Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

Line array

Recommended Posts

Galera, estou querendo montar um par de line array só com sub e full range.

Andei pesquisando por aqui e o único full que achei com bom preço são os eastech, os demais não encontro os parâmetros TS. O problema é que na simulação esses eastech sobem apenas a 2khz. Isso não é full range.

 

Achei 3 marcas que gostei, peerless tynphany, bang tang, e faidal. Ambos na faixa de 15 doletas.

 

Minha preferência são pelos de 3 polegadas.

Alguém tem sugestão de algum full range disponível no Brasil com bom preço?

 

No projeto estou pensando em usar algo entre 8 e 16 full.

 

Ainda nem pensei nos subs, mas vai ter que ser algo que chegue na casa dos 116 a 120 dbs para acompanhar os lines.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, estou querendo montar um par de line array só com sub e full range.

Andei pesquisando por aqui e o único full que achei com bom preço são os eastech, os demais não encontro os parâmetros TS. O problema é que na simulação esses eastech sobem apenas a 2khz. Isso não é full range.

 

Achei 3 marcas que gostei, peerless tynphany, bang tang, e faidal. Ambos na faixa de 15 doletas.

 

Minha preferência são pelos de 3 polegadas.

Alguém tem sugestão de algum full range disponível no Brasil com bom preço?

 

No projeto estou pensando em usar algo entre 8 e 16 full.

 

Ainda nem pensei nos subs, mas vai ter que ser algo que chegue na casa dos 116 a 120 dbs para acompanhar os lines.

Tenho 24 fulls que usei pra fazer um par de lines um tempo atras, mas não finalizei o projeto

Cheguei a anunciar uma vez, mas o interesse por esse tipo de projeto é muito pequeno (custo/benefícios baixo na opinião de muitos) e deixei pra lá a venda

 

Nesse vídeo dá pra VER ao fundo uma das versões preliminares, quando ainda estava usando apenas 8 por torre e testando disposição em relação ao tw (simétrico ou assimétrico)

O vídeo é do full 6,5" com o ribbon tocando no centro da sala, sem sub

http://youtu.be/IDz3-gr9YkA

 

HOJE se eu fosse fazer algo do tipo usaria 12 deles por torre junto de 6 ou 8 midbass Eastech (teria q ver impedância e espaço), além do sub, claro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, mas o vídeo está indisponível.

Quais são os que vc estava vendendo? Quanto pede?

 

Esse tw ribon é legal? Tem qualidade? Que marca é?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estranho o vídeo não abrir, está como público

 

Cara não sei a marca, são "genéricos", mas tocam bem

Uns chamam só de "full branquinho", outros dizem ser Eastech, mas não tem a marca gravada (apesar da codificação ser similar ao que usam)

Só venderia se fosse pacote fechado, os 24 de uma vez, paguei 40 em cada e era o preço que eu pedia (ou 50, não lembro)

 

O ribbon do vídeo é um Hi-Vi RT2II (snme), tocam muito bem, mas sou suspeito, prefiro 1000 vezes ribbons à domos, ring-radiators e afins, para uso residencial

Editado por CristianoLO

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí não rola, preciso de full com parâmetros. E também não vou precisar de tantos neste momento.

Simulei com eastech, e eles começam a cair com 1khz.

Já é o segundo projeto que vejo com ribon, mas quero tentar com full que subam até 16khz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Simular é um norte, mas nem sempre é regra. Qual full da eastech vc simulou?

Simulei o eastech de 4" ( o único que achei TS no ml) e simulei um peerless de 4 também.

Estou agora pensando em 3 polegadas, assim consigo manter o acoplamento até 4.800 Hz.

A vantagem de simular é saber o range que atuam, poder calcular o volume, selada ou dutada, aplicar o filtro correto, saber o spl final, saber o ponto de crossover, e etc.

Entendo que a finalidade do line é a cobertura maior com a menor perda. É poder driblar a regra do inverso do quadrado. Então preciso saber em qual frequência vou perder o acoplamento.

Por isso não vejo como projetar um line eficiente sem parâmetros.

Nos bons full range o fabricante disponibiliza a curva de resposta, o que ajuda muito no alinhamento com outras vias.

 

Estou com uma placa m-audio, e penso em pegar um mic para montar um RTA. Pegar dois peerless, montar uma caixa, e medir as respostas antes de investir no projeto.

 

O valor fica em segundo plano, queria montar algo que supere a potência e qualidade de uma L1 bose.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, deve ser igual o meu então, pois eles tinham os parametros na descrição do anuncio. Vou te dizer, esses alto falantes são vendidos como full, mas na verdade são midbass. Precisam de um tweeter que desça bem pra acompanhar eles.

Tava querendo comprar um full da onkyo, parece ser muito bom, tem a suspensão invertida e o cone parece ser bem leve, acredito que suba bem. Mas são de 3" e também não tem parametros.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717966273-falante-mid-bass-3-pol-oem-onkyo-_JM

Uma outra opção que eu fico bem curioso em testar são esses aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716327077-01-mid-bass-5-pol-mke-4-ohms-full-range-promoco-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os autofalantes que tenho foram usados pelo Renan Lopes para um projeto de lines similares que ele fez para um amigo em comum, mas em vez de ribbon foi utilizado um driver. A proposta ali era outra, não residencial.

Quanto a não precisar de 24, cuidado para não montar uma line q não é line. Qto mais alta, maior poderá ser a cobertura e a distância de escuta para se manter com frente de onda cilíndrica.

Acoplamento é por tamanho de falante, não por parâmetro.

Esse que tenho Fs é por volta de 110~120Hz, vi os parâmetros, mas não os tenho. Usava tranquilamente sem os ribbon, mas o coloquei para dar um brilho extra.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou naqueles onkyo de reposição do Mercado Livre? Tenho 4 deles e acho o timbre deles muito bons. A minha ideia era fazer um par de caixas com 1 woofer, 2 mids e 1 tw destes, mas como estava difícil na condição que estava, acabei desistindo. Agora vou retomar as torres.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses full branquinhos são os da sony, não são? Receitinha antiga eram esses fulls, teve até carro campeão usando eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, deve ser igual o meu então, pois eles tinham os parametros na descrição do anuncio. Vou te dizer, esses alto falantes são vendidos como full, mas na verdade são midbass. Precisam de um tweeter que desça bem pra acompanhar eles.

 

Tava querendo comprar um full da onkyo, parece ser muito bom, tem a suspensão invertida e o cone parece ser bem leve, acredito que suba bem. Mas são de 3" e também não tem parametros.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-717966273-falante-mid-bass-3-pol-oem-onkyo-_JM

 

Uma outra opção que eu fico bem curioso em testar são esses aqui:

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-716327077-01-mid-bass-5-pol-mke-4-ohms-full-range-promoco-_JM

Pois é, também escutava que subiam bem, foi só jogar os parâmetros que eles me entregaram o caimento a partir de 1 kHz.

 

O uso será para eventos beneficientes de 100 a 500 pessoas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os autofalantes que tenho foram usados pelo Renan Lopes para um projeto de lines similares que ele fez para um amigo em comum, mas em vez de ribbon foi utilizado um driver. A proposta ali era outra, não residencial.

Quanto a não precisar de 24, cuidado para não montar uma line q não é line. Qto mais alta, maior poderá ser a cobertura e a distância de escuta para se manter com frente de onda cilíndrica.

Acoplamento é por tamanho de falante, não por parâmetro.

Esse que tenho Fs é por volta de 110~120Hz, vi os parâmetros, mas não os tenho. Usava tranquilamente sem os ribbon, mas o coloquei para dar um brilho extra.

Estou sabendo, mas acoplamento se perde em função da distância entre eles, e da faixa de frequência que são capazes de tocar. No caso dos seus vai precisar de muita coisa pelo diâmetro e pelo incapacidade de subir (TS).

Preciso de full range de verdade, que chegue passe dos 16khz para poder tocar bem abaixo disso.

Falantes que tocam no máximo a 16hz costumam já sofrer a partir dos 10khz.

Os peerless que falei chegam a 20khz, mas no gráfico perceber dificuldades a partir de 16khz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cuidado com o simuladores como Winisd, bassbox não sei se é o que estas usando pra simular? Se não me engano ja vi falar q foram projetados para caixas sub, parece que acima duns 500hz sua resposta não é nem aproximada pois é desconsiderada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já pensou naqueles onkyo de reposição do Mercado Livre? Tenho 4 deles e acho o timbre deles muito bons. A minha ideia era fazer um par de caixas com 1 woofer, 2 mids e 1 tw destes, mas como estava difícil na condição que estava, acabei desistindo. Agora vou retomar as torres.

Marcos, se são bons full, deveriam tocar bem em pequenas distâncias sem precisar dos tw. Esse é o mal de falantes que não tem parâmetro, dizem ser full e precisam de tw.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses full branquinhos são os da sony, não são? Receitinha antiga eram esses fulls, teve até carro campeão usando eles.

Tenho um HT com full da Sony, e sobem maravilhosamente bem com falantes de 2x4. Já procurei eles pra reposição, pois com esse formato seriam perfeitos para acoplamento até uns 6.300hz

Esses full branquinhos são os da sony, não são? Receitinha antiga eram esses fulls, teve até carro campeão usando eles.

Tenho um HT com full da Sony, e sobem maravilhosamente bem com falantes de 2x4. Já procurei eles pra reposição, pois com esse formato seriam perfeitos para acoplamento até 6.300hz.

Pena que só tenho 6 deles.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho 24 fulls que usei pra fazer um par de lines um tempo atras, mas não finalizei o projeto

Cheguei a anunciar uma vez, mas o interesse por esse tipo de projeto é muito pequeno (custo/benefícios baixo na opinião de muitos) e deixei pra lá a venda

 

Nesse vídeo dá pra VER ao fundo uma das versões preliminares, quando ainda estava usando apenas 8 por torre e testando disposição em relação ao tw (simétrico ou assimétrico)

O vídeo é do full 6,5" com o ribbon tocando no centro da sala, sem sub

 

HOJE se eu fosse fazer algo do tipo usaria 12 deles por torre junto de 6 ou 8 midbass Eastech (teria q ver impedância e espaço), além do sub, claro

Até onde tão tocando? (freq)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso dos seus vai precisar de muita coisa pelo diâmetro e pelo incapacidade de subir (TS).

Não há incapacidade de subir, mas incapacidade de lidar com um amp de 600W sem gerar distorção nas altas, por isso no projeto do Renan foi usado um driver

No meu caso, o ribbon estava ali como complemento, pois sua ação era de 12k pra cima, e sua dispersão é completamente diferente da de um falante "normal" de domo (mas isso é outra história)

Sei que um vídeo não é um bom parâmetro para avaliar a qualidade de um falante, mas o full que o Renan usou no projeto que ele fez (iguais aos meus) são similares a este aqui (eu disse SIMILARES, não iguais)

https://youtu.be/yuda8wcYiEU

 

Preciso de full range de verdade

Providencie a compra de PELO MENOS Fostex FE103En então, talvez ache ainda a linha SOL, ou parta direto para alguns Jordan, Feastrex, ou algo similar :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os falantes pequenos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os fostex sobem menos que os peerless, que por sua vez sobem menos que os faital pro, este último ainda tem uma sensibilidade muito superior.

 

Ainda assim vai ter uns -3db na casa de 11 ou 12k, vai precisar de um bom eq.

 

https://youtu.be/CHdYmc8OugE

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos Fostex sobem menos que os Peerless?

Não sei se todos, mas olhei specs de um bocado deles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...