Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Marcusrsantos

Ajuda na configuração de processador da áudio

Recommended Posts

Bom dia pessoal, instalei o som em meu carro, um golf mk7 e usei a configuração abaixo.

Gostaria de ajuda na configuração do meu processador de áudio, um mosconi 4to6, para realizar os cortes corretos para meus componentes e poder equalizar melhor também.

Desculpa formar um tópico novo, mas é porque sou leigo e, pesquisando no fórum, vi excelentes dicas para projetos e escolhas de som. No entanto, não encontrei como configurar processadores de áudio.

Agradeço antecipadamente a ajuda.

 

Som instalado no carro:

- Kit 2 Vias 6.5" 120 W Focal Access 165 A1 Hi End
- Subwoofer 10" 400 W (200 W RMS) Focal 25 A1
- Amp Rokfor fosgate P400 de 4 canais de 400 w rms, 50W x 4 @ 4-Ohms, 100W x 4 @ 2-Ohms, 200W x 2 @ 4-Ohms bridged RMS
Pretendo deixar o amplificador em modo flat e realizar os cortes no processador. Dar melhor  desempenho nos kits 2 vias, fazendo com que eles não trabalhem com grave. Deixar o grave apenas no sub.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei dizer a respeito das configurações do processador, aliás, qual é o processador q está usando??

Mas via de regra, os corte do kit são na casa de 60 à 80hz; p sub tbm usa-se essa faixa, daí vc vai testando junto com os slopes de 12, 18 e 24db p ver onde tem melhor integração do kit e sub.

Eu costumo usar 50..60hz 24db no Kit, e 60hz 12db no sub com subsonico em 30hz...mas isso varia d equip pra equip, de carro pra carro.

Tem q testar as opções e ver qual casa melhor e te agrada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vi q o autor do tópico citou (e fica evidente mesmo) ser leigo, mas esse tópico mostra como "a coisa não é tão simples" como muitos pensam. Não se trata apenas de ligar fios e tb não existe uma receita de bolo para se fazer ajustes (crossover, Eq, TA, ganho, etc).

Tb fica difícil explicar em poucas linhas tudo o q deve ser feito. Meu conselho: na parte de "artigos" do fórum, procure os tópicos que tratam de crossovers; procure descobrir quais os cortes originais do kit (esse será o ponto de partida... vc pode simplesmente usar os mesmos no processador); depois desses 2 passos será mais fácil achar o corte ideal para o subwoofer.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue a tela de cortes do programa dele. Ficamos com a dúvida do porquê da existência de 4 ou 5 opções de corte para o mesmo canal. Precisa usar todos?

 

1551_98b60.jpg

Editado por Marcusrsantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Segue tela atualizada. A publicada acima é de uma versão anterior do programa.

1551_98b60.jpg

 

Breve postarei a imagem de como configurei no programa, baseado nos componentes ligados.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em alemão? Aí fode mesmo....

Minha sugestão, considerando que é leigo no assunto: leve em uma loja que possa dar garantia sobre o que está fazendo, senão a chance de fazer uma mer** das grandes é alta

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em alemão? Aí fode mesmo....

Minha sugestão, considerando que é leigo no assunto: leve em uma loja que possa dar garantia sobre o que está fazendo, senão a chance de fazer uma mer** das grandes é alta

Não é apenas em alemão. Esse foi uma imagem de exemplo da internet. Tem inglês também.

d045682s-960.jpg

Editado por Marcusrsantos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, já dei uma olhada. Infelizmente ele apenas trata da parte de instalação e não da configuração.

Segue manual online:

http://mosconi-system.it/wp-content/uploads/2014/04/IMB3505920-Manuale-DSP4TO6_02.pdf

Configuração de um DSP é uma coisa meio universal, muda interface, mas o conceito por trás de todos é o mesmo, talvez por isso não venha lá um capítulo "como fazer corte passa alta" ou outro "como fazer corte passa baixa"

Outra possibilidade é de que a fábrica somente dê garantia em produtos configurados por revendedor/instalador treinado, caso contrário alguns poderiam tentar reaponsabilizar o produto por conta de uma má configuração que causou a queima dos auto falantes

Por isso digo, a menos que esteja familiarizado, ou que queira aprender, deixe pra alguém com experiência fazer o acerto

Não há receita de bolo pra seguir, infelizmente

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada no vídeo do Renan Lopes sobre processador e crossover. Ele tem um canal no YouTube, e vai te ajudar a entender qual tipo de corte usar, e como usar.

Eu usaria linkwitz Riley 24 Db8, se os speaker tiverem resposta bem plana, mas. Precisa escutar pra ver se a transição fica do seu agrado.

Também usaria o limiter por segurança.

 

É relativamente simples de configurar, basta vc estudar os conceitos.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso aí, como não é muito familiarizado nem com os cross convencionais, dá uma pesquisada em conceitos, funcionamento, tipos de crossover, cortes, enfim o que seja relacionado ao assunto, assim terá ao menos uma base para começar a fazer "testes" práticos.....pois pelo que parece e já foi falado pelos mais entendidos, não tem nenhum manual q diga exatamente o que fazer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal tanto pelas ajudas como pelos conselhos. Continuarei estudando os conselhos para realizar a configuração que melhor me agradar e depois postarei o resultado por aqui.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...