Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
jnn

Migrando para Trio

Recommended Posts

Bloom, então você acha que 1 sds numa ts18 vai dar mais rendimento que 2 sds em dultada?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perto de...

 

Chega a uns 70~80% de um par!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perto de...

 

Chega a uns 70~80% de um par!

Caraca mano, quem me dera uma malas maior haha...

Entao Bloom, quero um som que não perca muita qualidade e ao mesmo tempo toque bem aberto, pois aqui tem muita molekagem que acha que potência é tudo, com falantes desconhecidos e caixarias totalmente mal planejadas... esse mesmo tipo de molekagem que já cortou meu barato tapando meu som outras vezes (zzzz), um dos motivos por estar migrando pra trio...

Por isso perguntei sobre rendimento. E a teimosia de querer jogar 2 sds pra tocar.

Valeu por estar ajudando e dando boas dicas✌

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pra dois, eu colocaria um SD8k da vida! Aguenta fácil!

 

Caixa com PELO MENOS 90 litros livres pra cada sintonizada lá nos 45~50hz.. e bons médios! 3 HPX 2120 e 2 SD375

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pra dois, eu colocaria um SD8k da vida! Aguenta fácil!

 

Caixa com PELO MENOS 90 litros livres pra cada sintonizada lá nos 45~50hz.. e bons médios! 3 HPX 2120 e 2 SD375

A caixa vai dar 96litros livre de duto e sub.

O 4k2 já anunciei pra venda, assim que der negócio já pego um 8k

E o hpx não cabe, tem que ser 2 médio 10" ... essa sd375 é louco mesmo kkk

Editado por jnn

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas pra dois, eu colocaria um SD8k da vida! Aguenta fácil!

 

Caixa com PELO MENOS 90 litros livres pra cada sintonizada lá nos 45~50hz.. e bons médios! 3 HPX 2120 e 2 SD375

Nunca mais que dois SDS 18" acompanhou 3 hpx 2120 kkk

 

E acho bem dificil uma TS18 acompanhar 2 SDS em. Não tem lógica, é dobro da área de cone. Além de que esse tipo de caixa só se dá bem no Nordeste, fora que não passam de uma manifold invertida, perdendo o próprio efeito manifold lol.

 

Faz uma dutadinha mesmo, vai tocar muito bem desde os 50 hz. Não adianta sintonizar tão baixo porque não existe milagre. Pra tirar subgrave é necessário quantidade, sintonizando dois SDS em 40hz você vai perder ataque e não ter o subgrave esperado. Obviamente considerando um som automotivo em local aberto.

 

Dutada + 2 esx 410 + sd3100 ou sd375 e fechou! Muita qualidade e SPL.

Editado por Mario D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nunca mais que dois SDS 18" acompanhou 3 hpx 2120 kkk

E não acompanha mesmo! Na verdade, 2 SDS não acompanha UM HPX 2120! Eu botaria uns 4 SDS pra acompanhar ele na boa! rsrs

 

Só sugeri a mais pq essa galera gosta de aloprar no som qdo cola alguém, e o HPX não faria feio!

 

E acho bem dificil uma TS18 acompanhar 2 SDS em. Não tem lógica, é dobro da área de cone. Além de que esse tipo de caixa só se dá bem no Nordeste, fora que não passam de uma manifold invertida, perdendo o próprio efeito manifold lol.

~

 

Perde o efeito manifold por ser invertida? uhsauhsahusauh Ficou confuso isso!

 

Mas, enfim.. deves dar uma lida mais sobre o assunto, especialmente sobre caixas cornetadas e manifold.. e vai ver que em caixas desse tipo o cone não atua somente como cone, mas também como 'pistão' pra gerar a pressão que é quem vira SPL no final do conjunto. Falei de grosso modo pra ficar melhor de entender!

 

E a T18 eu tenho como comprovar a hora que você quiser! Ela dá 80% do SPL de 2x 18" em dutada!

 

 

Faz uma dutadinha mesmo, vai tocar muito bem desde os 50 hz. Não adianta sintonizar tão baixo porque não existe milagre. Pra tirar subgrave é necessário quantidade, sintonizando dois SDS em 40hz você vai perder ataque e não ter o subgrave esperado. Obviamente considerando um som automotivo em local aberto.

 

Dutada + 2 esx 410 + sd3100 ou sd375 e fechou! Muita qualidade e SPL.

A questão dos 45hz é justamente pq vai estar sintonizada na FS do falante!

 

Como já dizia o Paulo Duto:

 

O ar deve estar em fase; senão não há funcionamento correto; quando o cone se movimenta pra fora o ar sai pelo duto, e igualmente quando o cone entra o ar entrapelo duto;

Esse efeito, que funciona numa banda pequena, é o chamado efeito mola

Logo, melhor controle de cone diante de alta potência aplicada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom sabe quem ta vendendo power vox ainda do forum ?

Lucas e eduardo pararam...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Perde o efeito manifold por ser invertida? uhsauhsahusauh Ficou confuso isso!

Mas, enfim.. deves dar uma lida mais sobre o assunto, especialmente sobre caixas cornetadas e manifold.. e vai ver que em caixas desse tipo o cone não atua somente como cone, mas também como 'pistão' pra gerar a pressão que é quem vira SPL no final do conjunto. Falei de grosso modo pra ficar melhor de entender!

 

E a T18 eu tenho como comprovar a hora que você quiser! Ela dá 80% do SPL de 2x 18" em dutada!

 

Eu disse que perderia o efeito manifold, não as vantagens de uma corneta. Aliás essa questão de corneta em som automotivo é MUITO complicado. Para se ter uma caixa cornetada sem picos chatos, é necessário um grande volume de corneta, o que é inviável por conta de espaço. 

A T18 original sim eu acredito que toque 80% de 2x18 em dutada comum, obviamente se restringindo ao projeto original, desenvolvida com engenheiros e projetada com várias horas de estudo. Agora, TS18 pode render SIM 80% de 2x18. Em uma faixa de frequência MUITO restrita. Também conhecido como pico rs.

 

Só sugeri a mais pq essa galera gosta de aloprar no som qdo cola alguém, e o HPX não faria feio!

Se for pra aloprar coloca 4 D405 logo rs.

 

A questão dos 45hz é justamente pq vai estar sintonizada na FS do falante!

 

Vou citar o que você mesmo disse em outro tópico, você mesmo se responde! E o FS do SDS 18 é na casa dos 30hz.

 

Se tu bota sintonia alta (pancadão) toca MUITO forte... mas quase sem subgrave (perde musicalidade)

Se tu bota sintonia baixa (subgrave) toca bem fraco (precisa de muita caixa pra tocar, ex.: Som profissional)... mas a qualidade é incrível!

 

E se bota uma sintonia MISTA, dá pra aliar um pouco de tudo!

 

A bronca é que não é essa "tricotomia": Sintonia alta, baixa e mista. Tens a frequência a escolher!

 

Se você sintonizar em 45hz você vai perder muito SPL e ganhar pouquíssimo em subgrave. Por isso é favorável sintonizar um pouco mais alto e ter algo mais misto.

Editado por Mario D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou resp por quotes!

 

 

Quote 1: Mas é com pico mesmo que a ts18 rende! E eu diria 70%..

 

Quote 2: Hpx pelo menos pega 60hz acima!

 

Quote 3: 40 a 45hz a depender do modelo. 30hz é o 18sub800

 

Quote 4: não qdo tá na fs! Fora que pico pode-se acrescentar no eq ;)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas isso que eu não to entendendo, por que querer um som picudo?

Se for assim mete uma euclides e já era! SPL altíssimo, porém em faixas restritas de frequência, o que fica MUITO chato dps de um mes com o som...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porrra man, eu defendi de usar uma caixa FLAT, você:

 

Melhor sintonizar mais alto (dá mais SPL, pico!)

 

Eu: Mas a caixa flat dá pra colocar o pico (pra ter mais SPL)

 

"Ah, mas eu não entendo.. por que querer ter um som picudo?"

 

WTF? A contradição em pessoa! uhasuhuhsauhsahu

 

Enfim, repito... monta a caixa na FS, flat.. quando quiser coloca o pico no eq. Quando enjoar, tira! Se fizer a caixa como vc indicou, não tem como "dar um up" nas baixas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

45 pra 50 da tanta diferença assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Porrra man, eu defendi de usar uma caixa FLAT, você:

 

Melhor sintonizar mais alto (dá mais SPL, pico!)

 

Eu: Mas a caixa flat dá pra colocar o pico (pra ter mais SPL)

 

"Ah, mas eu não entendo.. por que querer ter um som picudo?"

 

WTF? A contradição em pessoa! uhasuhuhsauhsahu

 

Enfim, repito... monta a caixa na FS, flat.. quando quiser coloca o pico no eq. Quando enjoar, tira! Se fizer a caixa como vc indicou, não tem como "dar um up" nas baixas!

 

Ué, mas pra você ou é 8 ou 80? Não se pode ter um som misto? Sintonia alta não significa uma caixa picuda, e com alto eu to falando de 50hz o que na verdade é beeeeeeeeem misto. Essas caixas do nordeste têm pico nos 90~100hz (o que é ótimo se você escutar restritamente forró)! Tem uma bela diferença aí em! Tanto é que um cara aqui do fórum montou recentemente 2x18 SDS com essa caixa (ts18) achou o som beeeem seco.

O fato é que NÃO EXISTE MILAGRE em som automotivo. Pra tocar abaixo de 45hz apenas woofer 18" e no mínimo 4 unidades. 

 

Ah, quem tá se contradizendo aqui é você, não ví você citar nenhuma caixa flat aqui não, apenas a TS18 heheh

 

E o FS do SDS 18" é realmente na casa dos 30hz, 34 pra ser exato: http://eros.com.br/produto-interno.html?cod=140

Sintonizar uma dutada com duas unidades nessa frequência é pedir pra ter pouquíssimo ataque e subgrave insuficiente.

 

Por isso, jnn, na minha opnião, o melhor set pra você é uma dutadinha mesmo, sintonia na casa dos 50hz. Vai ter muito SPL e não fazer feio no quesito qualidade ;)

Editado por Mario D.
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês podem me indicar um projetista? Entrei em contato com o MatheuSom e não obtive mais retorno. Valeu

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ué, mas pra você ou é 8 ou 80? Não se pode ter um som misto? Sintonia alta não significa uma caixa picuda, e com alto eu to falando de 50hz o que na verdade é beeeeeeeeem misto. Essas caixas do nordeste têm pico nos 90~100hz (o que é ótimo se você escutar restritamente forró)! Tem uma bela diferença aí em! Tanto é que um cara aqui do fórum montou recentemente 2x18 SDS com essa caixa (ts18) achou o som beeeem seco.

O fato é que NÃO EXISTE MILAGRE em som automotivo. Pra tocar abaixo de 45hz apenas woofer 18" e no mínimo 4 unidades.

E qual a diferença entre uma caixa na FS e uma caixa de sintonia alta? O maior SPL por consequência de um PICO.

 

Nessas horas a gente vê quem nunca simulou uma caixa na vida! hahahaha

 

Ou tu acha que o maior SPL aparecia magicamente em toda a faixa? huasuhsauhsha o-o- 

 

E a questão da caixa na FS é além de "na sintonia", ou "tocar 45hz". Eu sintonizei meus HPX em ~60hz mas cortava eles em 90hz! Repito: Assim a gente percebe quem NUNCA simulou uma caixa!

 

Ah, quem tá se contradizendo aqui é você, não ví você citar nenhuma caixa flat aqui não, apenas a TS18 heheh

Falei na caixa sintonizada na FS!

 

E o FS do SDS 18" é realmente na casa dos 30hz, 34 pra ser exato: http://eros.com.br/produto-interno.html?cod=140

Sintonizar uma dutada com duas unidades nessa frequência é pedir pra ter pouquíssimo ataque e subgrave insuficiente.

 

Por isso, jnn, na minha opnião, o melhor set pra você é uma dutadinha mesmo, sintonia na casa dos 50hz. Vai ter muito SPL e não fazer feio no quesito qualidade ;)

Ah, my mistake! Vi os parametros do SDS 3k! Ele sim tem a FS em 45hz..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Engraçado que você diz isso, mas não vê um print que eu postei nesse mesmo tópico um tempo atrás hahah

 

Tá bom cara, boa sorte sintonizando dois SDS de 18 em 34hz, vai ficar uma beleza.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou com uma duvida sobre os RCA, qual linha leyline comprar?

Comprei um px2 e vou usar:

Stetsom 4k2 woofer

Stetsom 1k6 mg

Taramps 400 drivers

 

Vou precisar de quantos rca?

- 1 Duas vias radio, px2

- 3 duas vias px2 - amps ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

1 RCA do player pro cross... e 4 perninhas pequenas (de 1m) ou 2 pares, tanto fz.. pro resto!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Também sou a favor de montar 01 caixa dutada com 180 litros livres (descontando falantes e dutos);

 

E prefiro com uma divisória entre os dois falantes (mas há quem prefira sem);

 

Sobre a madeira, como o Daniel citou pode ser de 15mm desde com todos os travamentos necessários. Lembrando que os travamentos consomem volume interno.

 

E por último sobre a sintonia da caixa vai depender muito do alto falante utilizado. No caso do SDS em caixa dutada o F3 fica sempre próximo da Frequência de sintonia.

 

Eu deixaria a sintonia entre 45Hz e 50Hz por se tratarem de apenas 02 unidades.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dando continuidade no projeto

Caixa de graves com 96l livres sintonia em 56hz

Caixa dos médio com 13l livres sintonia em 100hz

post-85843-1468420094,7835_thumb.jpgpost-85843-1468420113,7577_thumb.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

P q tão alta a sintonia dos graves?

 

Vai ficar um pouco seco isso aí viu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

P q tão alta a sintonia dos graves?

 

Vai ficar um pouco seco isso aí viu!

Então man, conversei com o projetista sobre estilo musical e interesses, mandei as medidas da mala e foi oq ele projetou

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual estilo tu mais escuta?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual estilo tu mais escuta?

É quase um mix. Sertanejo universitário, house, electro house frequentemente e alguns raps e funk não tão frequente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...