Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
deleted

2º SQ - Preciso de opiniões

Recommended Posts

Prezados, bom dia!

 

Estou em vistas de construir meu 2º set de SQ, para um carro hatch. Como premissas do projeto, estão a minha limitação financeira de 3500 reais sem contar instalação e cabos, e a necessidade de a amperagem máxima do conjunto ficar abaixo de 40A. Após muitas pesquisas, cheguei nos seguintes equipamentos:

 

 

1 - HU: Kenwood Excelon X998 – 1500,00

2 - Amplificador Stereo: SoundDigital SD400.4D EVO (4 X 50W RMS a 4 ohms) – 330,00

3 - Kit 2 vias: Focal Performance PS165 (com crossovers dedicados para twetters e mids) ligados em biamp. – 1100,00

4 - Subwoofer: Audiophonic Sensation S1-10S2 200W RMS a 2 ohms – 290,00

5 - Amplificador Mono: SoundDigital SD250.1D (1 X 250W RMS a 2 ohms) – 190,00

 

Total: 3.410,00

 

Não estou considerando fazer tratamento das portas. É estritamente necessário? Mesmo não tendo costume de ouvir em altos volumes, vale a pena? E o que acham dos equipamentos? Agradeço antecipadamente as opiniões.

 

Sds.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas,

 

Primeiro acho desnecessário restringir o consumo a 40a, a não ser que o projeto seja para ficar tocando com carro desligado. A bateria é medida pela capacidade de fornecer determinada amperagem por hora, ou seja, uma bateria de 40 amperes poderia fornecer essa amperagem por 1 hora, depois disso começa a cair.

Com o carro ligado, o alternador suprirá a demanda. Cheque a capacidade do seu alternador.

 

Acho ainda que o amp estéreo está abaixo do seus equipamentos. Sugiro um amp AB.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por esse valor do kit nao consegue pegar um v30?

 

A diferença do tratamento vai depender muito da porta. Se a porta ja for bem vedada vai mudar pouco, se for muito aberta muda bastante. Mas é algo que voce pode fazer mais pra frente sem problemas, alem de nao custar caro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem preconceito com usados?

Um Alpine velho baixaria o custo geral do projeto pra comprar um ótimo amp pro Kit?(prefiro ao som dos Kenwood, tenho um 7977 tocando e um 9855 guardado)

Por esse preço arranja Kits 2 vias melhores (lembrando que posicionamento é primordial!)

EU partiria pra um pezinho, pois um bom posicionamento é 50% mudança na qualidade. Se já é o 2º SQ, vai notar muita diferença, ficará felizão e pentelhará eternamente os outros pra fazer o mesmo, assim como sempre faço.

Pouca potência pro sub? JL W0-4 é o que tá no meu carro atualmente em função do ótimo som e pouca potência

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boas,

 

Primeiro acho desnecessário restringir o consumo a 40a, a não ser que o projeto seja para ficar tocando com carro desligado. A bateria é medida pela capacidade de fornecer determinada amperagem por hora, ou seja, uma bateria de 40 amperes poderia fornecer essa amperagem por 1 hora, depois disso começa a cair.

Com o carro ligado, o alternador suprirá a demanda. Cheque a capacidade do seu alternador.

 

Acho ainda que o amp estéreo está abaixo do seus equipamentos. Sugiro um amp AB.

 

Boa tarde a todos. Primeiramente, obrigado pelas opiniões.

 

Apalareti, quanto à amperagem,  a limitação que coloco é para que não seja preciso instalação de bateria adicional e que haja um tempinho razoável para utilização do som com carro desligado. Considero meia hora, por precaução. Por isso os 40 amperes, já que a bateria do meu carro tem 50A. E também para não necessitar de cabos com bitolas muito grandes. São detalhes que eu gosto de preservar.

Quanto ao amplificador, tenho um AB antigo, da Kenwood (KAC 746), e estava achando que já era hora de experimentar um digital estéreo da nova geração. Será que vou sair perdendo muito?

Outra coisa: Estou considerando que 50W RMS pro tweeter e 50W RMS pro Mid será suficiente (dois canais do sd400.4d evo para cada kit). Estou correto?

 

 

Por esse valor do kit nao consegue pegar um v30?

 

A diferença do tratamento vai depender muito da porta. Se a porta ja for bem vedada vai mudar pouco, se for muito aberta muda bastante. Mas é algo que voce pode fazer mais pra frente sem problemas, alem de nao custar caro.

 

Bordini, o V30 ainda não achei aqui no Brasil. Não é meio difícil de achar? E não seria pra lá de 2000 só o kit??

 

Já estava pensando desse jeito mesmo. O tratamento da porta vou deixar pra depois, se for preciso. :legal:

 

 

Tem preconceito com usados?

Um Alpine velho baixaria o custo geral do projeto pra comprar um ótimo amp pro Kit?(prefiro ao som dos Kenwood, tenho um 7977 tocando e um 9855 guardado)

Por esse preço arranja Kits 2 vias melhores (lembrando que posicionamento é primordial!)

EU partiria pra um pezinho, pois um bom posicionamento é 50% mudança na qualidade. Se já é o 2º SQ, vai notar muita diferença, ficará felizão e pentelhará eternamente os outros pra fazer o mesmo, assim como sempre faço.

Pouca potência pro sub? JL W0-4 é o que tá no meu carro atualmente em função do ótimo som e pouca potência

 

SQ de pobre, não tenho preconceito, mas acho muito grana pra dar em um item usado, sem garantia. Há algum alpine com TA, 3way, HP, LP, etc fácil de achar no Brasil?

Qual kit 2 vias melhor e comprável no Brasil você recomenda?

Quanto ao pezinho, tenho preferência por utilizar os locais originais do carro. Coisa de véio, sabe?

A potência do sub que to planejando é 250W, e o sub de 200W. Daria um headroom ou ainda é pouco? Fico receoso de queimar o sub botando potência demais...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra local original 165V30 pois o tweeter sobra e o mid é forte mesmo.Acha novo por uns R$1200. Nunca ouvi esse ps165, o V30 quase comprei.

Meu 7977 foram pagos 270 reais com frete no Mercado Livre, sem cinta, controle e com botão de volume levemente descascado! veio pra ser reserva e nunca mais saiu do painel...tem outras marcas com cortes, TA e 3way tão boas quanto, só com assinaturas sônicas diferentes.

Produtos diferenciados, quase sempre, são usados por pessoas diferenciadas que priorizam o cuidado dos mesmos. Por isso muitas vezes aposto nisso e sabe, quanto maior a aposta, maior o lucro! Até hoje só me ferrei com os correios dando sumiço em minhas coisas...

W0 antigo toca é 150W RMS. Também tinha esse receio, mas após alguns testes tu estabelece um limite de volume e não vai ter problemas.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra local original 165V30 pois o tweeter sobra e o mid é forte mesmo.Acha novo por uns R$1200. Nunca ouvi esse ps165, o V30 quase comprei.

Meu 7977 foram pagos 270 reais com frete no Mercado Livre, sem cinta, controle e com botão de volume levemente descascado! veio pra ser reserva e nunca mais saiu do painel...tem outras marcas com cortes, TA e 3way tão boas quanto, só com assinaturas sônicas diferentes.

Produtos diferenciados, quase sempre, são usados por pessoas diferenciadas que priorizam o cuidado dos mesmos. Por isso muitas vezes aposto nisso e sabe, quanto maior a aposta, maior o lucro! Até hoje só me ferrei com os correios dando sumiço em minhas coisas...

W0 antigo toca é 150W RMS. Também tinha esse receio, mas após alguns testes tu estabelece um limite de volume e não vai ter problemas.

 

Abraço

 

SQ de pobre, uma questão sobre os kits, é a seguinte:

 

Embora o Ps165 seja inferior em qualidade ao V30, ele possui a possibilidade de biamp utilizando os crossovers que já vem no conjunto (1 crossover para o tweeter, e outro crossover para o mid). O V30 não tem isso.

 

O que pesa mais? Essa possbilidade de biamp com os crossovers ou a melhor qualidade nativa do v30?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU apostaria no bi-amp.

Melhora o TA e a harmonia do som, dependendo menos de equalizacao.

 

Mas seu player custa 1500 e nao possui cortes ativos (3-way)??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

EU apostaria no bi-amp.

Melhora o TA e a harmonia do som, dependendo menos de equalizacao.

 

Mas seu player custa 1500 e nao possui cortes ativos (3-way)??

 

Bordini, tem 3 way sim... Aí pode ser uma ignorância minha, que gostaria que os amigos me elucidassem: o player tendo 3 way, tanto faz o kit ter possibilidade de biamp ou não? Considerando que o player tem 3 way, o que eu posso concluir? Isso aí está meio obscuro pra mim... Desculpem a ignorância!

 

Atualização do post: Procurei a informação aqui mesmo no fórum e acho que entendi. O HU tendo o 3way, eu posso abrir mão (não instalar) os crossovers que acompanham o kit 2 vias. Aí tanto faria ser o ps 165 ou o v30,  pois controlaria tudo do player. Entendi certo?

Editado por awdwestin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bordini, tem 3 way sim... Aí pode ser uma ignorância minha, que gostaria que os amigos me elucidassem: o player tendo 3 way, tanto faz o kit ter possibilidade de biamp ou não? Considerando que o player tem 3 way, o que eu posso concluir? Isso aí está meio obscuro pra mim... Desculpem a ignorância!

Sim, tanto faz se o kit aceita ou nao bi-amp, pois quem manda nisso é o crossover. Se o player tem 3 way, significa q voce pode instalar o kit SEM o crossover.

 

O player vai fazer o papel do crossover, efetuando os cortes de frequencia que o crossover faria.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, depois dessas dicas valiosas, e de mais algumas horas de pesquisas, mudei algumas coisas no set, que teoricamente aumentaram (ou na pior das hipóteses mantiveram) a qualidade e baixaram bastante o custo. Agora está assim:

 

1 - HU: Media Receiver Pioneer Mvh-x588bt (TA, 3 way, e tudo mais) - 588,00

2 - Amplificador Stereo: SoundDigital SD800.4D Evolution (4 X 140W RMS a 4 ohms) – 409,00

3 - Kit 2 vias: Morel Maximo 6 ligados em biamp. (90W RMS mid e 80W RMS tweeter a 4 ohms) – 864,00

4 - Subwoofer: Audiophonic Sensation S1-10S4 (200W RMS a 4 ohms) – 299,00

5 - Amplificador Mono: SoundDigital SD400.1D (1 X 320W RMS a 4 ohms) – 250,00

 

Total: 2.410,00

 

To no caminho certo? Já abri mão dos 40A de limite e já passei pra 60A...

Editado por awdwestin

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 - HU: Media Receiver Pioneer Mvh-x588bt (TA, 3 way, e tudo mais) - 588,00

 

O DEH-X7880BT estava na promoção por 395,00 a vista nas americanas.

faz tudo o que o X588 faz e também toca CD.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha Sugestão

 

 

1 - HU: Media Receiver Alpine (TA, 3 way, e tudo mais) - 350 a 700 Mercado Livre

2 - Amplificador Stereo: Rockford Fosgate Punch (400.4 e 200a4) – 1000,00 Mercado Livre

3 - Kit 2 vias: Morel Tempo 6 ligados em biamp. (90W RMS mid e 80W RMS tweeter a 4 ohms) – 800,00 classificados do forum

4 - Subwoofer: JL Audio 10W0V3 (200W RMS a 4 ohms) – 480,00 Classificados do Forum

 

total R$ 2630,00 no caso da Hu mais barato a R$ 2980,00 na HU mais cara 

Veja que não fugiu muito do ultimo valor que você postou e mais abaixo do primeiro valor que você postou 

Sendo que são equipamentos superiores 

Editado por Reginaldocm
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho que agora já estou balizado o suficiente para a definição.

 

smx tem razão. Se o x7880bt é idêntico ao x588bt, mas ainda toca CD e é mais barato, não há razão para não escolhê-lo.

Reginaldocm, aceitei sua sugestão do amplificador e do subwoofer. Então ficou assim:

 

1 - HU: CD Player Pioneer DEH-x7880bt (TA, 3 way, e tudo mais) - 450,00 na Americanas.com

2 - Amplificador Stereo: Rockford Fosgate T400-4 (4 X 60W RMS a 4 ohms) – 1050,00 na R2Audio

3 - Kit 2 vias: Morel Maximo 6 em biamp. – 864,00 (vou ficar com ele mesmo por causa da menor demanda de potência em relação ao Morel Tempo)

4 - Subwoofer: JL Audio 10W0V3 (75 a 300 RMS a 4 ohms) – 761,00

5 - Amplificador Mono: SoundDigital SD250.1D (1 X 250W RMS a 4 ohms) – 188,00

 

Total: 3.313,00

 

E a amperagem (musical) ainda ficou em 41A. Bão demais!

 

Agora acho que não precisa mexer mais, ou precisa? Obrigado a todos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Honestamente eu não deixaria de usar uma 200a4 Rockford Fosgate para usar um SD, 250.1 jamais, a diferença é brutal mesmo sendo um amp usado 

acredito que o retorno em qualidade seja muito melhor que com o SD, mas em fim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um punch old school 200.2 para tocar meu sub.

 

Já utilizei sd250.2, SD 400.1, sd600.1 para sub, nenhum se equipara a esse old school que me custo R$ 170,00 lacrado.

Haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Honestamente eu não deixaria de usar uma 200a4 Rockford Fosgate para usar um SD, 250.1 jamais, a diferença é brutal mesmo sendo um amp usado 

acredito que o retorno em qualidade seja muito melhor que com o SD, mas em fim

 

Esse 200a4 não entrega 100W na bridge? Seria o suficiente pra tocar um sub de 200W?

 

Uso um punch old school 200.2 para tocar meu sub.

 

Já utilizei sd250.2, SD 400.1, sd600.1 para sub, nenhum se equipara a esse old school que me custo R$ 170,00 lacrado.

Haha

 

Eu tenho um Precision Power PC650 dos Power Class antigos tocando absurdo meu kit e meu sub. Quando partir pro 3way vou procurar um Punch destes pra tocar o sub.

Meu PPI é 6 canais mas tem apenas 4 entradas RCA. Fiquei fã dos old school também.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pesando em um set bacana de baixo custo eu pensaria nesses Fosgate as linhas DSM ou Trasn ana se achar umas com ficha teste ai sim, via de regra estes amps sempre mandam muito mais potencia que o declaro tipo uns 30% mais 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse 200a4 não entrega 100W na bridge? Seria o suficiente pra tocar um sub de 200W?

 

 

Eu tenho um Precision Power PC650 dos Power Class antigos tocando absurdo meu kit e meu sub. Quando partir pro 3way vou procurar um Punch destes pra tocar o sub.

Meu PPI é 6 canais mas tem apenas 4 entradas RCA. Fiquei fã dos old school também.

 

Tinha um dat pr4160, troquei por um SD400.4 evo bi amplificando o Kit e pro sub esse punch 200.2. Que puta diferença. Mas como fiquei fã dos old school mais pra frente pretendo trocar o SD por um old school. haha

 

Alguns meses atrás apareceu um precision power aqui para mim, por 145 conto, mas estava bem gasto e eu não conhecia a marca. Puta arrependimento viu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Honestamente eu não deixaria de usar uma 200a4 Rockford Fosgate para usar um SD, 250.1 jamais, a diferença é brutal mesmo sendo um amp usado 

acredito que o retorno em qualidade seja muito melhor que com o SD, mas em fim

Reginaldocm,

 

Minha vó sempre dizia, manda quem pode e obedece quem tem juízo... E eu tenho bastante juízo! Então, vou ouvir a voz da sua experiência.

Só que quero um amplificador mono novo. Qual você indicaria/compraria no Brasil para empurrar um sub de 200W a 4 ohms, por até 700 conto?

 

Grato e abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu buscaria um modelo importado aos nacionais tem muita coisa boa, mas outro ponto seria o casamento com seu estereo para ficar estético 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha Sugestão

 

1 - HU: Media Receiver Alpine (TA, 3 way, e tudo mais) - 350 a 700 Mercado Livre

2 - Amplificador Stereo: Rockford Fosgate Punch (400.4 e 200a4) – 1000,00 Mercado Livre

3 - Kit 2 vias: Morel Tempo 6 ligados em biamp. (90W RMS mid e 80W RMS tweeter a 4 ohms) – 800,00 classificados do forum

4 - Subwoofer: JL Audio 10W0V3 (200W RMS a 4 ohms) – 480,00 Classificados do Forum

total R$ 2630,00 no caso da Hu mais barato a R$ 2980,00 na HU mais cara

Veja que não fugiu muito do ultimo valor que você postou e mais abaixo do primeiro valor que você postou

Sendo que são equipamentos superiores

Fiquei curioso nesse mesia receiver alpine...qual seria o modeloo?? Procurei e so achei um top de 1.300 e um outro zuadimm d 200real...manda p modelo ai p eu da uma olhada, interessante o valor..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos. Primeiramente, obrigado pelas opiniões.

 

Apalareti, quanto à amperagem,  a limitação que coloco é para que não seja preciso instalação de bateria adicional e que haja um tempinho razoável para utilização do som com carro desligado. Considero meia hora, por precaução. Por isso os 40 amperes, já que a bateria do meu carro tem 50A.

Tem uns equívocos aqui.

Estas especificações 40, 50 etc são referentes às capacidades de armazenamento de Carga da Bateria e estão em unidades de Ampere X Hora (Ah) e NÃO em Ampere.

A unidade de Ampere é uma medida de corrente. Corrente é Carga Elétrica dividida por Tempo, ou (Carga/Tempo). Então, Ampere X Hora, que é o que está escrito na bateria, equivale à unidade de Carga Elétrica.

Pois, Ampere X Hora = Carga/Tempo X Tempo = Carga

 

A Carga, de 40 Ah é diferente da corrente máxima de pico que a bateria fornece. Na verdade a informação de carga (em Ampere Hora, Ah) serve para ter uma ideia do quanto de energia ela armazena.

Quanto maior a carga que ela armazena mais tempo leva para descarregar.

Não dá para dizer que pode deixar o som ligado por meia hora consumindo 40 Amperes. Dependendo do volume em pouco tempo ligado a tensão da bateria pode cair para um valor suficientemente baixo para o carro não conseguir dar a partida. Se tiver um voltímetro no carro poderá acompanhar a queda de tensão.

Eu por exemplo, pra ouvir o som sempre ligo o carro antes.

Achei interessante comentar pois acho que a maioria das pessoas não sabem o que significam estes números.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...