Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
eloynjunior

Entradas RCA - 1 canal?

Recommended Posts

Minha dúvida é pra entender um pouco como funcionam as entradas e saídas dos módulos.

 

Quando entram 4 rcas e saem 4 canais amplificados ok. Quando aparece 2+1 bridge ok, mas como funciona esses módulos que entra apenas 1 RCA (módulos SD e etc)?

 

No caso de usar um player com saída sub usa-se um Y para ligar ao módulo ou usa-se apenas 1 canal?

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for ligar na saida para subwoofer do player, onde a grande maioria o sinal é mono, liga apenas uma saida do player na entrada do amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem que mixar os dois canais em um só pra entrar nele, alguns player e cross tem a opção de saida mono

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso de usar um player com saída sub usa-se um Y para ligar ao módulo ou usa-se apenas 1 canal?

 

NUNCA faça isso, você vai queimar as saídas do player.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Emanuel, a nem tenho um módulo assim. Apenas tinha a dúvida de como é feita a ligação.

Achei estranho usar só um canal e deixar outro sobrando.

 

No caso dos players que não tem saída sub escolhe-se o canal direito ou esquerdo e o ampli faz o corte para mono?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No caso dos players que não tem saída sub escolhe-se o canal direito ou esquerdo e o ampli faz o corte para mono?

 

Exatamente, se o amplificador tiver esse recurso disponível (o que quase todos tem).

 

E qual canal escolher? Esse foi um questionamento que me fiz uma vez e aproveitei para pesquisar e tirar nossa dúvida.

 

             "Outra forma é utilizar somente uma das entradas estéreo para gravar o sinal mono e neste caso, por convenção, o usual é utilizar-se sempre a entrada do canal esquerdo"

 

 

Fonte: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:-eXNIBvTlFwJ:www.fazendovideo.com.br/vtdisom.asp+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

 

Dica: para localizar rapidamente o termo de pesquisa nesta página, pressione Ctrl+F ou ⌘-F (Mac) e use a barra de localização.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já teve uma discussão sobre isso recentemente, e eu acredito que quando o sinal usado é estéreo, utilizar direito ou esquerdo apenas, sempre levará a alguma perda de informação a depender de como a música foi gravada, embora a maioria das gravações já tem a percussão distribuída nos dois canais, eventualmente uma segunda percussão de solo pode estar posicionada em apenas um dos lados.

Acredito que quando existe uma saída para sub, também haja uma mixagem de canais para evitar qualquer perda de informação.

Em termos de ligação hu (sem saída mono) x amp, não vejo como fugir de escolher apenas um canal.

 

Alguém sabe o que ocorre quando se pega um pólo de cada canal para gerar o sinal mono?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Alguém sabe o que ocorre quando se pega um pólo de cada canal para gerar o sinal mono?

 

Você já respondeu:

 

Já teve uma discussão sobre isso recentemente, e eu acredito que quando o sinal usado é estéreo, utilizar direito ou esquerdo apenas, sempre levará a alguma perda de informação a depender de como a música foi gravada, embora a maioria das gravações já tem a percussão distribuída nos dois canais, eventualmente uma segunda percussão de solo pode estar posicionada em apenas um dos lados.

Editado por emanuelnobrega

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já teve uma discussão sobre isso recentemente, e eu acredito que quando o sinal usado é estéreo, utilizar direito ou esquerdo apenas, sempre levará a alguma perda de informação a depender de como a música foi gravada, embora a maioria das gravações já tem a percussão distribuída nos dois canais, eventualmente uma segunda percussão de solo pode estar posicionada em apenas um dos lados.

Acredito que quando existe uma saída para sub, também haja uma mixagem de canais para evitar qualquer perda de informação.

Em termos de ligação hu (sem saída mono) x amp, não vejo como fugir de escolher apenas um canal.

 

Alguém sabe o que ocorre quando se pega um pólo de cada canal para gerar o sinal mono?

Eu fiquei um tempo queimando os neurônios pra chegar a essa conclusão, o player faz o essa mixagem,,mas isso quando tem saída sub,o que acontece é que os amp que tem 3 canais, normalmente vc entra com 2 e o amp faz o corte no sinal mixando as frequências baixa e mandando pro sub

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

+1 pela convenção de utilizar o canal esquerdo (quando for necessario escolher um canal).

Além do mas, nenhuma mixagem de musica atual joga um instrumento demais para apenas 1 canal.

Bumbo e baixo entao, é sempre centralizado.

Você pode encontrar algo "exentrico" em disco dos beatles por exemplo, coisas como um bumbo tocando totalmente do lado direito e uma guitarra totalmente do lado esquerdo.... Mas isso foi logo que o estereo entrou no mercado e os discos foram relancados com essas mixagens "pirotecnicas".... Logo a coisa tomou jeito.

A convencao pelo lado esquerdo se deve pelos efeitos de sub-grave (mais presentes em filmes) que pelas "normas da abtn" (ou seja dolby) vai pelo lado esquerdo.

E finalizando, pelo tamanho das ondas, nos nao localizamos espacialmente as frequencias graves. Tem gente que acredita na vantagen de se ter sub stereo, eu nao acredito. Além da potencia somada é claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

+1 pela convenção de utilizar o canal esquerdo (quando for necessario escolher um canal).

Além do mas, nenhuma mixagem de musica atual joga um instrumento demais para apenas 1 canal.

Bumbo e baixo entao, é sempre centralizado.

Você pode encontrar algo "exentrico" em disco dos beatles por exemplo, coisas como um bumbo tocando totalmente do lado direito e uma guitarra totalmente do lado esquerdo.... Mas isso foi logo que o estereo entrou no mercado e os discos foram relancados com essas mixagens "pirotecnicas".... Logo a coisa tomou jeito.

A convencao pelo lado esquerdo se deve pelos efeitos de sub-grave (mais presentes em filmes) que pelas "normas da abtn" (ou seja dolby) vai pelo lado esquerdo.

E finalizando, pelo tamanho das ondas, nos nao localizamos espacialmente as frequencias graves. Tem gente que acredita na vantagen de se ter sub stereo, eu nao acredito. Além da potencia somada é claro.

Tenho várias músicas com percussão em apenas um lado, se generalizar os instrumentos aí vira uma festa.

Tenho um show que só para se ter ideia são dois bateristas, uns três percussionistas, e por aí vai... e para que se perceba tudo colocam atabaque de um lado, bongô de outro....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você já respondeu:

Talvez não. Não entendo de eletrônica, mas pode haver diferença.

 

Outro assunto que tenho dúvidas é quanto diferença de impedância em kits duas e três vias. Deve dar pano pra manga.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um player pioneer com 3 pares de saida RCA, e o saida sub também é estereo.

Como o modulo q tenho (sd3000) só tem uma entrada rca, eu acabo perdendo detalhes da musica, pois apenas um canal esta sendo reproduzido.

fo** que muita coisa que ouço tem esses "efeitos" de bateria/percussao/baixo em estereo  pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um player pioneer com 3 pares de saida RCA, e o saida sub também é estereo.

Como o modulo q tenho (sd3000) só tem uma entrada rca, eu acabo perdendo detalhes da musica, pois apenas um canal esta sendo reproduzido.

fo** que muita coisa que ouço tem esses "efeitos" de bateria/percussao/baixo em estereo  pasmafaute

qual pionneer é o seu? são raros os player que tem saida sub em estereo,o que pode acontecer é que muitos players tem 2 conectores rca pro sub mas o sinal é mono,acredito que  fizeram isso pra que possam ser ligados amp 4 canais com 2 bridge e etc,digo isso por que eu tinha um sony 4007 e a saida sub era dupla,porem o sinal era mono,alem do mais pra ter saida sub o player provavelmente terá a opção de mudar o sinal  para mono no setup da HU.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um player pioneer com 3 pares de saida RCA, e o saida sub também é estereo.

Como o modulo q tenho (sd3000) só tem uma entrada rca, eu acabo perdendo detalhes da musica, pois apenas um canal esta sendo reproduzido.

fo** que muita coisa que ouço tem esses "efeitos" de bateria/percussao/baixo em estereo pasmafaute

Bons players tem um par de RCA para sub, mas acredito que sejam mono.

Normalmente os amps importados, ainda que mono, também vem com um par de RCA.

No caso do sd com um rca, me parece mais economia de projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, todas as mixagens de hoje são stereo, você vai encontrar percussão de um lado, efeito em outro.... Mas o baixo e o bumbo da bateria, ou seja, o que o sub toca,  são sempre centralizados,. Isto é padrão de masterização profissional.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aqueles crossovers para trio geralmente transformam o sinal de stereo para mono. Tem alguns amps que são apenas um canal, mas te oferece a opção de usar apenas um cabo na entrada (sinal estereo usando dois amps), ou ligar um sinal estereo e transforma-lo em mono (trio ou linha de subgrave de um player com saida stereo).

Mas essa de usar apenas uma entrada para amp de 1 canal não é de hoje, banda e outros ja fazem isso a anos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outro assunto que tenho dúvidas é quanto diferença de impedância em kits duas e três vias. Deve dar pano pra manga.

 

Seja mais específico, não entendi.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Impendancia é uma resistência que varia de acordo com a frequencia, vai variar de um alto falante para outro. A impedância que os alto falantes apresentam são apenas nominais.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao se um player tem 2 pares RCA (frontal R/L e saida sub), a saida sub é mono, tanto faz direita ou esquerda que o sinal vai sair o mesmo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entao se um player tem 2 pares RCA (frontal R/L e saida sub), a saida sub é mono, tanto faz direita ou esquerda que o sinal vai sair o mesmo?

Nem sempre é mono, tem a saida estereo tambem. Mas sim, se for mono tanto faz, pois isso quer dizer que ambas terão o mesmo sinal musical.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No meu carro uso um player Pioneer DEH-5280SD que tem 2 pares de saída RCA, frontal e traseiro ambos com L + R, e ainda tem a saída sub, que é um par, mas segundo o manual, é mono!

Agora minha dúvida:

Pela saída sub, o máximo que ela envia é com corte LPF em 125hz. Como deixo meus falantes subirem até os 150, acabo usando eles na saída estéreo frontal, que é a que está ligada ao crossover STX104. Meu amp de graves, banda viking 5000 tem apenas uma entrada.

Nunca me importei em escolher um lado melhor pra usar na entrada dele. Até porquê, se não me engano, o crossover faz essa mixagem entre os canais da via low.

Mas mesmo usando a entrada estéreo? E como é feita essa mixagem pelo crossover? Kkkk

Quanto mais tentamos aprender mais dúvidas surgem. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, de trio não conheço muitos equipamentos, como seu Cross, mas geralmente é como você disse, você liga a entrada L+R e em algumas vias ele automaticamente ja transforma o sinal em mono. Eu tinha um Cross stetsom antigo que você escolhia se seria mono ou estéreo através de um botão, mas ai somava os canais em todas as vias.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...