Jump to content

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- 2a Etapa do SQX 2025 - 17/Agosto/2025 - Domingo - São Paulo/SP *****

thiagothimotti

Projeto SQ para Uno. Opiniões e dúvidas quanto a potência do módulo.

Recommended Posts

Posted
Boa noite, sempre usei o fórum para pesquisas, mas é meu primeiro post aqui. Estou montando um som para um uno.

Atualmente:

Hertz DSK 170.3 (80w e 4ohm) (queimaram)

Sound Digital SD400.4D (com ligação em Bridge) (pretendo trocar)

Pioneer MVH-X368BT (pretendo manter)

Fiz o tratamento das portas com manta asfáltica e fiz um forro novo em MDF 6mm para as portas do uno.

Pretendo agora finalizar o projeto, senti muita falta do subwoofer.

Para o que eu espero do som, escolhi sub de 10" e caixa selada. Tenho um gosto bem eclético,

o que mais gosto de ouvir na música é a linha de baixo. Espero definição e clareza no baixo e também gosto de subwoofer alto. Confere a escolha?

Qual o Subwoofer adequado? Bravox UXP 10"(400w) é uma boa escolha? Quais outras possíveis escolhas? 

Devo seguir as orientações de projeto da Bravox e colocar em uma selada de 22 litros?

Meus Hertz queimaram, estava ouvindo música alto e veio um cheiro de queimado. O alto falante da esquerda ficou peidando e o da direita ficou sem som.

Tem conserto ou realmente perdi os alto falantes? Na inspeção visual externa deles, não aparentava estar nada queimado.

No caso de ser caso perdido, qual kit 2 vias recomendam? Sempre achei o Hertz ardido, e pesquisando vi falarem muito do Audiophonic KC6.3. É uma boa escolha?

Particulamente, não gostei muito do módulo, achei um tanto quanto ruidoso e pretendo me desfazer dele. Procuro 

por um módulo capaz de empurrar o kit e o subwoofer. Olhando pelos posts antigos, Audiophonic Club 800.4 seria uma boa opção? Outras opções pra este projeto?

No caso deste módulo seria possível enviar 100w(4ohm) para cada porta e 400w(bridge e 4ohm) para o sub. A potência é adequada para empurrar todo o som? Sempre segui

recomendações de se ter uma margem de potência, e neste caso está em igualdade com a potência dos alto falantes porém vi muitas pessoas utilizando assim.

Pretendo gastar até 1500.

Posted

Já tive sub de 10 em dutada num Uno e sempre pensei que selada ficaria melhor, mas não tive a oportunidade de testar. Na configuração que eu usava os graves eram bem presentes, mas pouco definidos. O pessoal sempre fala bem de Bomber Upgrade se quiser gastar pouco para o sub.

O kit que estou considerando comprar para meu projeto atual é exatamente esse. Também só li recomendações positivas.

O amp também seria o mesmo, mas ainda estou pesquisando pois vou usar 2 subs de 10.

Posted

vc viu o que aconteceu com a margem de potencia que você usou no hertz,provavelmente queimou os dois,no caso do que parou repentinamente,acredito que rompeu o filamento da bobina  devido a alta corrente que vc mandou nele,por isso o dano não é visível,no outro talvez pelo fato da musica ser estéreo a potencia aplicada no momento foi maior de um lado que deve ter queimado instantaneamente e do outro deve ter dado uma distorcida monstro e tb abotoou o paletó.100 watts é uma excelente potencia,desde que saiba administra-la,senão vai queimar de novo 

Posted

Quando você sai de uma dutada para uma selada você nota muita diferença, e se você ouvir a mesma musica em uma dutada e uma selada em volume baixo e médio você vai perceber que a selada consegui entregar alguns detalhes que a dutada não entrega; principalmente se a musica tiver muito contra-baixo, batida de caixa e bumbu.

Eu já ouvi esse upgrade de 15" e uma selada e tocou lindo de mais, uns graves muito gostoso e marcante.

Posted

vc viu o que aconteceu com a margem de potencia que você usou no hertz,provavelmente queimou os dois,no caso do que parou repentinamente,acredito que rompeu o filamento da bobina  devido a alta corrente que vc mandou nele,por isso o dano não é visível,no outro talvez pelo fato da musica ser estéreo a potencia aplicada no momento foi maior de um lado que deve ter queimado instantaneamente e do outro deve ter dado uma distorcida monstro e tb abotoou o paletó.100 watts é uma excelente potencia,desde que saiba administra-la,senão vai queimar de novo 

É, vi. Não fiquei nada feliz. Então tocar 100w em cada porta e 400w é suficiente? Não tem perigo de queima se souber usar direitinho né?

Quando você sai de uma dutada para uma selada você nota muita diferença, e se você ouvir a mesma musica em uma dutada e uma selada em volume baixo e médio você vai perceber que a selada consegui entregar alguns detalhes que a dutada não entrega; principalmente se a musica tiver muito contra-baixo, batida de caixa e bumbu.

Eu já ouvi esse upgrade de 15" e uma selada e tocou lindo de mais, uns graves muito gostoso e marcante.

Já tive sub de 10 em dutada num Uno e sempre pensei que selada ficaria melhor, mas não tive a oportunidade de testar. Na configuração que eu usava os graves eram bem presentes, mas pouco definidos. O pessoal sempre fala bem de Bomber Upgrade se quiser gastar pouco para o sub.

O kit que estou considerando comprar para meu projeto atual é exatamente esse. Também só li recomendações positivas.

O amp também seria o mesmo, mas ainda estou pesquisando pois vou usar 2 subs de 10.

É, sem a mínima sombra de dúvidas então vou de caixa selada.

Posted

É, vi. Não fiquei nada feliz. Então tocar 100w em cada porta e 400w é suficiente? Não tem perigo de queima se souber usar direitinho né?

É, sem a mínima sombra de dúvidas então vou de caixa selada.

se souber administrar a potencia aplicada não tem perigo,mas note que quando falamos em usar corretamente a potencia isso inclui varias particularidades como tipo de musica,equalização do player,corte de frequência,ajuste de sensibilidade do amp,voltagem da bateria, e assim por diante.Com isso em mente aplicar mais potencia que a nominal tem por objetivo não apenas ganhar volume(spl,db)mas sim linearidade no sistema,ou seja seu amp vai mandar um sinal mais "limpo" para o kit pois não estará trabalhando perto de seu limite.Isso é o que chamamos de headroom,mas deve ser usado por quem tem uma certa experiencia,pois se não for usado corretamente queima os alto falantes.Apenas achei estranho vc aplicar 200 watts e chegar a esse ponto de queima instantânea,isso não é comum,casos assim são raros e normalmente acontecem quando o ganho do amp está mal regulado e o equalizador está regulado com acréscimo nas faixas de frequência.No mais pode ir sem medo que 100 watts na minha opinião é a potencia ideal para se aplicada em um kit.

Posted

se souber administrar a potencia aplicada não tem perigo,mas note que quando falamos em usar corretamente a potencia isso inclui varias particularidades como tipo de musica,equalização do player,corte de frequência,ajuste de sensibilidade do amp,voltagem da bateria, e assim por diante.Com isso em mente aplicar mais potencia que a nominal tem por objetivo não apenas ganhar volume(spl,db)mas sim linearidade no sistema,ou seja seu amp vai mandar um sinal mais "limpo" para o kit pois não estará trabalhando perto de seu limite.Isso é o que chamamos de headroom,mas deve ser usado por quem tem uma certa experiencia,pois se não for usado corretamente queima os alto falantes.Apenas achei estranho vc aplicar 200 watts e chegar a esse ponto de queima instantânea,isso não é comum,casos assim são raros e normalmente acontecem quando o ganho do amp está mal regulado e o equalizador está regulado com acréscimo nas faixas de frequência.No mais pode ir sem medo que 100 watts na minha opinião é a potencia ideal para se aplicada em um kit.

Então achei o problema, o equalizador tava com +2dB em 80Hz. e corte em 63hz 12dB/8ª. Deve ser por isso que queimou... Então, eu sempre dimensionei para ter esse Headroom. Então acredita que o projeto esteja bem adequado? KC6.3 nas portas, amp 800.4 e sub Bravox UXP 10 em uma caixa selada de 22 litros?

Posted

Excelente, se usar com cuidado é pra dar um ótimo resultado, equalizador dependendo do player e o direcionamento da até pra usar flat, o meu uso assim só atenuei 2db na faixa de 25hz pois não tenho subsonico. O resto tá tudo no zero.