades interessantes:

Vender este kit e trazer com o joaozelo um par de silverflute W18 e um par de Seas H1396, que terá melhor desempenho

 

Vender este sub e comprar algum mais voltado para SQ, tal como NAR, Questo, etc.

 

Pois é parceiro, essa central multimídia M1 não vai agregar nada em qualidade de áudio, e é cara demais, então por isso já descartei.

Como eu disse anteriormente, meu orçamento está bastante limitado graças a compra da Toro, e decidi manter a HU original.

Gostaria de poder usar o que eu já tenho, que acredito não ser pouca coisa, e eu estava contente com a qualidade de áudio extraída desses meus 2 Rockford Fosgate P400-2 + Morel Tempo 6 + Kicker CVR10 ligados a um DVD Pioneer AVH-X5780TV em minha antiga caminhonete.

Sei que para eu manter essa qualidade vou precisar desembolsar uma grana em um processador, mas esses que vc me indicou, bem famosos por sinal, estão caríssimos!

 

Primeiramente, pela falta de grana, vou instalar um Rockford Fosgate P400-2 + Morel Tempo 6 diretamente no conversor RCA Eatech.

Enquanto isso por favor me ajudem com a escolha de um bom subwoofer voltado para SQ de baixa litragem, pequeno, (acredito que tenha que ser de 8" para caber de baixo do banco da Toro) e que case perfeitamente com meu outro Rockford Fosgate P400-2 (400W RMS @ 4 Ohms).

 

Obrigado a todos pelas dicas!  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa?

Pra trabalhar com HU original não precisa mais que um Banda Expert PX2 de processador

Controla pelo celular, pá pum

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa?

Pra trabalhar com HU original não precisa mais que um Banda Expert PX2 de processador

Controla pelo celular, pá pum

Concordo, afinal pra que gastar vela com defunto ruim? O sinal que sai dessa Hu já é ruim, nenhum processador melhora isso, só vai dar mais possibilidades de ajustes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na boa?

Pra trabalhar com HU original não precisa mais que um Banda Expert PX2 de processador

Controla pelo celular, pá pum

 

 

Concordo, afinal pra que gastar vela com defunto ruim? O sinal que sai dessa Hu já é ruim, nenhum processador melhora isso, só vai dar mais possibilidades de ajustes.

 

 

Também concordo plenamente com vocês!

Por enquanto meu orçamento só permite isso, mas quem sabe mais pra frente eu troque essa HU original quando os "estaladores" descobrirem como instalar perfeitamente uma boa central multimídia na Toro!

De processador eu só conhecia os da Audison... bom saber que existe algo nacional BEM mais em conta! 

Muito obrigado pelas dicas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o projeto...

 

Fechei a compra do novo subwoofer!

Será um Ground Zero Uranium GZUW 8SQ (8" 300W RMS 2+2 Ohms)

 

* Comprado com o Paulo, user PR_nor  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq não usar um processador conectado a um ipad? 

Uma coisa interessante seria vc conectar um ipad ou ipad em um processador bom e aos amplis assim vc teria o duas vias e o sub sem passar pela hu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Atualizando o projeto...

 

Fechei a compra do novo subwoofer!

Será um Ground Zero Uranium GZUW 8SQ (8" 300W RMS 2+2 Ohms)

 

* Comprado com o Paulo, user PR_nor  :legal:

Eu não teria pego este sub, massss... tem sub mais barato e que toca melhor pedindo caixa menor inclusive. o Jl w1 é um exemplo

 

mas se ja comprou, testa e vê se te agrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq não usar um processador conectado a um ipad? 

 

Uma coisa interessante seria vc conectar um ipad ou ipad em um processador bom e aos amplis assim vc teria o duas vias e o sub sem passar pela hu.

É uma boa ideia!

Vou pesquisar mais a respeito e quem sabe faço mais pra frente.

 

Eu não teria pego este sub, massss... tem sub mais barato e que toca melhor pedindo caixa menor inclusive. o Jl w1 é um exemplo

 

mas se ja comprou, testa e vê se te agrada.

 

Sim, já comprei o bichinho.

Acredito que vai me agradar sim, tomara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pq não usar um processador conectado a um ipad?

 

Uma coisa interessante seria vc conectar um ipad ou ipad em um processador bom e aos amplis assim vc teria o duas vias e o sub sem passar pela hu.

+1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O Andre usou um tempo uma dock com o h800 e ficou feliz.

E em muito breve aquela dock entrará em cena outra vez :legal:

Mas nw com o h800.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E em muito breve aquela dock entrará em cena outra vez :legal:

Mas nw com o h800.

Prevejo maldades vindo hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não teria pego este sub, massss... tem sub mais barato e que toca melhor pedindo caixa menor inclusive. o Jl w1 é um exemplo

 

mas se ja comprou, testa e vê se te agrada.

Eu tb ficaria com um W1.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E em muito breve aquela dock entrará em cena outra vez :legal:

Mas nw com o h800.

Ai ai ai... Não me diz que é o que tô pensando...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia parceiros, obrigado pelas dicas!

 

Sei que a galera em geral ama a JL e tem conhecimento de sobra pra dizer que seria uma melhor escolha, mas eu sempre fui dos que gostam de testar equipos diferentes.

Acredito que esse Ground Zero possa me surpreender, tomara!

 

E a respeito do sistema de iPod + processador top, estou estudando o caso.

Claro que eu queria mesmo era trocar a HU original, mas me metam medo falando dos problemas que eu ia enfrentar.

Porém ainda não desisti, e gostaria mesmo de por um Alpine no painel. Não precisa ser DVD, não faço questão.

 

Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realizei uma boa pesquisa na internet e encontrei algumas coisas interessantes para minha ideia inicial.

Parece haver boas algumas soluções para Toro, quem sabe eu consiga trocar a HU original sem ter maiores dores de cabeça!

Mas pra isso seria melhor mesmo eu optar por uma HU 1-DIN, já que para caber 2-DIN na Toro deve-se fazer adaptações físicas sem volta (cortes de plásticos e outros), por conta do pouco espaço interno.

 

Encontrei uma moldura 1/2-DIN:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-761295091-frente-moldura-painel-fiat-toro-aparelho-1-ou-2-din-_JM

 

Chicotes e adaptadores de antena, para não cortar nenhum fio do veículo, que poderia afetar na perda da garantia:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-793000012-plug-chicote-dvd-radio-16-vias-som-e-antena-fiat-toro-bravo-_JM

 

Interface dos comandos de som no volante, que diz o anunciante manter os sons dos sensores de ré, avisos sonoros em geral etc:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-781513275-interface-comando-som-volante-renegade-fiat-toro-uno-2015-_JM

 

E uma excelente HU de última geração Alpine CDE-HD149BT  :rever1:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-744533746-cd-player-alpine-cde-hd149bt-24-bit-dac-bluetooth-plus-_JM

 

Será que pode dar certo a instalação desses equipamentos?

A HU que eu selecionei parece ser um sonho de consumo, mas está bem cara para meu orçamento inicial, infelizmente!

Opiniões e sugestões serão muito bem vindas  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ai ai ai... Não me diz que é o que tô pensando...

Oq tu ta pensando vou usar no residencial...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Concordo, afinal pra que gastar vela com defunto ruim? O sinal que sai dessa Hu já é ruim, nenhum processador melhora isso, só vai dar mais possibilidades de ajustes.

Gastar vela com defunto ruim :vts

 

Se vai comprar a moldura mesmo, não compensa pegar um player de entrada da kenwood ou alguma mídia da pionner pra agregar um pouco de visual também? Acho que vai ficar estranho o porta treco no lugar da central.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...