Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Eduardo Novaes

Boog Smartbox 8" - Defeito

Recommended Posts

Poderiam me ajudar com o  subwoofer boog (ACS-860P) ? É um subwoofer 8" com amplificador embutido, "Boog Smartbox 8". 

Estou com um sub desse aqui há algum tempo e por falta de tempo, acabei deixando encostado. 

Adquiri esse sub usado, porém ele estava com alguns problemas:

1º - Alguém já tinha "fuçado" na placa do amplificador e feito cag@da. Curto-circuitou o potenciômetro do ganho inutilizando o ganho, forçando o sistema a funcionar no ganho máximo o tempo todo.
2º - Havia um problema que causava falhas no funcionamento, do tipo "mal contato". Ao analisar, descobri que o TDA8563Q estava com um dos terminais quebrado rente ao corpo do CI. Provavelmente devido à vibração do dissipador que é aparafusado nele e não tem outro "apoio mecânico". Fica pendurado só no TDA.
3º - Um "soluço" no falante, mesmo sem entrada de áudio.

Na época, procurei em todas as eletrônicas da cidade e nenhuma tinha outro TDA desses. Teria que encomendar e esperar por cerca de 30 dias pra chegar, Mas encontrei o TDA8560Q, que é muito parecido com o TDA8563Q. 

Analisando os datasheet dos dois, vi que o TDA8560Q tem de diferente somente: SVRR (Supply voltage ripple rejection) à 0 ohm de 45dB contra 60dB do original. Tem também diferença no ganho: 41dB contra 27dB do original. E a Vno (noise output voltage) de 250uV contra 120uV. Demais parâmetros são idênticos.

Resolvi trocar o TDA, trocar o potenciômetro do ganho, refazer algumas soldas que estava muito feias e com sintoma de "solda fria". Fiz alguns testes com multímetro, montei de volta e coloquei pra tocar.

Resolveu os dois primeiros problemas mas isso não resolveu o 3º problema, que é o sub ficar "soluçando", mesmo sem entrada de áudio. 

Ele dá pulsos constantes no falante, (com e também sem áudio). Não é aterramento, pois refiz o aterramento. Depois liguei fora do carro, usando uma fonte externa, e o problema continuou. Tirei e testei praticamente todos os capacitores da placa (e substituí praticamente todos). E não resolveu o problema. 

Esse problema acontece tanto ligado no carro quanto ligado na bancada, com fonte externa.  E tanto com sinal de áudio, quanto sem. Observei também que ele não desliga, mesmo sem sinal no fio do remote.

Ele tem entrada de baixa impedância (via fios) e de alta impedância (RCA).
Essas entradas são direcionadas para um par de AoP (TL074CN), e de lá para as bases de dois BC546 e então para as entradas dos canais do TDA8563Q (amplificador com dois canais 40Wrms cada). Cada canal do TDA é então ligado à uma das bobinas do subwoofer de 8", bobina dupla.

Já troquei praticamente todos os capacitores da placa, refiz todas as solda (algumas estavam toscas). Faltou trocar o AoP e o indutor (parece um trafo pequeno mas não é) que tem na placa.

Não sei mais o que eu faço. Alguma sugestão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem analisar o circuito é difícil falar algo, mas poderias tentar trocar os bc. São bem baratos e o teste é válido.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...