Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
guilhermeleffler

Rack - Soundbar + LT

Recommended Posts

Boa noite pessoal, depois de estudar muito aqui pelo fórum, ter aprendido muito é chegada a hora de por isso em prática!

 

Juntei alguns equipamentos velhos e vamos à obra!

HU: Sony CDX-GT407X

 

Sub: Bomber upgrade 10" 250wrms BS em caixa LT.

Linha iniciando em 1,2sd e terminando em 1sd. Sintonia em 37hz aproximadamente, com 2,46m de linha.

 

ML: 2 JBL 8PWX

MH: 4 fulls Sony de um antigo HT

 

Estou pelo celular,e não consigo postar imagens com facilidade, então criei um álbum dedicado em meu Facebook e tornei público!

Segue o link...

 

https://m.facebook.com/guilhermeleffler/albums/1038431809537340/?ref=bookmarks

 

Dúvidas, críticas, sugestões e elogios são bem vindos!

Pra teste usei um stetsom 2k5E que tinha dando sopa aqui e que quase fez pular fora o conjunto móvel do pigreide durante um descuido. Kkkk

Devo comprar essa semana os amps definitivos.

Possivelmente serão um Banda 250.2 e um 2.4D.

Bateria 60ah, fonte stetsom 50ah.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não que até agora alguém tenha demonstrado interesse nisso aqui, mas já que fiz o tópico, vamos a algumas explicações:

 

Sobre a LT. Calculei ela com 1,2 SD no pé do AF e terminando em 1 SD no fim da linha (saída da caixa).

Calculado com sintonia em 37hz, se não me engano foram 2,46m de linha. A caixa toda ficou com 1,25m de largura (externo), 30cm de altura (interno) e 31,8cm de profundidade (externo).

Fiz em compensado 18mm, bem colada e parafusada.

Preenchimento, usei um enchimento de travesseiro que tinha aqui logo atrás do falante, um material mais denso e pesado, mas não muito. Logo depois dele, usei acrilon, comprei 3 metros e dobrei em 8 dobras se não me engano. Eram 1,20 de largura e foi até onde foi.

O restante ficou sem enchimento mesmo.

Sobre sonoridade, eu nunca tinha ouvido uma LT tocar, então na minha opinião ficou excepcional!

Os fulls do HT antigo da Sony tem um agudo bem legal, definido e não é estridente. São 3 Ohms cada, liguei cada par em série, subindo pra 6 Ohms. Liguei eles e os 8PX direto nas saídas do player, sem corte mesmo.

Quando chegar os amps vou providenciar um stx84 usado pra fazer os cortes ativos, assim posso regular de acordo como fique melhor para cada AF.

Mas de início, com a pouca potência do player, ficou com uma qualidade muito boa!

O 2k5 que está tocando o upgrade era o único módulo disponível no momento, tenho que cuidar muito pra não fazer o falante cuspir o cone. Kkkk

Enfim, aguardar chegar os amps definitivos e pensar numa maneira de fazer os acabamentos pra deixar uma estética legal!

É muito gratificante ver um trabalho que levou noites de estudo se concretizar com tamanha maestria!

 

Conforme for atualizando, vou postando as fotos no álbum do Facebook citado no início do tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No vídeo que você gravou a caixa ja estava com preenchimento?

Grava um vídeo com a caixa em uma canto de um quarto ou sala. Aposto que o sub grave vai até distorcer o microfone da câmera!

 

Os JBL de 8 estão continuando o médio grave onde a LT acaba? Pergunto isso por que no meu quarto parece que o som some quando chega em 90hz e só aparece em 140hz. Eu uso caixas de 7L sintonizadas em 90hz para médio grave e médio.

 

Edit:

Eu analisei o audio no video que vc gravou e o começo da batida da musica a camera captou bem, mas os 39hz ficou muito baixo. Isso é a camera que fez mesmo ou o local que vc deixou a LT?

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No vídeo que você gravou a caixa ja estava com preenchimento?

Grava um vídeo com a caixa em uma canto de um quarto ou sala. Aposto que o sub grave vai até distorcer o microfone da câmera!

 

Os JBL de 8 estão continuando o médio grave onde a LT acaba? Pergunto isso por que no meu quarto parece que o som some quando chega em 90hz e só aparece em 140hz. Eu uso caixas de 7L sintonizadas em 90hz para médio grave e médio.

 

Edit:

Eu analisei o audio no video que vc gravou e o começo da batida da musica a camera captou bem, mas os 39hz ficou muito baixo. Isso é a camera que fez mesmo ou o local que vc deixou a LT?

No vídeo estava com o preenchimento.

Sinto a caixa respondendo bem plana até os 80hz.

Hoje terminei a parte de cima, selei a caixa dos médios, um volume de cada lado, nem calculei nada. Fiz um teste com volume mais alto, HPF em 120hz e gostei muito da voz e agudo! Não pude testar em volume pleno pq minha mãe começou falar igual um trem. Kkkk

Hoje comprei um banda 2.4D que vai tocar tudo. Mesmo ligando o 8px e os fulls no mesmo canal, tocaram em harmonia e não senti falta ou excesso de agudos.

Os médios tocaram firme na caixa selada.

Amanhã vou fazer mais testes pra ter melhores impressões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses fulls estão em caixas separadas?

 

Ficou bem legal hein, a lt ficou gigante hehe.. Acompanhando.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esses fulls estão em caixas separadas?

 

Ficou bem legal hein, a lt ficou gigante hehe.. Acompanhando.

Por enquanto estão no mesmo volume que os 8px. Vou começar agora a montar o som do carro do meu primo e não sei se a madeira vai dar, vou finalizar o carro dele antes. Enquanto isso, vou ouvindo meu som aqui e observando como se comporta, hehehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

https://m.facebook.com/photo.php?fbid=1043917258988795&id=100001115919140&set=a.1038431809537340.1073741836.100001115919140&source=56&ref=bookmarks

 

Deixei os full no mesmo volume dos 8px mesmo e se comportaram bem!

Vai ficar assim mesmo.

Agora só aguardando os correios entregarem o amplificador e proceder para o acabamento da caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O 2.4D chegou ontem, fiz uma gambix pra teste e fiquei impressionado de cara!

Já está tocando há umas 5 horas hoje e gostei muito da qualidade de audio!

Testei vários estilos musicais e a satisfação dos ouvidos foi plena em praticamente tudo!

Gostei da força do amp, toca bem, sem frescuras.

Agora só preciso decidir como vou fazer o acabamento...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negocio de acabamento que ta me quebrando tbm, ja mudei de ideia umas 4x...  [^]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse negocio de acabamento que ta me quebrando tbm, ja mudei de ideia umas 4x... [^]

Como os móveis do meu apê são naquele laminado branco, pensei em fazer no mesmo material.

Vou analisar os custos.

Outra opção seria só verniz direto na madeira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Outras impressões que tive hoje depois de ouvir muito o sistema...

Como já disse anteriormente, me impressionou a qualidade do audio do pequeno Banda 2.4D.

Senti uma grande melhora com ele em volumes mais baixos, o grave não estava legal com os outros amps que testei. Com esse aqui me agradou bem!

Entrei em contato com a Banda pra reclamar que não veio nenhum adesivo da marca com nenhum dos dois amps que comprei.

Comentei que estou montando esse sistema é mandei algumas fotos/vídeo.

Elogiei os produtos, de fato os dois me agradaram muito! Tanto a Viking 5000 quanto o pequeno 2.4D.

Pediram meu endereço é disseram que vão mandar os adesivos e uma camiseta :D

Virei mais fã ainda dá marca!

(Quem me conhece sabe que o vidro lateral do meu carro é uma vitrine de adesivos, kkkk)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Como os móveis do meu apê são naquele laminado branco, pensei em fazer no mesmo material.

Vou analisar os custos.

Outra opção seria só verniz direto na madeira.

Estava pensando envernizar tbm, mas com alguns outros detalhes, na realidade eu preciso resolver as caixas primeiro kkkkkkkkkkkk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estava pensando envernizar tbm, mas com alguns outros detalhes, na realidade eu preciso resolver as caixas primeiro kkkkkkkkkkkk...

Mesmo caso do meu.

Ainda não sei o que fazer com questão da fonte. A infinite 50 faz muito barulho o cooler dela e vai ter que ser algo "retirável", pois vira e mexe uso ela pra dar um gás nas baterias do carro!

Vou postar mais umas fotos agora no álbum do Facebook...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT não gera altos SPLs, um sub de baixa sens em LT + falantes de alta sens, ia ser claro que o sub não ia acompanhar!

 

 

Usei o MTX 9515 com 5kw aplicados em LT pra acompanhar 4x 10pw3!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

LT não gera altos SPLs, um sub de baixa sens em LT + falantes de alta sens, ia ser claro que o sub não ia acompanhar!

 

 

Usei o MTX 9515 com 5kw aplicados em LT pra acompanhar 4x 10pw3!

Só atenuar o ganho dos canais das vias de alta. O foco desse sistema não é barulho. Moro em apartamento e lá vai ser fo** poder ouvir isso alto, kkk

Mas a qualidade do som me agradou muito, e isso que me deixou feliz :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imaginei que, ao fazer um vídeo, a gente tentasse mostrar o melhor do som em si! Ou seja, já do jeitinho que vai tocar! hahaha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lembrei que tenho um amigo que faz guitarras, logo - ele sabe de um cara que faz o acabamento delas. Assim que voltar pra capital, vou fazer uma visita a esse cidadão é solicitar um orçamento!

Faz pouco tempo, ele fez umas caixinhas que minha irmã usou pra convite dos padrinhos de casamento dela. Digno de bons elogios.

Quem sabe não acontece um black piano?!? Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imaginei que, ao fazer um vídeo, a gente tentasse mostrar o melhor do som em si! Ou seja, já do jeitinho que vai tocar! hahaha

Fazer vídeo é complicado, kkkk

Minha HU é bem antiga,uso ela pelo auxiliar no celular tocando pelo spotify.

Então preciso filmar o que o próprio celular está tocando. Kkkk

Engraçado isso.

Já estou pensando aqui que vou precisar reorganizar minha casa toda por causa desse sistema. Moro numa caixa de sapatos menores que meus pés :( kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Churrascada hoje, som bombando o dia todo. Saio por 5 minutos pra buscar refrigerante, um infeliz põe decaf pra tocar no talo e deixa a bobina batendo...

Txau pigreide :'(

Editado por guilhermeleffler

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, mas não queria gastar com isso agora. :/

Na minha mão isso duraria dez anos sem ter problemas e me atenderia bem.

Agora vou precisar encontrar um sub com a SD parecida ainda.

Se o dólar não estivesse tão caro (obrigado por isso, PT) eu pediria pra trazer algum sub gringo...

Estou apaixonado no DDX 10" da Skar Audio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

q tenso ein cara!!! sub fraco e com pouco Xmax dá nisso!!!

 

tem q saber usar msm... senao queima!!! bom q aki em ksa nao tem disso de tocar ate o limite do xmax!!! o LA nao tem fundo.... agora msm, ele tá tocando E40 - Pole (10Hz) .... e o desgraçado responde até legalzinho pra 10hz....

 

mas boa sorte ai!!! e pega um sub com bom xmax.... pelo menos uns 12mm pra 10"... e uns 400w seria bom tbm!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...