Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
joaopaulo_

SQ no Clio sedan - compartilhando o projeto - FOTOS NA PAG. 4

Recommended Posts

Dei uma mexida para ficar melhor, mas acho que ainda dá pra acertar:

 

HPF/LPF

 

FRONT

Cut: Through

SLOPE -12

Phase: Normal

 

REAR

Cut: 90Hz

Slope -12

Phase: Normal

 

SUB

Cut 120hz

Slope -12

Phase Normal

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Dei uma mexida para ficar melhor, mas acho que ainda dá pra acertar:

 

HPF/LPF

 

FRONT

Cut: Through

SLOPE -12

Phase: Normal

 

REAR

Cut: 90Hz

Slope -12

Phase: Normal

 

SUB

Cut 120hz

Slope -12

Phase Normal

Front = tw?

Rear = mid?

 

Tudo errado. O tw está sem ponto de corte (isso gera dano), o mid está cortado alto e sem low-pass, e o sub tá mais alto ainda.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Front = tw?

Rear = mid?

 

Tudo errado. O tw está sem ponto de corte (isso gera dano), o mid está cortado alto e sem low-pass, e o sub tá mais alto ainda.

Se for isso ta tudo errado mesmo vio.

 

Tw sem corte; (esse trought, quer dizer q passa tudo vio)

Mid com corte alto;

Sub tbm nas alturas.....

 

 

EU faria o seguinte...não e receita de bolo, mas é uma base p ter um ponto d partida e dps fazer ajustes finos.

Tw: HP 2,5k 24db

Mid: HP 60hz; LP 2,5k 12db

Sub: Sub sonic: 30hz; LP 70hz 12db

 

Edit:

É mais ou menos o q faço d inicio nos meus sets, claro q varia de acordo com os equips, posição e carro, mas é um início, me parece q vc tá meio perdido ai vio, ta com um set muito bom, q pode render legal mas não ta sabendo adequar os equipamentos.

Dá uma procurada no forum q tem bastante coisa a respeito d como funciona cortes em cada via e como usa-los, vai te ajudar bastante!!

Editado por jeferson3482
  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda, pessoal.  :legal:

 

Vou dar uma mexida nesse fim de semana e depois posto as impressões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, pessoal.

 

Andei mexendo um pouco mais no som e descobri um monte de coisas. O mais importante, e que fez uma diferença brutal, é que o esquema dos falantes estava parametrizado incorretamente na HU. Estava como se eu estivesse usando apenas coaxiais na frente e atrás. Mudei para 3way (que seria TW+mid+sub) e já deu uma boa mudada.

 

O problema agora está na equalização.

Este aparelho apresenta um equalizador de 5 bandas, cada banda permite ajusar G, F e Q, mas não sei o que isso significa.

 

Tentei ir mexendo e acertar "de ouvido", na minha opinião está faltando grave, mas quando mexo no ajuste que aumenta o grave, ele sai na porta e não no sub, e aí acaba distorcendo.

 

Aqui vai um link do manual que talvez ajude:

http://www.clarion.com/br/pt/user-support/product-manuals/index.html?pdf=/br/pt/pdf/CZ702_Manual.pdf

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

João

Possuo o mesmo a hu que você. Esse equalizador é chato de mexer pra quem não tem o ouvido treinado. Ele possui 5 bandas só que as frequências de ajuste não são fixas. Primeiro você seleciona a frequência a ser ajustada no "F", no "G" você ajusta o ganho e o "Q" é o que eu considero o mais complicado de explicar, mas vou tentar: se vc ja viu um equalizador gráfico vc ja notou que quando vc atenua ou aumenta o ganho de uma frequência vc acaba por aumentar ou atenuar as frequências acima e abaixo formando um pico/vale. Pois bem, quanto maior o valor de "Q" o ajuste da frequência será, digamos assim, mais preciso, certeiro formando um vale/pico mais estreito. Ao meu ver essa ferramenta é ideal pra retirar picos mais precisamente na resposta de frequência sem afetar muito as outras. Porém, pra detectar picos na resposta e saber exatamente em qual frequência, só com um RTA.

 

Bom, se eu estiver errado em algum ponto da explicação por favor alguem me corrija. Depois de um pouco de pesquisa eu acabei tirando essas conclusões sobre equalizador paramétrico.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação foi ótima, com certeza vai ficar mais fácil para mexer.

 

Tem como você compartilhar como está a sua equalização hoje só para eu ter uma ideia?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A explicação foi ótima, com certeza vai ficar mais fácil para mexer.

 

Tem como você compartilhar como está a sua equalização hoje só para eu ter uma ideia?

Amanhã tiro umas fotos ou faço um video mas apesar de eu ter te explicado como funciona, continuo apanhando dele também. Quando a hu tem as frequências pre definidas fica menos dificil de adequar ao seu ouvido.

 

Lembre-se de evitar aumentar o ganho no eq, procure atenuar as frequências que estão gerando picos na curva. Porém, isso não se aplica muito à faixa de grave/subgrave.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se som fosse fácil como empurra bêbado na descida perderia graça, tem dia que escuto meu set acho que está uma maravilha.

Tem dia que acho que está péssimo, vai entender  [¨]  [¨]  [¨]

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se som fosse fácil como empurra bêbado na descida perderia graça, tem dia que escuto meu set acho que está uma maravilha.

Tem dia que acho que está péssimo, vai entender [¨][¨][¨]

Kkkkkkkkkkkkk comigo é a mesma coisa.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkk comigo é a mesma coisa.

+ 1

Acho q por isso q a maioria nunca consegue parar com um set...nunca termina!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Kkkkkkkkkkkkk comigo é a mesma coisa.

+ 1

por isso q a maioria nunca consegue parar com um set...nunca ta bom!!

Kkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...