Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
joao5025

1 ou 2 pioneer ou bravox uxp? taramps HD 800

Recommended Posts

Pra conseguir disparar alguma coisa eu teria que diminuir a litragem da caixa?

e com relação ao corte de frequência, o corte na HD 800 está pra tocar de 20hz até 80hz, posso aumentar com ela dutada?

 

Independente de dutada vs selada, o corte na HD800, está bom!

 

Pode até colocar o High Pass em 30Hz. E se aumentar mais o Low Pass, o sub não vai tocar tão limpo, passando médio-grave para os sub's, tirando a limpeza dos sub/graves reproduzidos pelo sub.

 

E se tiver Bass Boost, dá um leve ajuste de 20% à 30% no máximo, apenas para dar um "Q" à mais na sonoridade.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi...então me ajudem, já que de vez em quando quero disparar uns alarmes, o que me indicam? selada ou dutada? qual litragem, qual duto? me ajudem a saber as frequências de pico...

 

Sei que tem bastante tópico aqui no forum falando do tal assunto de disparar alarme mas cada caso é um caso, meu carro é um celta 2p tem uma acustica muito boa, mas como eu disse de vez em quando quero sim fazer uma graça de disparar alarme em frente de algum barzinho ou em algum lugar assim... me ajudem, se já estava disparando com 42l duto 3"x23cm, como posso melhorar para disparar mais fácil? nessa configuração dos 42l duto 3"x23cm parece que vai da vontade do falante de disparar ou não, teve um dia que disparei muito alarme meio sem querer sabe, ai no outro dia vou tentar disparar de proposito ai não dispara nada, e sempre com a mesma musica, uma que eu achei que dispara legal é da tribo da periferia - aniversário do colombiano...

 

Me ajudem pfv...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Entendi...então me ajudem, já que de vez em quando quero disparar uns alarmes, o que me indicam? selada ou dutada? qual litragem, qual duto? me ajudem a saber as frequências de pico...

 

Sei que tem bastante tópico aqui no forum falando do tal assunto de disparar alarme mas cada caso é um caso, meu carro é um celta 2p tem uma acustica muito boa, mas como eu disse de vez em quando quero sim fazer uma graça de disparar alarme em frente de algum barzinho ou em algum lugar assim... me ajudem, se já estava disparando com 42l duto 3"x23cm, como posso melhorar para disparar mais fácil? nessa configuração dos 42l duto 3"x23cm parece que vai da vontade do falante de disparar ou não, teve um dia que disparei muito alarme meio sem querer sabe, ai no outro dia vou tentar disparar de proposito ai não dispara nada, e sempre com a mesma musica, uma que eu achei que dispara legal é da tribo da periferia - aniversário do colombiano...

 

Me ajudem pfv...

 

Se liga ...

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Concordo com o diego.twim, que temos o dobro(3db's à mais) da sensação audível com a caixa dutada, porém até o certo ponto que isso seja comparado de maneira direcional, pegando as duas caixas e ouvindo ao ar livre e de frente. Parecido com abrir o porta malas e comparar. Fato que adiantei nos primeiros post's, dizendo que com porta malas aberto a caixa selada tem perdas.

 

 Porém com o PM fechado, a condição física é completamente diferente. Caixa selada em mala fechada, quase simula uma BANDPASS de 4ª ordem, o que muda totalmente o resultado final do sistema. 

 

 É como se a caixa selada utilizasse o PM, como uma 2ª caixa, aumentando a qualidade na reprodução dos graves, velocidade, controle de cone, e ao meu ver, SPL também.

 

 Mas como o fórum é democrático e o gosto é muito individual, o que é melhor para o USER 1 pode ser pior para o USER 2. E assim, o fórum continua ...  :legal:  

 

 Por isso, quem vai definir mesmo é os seu ouvidos. Na teoria, tudo parece que vai funcionar, mas é só analisando na prática, para se concluir o que é melhor.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já tinha visto esse video...

 

Qual é mesmo a litragem interna da sua caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a litragem da minha caixa é 42l internos segundo o site da bravox e do auto som...

 

essas medidas:

38 cm altura

70 cm comp

15,5 cm largura parte menor

30 cm largura parte maior

18mm expessura da madeira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

a litragem da minha caixa é 42l internos segundo o site da bravox e do auto som...

 

essas medidas:

38 cm altura

70 cm comp

15,5 cm largura parte menor

30 cm largura parte maior

18mm expessura da madeira

 

Se conseguisse reduzir a litragem da caixa para 35L (- 7litros) e selar com mais firmeza, você aumentaria o ataque para o "grave" que desperta alarmes, onde acredito que aproximaria um pouco mais para o seu objetivo.

 

E para a redução da litragem, no mínimo, precisaria preencher parte da caixa. Um exemplo, é saco de areia e/ou pedaço de madeiras que fiquem firmes dentro da caixa. Mas aê, vai depender da sua disposição.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E uma das grandes "proezas" que aproxima o objetivo no disparo de alarmes, está na caixa.

 

E os alarmes estão mais sensíveis ao grave à subgrave. E para esse objetivo, Pioneer com 35,4L em caixa selada é uma boa alternativa. Dizem que perde um pouco de subgrave, mas vou ser sincero, também existe sugestão de selada para subgrave. Onde inclusive, testei a minha caixa que tem 52L, selando-a. O subgrave apareceu sim. E detalhe que, caixa selada toca a maioria das frequência com muito mais qualidade.

 

 

Ontem, dutei a minha caixa, e me arrependi. Vou selar novamente. E claro, terá todos esses benefícios, se na maioria das vezes utilizar seu sistema de mala fechada.

 

E para provar a presença de subgrave, um pequeno vídeo com 2 Pioneer's em selada  segue:

 

Obs: Nâo é um subgrave com Rockfor Fosgate, Sundow, RE, JL, dB Drive e etc ... mas para 2 humildes Pioneer's, eu fiquei satisfeito ...

 

https://www.youtube.com/watch?v=TGlAZkAPsSg

 

Só tenha cuidado com a potência aplicada. Uma caixa selada grande desce mais nos subgraves que uma dutada. Mas em contrapartida o subwoofer fica mais descontrolado na caixa selada grande, por isso que a aplicação de potência tem que ser menor. Essa sua caixa selada grande vai favorecer mais subgraves, mas vai perder SPL tanto nos graves quanto nos subgraves. Ou seja, você vai ter resposta nos subgraves, mas não com tanta pressão sonora.

 

Edit: Não sei se você percebeu, mas seus subwoofers estão ultrapassando o Xlim, só pelo vídeo dá para ver as rugas que as bordas estão fazendo nos excursionamentos.

Editado por Dudu Lima
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar reduzir a litragem, vou tentar encher bexiga pelo duto pra testar, pra não ter que tirar o sub...

reduzindo pra uns 35l qual seria a frequência que teria esse "ataque" maior?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só tenha cuidado com a potência aplicada. Uma caixa selada grande desce mais nos subgraves que uma dutada. Mas em contrapartida o subwoofer fica mais descontrolado na caixa selada grande, por isso que a aplicação de potência tem que ser menor. Essa sua caixa selada grande vai favorecer mais subgraves, mas vai perder SPL tanto nos graves quanto nos subgraves. Ou seja, você vai ter resposta nos subgraves, mas não com tanta pressão sonora.

 

É verdade DUDU, um sub deu problema mesmo. Mas sabe porque? Agente quando toma gosto pelo subgrave, fica muito empolgado ao ponto das bordas amarrotarem no momento da excursão. 

 

E depois que consegue reproduzí-lo no sistema, acho que o grave nem faz tanta falta. E em sintonia com a sua explicação, que vou selar minha caixa novamente. Estava rendendo muito melhor, quando estava selada.

 

E concordo em 101% com o pensamento que têm parecido com o meu e acato sim, a cautela de continuar de olho no Clip/Xmax, nariz atento ao cheiro de resina e muita cautela ali na dosagem do volume.

 

 

Admiro d+, a humildade contida nos seus post's. Ponto de reputação pra você :legal:  

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente essa HD 800 distorce muito fácil, eu fiz um monitor de clip, é fácil clipar e distorcer e não precisa exagerar no volume não...Acredito que o mais certo seja guardar dinheiro montar um set mais pra frente com dois pioneers e uma HD 1600 ou então 2 UXP e uma 3000...

 

Cara gostei da dança desses pioneers na caixa selada hein kkkk...ta batendo muito, como ta o ganho do modulo?

A minha caixa tem 42l e duto 3"x23cm (acredito que esteja sintonizada por volta dos 35hz, certo?) se eu selar a minha pra qual frequência ela vai?

 

No caso a caixa selada tem Frequência de Corte (Fc) que é um filtro high-pass natural de toda caixa selada. Aí só simulando num software dedicado à simulações de caixas e alto-falantes para saber a frequência de corte dessa caixa selada de 42 litros.

 

Resumindo, quanto mais baixa a Fc de uma caixa selada, mais frequências baixas ela vai responder. Por exemplo, se numa caixa selada a Fc for de 40Hz, então essa caixa vai responder até 40Hz, abaixo disso já entra F3 se eu não me engano.

Editado por Dudu Lima

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

vou tentar reduzir a litragem, vou tentar encher bexiga pelo duto pra testar, pra não ter que tirar o sub...

reduzindo pra uns 35l qual seria a frequência que teria esse "ataque" maior?

 

Esse tópico têm muita experiência legal ... 

 

http://autoforum.com.br/topic/141997-curiosidade-alarmologia-subgrave-nao-dispara-alarme/

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba.. com 1 pioneer você ja dispara alarmes.. eu aqui com 2 bem alimentados nunca fiz essa proeza, e meus vizinhos me odeiam pq até as janelas deles vibram quando eu to saindo  [¨]

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se liga ...

 

Melhor fala do video (sim, eu assisti tudo):

 

A caixa selada tem um som 360º e a dutada é direcional! auhuahuahuaha

 

How+could+you+possibly+upload+this+and+t

 

Tem outras coisas que ele fala que eu nã concordo, mas depois vejo com mais atenção o video.

 

Enfim, como ele explica, o duto funciona como um highpass, se sintonizar uma dutada muito alto voce tem um ganho forte em frequencias mais altas (caixa com muito pico, passando dos 3db de diferença), mas uma caixa bem projetada, voce consegue um ganho em todas as faixas de frequencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba.. com 1 pioneer você ja dispara alarmes.. eu aqui com 2 bem alimentados nunca fiz essa proeza, e meus vizinhos me odeiam pq até as janelas deles vibram quando eu to saindo  [¨]

 

Já falei pra ele, pra ficar feliz! Sua situação é parecida comigo. Treme janelas, portas, prateleiras, louças, talheres ... mas até hoje, nada de alarmes com Pioneer! rsrs

 

Mas, como eu acho que o timbre do subgrave impressiona bem mais que o grave (em termos de agradabilidade), prefiro continuar na esperança de disparar alarmes com Pioneer's e Subgrave.

 

Aê sim, seria top!

 

 

EDIT: Ponto de reputação pra você também, não pelo ódio dos vizinhos, mas por ter a consciência que disparar alarme com apenas um Pioneer é motivo de ficar contente   :legal:

Editado por Navegante
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba.. com 1 pioneer você ja dispara alarmes.. eu aqui com 2 bem alimentados nunca fiz essa proeza, e meus vizinhos me odeiam pq até as janelas deles vibram quando eu to saindo  [¨]

Eu quando tinha dois sub já cheguei a disparar alguns alarmes, mas dependia muito da musica, porem disparar alarme com apenas um um Pioneer é um fato

bem impolgante.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu quando tinha dois sub já cheguei a disparar alguns alarmes, mas dependia muito da musica, porem disparar alarme com apenas um um Pioneer é um fato

bem impolgante.

 

 Se ele não estiver se referindo à estacionamento de shopping, tem que comemorar mesmo. Porque ao meu ver, estacionamento fechado de shopping, não vale!

 

 Mas como para Novato, tudo é festa! Vamos fazer o que né?! Agente "lava as mãos".

 

 Só tenho pena dos agente de segurança no estacionamento do shopping. É desleal, pois perturba a profissão.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A maioria passou por essa fase de disparar alarme, até que era divertido haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

E eu q nunca disparei nenhum alarme? Mas tbm a caixa em 30hz fica difísssss

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

   Eu com um UXP, amplificador com teóricos 1000wrms e caixa com 50l e duto labirinto sintonizada em 33 hz consegui disparar alguns.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já falei pra ele, pra ficar feliz! Sua situação é parecida comigo. Treme janelas, portas, prateleiras, louças, talheres ... mas até hoje, nada de alarmes com Pioneer! rsrs

 

Mas, como eu acho que o timbre do subgrave impressiona bem mais que o grave (em termos de agradabilidade), prefiro continuar na esperança de disparar alarmes com Pioneer's e Subgrave.

 

Aê sim, seria top!

 

 

EDIT: Ponto de reputação pra você também, não pelo ódio dos vizinhos, mas por ter a consciência que disparar alarme com apenas um Pioneer é motivo de ficar contente   :legal:

Isso ae haha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consigo disparar na rua mesmo, aqui na minha cidade nem shopping n tem kkkk...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

utilizando manta acustica em caixa selada não consegue fazer o falante descer mais ou não ?? ou só funciona em caixa dutada !

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal fiz o teste...

Coloquei 4 garrafas pets de 2 litros na caixa, deixei ela selada, ficou mais fraco do que com a litragem normal da caixa...

ai com as garrafas mesmo eu deixei ela dutada, ficou estranha kkk...

 

nos dois testes com a litragem menor não disparei nada o som ficou fraco, sem pegada...

 

agora tirei as garrafas e deixei do jeito que era 42l duto 3"x23cm

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...