Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Douglas_Miller

2 Pioneer TS-W310 S4 + Taramps HD 2500

Recommended Posts

Galera é meu primeiro projeto de caixa, estou pesquisando muito e tentando aprender o máximo possível aqui no fórum.

 

Queria alguns conselhos para fazer a minha caixa, meu carro é um Fiesta hatch 2010.

 

Eu escuto mais Trap e Eletro gosto bastante de grave e subgrave.

 

Escuto outros tipos musicais também, mas o foco é no grave s subgrave.

 

Vi muitos vídeos no YouTube do Lton85 e alguns outros.

 

Um calculo que eu fiz foi o seguinte:

 

120 litros livres para os dois subwoofers Pioneer 310 com câmara única dois dutos de 4 polegadas com comprimento de 36,78cm sintonizada em 30Hz.

 

Queria a ajuda para poder interpretar melhor o gráfico gerado:

eP1NkG3.png

 

Esse gráfico quer dizer que o pico seria em 50 hz?

 

Essa curva está boa?

 

com essa faixa de frequência, eu terei aqueles graves que vão longe fora do carro(com porta malas fechado claro)?

 

Lembrando meu modulo é um Taramps HD2500 1ohm, pelo manual ele entrega 1800w rms a 2 ohm, dá pra usar com os pioneer regulando o gain do modulo?

No futuro pretendo colocar mais 2 pioneers para fechar a 1ohm com o modulo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera é meu primeiro projeto de caixa, estou pesquisando muito e tentando aprender o máximo possível aqui no fórum.

 

Queria alguns conselhos para fazer a minha caixa, meu carro é um Fiesta hatch 2010.

 

Eu escuto mais Trap e Eletro gosto bastante de grave e subgrave.

 

Escuto outros tipos musicais também, mas o foco é no grave s subgrave.

 

Vi muitos vídeos no YouTube do Lton85 e alguns outros.

 

Um calculo que eu fiz foi o seguinte:

 

120 litros livres para os dois subwoofers Pioneer 310 com câmara única dois dutos de 4 polegadas com comprimento de 36,78cm sintonizada em 30Hz.

 

Queria a ajuda para poder interpretar melhor o gráfico gerado:

 

eP1NkG3.png

 

Esse gráfico quer dizer que o pico seria em 50 hz?

 

Essa curva está boa?

 

com essa faixa de frequência, eu terei aqueles graves que vão longe fora do carro(com porta malas fechado claro)?

 

Lembrando meu modulo é um Taramps HD2500 1ohm, pelo manual ele entrega 1800w rms a 2 ohm, dá pra usar com os pioneer regulando o gain do modulo?

No futuro pretendo colocar mais 2 pioneers para fechar a 1ohm com o modulo.

 

 Ao meu ver, esta sua caixa está mais voltada para o subgrave ao grave. 60L/sub, vai acentuar bem para o subgrave, mas também vai tirar um pouco do SPL nas frequências de grave.

 

 Creio eu, que se quiser um ponto de equilíbrio melhor para as duas lacunas de frequências(grave e subgrave), vai precisar reduzir a litragem da caixa para algo próximo dos 42L, mais precisamente 42,5L. E logicamente reduzir os dutos para 3". 

 

 Essa idéia realmente é parecida com a do LTON85, mas se você analisar, o maior interesse dele era o subgrave, importando-se menos com os graves. Por isso, ele encontrou a solução em uma caixa com litragem alta.

 

 Caixa é complicado! Ganha de um lado e perde do outro. E mais complicado ainda, é tentar encontrar esse ponto de equilíbrio para um falante em questão.

 

 Mas eu ainda prefiro uma caixa bem equilibrada, do que uma que fique afinada à um pequeno grupo de senóides.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  A pergunta que não quer calar:com 120 litros você consegue botar um sub profissional (SDS, sub800, hpx) de 18", que tocaria FLAT a partir de 40hz com uma boa pegada começando nos 35hz... sendo que com o SPL de 3x12" e consumindo menos bateria!

Why don't?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

trap e eletro nessa caixa d'gua vai embolar e tocar feio demais, sem ''pegada'', sem aquele ''tapa'' das batidas....o grafico fica lindo praticamente plano mas o sub toca lerdo e sem pressao esse eh o problema. essa caixa soh toca forte hip hop e lowbass. faz com 45l no maximo se for dutada, ou faz selada (terá as batidas mais rapidas e precisas). Eu ja tive pioneer em 45, 50 e 58l. abraçao boa sorte, da uma pesquisada antes.

eh melhor ir num de 18'' igual o bloom falou, oq mais se assemelha aos pioneer eu axei o SDS se puder ocupar esse espaço de 120l

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Eu fiz uma caixa para um 308 com 46,5l e tocava esse tipo de musica muito bem, caixa com 60 litros para Pioneer é praticamente para sub-grave e vai tocar bem poucos tipos de musicas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera os Subwoofers eu já adquiri.

 

Lembrando o que já tenho:

 

1 - Taramps HD2500 1 ohm

2 - Tsw-310 S4

Exemplo de músicas que eu ouço mais:

 

Diplo - Revolution (SEAN&BOBO REMIX)

Calvin Harris - Blame ft. John Newman

Calvin Harris - Summer

Ellie Goulding - Burn

Fifth Harmony - Worth It (Dame Esta Noche) (Audio) ft. Kid Ink

Katy Perry - Dark Horse (Official) ft. Juicy J

Major Lazer & DJ Snake - Lean On (feat. MØ) (Official Music Video)

Mr. Probz - Waves (Robin Schulz Remix Radio Edit)

Tropkillaz - MAMBO

Tropkillaz - HIDEHO

Tropkillaz - Boa Noite

Tropkillaz - Que Passa Amigo

 

 

Vou fazer mais umas simulações aqui para ver como fica com 45L e 50L, só uma duvida, com 45L precisa diminuir o duto para 3 polegadas?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera os Subwoofers eu já adquiri.

 

Lembrando o que já tenho:

 

1 - Taramps HD2500 1 ohm

2 - Tsw-310 S4

Exemplo de músicas que eu ouço mais:

 

 

 

Vou fazer mais umas simulações aqui para ver como fica com 45L e 50L, só uma duvida, com 45L precisa diminuir o duto para 3 polegadas?

 

 A redução da área do duto já prolonga um pouco mais o grave e aumenta a pressão interna!

 

 Quanto a redução que sugeri, é a mesma sugestão do próprio fabricante, para uma caixa considerada "eclética". Veja: (marcado em Vermelho)

 

Mogkhlr.jpg

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando... 1800Wrms é muita coisa para esses subwoofers! Mesmo ajustando o ganho do amplificador, pode correr o risco de queimar esses subs por excesso de potência. Liga esses subs em série para fechar em 8ohms para que o amplificador envie menos potência para esses subs.

 

Faz a caixa com 45 litros que vai ficar meio termo entre tocar subgraves e graves.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

45L, duto de 4" em 35hz. Caixa pra pioneer tocar de tudo. Pra aplicar bastante potencia o ideal é colocar um volume menor pra controlar o cone e tem uma area de duto boa e NUNCA clipar ou abusar do excesso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu sou da teoria q nao é pra se usar um dutinho vagabundo de 3'' pra um sub q ira receber mais de 500w......pode pesquisar qlqr caixa ,sem importar o volume, pra esse sub pessoal usa duto de 4'' desd o modelo de mais de 10 anos atras kkkkkkk

se ligar em 8ohm seu amp n vai liberar nem 800w pro par man.....

lembre-se vc nao tem nem a situaçao ideal pra ele liberar 1800w em 2ohm....a nao ser q vc tenha ai um alternador de +de 200ah +200ah de baterias com pico altissimo tipo xspower ou optima no sistema 

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Toquei um par, e tocava absurdo por ser um par de sub de 12", com 90L em 35hz, duto retangular com uns 350cm² de área pro par. Aplicava 1600rms no par (dobro da impedância no banda 2500), subsonico em 30hz. Tem foto na área de fotos. Sabendo usar e com cuidado, aguenta tranquilo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

45L, duto de 4" em 35hz. Caixa pra pioneer tocar de tudo. Pra aplicar bastante potencia o ideal é colocar um volume menor pra controlar o cone e tem uma area de duto boa e NUNCA clipar ou abusar do excesso.

 

Estou indo para esse lado mesmo!

 

eu sou da teoria q nao é pra se usar um dutinho vagabundo de 3'' pra um sub q ira receber mais de 500w......pode pesquisar qlqr caixa ,sem importar o volume, pra esse sub pessoal usa duto de 4'' desd o modelo de mais de 10 anos atras kkkkkkk

se ligar em 8ohm seu amp n vai liberar nem 800w pro par man.....

lembre-se vc não tem nem a situação ideal pra ele liberar 1800w em 2ohm....a nao ser q vc tenha ai um alternador de +de 200ah +200ah de baterias com pico altíssimo tipo xspower ou optima no sistema 

 

Exatamente Victor Henrique, só vi projetos com 4", também acho que em 8Ohm ficará fraco demais, também sei que o amplificador não vai render 1800w, usei como referencia ao manual.

 

 

Agora uma duvida, é possível fazer um duto quadrado (como se fosse um duto redondo mesmo), na quina da caixa? por exemplo nas duas extremidades ou fica ruim?

 

Tem diferença de fazer um duto em régua para um duto redondo?

 

Essas perguntas pois eu mesmo pretendo construir a caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duto regua, se for bem pensado, ele ajuda a travar melhor a caixa, não vibra e ainda da pra ter a área que você quiser. É um pouco mais complexo de fazer, mas eu prefiro. Calcula e desenha bem a caixa antes de fazer, depois na hora de riscar confere varias vezes pra não ter erro hehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

  Para mim duto retangular rende mais, faria duto labirinto, por experiencia própria esse tipo de duto fica bem interessante.

 

 

 

L1UEF2a.jpg

 

 

   Seria +ou- assim.

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu não faço as quebras de canto dentro da caixa por preguiça, mas fica muito bom a construção da caixa nesse padrão.

Tinha um vídeo do Steve meade, em que ele fazia "riscos" na madeira apenas alguns milímetros menor que a espessura do mdf, depois ele dobrava e essa quebra no canto ficava arredondada. Top demais.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Eu cheguei a ver alguns projetos desse tipo, se tiver a ferramenta para isso é fácil de fazer.

 

   2500wrms para 2 Pioneer é muito, assim não irá aproveitar bem o amplificador e se não tiver o monitor de led clip fica fácil de queimá-los, se clipar vai subir cheiro de verniz e se não estiver perto do carro...

Editado por Danilodb

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estava pensando e acho melhor fazer com duto redondo mesmo, pois há a possibilidade de alongar o duto caso deseje.

 

E também não pretendo fazer algo muito complexo, vai ser a primeira caixa e não tenho tantas ferramentas assim.

 

em uma caixa trapezoidal é necessário fazer essas quinas internas?

 

Vou tirar as medidas no carro para projetar as medidas da caixa, é bom deixar um espaço entre o subwoofer e a tampa do carro e não tão colado correto?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estava pensando e acho melhor fazer com duto redondo mesmo, pois há a possibilidade de alongar o duto caso deseje.

 

E também não pretendo fazer algo muito complexo, vai ser a primeira caixa e não tenho tantas ferramentas assim.

 

em uma caixa trapezoidal é necessário fazer essas quinas internas?

 

Vou tirar as medidas no carro para projetar as medidas da caixa, é bom deixar um espaço entre o subwoofer e a tampa do carro e não tão colado correto?

 

Vai no duto redondo mesmo! Mais vantagem para este ajuste de sintonia com a redução/alogamento do(s) duto(s).

 

 Apesar de muita gente não ficar presa à manuais de fabricantes, eu ainda acho a sugestão dos mesmos a idéia mais ideal! Geralmente os fabricantes praticam várias testes de desempenho, controle, durabilidade e resultado para sugerir alguns tipos de caixa.

 

 Estou com uma caixa com duto 4" polegadas para 2 Pioneer w310. Que caixa horrível! Sopra mais do que toca! Só melhorou alguma coisa, quando selei a caixa. 

 

 Foi justamente por ver tanta gente sugerir caixa com duto de 4" polegadas, e depois de ter feito e achado ruim, abro o manual e constato que até o fabricante só sugere duto de 3".

 

 Se o fabricante sugeriu, ao meu ver, com certeza é uma idéia para exaltar seu produto em si.

 

 Mas como um dia eu também já fui na sugestão paralela, e se por ventura, optar em também arriscar, nem posso te julgar.

 

 Boa sorte!

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vai no duto redondo mesmo! Mais vantagem para este ajuste de sintonia com a redução/alogamento do(s) duto(s).

 

Apesar de muita gente não ficar presa à manuais de fabricantes, eu ainda acho a sugestão dos mesmos a idéia mais ideal! Geralmente os fabricantes praticam várias testes de desempenho, controle, durabilidade e resultado para sugerir alguns tipos de caixa.

 

Estou com uma caixa com duto 4" polegadas para 2 Pioneer w310. Que caixa horrível! Sopra mais do que toca! Só melhorou alguma coisa, quando selei a caixa.

 

Foi justamente por ver tanta gente sugerir caixa com duto de 4" polegadas, e depois de ter feito e achado ruim, abro o manual e constato que até o fabricante só sugere duto de 3".

 

Se o fabricante sugeriu, ao meu ver, com certeza é uma idéia para exaltar seu produto em si.

 

Mas como um dia eu também já fui na sugestão paralela, e se por ventura, optar em também arriscar, nem posso te julgar.

 

Boa sorte!

Quanto maior o duto menos assopra, pois você diminui a velocidade do ar. Tem um aproveitamento melhor da ressonância tambem.

 

O fabricante faz uma caixa limitado por alguns fatores, eles nunca vao poder fazer um projeto que agrade a todos, mas que no geral funciona muito bem. Imagina se eles recomendam uma caixa de volume muito grande ou um duto gigante, que também ocupa muito espaço, são varias coisas que vai pesar na venda.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera estava pensando e acho melhor fazer com duto redondo mesmo, pois há a possibilidade de alongar o duto caso deseje.

 

E também não pretendo fazer algo muito complexo, vai ser a primeira caixa e não tenho tantas ferramentas assim.

 

em uma caixa trapezoidal é necessário fazer essas quinas internas?

 

Vou tirar as medidas no carro para projetar as medidas da caixa, é bom deixar um espaço entre o subwoofer e a tampa do carro e não tão colado correto?

 

Não é necessário, os cantos quebrados é para caixa retangular que ajuda no deslocamento do ar em direção do duto, tbm acho a desvantagem desse tipo de caixa é a sintonia fixa, se simular vc consegue deixar bem próxima do que deseja.

Mas como citei o rendimento desse tipo de caixa é superior, não sei quanto mas é.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quanto maior o duto menos assopra, pois você diminui a velocidade do ar. Tem um aproveitamento melhor da ressonância tambem.

Realmente não entendo nesse sentindo. Ao meu ver é ao contrário!

 

Quanto maior a vazão da parte interna para a externa, logicamente maior será o caminho da saída do ar, que de fato diminui a pressão interna.

 

E na questão IN CAR, não criaria muita polêmica ou redução de vendas se sugerissem duto de 4" polegadas. Ou seja, tanto uma polegada quanto à outra, são aceitáveis nos carros com os espaços mais confinados.

 

E já que alguns defendem que caixa de 45L x 4" é realmente melhor, ao meu ver, também não entendo porque que o fabricante não atualizou com essa recomendação no manual, que permanece com sugestões de apenas 3". Ainda mais, que a litragem entre as 2 opções(manual vs opnião) são quase gêmeas e aceitáveis IN CAR.

 

Mas de qualquer forma, respeito a sua opinião e prossigo com a minha opnião :legal:

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente não entendo nesse sentindo. Ao meu ver é ao contrário!

 

Quanto maior a vazão da parte interna para a externa, logicamente maior será o caminho da saída do ar, que de fato diminui a pressão interna.

 

E na questão IN CAR, não criaria muita polêmica ou redução de vendas se sugerissem duto de 4" polegadas. Ou seja, tanto uma polegada quanto à outra, são aceitáveis nos carros com os espaços mais confinados.

 

E já que alguns defendem que caixa de 45L x 4" é realmente melhor, ao meu ver, também não entendo porque que o fabricante não atualizou essa recomendação no manual. Já que a litragem entre as 2 opções são quase gêmeas e aceitáveis IN CAR.

 

Mas de qualquer forma, respeito a sua opinião e prossigo com a minha opnião :legal:

Me referia ao tamanho do diâmetro, a área, não ao comprimento do duto. Quanto ao volume de 45l pra 42l vá mudar pouca coisa, a diferença maior vai ser na sintonia mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só lembrando... 1800Wrms é muita coisa para esses subwoofers! Mesmo ajustando o ganho do amplificador, pode correr o risco de queimar esses subs por excesso de potência. Liga esses subs em série para fechar em 8ohms para que o amplificador envie menos potência para esses subs.

 

Faz a caixa com 45 litros que vai ficar meio termo entre tocar subgraves e graves.

Depende muito... Ja apliquei os teóricos 2500 rms de uma 2k5 em dois Pioneer 308 d2 e nunca tive problemas

mas claro, sempre de olho no led clip.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Depende muito... Ja apliquei os teóricos 2500 rms de uma 2k5 em dois Pioneer 308 d2 e nunca tive problemas

mas claro, sempre de olho no led clip.

 

   Acredito que não é questão de poder ou não usar "tanta potencia" é que o sub não vai tocar mais do que ele pode aumentado a amplificação, o dobro já é o bastante para o Pioneer.  Alem de que tem que tomar muito mais cuidado, quando estava com o UXP e o TA 1000 nunca fedeu já com o DSP era só começar a clipar de leve que o cheiro subia, aí se tiver longe do carro já era.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...