Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
juniorgfre

Primeiro Trio!

Recommended Posts

Bom dia galera! Sou novo aqui no Fórum, e sei o básico do básico de Som Automotivo rs. Depois de pesquisar muito, ler muita coisa aqui no fórum, decidi fazer meu primeiro Trio. Em linhas gerais, gostaria de um Trio que tomasse pouco espaço no Malas, mas que em reflexo a isso não perdesse em qualidade e em potência. Sou mais voltado para o lado do Sub do que do "Seco", até porque curto demais Hip Hop e esse será o ritmo que vou dar prioridade no Som, sem deixar de lado os outros ritmos é claro (Eletro House, Dubstep, Rock, Forró etc). Por isso o equilíbrio seria fundamental, para não perder muito nos outros ritmos. Será no Formato:

 

1 AF x 18

 

1 MG x 12

 

1 TI

 

O único componente que escolhi até agora foi o AF de 18, que será o Eros Sds 2.7k. Ainda estou em dúvidas nos Médios, para ser mais preciso entre Eros E-1200MB, Snake Hpx 2120 e Selenium MG1400. E a TI queria uma de qualidade para acompanhar, tipo a DTI9950, D4400 ou TMK391. Quais vocês acham que acompanhariam melhor o Sds 2.7k no MG e na TI ? 

 

Nos Módulos também queriam que vocês me ajudassem. Pro Sds um SD3000 daria conta? Ou um Stetsom tipo 4k2? Para o Medio um Taramps T800? SD1000? E para as TI tava pensando num SD250.2. 

 

Também pretendo comprar um Crossover, um JFA X3 3 seria o ideal? E a Bateria mais ou menos quantos aH vou precisar pra isso tudo?

 

Então galera essas são minhas dúvidas, espero que me ajudem. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Um HPX2120 é muito médio pra um de 18! Tenta um esx410 ou um oversound 12mg400 mesmo, vai te suprimir melhor.

 

Os driver de titânio com reparo de 4" também é muito médio-agudo pra um SDS 18", pega uma sd375 ou uma sd3100 se quiser um pouco mais de ataque. E eu fuiria desses drivers da TMK...

 

Uma sd3000 já vai tocar muito bem um único SDS, assim como um sd700 tocaria com sobra o MG. E eu particularmente gosto muito do 250.2, compacto, sobe bem e pouquíssimo gasto de bateria, perfeito pra tocar um par de TI ;)

 

Como você vai usar TI e médios de uso profissional, recomendo um processador com corte mínimo de 24db/8º como o px1 ou px2, melhores custo-benefício na minha opnião.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow mt obrigado amigo! Essas opcoes que coloquei tanto de MG e TI seriam mais pra no caso se fosse 2 x 18?

Editado por juniorgfre

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pow mt obrigado amigo! Essas opcoes que coloquei tanto de MG e TI seriam mais pra no caso se fosse 2 x 18?

Isso, um hpx2120 e uma dti9950 pro par de 18 ;) Ainda assim sobraria médio e voz, mas pra som automotivo sempre é bom ter um pouco mais caso queira "estucar". 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um par de D305 e um par de ST400 pra dois target bass 3k 18". Deixo as 305 atenuadas.

E tenho um bom headhoom nos target.. kkkk

Ando pensando em substituir meus 4 8PW3 por 2 HPX2120, mas não anda sobrando $$ pra isso :(

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um par de D305 e um par de ST400 pra dois target bass 3k 18". Deixo as 305 atenuadas.

E tenho um bom headhoom nos target.. kkkk

Ando pensando em substituir meus 4 8PW3 por 2 HPX2120, mas não anda sobrando $$ pra isso :(

Kkk massa man! Ouço muito bem dos Hpx, inclusive aqui no forum, por isso mencionei ali no meu, mas deve ficar dahora ae!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkk massa man! Ouço muito bem dos Hpx, inclusive aqui no forum, por isso mencionei ali no meu, mas deve ficar dahora ae!

Kkkk

Quem sabe mais pra frente...

Mas a intenção é montar um reboque e partir pros HV em breve, hehehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso, vou querer 4 HPX2120 na Banda viking 5000 :D

4 D305 e 4 ST400 num Banda 9.8 AB e 6 ou 8 target num Banda Dynamo 30kw.

Falem o que quiserem, sou o fanboy da Banda aqui do fórum, huahuahua...

Sou feliz com o meu...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas nesse caso, vou querer 4 HPX2120 na Banda viking 5000 :D

4 D305 e 4 ST400 num Banda 9.8 AB e 6 ou 8 target num Banda Dynamo 30kw.

Falem o que quiserem, sou o fanboy da Banda aqui do fórum, huahuahua...

Sou feliz com o meu...

Rs ta certo! Tem que colocar aquilo que acha que vai ficar bom! No meu caso vc acha muito, 1 Hpx2120 pra 1 Sds 18 2.7k?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria de 8 polegadas devido ao acoplamento com as ti, alto falantes de 12 acopla bem até os 500hz, enqunato os de 8 vão se na me engano até os 1600hz bem no acoplamento , mas primeiro era bacana saber o seu objetivo, gosto muito do conjunto de 4 vias utilizando fe e ti juntas também fica bacana musicalidade sem exigir demais das vias, resumindo iria de 1x18 1x8 1xd220ti pelos motivos que citei ou acrescentaria a fe nesse esquema seu ,1x18 1x12 1xd250x 1xd220ti,

Editado por ThiagoD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu iria de 8 polegadas devido ao acoplamento com as ti, alto falantes de 12 acopla bem até os 500hz, enqunato os de 8 vão se na me engano até os 1600hz bem no acoplamento , mas primeiro era bacana saber o seu objetivo, gosto muito do conjunto de 4 vias utilizando fe e ti juntas também fica bacana musicalidade sem exigir demais das vias, resumindo iria de 1x18 1x8 1xd220ti pelos motivos que citei ou acrescentaria a fe nesse esquema seu ,1x18 1x12 1xd250x 1xd220ti,

Mt obrigado pela dica amigo! Com certeza extrai algo dai, meu estilo eh aquilo la que falei no inicio, curto mt Hip Hop, consiguindo unir qualidade e potencia melhor, se for pra colocar um peso, prezo mais pela qualidade! gostei da dica, mas nao pretendo subir mt no MG tipo, ate 1600 hz, queria ali no maximo nos 1200 hz, acho q vou pegar um de 10 msm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bons Mgs de 12 polegadas, como por exemplo Snake HPX2120, Snake ESX125, Eros 612mg e Eros 312 Lc, sobem bem até onde o Driver Ti precisa começar pra tocar com segurança, ou seja, aproximadamente 1,5Khz, e principalmente, descem o suficiente pra acompanhar bons falantes de 18 polegadas;

 

Como já decidiu pelo E-18 SDS 2.7,  poderia montar pra bons subgraves uma caixa dutada com 110 litros e sintonia em 45hz;

 

E o restante do set pra continuar com a eros:

612mg (caixa capetinha) e ETD72250;

 

Ou se preferir, pode sim utilizar o HPX2120, mas esteja consciente que, assim como os demais produtos Snake da linha pro, exigem extremo cuidado no que se refere a evitar distorção. Em contrapartida, terá em mãos o melhor médio-grave de fabricação nacional.

 

Crossover processador, como já foi citado pelo colega Mario, também gosto muito dos Expert;

 

Amplificação, como temos produtos muito equivalentes no mercado automotivo, procure oferecer uma melhor potencia pra via de subgraves, as demais não precisam "muito" headroom pra oferecerem boas respostas.

 

Não esqueça das baterias e de bons cabos!!! Estes sim, são fundamentais para o bom funcionamento de todo o sistema!!!

 

Boa sorte

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bons Mgs de 12 polegadas, como por exemplo Snake HPX2120, Snake ESX125, Eros 612mg e Eros 312 Lc, sobem bem até onde o Driver Ti precisa começar pra tocar com segurança, ou seja, aproximadamente 1,5Khz, e principalmente, descem o suficiente pra acompanhar bons falantes de 18 polegadas;

 

Como já decidiu pelo E-18 SDS 2.7, poderia montar pra bons subgraves uma caixa dutada com 110 litros e sintonia em 45hz;

 

E o restante do set pra continuar com a eros:

612mg (caixa capetinha) e ETD72250;

 

Ou se preferir, pode sim utilizar o HPX2120, mas esteja consciente que, assim como os demais produtos Snake da linha pro, exigem extremo cuidado no que se refere a evitar distorção. Em contrapartida, terá em mãos o melhor médio-grave de fabricação nacional.

 

Crossover processador, como já foi citado pelo colega Mario, também gosto muito dos Expert;

 

Amplificação, como temos produtos muito equivalentes no mercado automotivo, procure oferecer uma melhor potencia pra via de subgraves, as demais não precisam "muito" headroom pra oferecerem boas respostas.

 

Não esqueça das baterias e de bons cabos!!! Estes sim, são fundamentais para o bom funcionamento de todo o sistema!!!

 

Boa sorte

Vlw pelas dicas Diego! Clareou um pouco rs! Vou ter consciência sim, sou muito cuidadoso nessas questoes, e vlw por lembrar dos cabos e bateria tbm, depois vou dar uma atençao maior a eles.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto usar pouca bat aux pq:

No transito - só escuto em volume baixo a moderado. NUNCA ouço em 50% do volume, sempre abaixo disso!

Parado - só escuto em locais onde posso ligar a fonte. Se não dá pra ligar a fonte, não subo o volume mais de ~70% NUNCA! (considerando 100% = limiar do clip)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu curto usar pouca bat aux pq:

 

No transito - só escuto em volume baixo a moderado. NUNCA ouço em 50% do volume, sempre abaixo disso!

 

Parado - só escuto em locais onde posso ligar a fonte. Se não dá pra ligar a fonte, não subo o volume mais de ~70% NUNCA! (considerando 100% = limiar do clip)

Bloom, falando em Bateria, eu sei que quanto mais melhor, mas quanto vc acha o ideal para meu Set ae?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Então, a questão é: Como é sua relação com as fontes? Tu vai usar muito? Pouco? Mais ou menos? Gosta de andar "aloprando" no volume?

Pq se não gosta de andar aloprando e vai tocar maior parte do tempo com fonte, serve "pouca" bateria. 
 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a questão é: Como é sua relação com as fontes? Tu vai usar muito? Pouco? Mais ou menos? Gosta de andar "aloprando" no volume?

 

Pq se não gosta de andar aloprando e vai tocar maior parte do tempo com fonte, serve "pouca" bateria.

 

Tendi, acho que vou usar muito a fonte! Kk, mas enfim, sakei o que tu quis falar

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, se vai tocar qse sempre com a fonte, bota uma bateria bacaninha só pra segurar os picos e capricha na fonte!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é seguir aquela regra básica:

 

100A para cada 1000W RMS

 

Mas caso utilize o som de acordo com a forma que o Daniel utilizava, acredito que pelo menos uma bateria auxiliar de 150A seja necessária, além de uma boa fonte é claro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas SEEEMPRE lembre que você não deve aloprar o volume sem a fonte ligada! Pois vai ter bateria apenas "pra quebrar um galho".

 

No meu, sem fonte, eu sempre ouvia suave. Só aloprava um pouco com o carro ligado e aloprava BASTANTE com a fonte ligada

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveita e coloca um voltímetro. Caso utilize em algum momento sem a fonte é extremamente útil!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...