Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
GU GARCIA

Dúvida - Posição de caixa dutada

Recommended Posts

Boa noite, tenho um celta e uma caixa dutada com um subwoofer, queria saber qual a melhor posição pra deixar a caixa, pesquisei na internet e achei uma discussão sobre isso, dizendo que encostando a caixa na tampa do porta malas aumenta o grave, queria saber se alguem usa assim e se realmente funciona, gosto de grave prolongado e incorpado. Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando. Tenho dúvidas em relação a isso também e na posição dos dutos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

eu ja fiz muitos testes similares com o meu pioneer 400wrms e o melhor resultado que tive foi a caixa de costas para a tampa do porta mala o falante e duto pra dentro do carro!!! em spl nem tanto mas se torna um grave mais firme limpo e gostoso de se ouvir !!! axo que tem aver com as ondas sonoras tende a ficar mais direcionais !!!

 

nunca coloque a caixa na parede direita ou esqueda da mala se perde spl consideravel !

 

o carro que tinha era um palio

Editado por BRUNIN'S

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O link é de um artigo publicado no AutoSom.

http://autosom.net/artigos/posic_sub.htm

 

Mais, garanto que nada melhor do que os bons e velhos testes. Pode acontecer de determinada posição ficar melhor em determinado carro, mas em outro não.

Então, vamos aos testes.

 

Abraços.

Editado por MarcosP_

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Minha caixa estou querendo montar na posição tradicional, mas com os dutos na parte superior, voltados pro teto. Influencia na resposta da caixa?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Na resposta, não. Pode por algum motivo dar algum tipo de "ganho" por conta do direcionamento ou algo do tipo. Mas, recomendo usar na posição "tradicional".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em testes, no geral o posicionamento tradicional, sub e duto virados pra trás, se sai melhor em spl, mas gosto tambem usar virado pra cima, a tampa do porta malas não fica tremendo tanto.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho um Celta também,e uso os subs pra cima e os dutos virados para tampa da mala na parte inferior,acho que assim a tampa vibra menos ,mais falam que com os subs virados pra mala tem mais spl.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso o sub e duto voltado para o motorista, senti mais subgrave, o sub pra cima eu senti mais SPL, mas vibrava o carro menos em low beis, virado pra tampa não dá, a borda pega no PM, falando pra vc, senti a mesma coisa, o sub virado tanto para o motorista e PM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já quebrei bastante a cabeça com isso, e é difícil prever uma posição para todos os carros, pois depende primeiro se é sedan ou não.

Depois depende do tipo da caixa, do tamanho do carro, do acabamento do carro, e da construção (lata).

Mas o que parece ser comum em todos os casos é que apontado para a tampa traseira é onde costuma ter o melhor resultado, principalmente quando há tratamento da tampa, ou seja, a parede que estiver a frente do sub precisa ser rígida para refletir o grave, caso contrário podemos acabar tendo resultado melhor apontando para a coluna do amortecedor, ou jogando direto para dentro do carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Nas minhas experiencias os falantes e dutos virados para o motorista mataram o grave. Atualmente os meus estão virados para o teto, achei que ficou mais musical do que virados pra tampa traseira.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então pessoal, realizei alguns testes.....lembrando que o meu carro é um celta e tem o porta mala bem pequeno.

 

caixa virada para o PM encostada no banco: grave incorpado dentro e fora.

caixa virada para o PM encostada na tampa do PM: grave "seco" dentro e fora incorpado. (mas a tampa vibra muito e acaba ficando feio)

caixa virada para cima: grave fraco dentro e fora (tenho um tampão de mdf sem passagem nenhuma).

caixa virada para o motorista encostada na tampa do PM: grave incorpado dentro e fora fraco.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Gol utilizei a caixa e duto virados pra cima e achei que perdeu bastante SPL.

 

 

Com o sub voltado pra tampa ficou bem melhor.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...