Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Joc@

[Dúvidas] Primeiro Projeto!

Recommended Posts

Olá senhores,

 

Vou montar um som daqui a 1 mês ou 2 no máximo, e gostaria da opinião e ajuda de todos. O projeto é um som Interno SQPL com bom Custo x Benefíco, sem nada de muito caro. O carro é Sedan (Marea).

 

- Player: No momento estou decidido para o x588bt

Estava na dúvida entre os seguintes Media Receivers da Pioneer:

MVH-078UB  (Já  tenho)  1 saida RCA, 5 bandas de EQ,
MVH-X288FD    R$380    2 saidas RCA, 5 bandas de EQ, 4x saídas amplificadas de 40rms
MVH-X588BT    R$ 530   3 saidas RCA, 13 bandas de EQ.
 

- Módulo:

CLASSE AB: Hurricane 650.4 pra tocar o som todo (creio que tem em torno de 800rms)

OU

CLASSE D: Soundigital sd800.4d para tocar o som todo (creio que tem em torno de 900rms)

 

 

- Falantes:

-Subwoofer: Bomber Upgrade "12 350rms.

Estava em dúvida entre ele e Pioneer 311 12" 400rms, porém estou mais para o Upgrade pelo som mais agradável. Já está praticamente decidido.

-Kit 2 vias:

jbl gx600c 6" 70rms cada a 2ohm

ou

Audiophonic club 6.3 80rms cada a 4ohm

 

- Alimentação: Bateria de 60ah do próprio carro + Mega capacitor de 2 farad.

 

Obs.: Não comprei nada ainda, vou começar a montar no final de agosto.

 

Fiquem a vontade para opinar em qualquer coisa do projeto.

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá por partes.

1-Se vc for usar amplificador com conexão rca a potencia de saida amplificada pouco importará,e te digo mais embora esse não seja o caso,nos aparelhos de ponta alguns nem tem saida amplificada,e outros como alguns alpine tem a possibilidade de desligar o amp interno consumindo menos energia e melhorando significativamente a qualidade

2-teoricamente sim,pois a pioneer provavelmente usa um chip processador de audio superior nesse modelo,não sei te dizer até que ponto isso trará melhorias,mas não se iluda com equalizadores de varias bandas,se vc usar alto falantes de qualidade,ele chega a ser quase dispensavel talvez se use tres ou quatro pontos de eq,na minha opinião é muito mais interessante um parametrico de 5 bandas com possibilidades de ajuste mais precisos com largura de banda do que um com 13 bandas com ajuste fixo.

3-sim um kit é mais que o suficiente pra acompanhar seu sub,um ajuste pra ter equilibrio nas frequencias tornará o som agradavel.A posição em que os 6x9 são montados não favorece em nada a qualidade do audio,na verdade só causa reflexoes no vidro traseiro e deixa o som bem cornetado.

 E mais um detalhe,não se iluda tb com sub em carro sedan,boa parte da qualidade do sub morre no porta malas,a menos que vc faça algo para o som entrar na cabine de forma direta,do contrário é  bem pssível que vire uma massa de frequencias baixas antes de alcançar seus ouvidos.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá por partes.

1-Se vc for usar amplificador com conexão rca a potencia de saida amplificada pouco importará,e te digo mais embora esse não seja o caso,nos aparelhos de ponta alguns nem tem saida amplificada,e outros como alguns alpine tem a possibilidade de desligar o amp interno consumindo menos energia e melhorando significativamente a qualidade

2-teoricamente sim,pois a pioneer provavelmente usa um chip processador de audio superior nesse modelo,não sei te dizer até que ponto isso trará melhorias,mas não se iluda com equalizadores de varias bandas,se vc usar alto falantes de qualidade,ele chega a ser quase dispensavel talvez se use tres ou quatro pontos de eq,na minha opinião é muito mais interessante um parametrico de 5 bandas com possibilidades de ajuste mais precisos com largura de banda do que um com 13 bandas com ajuste fixo.

3-sim um kit é mais que o suficiente pra acompanhar seu sub,um ajuste pra ter equilibrio nas frequencias tornará o som agradavel.A posição em que os 6x9 são montados não favorece em nada a qualidade do audio,na verdade só causa reflexoes no vidro traseiro e deixa o som bem cornetado.

E mais um detalhe,não se iluda tb com sub em carro sedan,boa parte da qualidade do sub morre no porta malas,a menos que vc faça algo para o som entrar na cabine de forma direta,do contrário é bem pssível que vire uma massa de frequencias baixas antes de alcançar seus ouvidos.

Para complementar a dica do Rafa, ao invés de falantes no tampão, deixe vazado para facilitar a entrada do grave.

Mega capacitor é um assunto controverso, prefira não usar nesse momento, e com a grana dele opte por mais um sub upgrade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vamos lá por partes.

1-Se vc for usar amplificador com conexão rca a potencia de saida amplificada pouco importará,e te digo mais embora esse não seja o caso,nos aparelhos de ponta alguns nem tem saida amplificada,e outros como alguns alpine tem a possibilidade de desligar o amp interno consumindo menos energia e melhorando significativamente a qualidade

2-teoricamente sim,pois a pioneer provavelmente usa um chip processador de audio superior nesse modelo,não sei te dizer até que ponto isso trará melhorias,mas não se iluda com equalizadores de varias bandas,se vc usar alto falantes de qualidade,ele chega a ser quase dispensavel talvez se use tres ou quatro pontos de eq,na minha opinião é muito mais interessante um parametrico de 5 bandas com possibilidades de ajuste mais precisos com largura de banda do que um com 13 bandas com ajuste fixo.

3-sim um kit é mais que o suficiente pra acompanhar seu sub,um ajuste pra ter equilibrio nas frequencias tornará o som agradavel.A posição em que os 6x9 são montados não favorece em nada a qualidade do audio,na verdade só causa reflexoes no vidro traseiro e deixa o som bem cornetado.

 E mais um detalhe,não se iluda tb com sub em carro sedan,boa parte da qualidade do sub morre no porta malas,a menos que vc faça algo para o som entrar na cabine de forma direta,do contrário é  bem pssível que vire uma massa de frequencias baixas antes de alcançar seus ouvidos.

 

 

Para complementar a dica do Rafa, ao invés de falantes no tampão, deixe vazado para facilitar a entrada do grave.

Mega capacitor é um assunto controverso, prefira não usar nesse momento, e com a grana dele opte por mais um sub upgrade.

 

Saquei.

 

No caso o Megacapacitor entrou pq não pretendo aumentar a bateria original que é de 60ah.

 

1.Então vou fazer um recorte de fora a fora (gigante) no tampão. Será que vai chegar próximo a um hatch em questão de sonorização?

 

2.Caso eu coloque 2 upgrade no Hurricane 650.4 + tampão BEM recortado + sd250.2d para o kit 2 vias (o que é pouco provável por causa da $$$ curta), não vai ficar muito grave pra pouco médio e agudo?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahaha, com dois subs e o furo dos falantes acho que é suficiente. Só rasgue se achar pouco.

Em sedã acho um sub pouco, e dois suficientes. Se achar que sobrou grave, melhor, é só ajustar o ganho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Hahahaha, com dois subs e o furo dos falantes acho que é suficiente. Só rasgue se achar pouco.

Em sedã acho um sub pouco, e dois suficientes. Se achar que sobrou grave, melhor, é só ajustar o ganho.

 

Saquei. Vou manter 1 sub por enquanto, e depois aumento por causa do $$$$, só acrescentar 1 módulo e 1 sub.

 

Agora deixa eu te perguntar,

 

O que acham de substituir o Hurricane H1 650.4 por dois Taramps TS 400 no intuito de economizar energia, já que o Taramps é digital?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Saquei. Vou manter 1 sub por enquanto, e depois aumento por causa do $$$$, só acrescentar 1 módulo e 1 sub.

 

Agora deixa eu te perguntar,

 

O que acham de substituir o Hurricane H1 650.4 por dois Taramps TS 400 no intuito de economizar energia, já que o Taramps é digital?

Dois ts 400? Por que não uma TS800.4 compact ou sd 800.4 Evo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Malandro, se esse hurricane der 600rms vai ser muito, passo da hora de alguem processar a hurricane por propaganda enganosa, pqp! Hoje nem os xingling mentem tanto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Malandro, se esse hurricane der 600rms vai ser muito, passo da hora de alguem processar a hurricane por propaganda enganosa, pqp! Hoje nem os xingling mentem tanto.

Dizem, diiiiiiiizem que os digitais de ultima geração ta dando pro gasto. mesmo assim não chegam perto da potencia real! kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pq não parte pra sd 800.4 evo?

Recomendo também, ainda sai mais barato que puxar pra dois amps

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Malandro, se esse hurricane der 600rms vai ser muito, passo da hora de alguem processar a hurricane por propaganda enganosa, pqp! Hoje nem os xingling mentem tanto.

 

Diego, acho que não é tão pouco assim, veja o teste feito pelo próprio Autoforum, Hurricane x Soundigital:

 

Hurricane HA 4.120 Bridge 4 ohms

Tensão de entrada=13,86v

Tensão de saída=25v

Potência total=156,25wrms @ 13,86v

Declarada pelo fabricante=240wrms @ prováveis 14,4v

1 Canal 2 ohms

Tensão de Entrada=14,02v

Tensão de Saída=14v

Potência total=98wrms @ 14,02v

Declarada pelo fabricante=120wrms @ prováveis 14,4v

 

SounDigital SD1000.1D 4ohms

Tensão de entrada=12,88v

Tensão de saída=57,5v

Potência total=826,5625wrms @ 12,88v

Declarado pelo fabricante=1000wrms @ 12,6v

 

Segundo o teste, o H1 650.4 no bridge deu (da potencia declarada) 65% e 81% em 1 canal, tendo o Soundigital SD1000.1 82% em 1 canal (praticante iguais, não tem bridge pq o módulo é mono canal). Se o h1 650.4 seguir o mesmo exemplo do ha 4.120, vai ter 845w RMS no bridge e 1690rms no total. Sendo bastante pessimista, vamos supor que o H1 650.4 é mais mentiroso que o ha 4.120 e tem 500w RMS no bridge e 1000w RMS no total (38% do declarado), eu acho que dá e sobra pra este projeto.

 

Dizem, diiiiiiiizem que os digitais de ultima geração ta dando pro gasto. mesmo assim não chegam perto da potencia real! kkkkk

 

Então meus camaradas, acredito que o H1 650.4 vai ter um pouco mais de potência do que o sd800.4d Evo (1000rms x 650rms estimados), porém vai consumir cerca de 80% menos de energia (quase a metade). Ou estou errado? Será que vale a pena um pouco menos de potência mas economizar um bocado de energia?

 

EDIT: Hurricane H1 650.4 tem 3x Fusiveis de 30ah cada, ou seja, aparenta ter aproximadamente 1000rms.

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso ai pra mim não quer dizer nada. É legal fazer os testes e tudo, mas amplificador tem que tocar musica e não sinal senoidal medido por alguns segundos (ou menos). Um amplificador que já começa fornecendo 65%,80% do declarado com uma senoide em uma resistência fixa pra mim não é algo que eu compraria. Esse teste dos SD é antigo, não é do modelo novo.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, isso ai pra mim não quer dizer nada. É legal fazer os testes e tudo, mas amplificador tem que tocar musica e não sinal senoidal medido por alguns segundos (ou menos). Um amplificador que já começa fornecendo 65%,80% do declarado com uma senoide em uma resistência fixa pra mim não é algo que eu compraria. Esse teste dos SD é antigo, não é do modelo novo.

 

Obrigado, realmente, olhei uns testes, o sd800 está dando exatamente o declarado. Estou indeciso quando ao módulo, vou esperar mais opiniões.

 

Tem algum outro módulo em mente até R$500,00 reais que supere estes dois?

 

E quanto aos players? O 588fd (588bt e não fd) realmente é o melhor das opções até R$600?

 

E os falantes, mais alguma sugestão?

 

Obs.: primeiro post atualizado.

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O sd800.4 é um puta custo beneficio, na minha opinião. Tem por 300 reais em são paulo, no mercado livre se acha por 320~350, toca relativamente bem. Veja bem, custo x beneficio, pensando num SPL. Qualidade de audio não tive como testar muito a fundo, mas me soou um pouco artificial (mas é melhor que o sd250 antigo pelo menos), mas força ele tinha. 

Gastando um pouco mais de 500, tendo que ser novo e vendo nosso mercado e respeitando a opinião de alguns usuarios aqui do forum, eu pegaria um sd400.4 evo pro duas vias e um amplificador mono para o subwoofer. Usaria um player que pelo menos faça cortes hpf e lpf nas saidas rca separadas, um equalizador com varias bandas vai bem tambem.
Eu sou a favor de comprar usado, testando e vendo o produto antes de fechar, não tem erro. Com 500 reais da pra comprar coisa boa, melhor que as opções de comprar algo novo nessa faixa. Mas tem que pesquisar e ter paciencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado, realmente, olhei uns testes, o sd800 está dando exatamente o declarado. Estou indeciso quando ao módulo, vou esperar mais opiniões.

 

Tem algum outro módulo em mente até R$500,00 reais que supere estes dois?

 

E quanto aos players? O 588fd realmente é o melhor das opções até R$600?

 

E os falantes, mais alguma sugestão?

 

Obs.: primeiro post atualizado.

588fd é 370,00 no mercado livre. Novo lacrado! Ótimo! Eu indico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador na faixa de R$ 500,00, tem um DAT ex4 nos classificados se não me engano tá R$550,00.

 

Na minha opinião, é melhor do que o Sd800.4 e o hurricane

Editado por Brucerodo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

588fd é 370,00 no mercado livre. Novo lacrado! Ótimo! Eu indico.

 

Estava falando do pioneer MVH-X588BT, sorry, postei errado. Achei ele por 470,00 reais no ML, foi o mais barato que ví.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amplificador na faixa de R$ 500,00, tem um DAT ex4 nos classificados se não me engano tá R$550,00.

 

Na minha opinião, é melhor do que o Sd800.4 e o hurricane

Realmente e por 550, ta com um preço bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 588bt faz 3 way e t.a. certamente é uma boa opção, se precisar cd player vi em outro tópico que o deh x7880bt é a versão com cd do mvh x588bt

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 588bt faz 3 way e t.a. certamente é uma boa opção, se precisar cd player vi em outro tópico que o deh x7880bt é a versão com cd do mvh x588bt

 

O que é t.a.? Existe algum 3 way que não passe os 500,00?

 

EDIT: Foi mal, agora que entendi o que vc falou. Achei que estava me sugerindo um kit 3 vias (que custa mil reais), t.a. é alinhamento de tempo. Não vou precisar de cd player. Obrigado pelas dicas.

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que é t.a.? Existe algum 3 way que não passe os 500,00?

 

EDIT: Foi mal, agora que entendi o que vc falou. Achei que estava me sugerindo um kit 3 vias (que custa mil reais), t.a. é alinhamento de tempo. Não vou precisar de cd player. Obrigado pelas dicas.

pense bem por que tem um com cd  mais em conta que o mvh,da uma pesquisada,que as vezes vale mais a pena.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá senhores,

 

Vou montar um som daqui a 1 mês ou 2 no máximo, e gostaria da opinião e ajuda de todos. O projeto é um som Interno SQPL com bom Custo x Benefíco, sem nada de muito caro. O carro é Sedan (Marea).

 

- Player: No momento estou decidido para o x588bt

Estou na dúvida entre os seguintes Media Receivers da Pioneer:

MVH-078UB  (Já  tenho)  1 saida RCA, 5 bandas de EQ,

MVH-X288FD    R$380    2 saidas RCA, 5 bandas de EQ, 4x saídas amplificadas de 40rms

MVH-X588BT    R$ 530   3 saidas RCA, 13 bandas de EQ.

 

- Módulo: No momento estou em dúvida.

CLASSE AB: Hurricane 650.4 pra tocar o som todo (creio que tem em torno de 900 a 1000rms)

CLASSE D: Soundigital sd800.4d para tocar o som todo (creio que tem em torno de 800 a 900rms)

 

 

- Falantes:

Subwoofer: Bomber Upgrade "12 350rms.

Estava em dúvida entre Upgrade e Pioneer 311 12" 400rms, porém estou mais para o Upgrade pelo som mais agradável. Já está praticamente decidido.

Kit 2 vias: jbl gx600c 6" 70rms cada.

 

- Alimentação: Bateria de 60ah e Mega capacitor de 2 farad.

 

Fiquem a vontade para opinar em qualquer coisa do projeto.

 

Se for de Media Receiver da Pioneer, opte pelo de 3 pares de RCA e equalizador de 13 bandas.

 

O SD800.4 é fortinho e tem boa qualidade sonora, o amplificador da Hurricane eu não conheço.

 

Quanto aos subs, o Pioneer 311 é para SPL somente, o Upgrade de 12" serve tanto para SPL ou SQPL, mas se quer um SQPL com um subzinho bom e barato, escolha o Bomber Upgrade de 10".

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew dudu,

 

Conversei com um amigo aqui, diz ele que já usou os dois módulos (sd800 e h1 650.4), segundo ele "o Hurricane é melhor e mais forte". Só que ele gasta muito mais energia. E agora?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valew dudu,

 

Conversei com um amigo aqui, diz ele que já usou os dois módulos (sd800 e h1 650.4), segundo ele "o Hurricane é melhor e mais forte". Só que ele gasta muito mais energia. E agora?

 

Pessoal, me tirem uma dúvida.

 

Supondo que o canal de um módulo trabalhe a 2ohms, se eu colocar ele a 1ohm vai forçar o dobro e esquentar o dobro (aproximadamente). Se eu diminuir o ganho pela metade, com a impedância a 1ohm, tocaria e forçaria igual a 2ohms com o dobro do ganho?

Editado por Joc@

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...