Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
DJ Glauco

Calculo? Caixa de som Canhão/Euclides

Recommended Posts

Poderia me ajudar, como é feito o calculo da caixa Canhão/Euclides?

 

Já realizei muitas pesquisas e não consegui encontrar até agora nada sobre esse calculo.

 

Se alguém puder me ajudar agradeço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa Euclides, como outras caixas nesse estilo, se comportam como uma Band Pass 6º Ordem, onde existem 2 câmaras dutadas, e a abertura frontal da caixa é calculada como o duto da câmara frontal.

Tente pegar algum projeto da caixa na internet e jogar as medidas em algum programa de simulação.

 

Espero ter ta dado um norte sobre o assunto, bons estudos.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A caixa Euclides, como outras caixas nesse estilo, se comportam como uma Band Pass 6º Ordem, onde existem 2 câmaras dutadas, e a abertura frontal da caixa é calculada como o duto da câmara frontal.

Tente pegar algum projeto da caixa na internet e jogar as medidas em algum programa de simulação.

 

Espero ter ta dado um norte sobre o assunto, bons estudos.

Exato, por isso a abertura frontal deve respeitar um comprimento mínimo para não perder o efeito duto. Alguns por questão de espaço acabam diminuindo e a caixa acaba virando umas bass reflex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vocês conhece algum programa para simular?

 

Então a caixa de 6 ordem eu ja fiz uma agora essa Canhão/Euclides ainda tenho muitas dúvidas...

Como foi dito, faço calculo como se foce a de 6 ordem e os dutos? É como calcular corretamente pois se sair fora o grave fica uma bosta?

Então estou querendo fazer certinho...

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom, ninguém tem mais informação para passar para mim? ou algum arquivo para que possa esta lendo e aprendendo?

 

Obrigado

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom estou mais de meses, procurando sobre a caixa Euclides/canhão, por isso que entrei neste fórum para poder ajudar e também aprender mais sobre essas caixas.

 

Não tem nenhuma pessoa que possa me passar detalhes sobre isso?(com mais detalhe)

 

Com minhas pesquisas verifiquei que tem muitas perguntas neste Fórum sem ser respondida sobre o mesmo assunto, acho que seria bacana alguém se manifesta sobre este assunto.

 

 

Agradeço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pico do "canhão" na frente é proporcional ao cumprimento de onda da frequência que vc quer pico!

 

Sendo que precisa ter 1/4 do comprimento de onda!

 

Logo, você divide 344 (velocidade do som) pela frequência desejada...

 

...e o resultado por quatro! E tá aí a sintonia 'central' da euclides! Ela vai responder bem meia oitava abaixo e acima!

 

Isso falando APENAS do 'vão' frontal.

 

O box (parte dutada) é simulada normalmente, como uma dutada... e o resultado da caixa é a soma das duas (vão + dutada).

 

 

 

 

Exemplo: Uma dutada sintonizada em ~45hz + vão de ~1.43m vai ter 45hz de sintonia no VB e ~60hz no vão, que faz ela tocar bem de ~40hz a ~80hz (por conta do vão) + a resposta da dutada!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Adiantando pra galera mais preguiçosa..

 

Vão de ~ 43cm dá pico em torno dos 200hz

Vão de ~ 57cm dá pico nos 150hz

Vão de ~ 1m dá pico nos ~80hz!

 

Logo, uma caixa profissional teria que ter PELO MENOS 1m de vão, ideal = 1,8m aprox! (pra responder FLAT)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Faz como o amigo falou calcula no winsd ou outro como uma band pass 6 ordem, onde a câmara traseira é a parte da caixa dutada e a câmara frontal é a corneta, ai vc usa o volume da corneta as medidas da corneta largura e comprimento vc usa como apenas um duto quadrado. Exemplo 300litros da parte  da corneta e 1 duto quadrado de 60cm x 50cm.

 

É a melhor maneira de simular, pois se tu se basear só no tamanho da corneta é morte, da cada aberração na resposta e nem sempre a maior corneta vai ser o melhor pro projeto ja tomei vários sustos ao fazer a caixa pensando só na corneta e depois simulei deu cada pico/vale na simulação e tambm algumas resposta limitadíssimas, vale a pena brincar pra ver se vai valer a pena pelo que vc quer,

 

Como comparação simule junto tambem uma dutada com o volume ideal de manual para poder comparar e ajustar a caixa canhão para que não perda tanto do sub grave como da dutada e não seje apenas uma caixa reprodutora de picos mononota e chata de ouvir com som de barril, ja fiz várias dessas que toquei 1 música e desmontei [o_]  que se tivesse brincado de simular tinha economizado muito dinheiro, apenas serviu de aprendizado e o ver para crer de q fulano falou que toca pra caral.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A duvida que tenho é sobre essa caixa com falantes invertida.

 

São 4 dutos nos cantos COMO CALCULAR?

Distancia entre o fundo da caixa para o falante COMO CALCULAR?

Tamanho da caixa COMO CALCULAR?

Tem uma madeira que tem no meio tbm...

 

Procuro na net e não acho nada sobre isso. Por isso que preciso de ajuda... Porque quero montar no meu carro.

 

 

 

 

 v7GGnq1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Puxa amigo ai fica difícil, comece com leitura "construção de caixas dutadas", "como usar o winsd",  "como calcular a fb de uma caixa" etc.... Depois que adiquirir certo conhecimento ai sim se arrisque cno calculo de uma cornetada pois é bem mais complexo e ninguem vai te dar mastigado. Sugiro se tem pressa, em comprar um projeto pronto de quem faz e vende pois esse conhecimento não vem de graça..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As outras caixa eu sei fazer os cálculos...  Fiz uma caixa de 6 ordem, caixas dutadas com programa e calculado....

 

Agora para esse tipo de caixa ainda não consigo intender.

 

Alguns programas que verifiquei não tem como calcular essa caixa, por isso estou querendo ajuda...

 

mais agradeço desses de já

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ue.. postei explicando acima! Será q n ta conseguindo ler minha postagem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho muita vontade de aprender a projetar uma "Euclides".

Simulei uma BandPass de 6 ordem para meu MTX T612 e ficou assim:

 

Câmara traseira:

35l e sintonia em 55hz

Duto 4" 15,63cm

 

Câmara frontal:

40l

Sintonia 25hz

Duto 4" 90,33cm

 

Resposta muito boa de 30 a 65hz, pico de 5,5 dB entre 44 e 65hz.

 

Agora, com humildade, como converter em uma Euclides?

 

Ps. Fiz nesse sub apenas para aprender, quero fazer uma para um woofer de 15, nesse projeto a resposta ficou melhor que a dutada que eu uso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeira sugestão: leia o que foi postado desde o começo desse tópico!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BLOOM, qual a função dessa peça que fica no fundo da caixa? vale apena fazer isso e uma caixa dutada? me disseram pra fazer na minha, mais fiquei na dúvida.

 

 


 

 

 

 

 v7GGnq1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

BLOOM, qual a função dessa peça que fica no fundo da caixa? vale apena fazer isso e uma caixa dutada? me disseram pra fazer na minha, mais fiquei na dúvida.

 

 

Reforço estrutural, basicamente!

 

Na W-Horn tem algo parecido que serve pra "auxiliar a saída do ar", mas nessa caixa, apenas reforço estrutural =)

 

 

 

 

 

 

 v7GGnq1.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O pico do "canhão" na frente é proporcional ao cumprimento de onda da frequência que vc quer pico!

 

Sendo que precisa ter 1/4 do comprimento de onda!

 

Logo, você divide 344 (velocidade do som) pela frequência desejada...

 

...e o resultado por quatro! E tá aí a sintonia 'central' da euclides! Ela vai responder bem meia oitava abaixo e acima!

 

Isso falando APENAS do 'vão' frontal.

 

O box (parte dutada) é simulada normalmente, como uma dutada... e o resultado da caixa é a soma das duas (vão + dutada).

 

 

 

 

Exemplo: Uma dutada sintonizada em ~45hz + vão de ~1.43m vai ter 45hz de sintonia no VB e ~60hz no vão, que faz ela tocar bem de ~40hz a ~80hz (por conta do vão) + a resposta da dutada!

Ressuscitando...

No caso do comprimento do duto do vão Bloom? eu copio o comprimento do duto da câmara dutada?, ou o comprimento dele sera o mesmo comprimento do vão?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ressuscitando...

No caso do comprimento do duto do vão Bloom? eu copio o comprimento do duto da câmara dutada?, ou o comprimento dele sera o mesmo comprimento do vão?

Pô bicho, lê acima! Foi tudo postado explicadinho!

 

O duto é a sintonia da caixa, não tem nada a ver com o vão! O vão é uma "sintonia auxiliar". Vai ter um pico na sintonia do duto outra na do vão!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...