Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Jhonatas1981

Caixa para Audiophonic que atenda melhor em outras frequências

Recommended Posts

Bom dia pessoal, seguindo orientações da audiophonic, fiz uma caixa de 62 litros internos brutos com duto de 4” de diâmetro com 50 cm de comprimento para o Sub C1 de 12", a resposta está linear e musical com sub grave forte. O F3 e FB ficou em 27hz com o pico máximo de 1dB em 40hz, só que tem acontecido o seguinte:

Algumas música são tão gostosas de ouvir, tremem lento e forte, tipo Hip Hop e qualquer música com aquele baaaaaasssss fica muito gostoso, até mesmo em comerciais de rádio tem horas que o grave toca bem forte, mas tão forte que chega a incomodar em alguns momentos, porém algumas outras músicas perdem muito o grave, hoje eu fui ouvir um Grupo Revelação, que costuma tem uma batidas bonitas da bateria e parecia que o sub estava desligado, estava dando grave mais nas portas do que no Sub, o filtro LPH está bem aberto, por volta de 180hz, fiz uns testes com ele e não melhorou muito.
Gostaria de uma sugestão do que fazer com a caixa para ter um grave que toque melhor numa faixa de frequência mais ampla,
 
Fiz um teste com um vídeo do Youtube que vai descendo de 100hz até 20hz e a frequência que tocou mais forte por 45hz, eu posso estar enganado, mas acredito que o problema esteja justamente aí, pois acredito que esses pagodes a bateria faça o "Tummmm" numa frequência mais alta, enfim, gostaria de melhorar isso, pois quero um som que toque bem todas as músicas.

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em uma caixa selada até melhora, mas como o guto falou, não é frequência pra sub.

Pagode em geral não desce tanto.

Vc precisa melhorar o rendimento dos mid bass. Tratamento na porta é fundamental, além de potência e claro, um bom mid.

Se usar door pod ou pezinho melhor.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa que desce não sobe.. e vice versa..

visou subgrave e é isso que está te apresentando.. se quiser frequências mais altas, ideal seria subir a sintonia ou reduzir o tamanho da caixa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

caixa que desce não sobe.. e vice versa..

visou subgrave e é isso que está te apresentando.. se quiser frequências mais altas, ideal seria subir a sintonia ou reduzir o tamanho da caixa..

mas subir a 150, 180 hz, não é papel pra subwoofer.

 

Subwoofer o ideal é a abaixo dos 80hz, e se for em sq até menos...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas subir a 150, 180 hz, não é papel pra subwoofer.

 

Subwoofer o ideal é a abaixo dos 80hz, e se for em sq até menos...

Sub em 80hz já é demais (pra mim).. a não ser que seja pra uso misto..

Se cortar em 65hz já escuta um bom bumbo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eh amigao seu sub nao vai tocar pagode nao com a pegada de woofer q vc ta querendo !!! acho q pro seu gosto musical era melhor uma caixa selada, perde em subgrave mas toca mais rapido e firme e sobe mais.

reduza o lpf novamente pra 65~80hz antes de danificar o sub

abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sobe um pouco a sintonia da caixa que ja da um pico mais alto em frequencias mais altas, chuto que a sua esteja por volta dos 25hz, é uma sintonia bem baixa com volume bem grande. 

Eu seguiria o conselho e melhoraria o MID e o tratamento das portas, colocando ele pra responder respostas mais baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A sua caixa está configurada para tocar subgraves. O que você pode estar fazendo aí é aumentando a sintonia da caixa, diminuindo o comprimento do duto. Fazendo isso vai abranger um pouco nas frequências graves mais altas, mas pelo tamanho da sua caixa, o SPL ainda vai ser baixo nos graves.

 

LPF em 180Hz? Com essa caixa grande seu sub não tem rendimento nenhum tocando até 180Hz. Corta o subwoofer até 100Hz que já tá bom.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em uma caixa selada até melhora, mas como o guto falou, não é frequência pra sub.

Pagode em geral não desce tanto.

Vc precisa melhorar o rendimento dos mid bass. Tratamento na porta é fundamental, além de potência e claro, um bom mid.

Se usar door pod ou pezinho melhor.

 

o que ele quis dizer é que o subwoofer não tá subindo nas frequências mais altas dos graves quando vai ouvir pagode. Esse estilo de música abrange mais as frequências graves de 60Hz pra cima. Como a caixa dele está numa configuração para tocar subgraves, a tendência é de não ter rendimento nenhum em músicas de batidas mais rápidas e em frequências mais altas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas subir a 150, 180 hz, não é papel pra subwoofer.

 

Subwoofer o ideal é a abaixo dos 80hz, e se for em sq até menos...

 

Com uma caixa menor o subwoofer responderia bem até 180Hz. Mas essa caixa teria que ser bem pequena mesmo, mas em contrapartida mataria as frequências mais baixas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com uma caixa menor o subwoofer responderia bem até 180Hz. Mas essa caixa teria que ser bem pequena mesmo, mas em contrapartida mataria as frequências mais baixas.

Mas cortando alto assim não é o ideal, em sq o palco ficaria puxado pro porta malas em algumas partes. Subwoofer, como o nome ja diz, é o ideal pra tocar subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

alguem ai poderia calcular uma caixa pra mim, tenho as medidas internas porem nao sei largura e comprimento do duto fenda que devo fazer

queria fazer na frequencia parecida com a do manual MTX T9500 de 12"

alguem pode ajudar?

:huh:

 

 

A:362mm

L:432mm

P:456mm

Editado por Rudy Schmitz

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rudy baixa o WinlSD

Editado por GU GARCIA

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Rudy baixa o WinlSD

entao mano,problema que nao sei os outros parametros que faltan no winlsd , referente ao mtx 9500 de 12" queria montar 2

numa caixa com as medidas citadas , mas nao encontro local nenhum esses parametros que o programa pede e o manual nao tem 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, quando me refiro a tocar mais alto não estou falando de médio não, mas de graves mais altos, tipo 80hz,o corte atualmente está em 80 mesmo, mas como eu disse, a caixa toca muito por volta dos 45hz, o que eu quero é subir um pouco essa frequência em que ela toca muito, pois acredito eu que uma música sertaneja, um pop rock, um pagode, vai ter mais batidas por volta de 55hz do que de 45hz entendem? Enfim, mandei diminuir a caixa de 63 para 50 litros brutos, o que vai dar uns 45 livres pro sub, mantendo o mesmo duto, dessa forma ganhei um espaço extra no porta malas e quem sabe melhore algo.

Meu kit duas vias é o audiophonic kc 6.3, mas não fiz tratamento nas portas. Vale tanto a pena assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas cortando alto assim não é o ideal, em sq o palco ficaria puxado pro porta malas em algumas partes. Subwoofer, como o nome ja diz, é o ideal pra tocar subgrave.

 

 

Para SQ fica puxado mesmo, pois o subwoofer vai acabar cobrindo os outros alto-falantes. Mas para um projeto de som misto cortando o sub até 150Hz fica bacana. Mas isso vai depender do projeto de construção do subwoofer. Subs pesadões não vão responder bem até 150Hz por exemplo. Já um subwoofer mais leve sim.

 

 

Então pessoal, quando me refiro a tocar mais alto não estou falando de médio não, mas de graves mais altos, tipo 80hz,o corte atualmente está em 80 mesmo, mas como eu disse, a caixa toca muito por volta dos 45hz, o que eu quero é subir um pouco essa frequência em que ela toca muito, pois acredito eu que uma música sertaneja, um pop rock, um pagode, vai ter mais batidas por volta de 55hz do que de 45hz entendem? Enfim, mandei diminuir a caixa de 63 para 50 litros brutos, o que vai dar uns 45 livres pro sub, mantendo o mesmo duto, dessa forma ganhei um espaço extra no porta malas e quem sabe melhore algo.

Meu kit duas vias é o audiophonic kc 6.3, mas não fiz tratamento nas portas. Vale tanto a pena assim?

 

 

Se não fez tratamento nas portas, então deixa o HPF um pouco mais alto, entre 100Hz e 120Hz para os midbass. Para a caixa do subwoofer, você pode diminuir um pouco mais o comprimento do duto para subir a sintonia da caixa aproveitando a nova configuração dessa caixa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, quando me refiro a tocar mais alto não estou falando de médio não, mas de graves mais altos, tipo 80hz,o corte atualmente está em 80 mesmo, mas como eu disse, a caixa toca muito por volta dos 45hz, o que eu quero é subir um pouco essa frequência em que ela toca muito, pois acredito eu que uma música sertaneja, um pop rock, um pagode, vai ter mais batidas por volta de 55hz do que de 45hz entendem? Enfim, mandei diminuir a caixa de 63 para 50 litros brutos, o que vai dar uns 45 livres pro sub, mantendo o mesmo duto, dessa forma ganhei um espaço extra no porta malas e quem sabe melhore algo.

Meu kit duas vias é o audiophonic kc 6.3, mas não fiz tratamento nas portas. Vale tanto a pena assim?

O tratamento das portas vale MUITO a pena. Da outra vida, principalmente em frequências mais baixas. Já usa um bom amp pro 2 vias?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O tratamento das portas vale MUITO a pena. Da outra vida, principalmente em frequências mais baixas. Já usa um bom amp pro 2 vias?

Uso o audiophonic 800.4v2 pra tudo, kit kc 6.3 e sub c1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No seu caso, tratar a porta provavelmente valeria mais apenas do que mecher na caixa

O kit toca bem diferente, mas encorpado e possível que até toque o grave que tava sentindo falta

 

Mas o módulo do kit ajuda também em

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

e ai qual a conclusao dps q diminuiu a caixa?

Então diminuí a caixa e não percebi nenhuma melhora, mas ganhei espaço. Pretendo tratar as portas sim, mas não tenho conhecimento, alguém recomenda um produto bom e que não seja tão caro?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...