Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- SQFriends 4 - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 07/julho/2024 *****

Sign in to follow this  
Marcusrsantos

Ajuda na configuração de processador da áudio

Recommended Posts

Bom dia pessoal, instalei o som em meu carro, um golf mk7 e usei a configuração abaixo.

Gostaria de ajuda na configuração do meu processador de áudio, um mosconi 4to6, para realizar os cortes corretos para meus componentes e poder equalizar melhor também.

Desculpa formar um tópico novo, mas é porque sou leigo e, pesquisando no fórum, vi excelentes dicas para projetos e escolhas de som. No entanto, não encontrei como configurar processadores de áudio.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Som instalado no carro:

- Kit 2 Vias 6.5" 120 W Focal Access 165 A1 Hi End
- Subwoofer 10" 400 W (200 W RMS) Focal 25 A1
- Amp Rokfor fosgate P400 de 4 canais de 400 w rms, 50W x 4 @ 4-Ohms, 100W x 4 @ 2-Ohms, 200W x 2 @ 4-Ohms bridged RMS
Pretendo deixar o amplificador em modo flat e realizar os cortes no processador. Dar melhor  desempenho nos kits 2 vias, fazendo com que eles não trabalhem com grave. Deixar o grave apenas no sub.

Não sei dizer a respeito das configurações do processador, aliás, qual é o processador q está usando??

Mas via de regra, os corte do kit são na casa de 60 à 80hz; p sub tbm usa-se essa faixa, daí vc vai testando junto com os slopes de 12, 18 e 24db p ver onde tem melhor integração do kit e sub.

Eu costumo usar 50..60hz 24db no Kit, e 60hz 12db no sub com subsonico em 30hz...mas isso varia d equip pra equip, de carro pra carro.

Tem q testar as opções e ver qual casa melhor e te agrada.

Vi q o autor do tópico citou (e fica evidente mesmo) ser leigo, mas esse tópico mostra como "a coisa não é tão simples" como muitos pensam. Não se trata apenas de ligar fios e tb não existe uma receita de bolo para se fazer ajustes (crossover, Eq, TA, ganho, etc).

Tb fica difícil explicar em poucas linhas tudo o q deve ser feito. Meu conselho: na parte de "artigos" do fórum, procure os tópicos que tratam de crossovers; procure descobrir quais os cortes originais do kit (esse será o ponto de partida... vc pode simplesmente usar os mesmos no processador); depois desses 2 passos será mais fácil achar o corte ideal para o subwoofer.

• Upvote 1

Segue a tela de cortes do programa dele. Ficamos com a dúvida do porquê da existência de 4 ou 5 opções de corte para o mesmo canal. Precisa usar todos?

1551_98b60.jpg

Edited by Marcusrsantos

Segue tela atualizada. A publicada acima é de uma versão anterior do programa.

1551_98b60.jpg

Breve postarei a imagem de como configurei no programa, baseado nos componentes ligados.

Em alemão? Aí fode mesmo....

Minha sugestão, considerando que é leigo no assunto: leve em uma loja que possa dar garantia sobre o que está fazendo, senão a chance de fazer uma mer** das grandes é alta

Em alemão? Aí fode mesmo....

Minha sugestão, considerando que é leigo no assunto: leve em uma loja que possa dar garantia sobre o que está fazendo, senão a chance de fazer uma mer** das grandes é alta

Não é apenas em alemão. Esse foi uma imagem de exemplo da internet. Tem inglês também.

d045682s-960.jpg

Edited by Marcusrsantos

Sim, já dei uma olhada. Infelizmente ele apenas trata da parte de instalação e não da configuração.

Segue manual online:

http://mosconi-system.it/wp-content/uploads/2014/04/IMB3505920-Manuale-DSP4TO6_02.pdf

Configuração de um DSP é uma coisa meio universal, muda interface, mas o conceito por trás de todos é o mesmo, talvez por isso não venha lá um capítulo "como fazer corte passa alta" ou outro "como fazer corte passa baixa"

Outra possibilidade é de que a fábrica somente dê garantia em produtos configurados por revendedor/instalador treinado, caso contrário alguns poderiam tentar reaponsabilizar o produto por conta de uma má configuração que causou a queima dos auto falantes

Por isso digo, a menos que esteja familiarizado, ou que queira aprender, deixe pra alguém com experiência fazer o acerto

Não há receita de bolo pra seguir, infelizmente

Dá uma olhada no vídeo do Renan Lopes sobre processador e crossover. Ele tem um canal no YouTube, e vai te ajudar a entender qual tipo de corte usar, e como usar.

Eu usaria linkwitz Riley 24 Db8, se os speaker tiverem resposta bem plana, mas. Precisa escutar pra ver se a transição fica do seu agrado.

Também usaria o limiter por segurança.

É relativamente simples de configurar, basta vc estudar os conceitos.

Edited by apalareti

No seu caso aí, como não é muito familiarizado nem com os cross convencionais, dá uma pesquisada em conceitos, funcionamento, tipos de crossover, cortes, enfim o que seja relacionado ao assunto, assim terá ao menos uma base para começar a fazer "testes" práticos.....pois pelo que parece e já foi falado pelos mais entendidos, não tem nenhum manual q diga exatamente o que fazer.

Obrigado pessoal tanto pelas ajudas como pelos conselhos. Continuarei estudando os conselhos para realizar a configuração que melhor me agradar e depois postarei o resultado por aqui.