Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
thiagothimotti

Projeto SQ para Uno. Opiniões e dúvidas quanto a potência do módulo.

Recommended Posts

Boa noite, sempre usei o fórum para pesquisas, mas é meu primeiro post aqui. Estou montando um som para um uno.

 

Atualmente:

Hertz DSK 170.3 (80w e 4ohm) (queimaram)

Sound Digital SD400.4D (com ligação em Bridge) (pretendo trocar)

Pioneer MVH-X368BT (pretendo manter)

Fiz o tratamento das portas com manta asfáltica e fiz um forro novo em MDF 6mm para as portas do uno.

 

Pretendo agora finalizar o projeto, senti muita falta do subwoofer.

 

Para o que eu espero do som, escolhi sub de 10" e caixa selada. Tenho um gosto bem eclético,

o que mais gosto de ouvir na música é a linha de baixo. Espero definição e clareza no baixo e também gosto de subwoofer alto. Confere a escolha?

 

Qual o Subwoofer adequado? Bravox UXP 10"(400w) é uma boa escolha? Quais outras possíveis escolhas? 

Devo seguir as orientações de projeto da Bravox e colocar em uma selada de 22 litros?

 

Meus Hertz queimaram, estava ouvindo música alto e veio um cheiro de queimado. O alto falante da esquerda ficou peidando e o da direita ficou sem som.

Tem conserto ou realmente perdi os alto falantes? Na inspeção visual externa deles, não aparentava estar nada queimado.

No caso de ser caso perdido, qual kit 2 vias recomendam? Sempre achei o Hertz ardido, e pesquisando vi falarem muito do Audiophonic KC6.3. É uma boa escolha?

 

Particulamente, não gostei muito do módulo, achei um tanto quanto ruidoso e pretendo me desfazer dele. Procuro 

por um módulo capaz de empurrar o kit e o subwoofer. Olhando pelos posts antigos, Audiophonic Club 800.4 seria uma boa opção? Outras opções pra este projeto?

 

No caso deste módulo seria possível enviar 100w(4ohm) para cada porta e 400w(bridge e 4ohm) para o sub. A potência é adequada para empurrar todo o som? Sempre segui

recomendações de se ter uma margem de potência, e neste caso está em igualdade com a potência dos alto falantes porém vi muitas pessoas utilizando assim.

 

Pretendo gastar até 1500.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tive sub de 10 em dutada num Uno e sempre pensei que selada ficaria melhor, mas não tive a oportunidade de testar. Na configuração que eu usava os graves eram bem presentes, mas pouco definidos. O pessoal sempre fala bem de Bomber Upgrade se quiser gastar pouco para o sub.

 

O kit que estou considerando comprar para meu projeto atual é exatamente esse. Também só li recomendações positivas.

O amp também seria o mesmo, mas ainda estou pesquisando pois vou usar 2 subs de 10.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc viu o que aconteceu com a margem de potencia que você usou no hertz,provavelmente queimou os dois,no caso do que parou repentinamente,acredito que rompeu o filamento da bobina  devido a alta corrente que vc mandou nele,por isso o dano não é visível,no outro talvez pelo fato da musica ser estéreo a potencia aplicada no momento foi maior de um lado que deve ter queimado instantaneamente e do outro deve ter dado uma distorcida monstro e tb abotoou o paletó.100 watts é uma excelente potencia,desde que saiba administra-la,senão vai queimar de novo 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando você sai de uma dutada para uma selada você nota muita diferença, e se você ouvir a mesma musica em uma dutada e uma selada em volume baixo e médio você vai perceber que a selada consegui entregar alguns detalhes que a dutada não entrega; principalmente se a musica tiver muito contra-baixo, batida de caixa e bumbu.

Eu já ouvi esse upgrade de 15" e uma selada e tocou lindo de mais, uns graves muito gostoso e marcante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vc viu o que aconteceu com a margem de potencia que você usou no hertz,provavelmente queimou os dois,no caso do que parou repentinamente,acredito que rompeu o filamento da bobina  devido a alta corrente que vc mandou nele,por isso o dano não é visível,no outro talvez pelo fato da musica ser estéreo a potencia aplicada no momento foi maior de um lado que deve ter queimado instantaneamente e do outro deve ter dado uma distorcida monstro e tb abotoou o paletó.100 watts é uma excelente potencia,desde que saiba administra-la,senão vai queimar de novo 

É, vi. Não fiquei nada feliz. Então tocar 100w em cada porta e 400w é suficiente? Não tem perigo de queima se souber usar direitinho né?

 

 

 

Quando você sai de uma dutada para uma selada você nota muita diferença, e se você ouvir a mesma musica em uma dutada e uma selada em volume baixo e médio você vai perceber que a selada consegui entregar alguns detalhes que a dutada não entrega; principalmente se a musica tiver muito contra-baixo, batida de caixa e bumbu.

Eu já ouvi esse upgrade de 15" e uma selada e tocou lindo de mais, uns graves muito gostoso e marcante.

 

 

Já tive sub de 10 em dutada num Uno e sempre pensei que selada ficaria melhor, mas não tive a oportunidade de testar. Na configuração que eu usava os graves eram bem presentes, mas pouco definidos. O pessoal sempre fala bem de Bomber Upgrade se quiser gastar pouco para o sub.

 

O kit que estou considerando comprar para meu projeto atual é exatamente esse. Também só li recomendações positivas.

O amp também seria o mesmo, mas ainda estou pesquisando pois vou usar 2 subs de 10.

É, sem a mínima sombra de dúvidas então vou de caixa selada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É, vi. Não fiquei nada feliz. Então tocar 100w em cada porta e 400w é suficiente? Não tem perigo de queima se souber usar direitinho né?

 

 

 

 

 

É, sem a mínima sombra de dúvidas então vou de caixa selada.

se souber administrar a potencia aplicada não tem perigo,mas note que quando falamos em usar corretamente a potencia isso inclui varias particularidades como tipo de musica,equalização do player,corte de frequência,ajuste de sensibilidade do amp,voltagem da bateria, e assim por diante.Com isso em mente aplicar mais potencia que a nominal tem por objetivo não apenas ganhar volume(spl,db)mas sim linearidade no sistema,ou seja seu amp vai mandar um sinal mais "limpo" para o kit pois não estará trabalhando perto de seu limite.Isso é o que chamamos de headroom,mas deve ser usado por quem tem uma certa experiencia,pois se não for usado corretamente queima os alto falantes.Apenas achei estranho vc aplicar 200 watts e chegar a esse ponto de queima instantânea,isso não é comum,casos assim são raros e normalmente acontecem quando o ganho do amp está mal regulado e o equalizador está regulado com acréscimo nas faixas de frequência.No mais pode ir sem medo que 100 watts na minha opinião é a potencia ideal para se aplicada em um kit.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se souber administrar a potencia aplicada não tem perigo,mas note que quando falamos em usar corretamente a potencia isso inclui varias particularidades como tipo de musica,equalização do player,corte de frequência,ajuste de sensibilidade do amp,voltagem da bateria, e assim por diante.Com isso em mente aplicar mais potencia que a nominal tem por objetivo não apenas ganhar volume(spl,db)mas sim linearidade no sistema,ou seja seu amp vai mandar um sinal mais "limpo" para o kit pois não estará trabalhando perto de seu limite.Isso é o que chamamos de headroom,mas deve ser usado por quem tem uma certa experiencia,pois se não for usado corretamente queima os alto falantes.Apenas achei estranho vc aplicar 200 watts e chegar a esse ponto de queima instantânea,isso não é comum,casos assim são raros e normalmente acontecem quando o ganho do amp está mal regulado e o equalizador está regulado com acréscimo nas faixas de frequência.No mais pode ir sem medo que 100 watts na minha opinião é a potencia ideal para se aplicada em um kit.

Então achei o problema, o equalizador tava com +2dB em 80Hz. e corte em 63hz 12dB/8ª. Deve ser por isso que queimou... Então, eu sempre dimensionei para ter esse Headroom. Então acredita que o projeto esteja bem adequado? KC6.3 nas portas, amp 800.4 e sub Bravox UXP 10 em uma caixa selada de 22 litros?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Excelente, se usar com cuidado é pra dar um ótimo resultado, equalizador dependendo do player e o direcionamento da até pra usar flat, o meu uso assim só atenuei 2db na faixa de 25hz pois não tenho subsonico. O resto tá tudo no zero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...