Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
lipsk8

[Dúvida] Litragem ideal para ouvir músicas eletrônicas...

Recommended Posts

Galera, boa noite.

Para começar, sou leigo no assunto... Estou com dois 309 S4 parados aqui e, resolvi que irei fazer uma caixa para eles. Enfim, como escuto bastante música eletrônica, me veio uma certa dúvida em relação a "litragem" ideal para esse tipo musical e, se ficaria melhor uma caixa dutada (duto retangular ou redondo) ou uma caixa selada, pois, já vi gente usar os dois tipos de caixa...

Alguém poderia ajudar?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera, boa noite.

Para começar, sou leigo no assunto... Estou com dois 309 S4 parados aqui e, resolvi que irei fazer uma caixa para eles. Enfim, como escuto bastante música eletrônica, me veio uma certa dúvida em relação a "litragem" ideal para esse tipo musical e, se ficaria melhor uma caixa dutada (duto retangular ou redondo) ou uma caixa selada, pois, já vi gente usar os dois tipos de caixa...

Alguém poderia ajudar?

 

* Se na maioria das vezes for utilizar com o porta-malas fechado é Caixa Selada;

 

* Se na maioria das vezes for ouvir o sistema de porta malas aberto é Caixa Dutada;

 

 

Obs: Estou tentando fazer um Up da imagem do manual, mas no momento não estou conseguindo. Assim que possível, tento novamente  :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irei utilizar apenas com o porta-malas fechado...

Ouvi falarem que caixa selada torna os graves rápidos e secos, isso procede?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Irei utilizar apenas com o porta-malas fechado...

Ouvi falarem que caixa selada torna os graves rápidos e secos, isso procede?

 

 Ao meu ver, graves "secos" estão mais relacionados ao tipo de alto falante e o corte de frequência, como por exemplo, os falantes "Woofer"(borda de papel dobrado) os inseridos geralmente no pancadão. Como no seu caso é subwoofer, você está longe desses graves "secos", o máximo que pode acontecer é projetar uma caixa pequena(picuda), que geralmente limita a audição do timbre das frequências mais baixas, digo do subgrave. Porém caixa selada ou dutada tocam desde subgrave à grave, bastando que apenas seja projetada o mais próximo possível da sugestão do fabricante. 

 

 Quantos ao controle mais rápido do alto falante eu concordo, mas grave seco não está relacionado à caixa selada.

 

 Aqui vai um pequeno exemplo de caixa selada com subgrave:

 

https://www.youtube.com/watch?v=TGlAZkAPsSg

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi...

Os 309 estavam numa caixa trapezoidal com as seguintes dimensões: A=33cm, L=90cm, PM=44cm, Pm=13, E=2cm. o duto era de 3.

Calculei essas dimensões e, cheguei no resultado de 61,10lts, mas não descontei o duto... Esse volume é o total da caixa inteira ou apenas de uma câmara?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi...

Os 309 estavam numa caixa trapezoidal com as seguintes dimensões: A=33cm, L=90cm, PM=44cm, Pm=13, E=2cm. o duto era de 3.

Calculei essas dimensões e, cheguei no resultado de 61,10lts, mas não descontei o duto... Esse volume é o total da caixa inteira ou apenas de uma câmara?

 

Mas essa profundidade superior de 13cm² é muito pequena, quando à profundidade inferior(base) é 44cm²  :huh: 

 

A caixa tem divisão interna?

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

* Se na maioria das vezes for utilizar com o porta-malas fechado é Caixa Selada;

 

* Se na maioria das vezes for ouvir o sistema de porta malas aberto é Caixa Dutada;

 

 

 

 

mano.... na moral!!! não dá pitaco errado!!! nunca existiu essa regra de caixas dutadas e selada!!!

 

tem sub q se comporta bem em selada e tem sub q se comporta melhor na dutada...

 

só dá ideias de Estaladores Professionais.... [o_]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A Pm é 33, refiz os cálculos e deu 86lts. A caixa tem repartição sim

Editado por lipsk8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Desculpa, mas tem um milhão de tópicos sobre Pioneer. Os 309 tocam bem com 45L, em 35hz. Duto a seu gosto, se for redondo faça com 4", um pra cada sub. Pode diminuir pouca coisa o volume, ou colocar um highpass (subsonico) pra controlar melhor o cone e diminuir o delay por causa do gosto musical. Ja fiz com selada, funciona, mas não me agradava.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode fazer com câmara única, sem repetições, mas refoça bem a caixa, quanto menos ela vibrar, mais ela vai tocar!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei, mas achei apenas um tópico que falava sobre eletrônica... Fiquei em dúvida, pois o Gol G2 não tem um porta-malas tão grande e, realmente queria saber a lt ideal para esse tipo de música.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mano.... na moral!!! não dá pitaco errado!!! nunca existiu essa regra de caixas dutadas e selada!!!

 

tem sub q se comporta bem em selada e tem sub q se comporta melhor na dutada...

 

só dá ideias de Estaladores Professionais.... [o_]

Vc é o novo Moderador? Po cara, eu não sabia! "Meus parabéns!!!"

 

Então avisa lá pro Moti, que a sua categoria ainda não foi atualizada! 

 

Mas enquanto não atualiza, eu vou falar a opinião que eu quiser!

 

Vc que tem que aprender a respeitar a opinião dos outros. E se tiver incomodado com as minhas opniões, sugestão pra você: Ignore!

 

Inclusive o Moti já deixou uma opção no fórum para ignorar post's de respectivos user's. Cara, assim você ganha o teu tempo de não ler e criticar meu post, e poupa à mim de te lembrar qual é o teu lugar aqui no fórum. Detalhe que, não tá considerando nem a política do fórum(respeitar opinões)!? Todo errado! Quer discordar? Discorda cara! Mas respeita ou no máximo ignore a opinião dos demais!

 

Eu já vi cada sugestão absurda aqui no fórum, que pulei o post do cara, opinei diferente e deixei o cara na dele, e pronto! E às vezes, pulam meus post's e opinam ao contrário! Pronto, beleza e fechou!

 

Igual o "twin" falou que não prefere caixa selada! Opinou é a opnião dele, e show de bola!

 

 

Mas não, alguém sempre querendo brilhar igual "pérola" querendo "guerrinha".

 

"Na moral", digo eu!

 

 

Conselho?

 

Ganha tempo! Mas se quiser continuar perseguindo minha opnião, tranquilo também! :legal:  

 

Só te adianto que vai perder o teu tempo porque não me causa mal estar algum :legal:  

 

 

E que siga o tópico!

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei, mas achei apenas um tópico que falava sobre eletrônica... Fiquei em dúvida, pois o Gol G2 não tem um porta-malas tão grande e, realmente queria saber a lt ideal para esse tipo de música.

Tranquilo, so tava dando um toque. No gol cabe caixa grande ate, 90L cabe tranquilo.

Esse volume e sintonia agrada em vários tipos de musica, não deixa o alto falante tão lento e tem um bom ganho na faixa "útil".

 

A caixa selada vai deixar o alto falante mais rápido, a dutada tem um atraso maior, mas tem um ganho pelo aproveitamento das ondas produzidas pela parte de trás do alto falante. Basicamente a diferença entre elas é essa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vc é o novo Moderador? Po cara, eu não sabia! "Meus parabéns!!!"

 

Então avisa lá pro Moti, que a sua categoria ainda não foi atualizada! 

 

Mas enquanto não atualiza, eu vou falar a opinião que eu quiser!

 

Vc que tem que aprender a respeitar a opinião dos outros. E se tiver incomodado com as minhas opniões, sugestão pra você: Ignore!

 

Inclusive o Moti já deixou uma opção no fórum para ignorar post's de respectivos user's. Cara, assim você ganha o teu tempo de não ler e criticar meu post, e poupa à mim de te lembrar qual é o teu lugar aqui no fórum.

 

 

E que siga o tópico!

 

 

isso eh pra ver q não é somente a minha pessoa q lê seus posts e acham q eh só ladainha!!!

 

de onde tirou essa informação q sub em selada eh pra tocar de porta malas fechado, e sub na dutada eh pra tocar na maioria das vezes de porta malas aberto?!?

 

eh isso q chamo de ladainha!!! eh afirmar algo sem ter noção das coisas!!! Fabricantes passam meses e meses calculando em qual caixa o sub se comporta melhor(determinando VAS, EBP, Qts do falante).... e ai vem um cara e fala q se for pra tocar de porta malas fechado, eh melhor selada!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

isso eh pra ver q não é somente a minha pessoa q lê seus posts e acham q eh só ladainha!!!

 

de onde tirou essa informação q sub em selada eh pra tocar de porta malas fechado, e sub na dutada eh pra tocar na maioria das vezes de porta malas aberto?!?

 

eh isso q chamo de ladainha!!! eh afirmar algo sem ter noção das coisas!!! Fabricantes passam meses e meses calculando em qual caixa o sub se comporta melhor(determinando VAS, EBP, Qts do falante).... e ai vem um cara e fala q se for pra tocar de porta malas fechado, eh melhor selada!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

 

Olha o dialeto do cara: "Ladainha". Lamentável mesmo!

 

 

Viu? Até você acabou de admitir :legal:

 

Realmente, os caras gastam tempo com avaliações, é por esse motivo, que oficialmente está registrado no próprio manual do fabricante, as 2 opções de caixa(dutada e selada):

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/pioneer_w310-jpg

 

 

 Já que é só a dutada que presta e, é a única opção de mala fechada pra você, então porquê que a PRÓPRIA PIONEER aprovou em suas avaliações(ainda bem que você mesmo que falou nesse assunto) e até hoje sugere em seu PRÓPRIO MANUAL DE INSTRUÇÕES, também a sugestão de 3 tipos de caixa selada?

 

 Então seria para tocar de porta malas aberto? Ou não, peraê, já sei!? Deve ser então para estocar o vento?

 

 Pronto cara, agora você nem vai me criticar, mas vai falar contra o manual do próprio fabricante. Vamos lá, próximo argumento, porque a existência da caixa selada!? E nem vêm com o argumento de que caixa selada não desce, porque no mesmo manual também têm sugestão de caixa selada para Subgrave.

 

 Caixa selada funciona "parecido" como um Band-Pass! Onde todo o porta-malas funciona como um 2ª caixa, que dissipa a pressão sonora pelo caminho que percorre desde o porta-malas até a frente do veículo, o que "simula" a continuidade de um duto.

 

 

 Ah! E eu nem queria falar que já analisei as duas caixas, porque já sei que minha opinião não tem valor algum pra você ... Show! Melhor ainda!

 

 Mas já que estamos discutindo no campo das idéias, está aê a opnião simples de 2 caras que estão, vamos dizer, bem mais que vc na luta da sobrevivência no segmento de som automotivo.

 

 Eu, particularmente, acho melhor vc nem ver!

 

 Mas como a discussão é pública, prefiro defender a minha idéia ou desistir de falar contigo, do que na falta de arquivo e argumentos, partir pro plano B, a ofensa! 

 

 

 

 

 

 Segundo a explicação dos 2 vídeos e a opinião dos lojistas, é que a "maior pressão(bomba sonora) com mala fechada está na opção pela caixa selada".

 

 Não é possível que o estudo realizado pelo fabricante, a opinião do vendedor 1 e do vendedor 2 estejam equivocadas. 

 

 A minha opinião? Faço questão que continue ignorando  :legal:

 

 

 Mas se ainda sim, alguém chegar aqui educadamente e dizer ... Eu acho a dutada melhor, beleza! Ok!

 

 Mas eu vou respeitar e manter a postura! 

 

 

E rapaziada,

 Não estou dizendo que todos acham qual é melhor a caixa. Eu apenas estou provando ser algo também estudado e recomendado pelo fabricante, que não sou o único que pensa assim e expressei a opinião que vou manter firme e forte! 

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amiguinho... nem vou perder muito tempo com isso nao!!!

 

pode continuar com seus videos profissionais do Youtube ai!!! Aprende bastante com esses caras ai, pois eles manjam muinnnto!!!

 

colocar videos no Youtube falando oq acha, é super fácil!!! mas legal msm seria dar umas pesquisadas em artigos e textos, pois trazem muito mais conhecimento e trazem informações VERDADEIRAS!!!

 

sobre os manuais cara... o manual não é feito pra indicar caixas pra tocar de porta-malas aberto ou fechado!!! e sim, as caixas indicadas são pras pessoas escolherem qual projeto vai agradar mais seu estilo musical!!! ;)

 

e outra... a diferença de uma caixa dutada é apenas q nela existe um tubo, que consegue ressonar em algumas frequencias (assim trazendo ganhos em determinadas frequencias).... e ja a caixa selada, possui um habitaculo com determinado volume, e o sub trabalha sua frequencia de resposta em cima daquele volume não gerando picos como a caixa dutada!!!

 

bjos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pesquisei, mas achei apenas um tópico que falava sobre eletrônica... Fiquei em dúvida, pois o Gol G2 não tem um porta-malas tão grande e, realmente queria saber a lt ideal para esse tipo de música.

 

Conforme eu falei, aê está o manual para com as recomendações do próprio fabricante com as projeções sugeridas nas 2 formas de caixa.

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/pioneer_w310-jpg

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A=33cm, L=90cm, PM=44cm, Pm=33, E=2cm. o duto era de 3.

 

 

 Considerando externas as medidas informadas, sua caixa possui aproximadamente 111.25 litros/livres internamente.

 

 Mas precisamos ser mais precisos e também calcular a área ocupada pela madeira que faz a repartição, e diminuir dessa litragem.

 

 Sendo assim:

 

111L - 2,541L = 108,45L (realmente livres)

108,45L / 2 = 54,22L

 

 Logo, este projeto de caixa consiste em aproximadamente 54L para cada Pioneer.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tranquilo, so tava dando um toque. No gol cabe caixa grande ate, 90L cabe tranquilo.

Esse volume e sintonia agrada em vários tipos de musica, não deixa o alto falante tão lento e tem um bom ganho na faixa "útil".

 

A caixa selada vai deixar o alto falante mais rápido, a dutada tem um atraso maior, mas tem um ganho pelo aproveitamento das ondas produzidas pela parte de trás do alto falante. Basicamente a diferença entre elas é essa.

Então, no caso deveria optar por uma selada? Pois, geralmente músicas eletrônicas possuem uns graves rápidos... Me corrija se estiver falando "abobrinha".

Editado por lipsk8

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Considerando externas as medidas informadas, sua caixa possui aproximadamente 111.25 litros/livres internamente.

 

Mas precisamos ser mais precisos e também calcular a área ocupada pela madeira que faz a repartição, e diminuir dessa litragem.

 

Sendo assim:

 

111L - 2,541L = 108,45L (realmente livres)

108,45L / 2 = 54,22L

 

Logo, este projeto de caixa consiste em aproximadamente 54L para cada Pioneer.

Nossa cara, esta caixa é extremamente gorda. Mas, uma litragem de 43 a 47lts ficaria legal para os subs trabalharem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, no caso deveria optar por uma selada? Pois, geralmente músicas eletrônicas possuem uns graves rápidos... Me corrija se estiver falando "abobrinha".

Eu escuto de tudo, mas principalmente musica eletrônica. Ja usei Pioneer, num mesmo carro, mesmo set, so trocando as caixas de selada para dutada e não tem nem comparação uma para outra. Fazendo no que te passei vai ficar bom, o pessoal erra colocando uma sintonia alta ou caixa muito grande, mas ai o sub trabalha limitado em algumas faixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu escuto de tudo, mas principalmente musica eletrônica. Ja usei Pioneer, num mesmo carro, mesmo set, so trocando as caixas de selada para dutada e não tem nem comparação uma para outra. Fazendo no que te passei vai ficar bom, o pessoal erra colocando uma sintonia alta ou caixa muito grande, mas ai o sub trabalha limitado em algumas faixas.

 

44lts para cada sub é uma boa?

Irei montar a caixa com compensado de 20mm e utilizar parafusos a cada 5cm, isso evitaria vibrações?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

44lts para cada sub é uma boa?

Irei montar a caixa com compensado de 20mm e utilizar parafusos a cada 5cm, isso evitaria vibrações?

Sim, mas use alguns reforços por dentro pra travar as madeiras mais no meio da chapa, já usei barra com rosca, da pra fazer em madeira tbm, etc.. De preferencia ao mdf no lugar do compensado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pretendo usar duto régua, qual seria as dimensões para sintonizar a caixa na faixa dos 35hz?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nossa cara, esta caixa é extremamente gorda. Mas, uma litragem de 43 a 47lts ficaria legal para os subs trabalharem?

 

Sim.

 

 O fabricante sugere para Selada até 49,5L no máximo. E para Dutada até 56,6L com duto de até 3".

 

 Acredito que para as batidas mais rápida, utilizar a litragem mais alta não seja a recomendada.

 

 No seu caso, se optasse pela selada eu optaria por aproximadamente 35,4L selada ou 42,5L caso opte pela dutada.

 

 Se optar pela dutada com duto régua, acredito que o twim não vai lhe negar um apoio maneiro sobre o cálculo na conversão do duto redondo de 3" ou 4" para a área em régua, conforme a polegada e sintonia que inspirar mais confiança para você.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...