Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
tiago.paiva

[SQ Gol G6] Opiniões sobre o projeto

Recommended Posts

Olá pessoal, gostaria da opinião de vocês sobre o set que vou instalar no final deste mês:

 

Segue a lista de equipamentos:

 

- CD Player Pioneer DEH 8780BT (Meu objetivo era pegar um Pioneer 80 PRS mas o orçamento não permitiu, fica para um UP no futuro).

- Kit 2 Vias Focal PS 165

- Amplificador Audiophonic Club 800.4 (Ligação do kit será feita em Bi-Amp com este módulo)

- Caixa com 2 Pioneer 310 (Pretendo dar um up nos subs no futuro, no momento estes são o que posso pagar)

- Módulo SounDigital SD 1600 Evo

- Mega Capacitor Audioart 18 Farads

- Baterias de 60 no cofre e de 90 na mala

- Sequenciador JFA SR5 (Nunca ví um projetos SQ com sequenciador, mas peguei a idéia de um TRIO que ví uma vez e achei interessante usar para proteger melhor os equipamentos contra baixa voltagem);

- Cabeamento de Energia Shok Industries linha Classic 4AWG

- Cabo dos falantes Shok Industris FW Flat Wire 16 AWG

- Cabos RCA Shok da linha Reference PRO

- Porta Fusível Banana da Shok para bateria do cofre

- Distribuidor e Porta Fusível Addison Connection BFD41

- Terminais olhal e tubos termo-retrateis para acabamento

 

​Todas as opiniões são bem vidas. Agradeço desde já pela ajuda.

Após a instalação coloco as fotos aqui para vocês verem como ficou. Forte abraço para todos!

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo set,é pra ficar excelente, porque vc pretende bi amplificar o kit?para ajuste de intensidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns pelo set,é pra ficar excelente, porque vc pretende bi amplificar o kit?para ajuste de intensidade?

 

 

Com a Bi-Amplificação do kit eu vou reservar um canal do amplificador para cada auto-falante, dois canais para os woofers e dois canais para os tweeters, isso vai me permitir fazer ajustes mais finos no player com relação ao corte de freqüência e intensidade dos tweeters. Além de distribuir de forma mais equilibrada a potência do amplificador para cada falante do kit.

 

Na prática vou poder usar o Fader do player para dar mais intensidade ao agudo ou ao médio e vou poder usar o crossover do amplificador em conjunto com o do kit. No caso do meu amplificador vou ligar os tweeters nos canais 1 e 2 e usar o HPF como um filtro subsônico para os tweeters deixando o corte em 250Hz (que é o limite do módulo, acredito que assim vou estar aliviando o crossover do kit, não tenho certeza, mas acho que é melhor do que ligar em flat, se alguém ja fez algo parecido puder opinar sobre isso agradeço.) Quanto aos woofers, vou ligar nos canais 3 e 4 usando o HPF também como filtro subsônico para o woofer com corte em 50Hz.

 

Eu nunca utilizei bi-amp antes, por isso não posso falar com propriedade do quanto melhora o sistema como um todo, mas decidi fazer depois de pesquisar em alguns fóruns gringos que o PS 165 tem rendimento bem melhor com este tipo de ligação.

 

Se algum usuário mais experiente puder se pronunciar sobre a idéia do que pretendo fazer a opinião é bem vinda. Forte abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com a Bi-Amplificação do kit eu vou reservar um canal do amplificador para cada auto-falante, dois canais para os woofers e dois canais para os tweeters, isso vai me permitir fazer ajustes mais finos no player com relação ao corte de freqüência e intensidade dos tweeters. Além de distribuir de forma mais equilibrada a potência do amplificador para cada falante do kit.

 

Na prática vou poder usar o Fader do player para dar mais intensidade ao agudo ou ao médio e vou poder usar o crossover do amplificador em conjunto com o do kit. No caso do meu amplificador vou ligar os tweeters nos canais 1 e 2 e usar o HPF como um filtro subsônico para os tweeters deixando o corte em 250Hz (que é o limite do módulo, acredito que assim vou estar aliviando o crossover do kit, não tenho certeza, mas acho que é melhor do que ligar em flat, se alguém ja fez algo parecido puder opinar sobre isso agradeço.) Quanto aos woofers, vou ligar nos canais 3 e 4 usando o HPF também como filtro subsônico para o woofer com corte em 50Hz.

 

Eu nunca utilizei bi-amp antes, por isso não posso falar com propriedade do quanto melhora o sistema como um todo, mas decidi fazer depois de pesquisar em alguns fóruns gringos que o PS 165 tem rendimento bem melhor com este tipo de ligação.

 

Se algum usuário mais experiente puder se pronunciar sobre a idéia do que pretendo fazer a opinião é bem vinda. Forte abraço

parece ser uma boa opção de uso,apenas atente para a utilização do crossover do amp e do kit ao mesmo tempo,pode haver rotação de fase no sinal.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, vc pode fazer bi-amp para ter o controle, mas seu conceito de crossover está equivocado.

Fazer corte em cascata, vai levar a uma resposta de frequência diferente, e pode criar um grande vale. Se pretende fazer isso, sugiro descobrir o tipo de corte e o slope, e simular em software antes.

Tw não chegam nem perto de 250hz, o corte teria que ser a partir de uns 3.000hz (em média).

 

Sem crossover com passa banda, só vejo necessidade de bi-amp para controlar o ganho do tw, porém por falta de corte low pass para tw, vc terá que deixar os mids sem cross passivo, e tw com.

 

O crossover mais preciso é o eletrônico, se usar um corte na hu, não use no amp.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, vc pode fazer bi-amp para ter o controle, mas seu conceito de crossover está equivocado.

Fazer corte em cascata, vai levar a uma resposta de frequência diferente, e pode criar um grande vale. Se pretende fazer isso, sugiro descobrir o tipo de corte e o slope, e simular em software antes.

Tw não chegam nem perto de 250hz, o corte teria que ser a partir de uns 3.000hz (em média).

 

Sem crossover com passa banda, só vejo necessidade de bi-amp para controlar o ganho do tw, porém por falta de corte low pass para tw, vc terá que deixar os mids sem cross passivo, e tw com.

 

O crossover mais preciso é o eletrônico, se usar um corte na hu, não use no amp.

acredito que o que ele quis dizer seria mandar um sinal com uma faixa de frequência ja eliminada,por exemplo,em vez de mandar um sinal com corte hpf via player em 50hz para o crossover do kit eliminar a faixa que iria de 50 à 3500,iria mandar um sinal para o crossover cortar de 250 à 3500 hz ,uma parte das frequencias baixas ja seria eliminada no crossover do amplificador,particularmente não vejo muita vantagem nisso,acredito que quanto menos componentes como capacitores resistores e indutores tiver no meio do caminho entre HU e alto falante menor a chance de colorir ou prejudicar o sinal.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acredito que o que ele quis dizer seria mandar um sinal com uma faixa de frequência ja eliminada,por exemplo,em vez de mandar um sinal com corte hpf via player em 50hz para o crossover do kit eliminar a faixa que iria de 50 à 3500,iria mandar um sinal para o crossover cortar de 250 à 3500 hz ,uma parte das frequencias baixas ja seria eliminada no crossover do amplificador,particularmente não vejo muita vantagem nisso,acredito que quanto menos componentes como capacitores resistores e indutores tiver no meio do caminho entre HU e alto falante menor a chance de colorir ou prejudicar o sinal.

 

Exato rafaviera, a idéia era exatamente esta. Mas pelo que vocês estão me falando usar o crossover do amplificador em conjunto com o do kit não é uma boa. Para evitar perdas e coloração é melhor deixar tudo em flat no amplificador e cortar somente no player e no crossover do kit não é isso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tiago, vc pode fazer bi-amp para ter o controle, mas seu conceito de crossover está equivocado.

Fazer corte em cascata, vai levar a uma resposta de frequência diferente, e pode criar um grande vale. Se pretende fazer isso, sugiro descobrir o tipo de corte e o slope, e simular em software antes.

Tw não chegam nem perto de 250hz, o corte teria que ser a partir de uns 3.000hz (em média).

 

Sem crossover com passa banda, só vejo necessidade de bi-amp para controlar o ganho do tw, porém por falta de corte low pass para tw, vc terá que deixar os mids sem cross passivo, e tw com.

 

O crossover mais preciso é o eletrônico, se usar um corte na hu, não use no amp.

Obrigado pela dica amigo, vou deixar tudo em flat no amplificador então e usar só o player e o cross do kit. Mas não entendi bem o que quis dizer com deixar os mids sem cross passivo e tw com. Poderia explicar melhor o que quis dizer e falar a diferença entre cross passivo e ativo? Agradeço desde já pela força.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela dica amigo, vou deixar tudo em flat no amplificador então e usar só o player e o cross do kit. Mas não entendi bem o que quis dizer com deixar os mids sem cross passivo e tw com. Poderia explicar melhor o que quis dizer e falar a diferença entre cross passivo e ativo? Agradeço desde já pela força.

em palavras bem simples,existem 3 tipos de crossover. Passivo,não possui alimentação eletrica,é apenas excitado com o sinal que vem do amp,igual o do kit 2 vias.Ativo analógico,possui alimentação elétrica,e os ajuste de frequência se dão por meio de potenciômetro (grosseiramente falando igual aquelas chavinha de regulagem  do ajuste de ganho) ou o do seu amplificador   .Ativo digital,seria crossover embutido nos player, processadores,etc,possui alimentação eletrica e faz os cortes por meio de sistema eletronico,dispensando o uso de capacitores e indutores na sua construção para efetuar os cortes,nesses o ajuste é bem mais preciso.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

em palavras bem simples,existem 3 tipos de crossover. Passivo,não possui alimentação eletrica,é apenas excitado com o sinal que vem do amp,igual o do kit 2 vias.Ativo analógico,possui alimentação elétrica,e os ajuste de frequência se dão por meio de potenciômetro (grosseiramente falando igual aquelas chavinha de regulagem  do ajuste de ganho) ou o do seu amplificador   .Ativo digital,seria crossover embutido nos player, processadores,etc,possui alimentação eletrica e faz os cortes por meio de sistema eletronico,dispensando o uso de capacitores e indutores na sua construção para efetuar os cortes,nesses o ajuste é bem mais preciso.

 

Obrigado pelas informações amigo. Então, em relação ao meu projeto, o ideal seria utilizar o crossover do player para fazer o LPF do Sub e O HPF do kit, deixar o módulo em flat e usar o crossover do kit para fazer o corte LPF do woofer e HPF dos twitters, correto?

 

E de acordo com as suas informações, o cross do player é ativo digital, o do amplificador ativo analógico e no caso do croossover do PS 165 é ativo analógico também. Esta correto?

Editado por tiago.paiva

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas informações amigo. Então, em relação ao meu projeto, o ideal seria utilizar o crossover do player para fazer o LPF do Sub e O HPF do kit, deixar o módulo em flat e usar o crossover do kit para fazer o corte LPF do woofer e HPF dos twitters, correto?

 

E de acordo com as suas informações, o cross do player é ativo digital, o do amplificador ativo analógico e no caso do croossover do PS 165 é ativo analógico também. Esta correto?

quase certo,o do kit é passivo,pois não tem alimentação própria e sobre os cortes acho o corte do player mais preciso e mais facil de ajustar,pois vc estará na posição de escuta na hora de fazer os ajustes.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabo speaker de 16awg é pouco viu, isso da 1mm mais ou menos. gosto de usar de 12awg pelo menos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cabo speaker de 16awg é pouco viu, isso da 1mm mais ou menos. gosto de usar de 12awg pelo menos.

 

Ja atentei para este detalhe diêgo, vou usar este de 16awg apenas para os Tweeters, para o woofer e sub vou providenciar mais adequados. Valeu pelo alerta.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito dos cortes.... a melhor opçao visto q o player nao faz 3way, e utilizar o cross do kit , e fazer bi-ampli mesmo, ja q o ps165 tem cross separado, ajustand somente o hipass do mid pelo player, e mantendo o ampli em flat.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A respeito dos cortes.... a melhor opçao visto q o player nao faz 3way, e utilizar o cross do kit , e fazer bi-ampli mesmo, ja q o ps165 tem cross separado, ajustand somente o hipass do mid pelo player, e mantendo o ampli em flat.

 

Obrigado pela dica. Valeu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...