Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
BeLmOnT

Woofer 15 pol.com bom SPL.

Recommended Posts

Então, o lance do SPL é...

Se tu bota sintonia alta (pancadão) toca MUITO forte... mas quase sem subgrave (perde musicalidade)

Se tu bota sintonia baixa (subgrave) toca bem fraco (precisa de muita caixa pra tocar, ex.: Som profissional)... mas a qualidade é incrível!

E se bota uma sintonia MISTA, dá pra aliar um pouco de tudo!

A bronca é que não é essa "tricotomia": Sintonia alta, baixa e mista. Tens a frequência a escolher!

35 a 40hz é algo voltado pro subgrave, som profissional.. baixo SPL e alta qualidade.

45 a 60hz é algo considerado misto. Toca bem no sub e no SPL

e 65hz acima é pancadão.

Tens que ver isso, em resumo!

A eros oferece dois projetos de caixa pro SDS.. o profissional e o automotivo. Um pra subgrave e um misto.

Confere:

Automotivo:

http://www.eros.com.br/downloads.php?file=projetos/downloads/36.pdf

Profissional:

http://www.eros.com.br/downloads.php?file=projetos/downloads/37.pdf


E quanto à alimentação, um amp de 1k6 é MUUUITO pouco pra ele. Eu tenho 1 SDS 2.7k só que 18" (mesmo imã e mesma bobina) e que tocou por mais de ano num Stetsom 5k2. Tocava forte demais, recomendo! Usava uma bateria Optima D31 na boca do amp + fonte 80a.. só rendia 100% (aloprava) com fonte ou carro ligado. Na bateria (por usar pouca bateria), só tocava até uns 70% do volume!

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, o lance do SPL é...

 

Se tu bota sintonia alta (pancadão) toca MUITO forte... mas quase sem subgrave (perde musicalidade)

 

Se tu bota sintonia baixa (subgrave) toca bem fraco (precisa de muita caixa pra tocar, ex.: Som profissional)... mas a qualidade é incrível!

 

E se bota uma sintonia MISTA, dá pra aliar um pouco de tudo!

 

A bronca é que não é essa "tricotomia": Sintonia alta, baixa e mista. Tens a frequência a escolher!

 

35 a 40hz é algo voltado pro subgrave, som profissional.. baixo SPL e alta qualidade.

 

45 a 60hz é algo considerado misto. Toca bem no sub e no SPL

 

e 65hz acima é pancadão.

 

Tens que ver isso, em resumo!

 

A eros oferece dois projetos de caixa pro SDS.. o profissional e o automotivo. Um pra subgrave e um misto.

 

Confere:

 

Automotivo:

 

http://www.eros.com.br/downloads.php?file=projetos/downloads/36.pdf

 

Profissional:

 

http://www.eros.com.br/downloads.php?file=projetos/downloads/37.pdf

 

 

E quanto à alimentação, um amp de 1k6 é MUUUITO pouco pra ele. Eu tenho 1 SDS 2.7k só que 18" (mesmo imã e mesma bobina) e que tocou por mais de ano num Stetsom 5k2. Tocava forte demais, recomendo! Usava uma bateria Optima D31 na boca do amp + fonte 80a.. só rendia 100% (aloprava) com fonte ou carro ligado. Na bateria (por usar pouca bateria), só tocava até uns 70% do volume!

Era isso que estava querendo saber :D, obrigado pela explicação e orientação, vou acrescentar mais uma bateria de 200 amp fechando 450 amp estava querendo colocar um 3k ou até mesmo 5k prA tocar o woofer vai depender da grana.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Era isso que estava querendo saber :D, obrigado pela explicação e orientação, vou acrescentar mais uma bateria de 200 amp fechando 450 amp estava querendo colocar um 3k ou até mesmo 5k prA tocar o woofer vai depender da grana.

Tu gosta demais de bateria, kkkkk

Atualmente meu carro está com apenas 360ah de bateria, são duas moura log diesel 180ah cada. Segura até bem o Banda viking 5000, mas por pouco tempo na alta.

Quanto à litragem da caixa, não sei te falar. Se tem algum programa como o Winisd, recomendo simular com algo em torno de 85l lá pelos 52hz. Minha caixa está dando pico de+1dB entre 60~75hz segundo o programa. Todos os falantes que simulei tiveram um ganho bem mais alto. Não sei porque. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tu gosta demais de bateria, kkkkk

Atualmente meu carro está com apenas 360ah de bateria, são duas moura log diesel 180ah cada. Segura até bem o Banda viking 5000, mas por pouco tempo na alta.

Quanto à litragem da caixa, não sei te falar. Se tem algum programa como o Winisd, recomendo simular com algo em torno de 85l lá pelos 52hz. Minha caixa está dando pico de+1dB entre 60~75hz segundo o programa. Todos os falantes que simulei tiveram um ganho bem mais alto. Não sei porque. Kkkk

É que tem um camarada meu que mexe com venda de baterias e faz barato pra nós, então quanto mais melhor né, enquanto tiver espaço, ainda vou acrescentar fonte pq o alternador não vai dar conta, original do uno. Quanto a caixa ta tranquilo vou seguir manual.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateria quanto mais melhor, o ideal é no mínimo 100A a cada 1000W rms.

 

Toca com menos que isso?? Toca...

 

Mas há perda visível de rendimento, além de riscos aos equipamentos principalmente amplificadores.

 

 

 

PS.: Ninguém levou em consideração o Over 15sub800?

 

Na minha opinião é um dos melhores falantes de 15 polegadas, tanto em timbre quanto em SPL.

 

Toca bem numa caixa dutada com 80 littros, ou melhor ainda em manifold.

Editado por diegoo_82

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bateria quanto mais melhor, o ideal é no mínimo 100A a cada 1000W rms.

 

Toca com menos que isso?? Toca...

 

Mas há perda visível de rendimento, além de riscos aos equipamentos principalmente amplificadores.

 

 

 

PS.: Ninguém levou em consideração o Over 15sub800?

 

Na minha opinião é um dos melhores falantes de 15 polegadas, tanto em timbre quanto em SPL.

 

Toca bem numa caixa dutada com 80 littros, ou melhor ainda em manifold.

É outro caso a se pensar mas não pode ser o sub 800 st ou não tem problemas? Ainda não comprei o Woofer estou esperando entrar uma grana, dai realmente vou cair pra dentro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

o 800 ST é mais barato e rende uns 30% a menos!

 

Quem diz se compensa ou não é você! Mas, pra mim, a economia não vale, pq ele não é 30% mais barato! hasuhsauhsuhsauh

 

A economia financeira é de 15~20% e a perda de SPL é notável!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só comprar o conjunto magnético do 15-800 normal com o ST. O ST apresenta ferrite característico de woofers de 400~500rms...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só comprar o conjunto magnético do 15-800 normal com o ST. O ST apresenta ferrite característico de woofers de 400~500rms...

 Quis dizer comparar, né?

 

Concordo com os colegas, essa linha ST é uma segunda linha da over, semelhante o que a snake fez com a linha esv, portanto fuja delas.

 

Aliás eu não sei o porque as empresas produzirem tanto material sem qualidade...

 

Tenho 02 snake esx125 aqui parados pq não consigo vendê-los pois os leigos o confundem com o esv620 e aí não querem pagar o quanto ele vale.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Quis dizer comparar, né?

 

Concordo com os colegas, essa linha ST é uma segunda linha da over, semelhante o que a snake fez com a linha esv, portanto fuja delas.

 

Aliás eu não sei o porque as empresas produzirem tanto material sem qualidade...

 

Tenho 02 snake esx125 aqui parados pq não consigo vendê-los pois os leigos o confundem com o esv620 e aí não querem pagar o quanto ele vale.

 

Isso, era comparar mesmo kkkkkk

Ia te mandar uma MP mas não tem como :( Tem como você me mandar na minha MP fotos e preço que você ta pedindo no esx125? Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem sim! assim que eu chegar em casa!!

 

Whats 79 9-9962-9742

 

Isso, era comparar mesmo kkkkkk

Ia te mandar uma MP mas não tem como :( Tem como você me mandar na minha MP fotos e preço que você ta pedindo no esx125? Valeu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa me intrometer no tópico mais pra aproveitar que levantaram a questão do target 3k 15pol gostaria de saber qual melhor módulo para tocar 2target 3k??? atualmente estou com uma taramps 2.7k e 200a de bateria mais a do cofre, vou pegar mais uma de 100a final do mês.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se o falante tem "3k" estampado nele, significa que podes aplicar "3k" em cada um sem bronca, desde que bem regulado!

 

Logo, um amp 6kw tira 100% deles!

 

Só seria diferente SE o caso fossem amps profissa! Mas, como estamos falando de automotivos, eu aplicaria 6kw sem medo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda Bloom. Me aconselha algum módulo? Pelo que li no forum os melhores é o Sd e banda, estou na dúvida nesses dois.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só não recomendo Taramps. Pode ser Stetsom ou SD

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu camarada, acho que vou de Sd modelo antigo, está um preço mais acessível com melhor custo benefício que o Stetson, sd evo e viking.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa noite pessoal surgiu a oportunidade de pegar um Havoc 3k de 15 da over bem barato, e ai o que vcs acham? compensa?

 

Parâmetros dele.

 

Capturar_zpsdnzrzwsv.png

Editado por BeLmOnT

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o target da over! Eu passo!

"Freq mínima de corte: 80hz" (pra pancadão)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz, subsônico em 80hz é pra tocar som de martelada em jacarandá...

Tenso. Kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloon, aproveitando a sua atenção, estou montando um par de 18SW3P na parati quadrada do meu primo, chutei 140l interno bruto e sintonia em 48hz.

Já cortei a caixa, amanhã farei o primeiro teste.

Dutos, fiz 2 dutos triangulares de 15cm a partir do ângulo de 90°. O Winisd mandou fazer o duto com 10cm de comprimento.

Teve um ganho de 2dB entre 50~70hz.

Será que isso vai ficar bom?

Minha caixa teve ganho de apenas 1dB nessa mesma faixa, mas como uso um bom headhoom, toca de espantar a galera!

O "problema" desses falantes é que são 8Ohms, então o pobre 2k5E vai mandar pouca coisa pra eles.

Fiz a caixa bem travada e vedada, com cortes precisos como é padrão de trabalho meu.

Espero que fique bom...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai faltar mt potência! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom aproveitando o assunto... tava afim de montar 8 hard power 550 de 12 polegadas pra tocar pancadão mesmo... qual frequência me recomendas pra sintonizar a caixa e litragem? Andei dando uma olhada mas nao axei muita coisa por aqui, só axei um projeto mas com caixa sintonizada em 110hz axei meio alto oq vc acha?

E na sua opinião: ultravox 550 ou hard power 550? Optei pelo hard pela sensibilidade ser maior 94 contra 92 dos ultra

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pancadão eu não entendo! Projeto sons pra tocar música!

Pancadão tu tem que ver a frequência que mais usam e tal, sei lá... rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai faltar mt potência!

Fiz o teste da caixa hoje, bem rústico, bateria de 60ah ligado numa fonte de 50ah e só. Prendi os fios do módulo com as garras que tenho na fonte aos pólos da bateria e mais nada.

Aparentemente o grave ficou bom. Pareceu bem promissor.

Quem sabe mais à frente o preguiçoso consiga comprar um amp mais forte e bateria em quantidade suficiente...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...