Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

O que é um SQ?

Recommended Posts

Joaopaulo,

Essa definição é para QUALIDADE

Qualidade se consegue em sistemas trio, spl, ou qualquer outro, se forem bem empregados os equipamentos e a instalação for adequada

Todo sistema pode ter qualidade, mas nem todo sistema que tem qualidade é um SQ

Infelizmente definições puramente objetivas não são 100% válidas

Por isso o fórum é dividido em geral, sq, hifi, trio e spl, e não ruim, médio, bom e muito bom

Um sistema SQ se preocupa principalmente com a recriação do efeito de palco em frente ao ouvinte, a partir daí vem os "adereços" (foco, profundidade, largura, precisão tonal extensão nos graves e agudos, etc) e a questão da qualidade, como tu propõe, se encaixa nesse ambiente específico

Posso ter qualidade com 12 6x9" no tampão e um subão 18"? Pelo conceito de qualidade que tu propõe, sim, pelo conceito de SQ, não

 

:+1  :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tá certo.

Não é correto usar a definição de qualidade para o SQ pois este possui parâmetros definidos e não apenas de percepção do ouvinte.

Verdade, qualidade não é o termo. Acho que deveria ser algo tipo: Áudio Plano, sem colorações, ou Mid-FI.

Sei lá, acho que SQ não tem um espaço próprio, pois uma parte puxa pro Geral, e outra para o HI-FI. SQ hoje me parece algo sem definição. Uma miscigenação sem cultura própria.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Verdade, qualidade não é o termo. Acho que deveria ser algo tipo: Áudio Plano, sem colorações, ou Mid-FI.

Sei lá, acho que SQ não tem um espaço próprio, pois uma parte puxa pro Geral, e outra para o HI-FI. SQ hoje me parece algo sem definição. Uma miscigenação sem cultura própria.

Mas áudio é isso ai

Apesar dessas definições básicas que criamos pra facilitar a vida, as pessoas transitam entre as vertentes, tem gente que curte SPL extremo mas não abre mão de usar kit que normalmente são vistos no meio do SQ

Da mesma forma que o pessoal do SQ as vezes coloca falante nas portas traseiras ou usa sub com uma pitada a mais de potência que o frontstage

Acho que a unica vertentes que é mais "rigida" é o hifi, que tem por definição busca pela extrema fidelidade, o que torna ele pouco adaptável, já que a curva de resposta deve, em teoria, ser a mais plana possível (considere plana apenas a título de exemplo, pois há papers que indicam algumas curvas mais adequadas), a coloração deve ser extremamente baixa, a velocidade de resposta dos falantes ao impulso do amplificador deve ser maior, etc, e mesmo assim, o gosto pessoal tempera a maioria dos sets, tanto que a galera do hifi costuma usar preset "assim q eu gosto" para o dia a dia e preset "plano" pra campeonato

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É por isso que não entendo a diferença entre SQ e Hi-Fi, já que pra mim um leva ao outro naturalmente. Tudo tende a não interferência do meio entre gravação e reprodução. Assim como existem ouvidos tão precisos quanto um RTA,(o que não é meu caso) logo existirão RTAs que conseguirão analisar esses aspectos "subjetivos" pela própria evolução da tecnologia, e tudo se tornará mais técnico. Assim como existem ouvidos lesados existem também fenômenos de audição.  Meu desafio é ainda treinar meu ouvido, identificar essas nuâncias pelo simples prazer da evolução física e analítica, explorando meus limites ao extremo! Assim a música acaba se tornando o objeto do prazer mas não o objetivo. Independente dos presets escolhidos por gosto pessoal, conseguir identificar essas particularidades num ambiente desfavorável como um carro pois em casa faço muito mais música do que ouço. Porém somos os desbravadores dessa selva desconhecida que se chama percepção sonora...(acordei poeta hoje!)

 

Abraço,

 

Guga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas áudio é isso ai

Apesar dessas definições básicas que criamos pra facilitar a vida, as pessoas transitam entre as vertentes, tem gente que curte SPL extremo mas não abre mão de usar kit que normalmente são vistos no meio do SQ

Da mesma forma que o pessoal do SQ as vezes coloca falante nas portas traseiras ou usa sub com uma pitada a mais de potência que o frontstage

Acho que a unica vertentes que é mais "rigida" é o hifi, que tem por definição busca pela extrema fidelidade, o que torna ele pouco adaptável, já que a curva de resposta deve, em teoria, ser a mais plana possível (considere plana apenas a título de exemplo, pois há papers que indicam algumas curvas mais adequadas), a coloração deve ser extremamente baixa, a velocidade de resposta dos falantes ao impulso do amplificador deve ser maior, etc, e mesmo assim, o gosto pessoal tempera a maioria dos sets, tanto que a galera do hifi costuma usar preset "assim q eu gosto" para o dia a dia e preset "plano" pra campeonato

Seu comentário é bem consistente, só não entendi uma coisa,usar alto falantes na porta traseira está fora de um padrão sq?Carros como Porsche , BMW, Audi, Bentley e por ai vai utilizam alto falantes na porta traseira,e possuem sistemas de som considerados obras-primas.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha opinião.

SQ é um set, aftermarket, dentro da sua realidade, no qual atenda ou supere sua expectativa, frente ao áudio original do veiculo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seu comentário é bem consistente, só não entendi uma coisa,usar alto falantes na porta traseira está fora de um padrão sq?Carros como Porsche , BMW, Audi, Bentley e por ai vai utilizam alto falantes na porta traseira,e possuem sistemas de som considerados obras-primas.

Pois é por aí... Um trio tem uma finalidade bem definida, som pra galera.

Spl, o mais alto possivel.

Hi-Fi ou Hi-End, busca pela perfeição na reprodução.

SQ- está indefinido, uns buscam palco, outros buscam baixo valor, outros SQPL. Temos SQ com kit e hu originais de carros populares, e sistemas de R$ 50.000, e por aí vai, tudo que não for outra coisa é SQ ou Geral.

Só vejo definição em spl, trio e Hi-Fi.

 

Sei lá, acho que ou somos Geral, ou somos HiFi.

 

Nada contra uma ou outra definição, apenas acho que deveria haver um consenso que norteasse quem chega no grupo, pois imagino que muitos vem para aprender (me incluo aqui), e neste sentido não há caminho nenhum, simplesmente um monte de assuntos aleatórios que levam as receitas prontas, consequentemente aprendizado zero.

 

Prefiro esse equipamento, o outro contesta preferindo outro, pouca argumentação, pouco aprendizado.

 

Sei lá, acho que uma definição poderia ajudar a todos evoluir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não vejo nada de errado também não se ter um conceito fechado. Quase tudo é assim, vai se construindo, vai se tornando... 

Vejo que há uns 6, 7 anos esse conceito era mais claro, parecido com o que hoje se usa no hi-fi, porém, devido a mudanças nos padrões de exigência e novas tecnologias, preço, aftermarketing, etc. as coisas estão mudando. 

 

Mas para mim, eu disse para mim, SQ tem a ver com a reprodução mais próximo ao um show ao vivo, por isso de bons equipamentos, palco, largura, imagem, etc etc etc. Tudo muito bem distribuído, e todas as frequências audíveis bem equilibradas e reproduzidas...

 

De forma simples, é isso que entendo por SQ, mas posso ainda, um dia, mudar! rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toda vez é isso. E foi com essas discussões q muita coisa ni fórum mudou pra pior, infelizmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toda vez é isso. E foi com essas discussões q muita coisa ni fórum mudou pra pior, infelizmente.

+ 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho pensado a respeito do que todos disseram, e acho que de certa forma há uma convergência nos conceitos.

Não sei se estou entendendo a idéia de todos, mas estou entendendo que quando se fala em satisfação, que agrade, palco, qualidade, entre outros adjetivos... No fundo todos, dentro de suas posses, estão buscando reprodução mais fiel.

 

Será então um SF = Sound fidelity

 

Fidelidade em qualquer nível?

 

Vou arriscar uma idéia:

 

- range de frequência abrangente (20hz a 20khz).

 

- sonoridade agradável (respostas com menos picos, mais plana, com ou sem palco, surround, dts, dolby, o novo sistema ainda sem nome do nosso amigo, 3.1, 4.1 e etc...)

 

- menos ruídos e interferências.

 

- preocupação com a acústica do veículo.

 

- instalações elétricas dimensionadas (mais seguras e observando algumas normas nacionais e internacionais).

 

 

Seria por aí?

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho pensado a respeito do que todos disseram, e acho que de certa forma há uma convergência nos conceitos.

Não sei se estou entendendo a idéia de todos, mas estou entendendo que quando se fala em satisfação, que agrade, palco, qualidade, entre outros adjetivos... No fundo todos, dentro de suas posses, estão buscando reprodução mais fiel.

 

Será então um SF = Sound fidelity

 

Fidelidade em qualquer nível?

 

Vou arriscar uma idéia:

 

- range de frequência abrangente (20hz a 20khz).

 

- sonoridade agradável (respostas com menos picos, mais plana, com ou sem palco, surround, dts, dolby, o novo sistema ainda sem nome do nosso amigo, 3.1, 4.1 e etc...)

 

- menos ruídos e interferências.

 

- preocupação com a acústica do veículo.

 

- instalações elétricas dimensionadas (mais seguras e observando algumas normas nacionais e internacionais).

 

 

Seria por aí?

Então apala é ai que entra os níveis de sq,como entrada,intermediário e avançado,buscando a maior imersão possível dentro dessas categorias.Haja vista que a IASCA estipula como limite para suas categorias os valores empregados nos projetos,e até mesmo  a origem dos equipamentos,por isso dentro do sq existem variáveis que levam a um mesmo objetivo O prazer de ouvir música com o maior realismo possível.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então apala é ai que entra os níveis de sq,como entrada,intermediário e avançado,buscando a maior imersão possível dentro dessas categorias.Haja vista que a IASCA estipula como limite para suas categorias os valores empregados nos projetos,e até mesmo a origem dos equipamentos,por isso dentro do sq existem variáveis que levam a um mesmo objetivo O prazer de ouvir música com o maior realismo possível.

Então talvez esse seja o caminho, porém, sem segregar nível, e sim incluindo todos que estiverem preocupados com os item que forem elencados.

Aquele que começa aprimorando um sistema oem de carro popular, poderá chegar a qualquer nível de set, e terá assuntos pertinentes desde que se preocupe com todos os itens para um som fiel.

Dá mesma forma que alguém que tenha um set refinado, e que implemente sem respeitar as diretrizes, não terá um som fiel.

 

Vamos dizer que seria mais produtivo discutir os parâmetros, do que o preço ou a marca, esse é o conhecimento que difundido pode mudar o mercado nacional.

Gosto é pessoal, parâmetros são universais.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som de qualidade tem de ser o conjunto da obra, não é som equipamentos, e nem tão pouco as musicas que se ouve,

 

Tem a instalação, ajustes, posição dos falantes,

 

As musicas na sua maioria utilizam instrumentos musicais o que com um sistema acertado nos mostra onde cada instrumento que esta sendo executado esta

Se o cantor(a) esta ao centro se ele se move durante a execução esta seria a parte de palco o posicionamento ja seria a profundidade e largura de palco

onde com facilidade se nota onde esta ex. a bateria, o violão, uma flauta, etc, dando assim a formação de imagem que seria esta percepção 

 

Quando se chega nesse ponto, as diferença entre um sistema e outro se dão ao nível de acerto de cada carro, quanto mais fiel melhor,

 

Ninguém precisa ter um ouvido de RTA, mesmo porque RTA não diz se um sistema tem ou não qualidade, e sim se o sistema não tem vales, picos, fase, seu objetivo mesmo é identificar incorreções de instalação de forma que esta possam ser corrigidas deixando o RTA em uma linha Flat.

Editado por Reginaldocm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Som de qualidade tem de ser o conjunto da obra, não é som equipamentos, e nem tão pouco as musicas que se ouve,

 

Tem a instalação, ajustes, posição dos falantes,

 

As musicas na sua maioria utilizam instrumentos musicais o que com um sistema certado nos mostra onde cada instrumento que esta sendo executado esta

Se o cator(a) esta ao centro se ele se move durante a execução esta seria a parte de palco o posicionamento ja seria a profundidade e largura de palco

onde com facilidade se nota onde esta ex. a bateria, o violão, uma flauta, etc, dando assim a formação de imagem que seria esta percepção 

 

Quando se chega nesse ponto, as diferença entre um sistema e outro se dão ao nivel de acerto de cada carro, quanto mais fiel melhor,

 

Ninguém precisa ter um ouvido de RTA, mesmo porque RTA não diz se um sistema tem ou não qualidade, e sim se o sistema não tem vales, picos, fase, seu objetivo mesmo é identificar incorreções de instalação de forma que esta possam ser corrigidas deixando o RTA em uma linha Flat.

Fato :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O problema maior é qdo cada um "acha" tal coisa, e deixa de lado os conceitos do SQ.

SQ é um conceito, uma vertente de som automotivo, imagina assim, SPL sem sub, não dá né, pois é uma vertente, vc precisa de pressão sonora pra ter um SPL, vc não vê ninguém dizendo que tem um spl sem SUb forte. O mesmo se da no SQ, só que no SQ buscamos outras coisas, como vários outros users citaram, recriação de um palco, fidelidade no audio, etc.
 

Se não houver um parâmetro a ser seguido e buscado, vira zona, por isso tudo o que desemboca no Br da errado, pq cada um tenta fazer o parâmetro se enquadrar no que gosta ou no que pode, ao invés de SE enquadrar dentro dos parâmetros de tal vertente.

Ahhh, mas eu gosto assim e assado, ok, parabéns, seu som tem que agradar vc, mas nem por isso, vc pode chamar seu som de SQ se ele não se enquadra no conceito de SQ.

SQ é uma vertente do som automotivo, e deve-se respeitar os conceitos desta vertente.

Editado por Guto-Black belt
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que se vê aqui no fórum e em todo o Br, é que o pessoal se confunde entre som COM qualidade e som DE qualidade, SQ, é o segundo, é um segmento, é uma vertente, é uma categoria, tem regras e parâmetros a serem seguidos e almejados.

Acho que assim fica fácil de se entender.

Vc pode ter um som COM qualidade original, Um SPL COM qualidade, um trio COM qualidade, e inclusive vc pode ter um SQ péssimo e um SQ COM qualidade, mas tanto o SQ ruim qto o bom buscam alcançar alguns parâmetros. E caso vc tenha um som COM muita qualidade, mas não procura tais parâmetros que se pede no quality sound (vulgo SQ), vc não se enquadra na categoria SQ.

Acho que mais desenhado que isso é impossível.

 

Abs

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu já vejo de outra forma,pelo que notei nos vários posts,todos tem um pouco de razão,até por que quem frequenta essa área do fórum busca exatamente isso,um SQ,e é difícil dizer que tudo o que foi dito está em desacordo e apenas um post resumiria tudo,acredito que todos abordaram de ângulos diferentes a vertente SQ,cada um com suas particularidades e pontos de vista.Até por que se houvesse um padrão tão estreito do que seria SQ,acredito que  90% de nós que não se enquadraria,por isso que acredito em níveis de SQ,cumprindo os requisitos mínimos que a própria entidade que é responsável por promover eventos na área,estabelece como meta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje o que importa são RÓTULOS, todo mundo preocupado em falar bonito, com terminologias técnicas para parecer inteligente, tudo para que o dono do carro ou setup sejam aceitos no Country Club, mera bobagem!

 

Som de Qualidade, para alguns, tem significado de status, seja ele financeiro ou conhecimento técnico, não há fraternidade, não há humildade.

 

Muita gente atrela o conceito SQ com equipamentos caros, musicas entediantes e ser um mago da audiofilia, onde vc pode SIM, montar algo de boa qualidade, ouvir musicas empolgantes / divertidas e ser um eterno aprendiz da MÚSICA.

 

Som de qualidade é pesquisa, conhecimento, diversão, informação, ciência, lazer, saúde... tudo de benéfico que a MÚSICA pode oferecer.

 

O que o SQ deve ter como objetivo, é fazer com o que o ouvinte se emocione, se envolva e sinta a MÚSICA, independente do gosto musical, equipamentos, instalação e etc...

 

Afinal, o objetivo é um só... MÚSICA!

 

 

:legal:

  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas qual a diferença do HI-FI para o SQ, pois no meu ponto de vista, os dois buscam a mesma coisa, se estou falando bobagem me corrijam, e o resto como trio e SPL, não precisa entender nada de som para saber a diferença!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas qual a diferença do HI-FI para o SQ, pois no meu ponto de vista, os dois buscam a mesma coisa, se estou falando bobagem me corrijam, e o resto como trio e SPL, não precisa entender nada de som para saber a diferença!!

Acho que vc chegou no ponto chave!

 

Pra mim a diferença é o investimento. O sq seria um mini hi fi, custo x beneficio. Tem muita gente confundindo hi fi com sq, principalmente a galera que tem dimdim.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que vc chegou no ponto chave!

 

Pra mim a diferença é o investimento. O sq seria um mini hi fi, custo x beneficio. Tem muita gente confundindo hi fi com sq, principalmente a galera que tem dimdim.

 

Amigo vc continua perdido,

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo vc continua perdido,

Traga-nos pra luz lord

Estamos te lendo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hoje o que importa são RÓTULOS, todo mundo preocupado em falar bonito, com terminologias técnicas para parecer inteligente, tudo para que o dono do carro ou setup sejam aceitos no Country Club, mera bobagem!

 

Som de Qualidade, para alguns, tem significado de status, seja ele financeiro ou conhecimento técnico, não há fraternidade, não há humildade.

 

Muita gente atrela o conceito SQ com equipamentos caros, musicas entediantes e ser um mago da audiofilia, onde vc pode SIM, montar algo de boa qualidade, ouvir musicas empolgantes / divertidas e ser um eterno aprendiz da MÚSICA.

 

Som de qualidade é pesquisa, conhecimento, diversão, informação, ciência, lazer, saúde... tudo de benéfico que a MÚSICA pode oferecer.

 

O que o SQ deve ter como objetivo, é fazer com o que o ouvinte se emocione, se envolva e sinta a MÚSICA, independente do gosto musical, equipamentos, instalação e etc...

 

Afinal, o objetivo é um só... MÚSICA!

 

 

:legal:

Sábias palavras, principalmente o primeiro parágrafo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Que tal adicionarmos as opiniões em uma lista e ir aglutinando?

Vamos tentar adicionar objetivos o menos subjetivos possível.

 

Exemplo:

 

- range de frequência abrangente (20hz a 20khz), reproduzindo todo espectro audível da forma mais plana possivel.

 

- preocupação com a acústica do veículo, buscando a criação de um palco sonoro capaz de organizar todos os elementos da música.

 

- instalações elétricas e mecânicas dimensionadas (mais seguras e observando algumas normas nacionais e internacionais), tanto para segurança, quanto para evitar interferências e distorções.

 

Usem está lista, adicionando ou retirando itens já englobados.

 

Criem novas listas se necessário.

Vamos tentar ver ao final qual teria mais aceitação.

 

Por favor galera, sem ofensas pessoais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...