Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
apalareti

L-pad - garimpando resistores.

Recommended Posts

Vai depender da impedância do tw mas me parece ser alto sim, no entanto, 

como ele é de apenas 6db/8, ele vai deixar passar muita coisa abaixo do ponto de corte.

 

Testar o cross do morel tempo só vai ter sentido se ambos os falantes tiverem a mesma impedância.

 

Do morel tempo creio que seja fácil encontrar essa informação, do DAT já não sei.

Editado por l.marino

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Morel são 4ohms tw e mid, já o dat não estou achando manual, vou procurar, e medir o RE no multímetro, a impedância é próxima certo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, como você já tem o cross manda bala e ve se fica melhor do que com o cross atual, 

se der sorte deles terem a mesma impedância pode ser que fique melhor sim.

 

Com o multimetro você vai ter a medida da resistencia dc, e não da impedância do falante, 

mas a medida que você vai conseguir não costuma ser muito menor que a impedância.

 

Se ele for de 4 ohms voce deve encontrar valores na faixa de 2 ou 3 +, mas eu não duvido que 

o midbass da dat tenha impedância nominal de 2 ohms, e se isso acontecer você vai obter valores menores do que 2.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Não..não...

 

Em SÉRIE vc soma as resistências.

 

Req= R1 + R2 + R3....

 

Em PARALELO divide as resistências.

 

1/Req= 1/R1 + 1/R2 + 1/R3....

 

 

Vamos lá....

Vc tem dois falantes de bobinas simples de 2ohms...

Em serie ele terá 4ohms

Em paralelo terá 1ohm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Jeferson, você está confundindo resistores com capacitores.

Vix....dexa queto, isso q da resp o topico 2hs da madruga...kkk-_--_--_-

Nem eu nem vc ta errado, so estamos faland d coisas diferentes...rsrsssss

Tava com foco na duvida dele em relação aos resistores...

Mas sim, se tratando de Capacitores o cálculo é o inverso dos resistores.

Malzz aee..:D:D:D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O que dá pra fazer, sendo o cross de 1a ordem, é transformá-lo em 2a ordem no mid.

Basta colocar o capacitor ligado na saída do mid, ligando o + e o -. Com o slope mais agressivo, o mid já não vai subir tanto. Pode testar com caps eletroliticos ou poliester. Sugestões de valores: Ouça com 2.2 3.3 4.7 5.6 e decida o que casa melhor.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todo o tempo.?

Só quando não usam o Google direito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara colocando q capacitor em serie soma? Isso procede produção? Meu deus! Fujam para as montanhas!

 

Capacitor em série divide e resistor em serie soma!

 

Quanto a ponto de corte, atenuação e cia, nem comentarei nada pq tem users experientes ja comemtando. Só digo q acho interessante começar um cross do zero a ficar mexendo num cross pronto q terá de mexer em tudo. Dependendo do componente q for usar não consegue mais aproveitar nem a placa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

User experientes apareceram agora  ;), eu apenas dou uma fuçada por hobby, olha que bonito o cross que estou montando:

Whats_App_Image_20160515.jpg

 

 

 

O melhor creio que seja fazer como o Leo falou ou tentar seguir a dica do Mosfet e transformar o cross e tentar alojar tudo dentro da caixa original.

 

Não tem algum amigo seu para te emprestar um player que faz 3 vias só para você chegar em

um ponto de corte legal no mid?

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

User experientes apareceram agora ;), eu apenas dou uma fuçada por hobby, olha que bonito o cross que estou montando:

Whats_App_Image_20160515.jpg

 

imag

 

O melhor creio que seja fazer como o Leo falou ou tentar seguir a dica do Mosfet e transformar o cross e tentar alojar tudo dentro da caixa original.

 

Não tem algum amigo seu para te emprestar um player que faz 3 vias só para você chegar em

um ponto de corte legal no mid?

Os componentes são top, e acredito q a musicalidade tb esteja, mas prefiro montar em um pedaço de mdf ou acrilico....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

L.marino, vou ver o custo de caps simples para testar os pontos de corte, depois pensar em construir um cross novo.

Chequei os manuais e ambos sao 4ohms, o corte do morel e 1nd ordem em 3.800, no dat so tem um grafico, parece indicar um corte na casa dos 4000. Mas vou testar trocando.

 

Pessoal, valeu pela ajuda, ja tenho um norte, agora e testar, estudar, e cotar.

Editado por apalareti

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara existe placa furada, fica bem simples a montagem...

Use componentes baratos de início compre variando as combinações de corte q deseja testar inicialmente, conforme for testando e chegar em um ponto definitivo aí vc pode investir em componentes mais caros...

Outro macete e vc travar o valor de um resistor e ficar permutando apenas o cap, pois a relação segue a fórmula da reatância capacitiva no passa alta e reatância indutiva no passa baixa....

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara não entendo lhufas de eletrônica. O set montado é hu original, dat ck 650 e amp dat pr4160.

O tw gritava muito.

Acabei de instalar os resistores e o tw parece que ficaram em boa atenuação.

Agora estou percebendo os mids subindo muito.

Então parece inevitável montar o cross com um corte mais baixo.

Mas não sei como definir o corte para esse kit.

 

Alguém tem alguma sugestão?

Descobri outro problema simples de ser resolvido. O forro da porta do new civic está cornetando os mids. Portanto a culpa não era só dos tw. Não sei como chama, mas vou fazer um tubo de espuma para colocar entre o mid e o forro da porta. Fazendo isso pelo lado de fora parece que resolve.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Descobri outro problema simples de ser resolvido. O forro da porta do new civic está cornetando os mids. Portanto a culpa não era só dos tw. Não sei como chama, mas vou fazer um tubo de espuma para colocar entre o mid e o forro da porta. Fazendo isso pelo lado de fora parece que resolve.

Acredito que vai melhorar bem,eu fiz isso no meu helix e os médios ficaram mais limpos e diminuiu bastante a ressonância na porta,tb tive uma impressão bem marcante que o foco ficou mais acertado.E o melhor custa uma mixaria essas espumas que vendem até em casa de tapeceiro.

Editado por rafavieira

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acredito que vai melhorar bem,eu fiz isso no meu helix e os médios ficaram mais limpos e diminuiu bastante a ressonância na porta,tb tive uma impressão bem marcante que o foco ficou mais acertado.E o melhor custa uma mixaria essas espumas que vendem até em casa de tapeceiro.

Pior que esse trabalho deveria ser regra da boa instalação, mas um dia aprendo. Depois posto o resultado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...