Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Dion

Troca de subwoofers para SQPL sem alterar módulo e caixa (se possivel)

Recommended Posts

Boa tarde galera, faz um tempo que não participo do fórum e espero voltar a participar mais.

A cerca de um ano resolvi mudar meu som que sempre foi mais pensando em SPL para algo de mais qualidade, atualmente estou com

 

2 kits 2 vias audiophonic sensation nas 4 portas, uma de cada geração, 2ª geração na frente, passei a que tinha na frente pra trás.

 

módulo pioneer GM-5300t de 2 canais alimentando apenas o kit frontal (tentei vender pra comprar um de 4 canais mas não é fácil, não sei se meu amplificador é adequado para SQ, se puderem opinar eu agradeço)

 

módulo pioneer GM-D4800M digital, ele tem 600W RMS em 2ohms

 

2 subwoofer pioneer TS-W308D2 em caixa dupla de 51 litros por câmara

 

Bom, comecei esse set a anos atrás e era bem diferente, nem existia muita opção e estava começando a aprender sobre o assunto, hoje já estou mudando e as alterações que fiz até agora me agradaram muito, atualmente quero melhorar os graves que como todos sabem não são ideais com os cara preta. Meu grave tem muito SPL mas tem pouca definição e resposta, sai embolado e ressonante.

Eu não estou afim de trocar meu módulo mono da pioneer, além de ter comercio complicado teria que reestruturar a instalação. Então com esse amplificador é possivel eu colocar 2 subs de 12 tocando SQPL?

Eu estive vendo muito sobre Questo, Audiophonic, entre outros. Infelizmente só conheci a Questo a pouco e estou vendo muita gente preocupada com o futuro da empresa, mas ainda é a marca que mais me chama a atenção apesar de infelizmente nunca ter escutado um Questo tocar.

Se eu escolher 2 Questo de 12" qual será que seria a melhor opção para tocar com respostas rapidas e graves mais definidos com os 600watts que tenho hoje? 2x250W(qs250), 2x300W(ql300) ou 2x350W(qs350)? Alguma outra dica ou opção?

Esses subs poderiam tocar nas minhas caixas de 51 litros com boa resposta de graves?

Qualquer dica e experiencia sera bem vinda, obrigado amigos.

 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sou um dos que teve problema com o ql300. Estou vendo se pego o dinheiro de volta, pois já se vão quase dois meses e hoje recebi a informação que eles não tem bobina para consertar.

 

Vou acompanhar seu tópico, pois estou pensando em comprar dois subs, a princípio dois upgrade de 12 ou 10.

 

Quanto a litragem da sua caixa ela toca bem a maioria dos subs nesta faixa de preço, claro que o duto vai precisar ser recalculado. O Ql300 pede 45 litros, e o upgrade deve ser por aí tb, 5 litros a mais só torna a resposta mais plana, o que é ideal para SQ.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela informação, fico feliz de saber que a caixa é adequada, hoje uso Duto de 4" e 32cm, pelo que vi os qs350 usam pouco menos que isso, então bastaria reduzir. Estou mais tentado a comprar o qs350, eu só estou um pouco duvidoso sobre o xmax do DVC2 ser "apenas" 8mm, enquanto a maioria tem de 10mm pra cima, qual a relação do xmax com sq? E o módulo de 600w tocaria os subwoofers de 700w com precisão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu pensaria em JL audio

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tem esse modelo aqui : Subwoofer Nar Audio 12" 250w RMS - Serie 2 - 1222 Sw2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu bem que queria um JL, mas com um JL eu compro dois Questo e sobra grana, ainda é investimento demais pra mim, quem sabe no futuro. Vou ver melhor esses NAR.

Hoje refiz alguns cálculos no winIsd e experimentei aumentar meu Duto em 22cm pra dar mais ganho entre 20Hz e 30Hz e deixar de 50Hz até o corte linear, com isso consegui mandar mais potência e melhorar a resposta e o controle absurdamente, adorei os resultados, no fim de semana vou abrir a caixa e prender o novo Duto lá dentro (o teste foi feito com o Duto do lado de fora)

Se com os cara preta o som já ficou tão definido com um simples ajuste fino, imagina com subwoofers SQ, estou muito ansioso mas ainda tenho que esperar um pouco e decidir qual será.

Editado por Dion

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não é a toa a diferença de valores destes subs. Tenho um jl10w3, em uma caixinha selada de apenas 18 litros. Ele é impressionante.

 

Quanto a frequência, as notas fundamentais dificilmente tocam de 20 a 30hz, por isso te recomendo um f3 na casa dos 40 Hz, inclusive muito sub pede corte subsônico em 30 ou 40 Hz sob risco de danificar o sub.

Pense em pico entre 45 e 60 hz, mas sem exageros.

Da uma olhada no autosom.net um artigo sobre cálculo de caixa acústica, lá tem gráficos de exemplo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, eu sei que abaixo de 30 hz o uso é bem limitado, mas não se esqueça que estou com os cara preta, o Fs dele se não me engano é 37 hertz, ele exagerava na casa de 60 hz, e ficava muito fraco abaixo de 40 hz, abaixo de 30 desaparecia, agora ele tem resposta a partir de 22 e de 30 em diante está equilibrado (uso um gerador de frequência para testar), eu basicamente tentei diminuir o SPL comercial do alto falante, infelizmente não tenho filtro subsônico.

Editado por Dion

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...