Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Lucas Henrique

Caixa para 6x9

Recommended Posts

Eai galera blz ?

 

Comprei um par de 6x9 bomber destroyer 150rms cada, e quero fazer uma caixa pra eles, e tenho algumas dúvidas.

 

1- Caixa selada ou dutada ?

2- Quantos litros ?

3- Devo fazer divisão para cada falante ou não tem necessidade ?

Editado por Lucas Henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caixa dutada se o intuito é usar de mala aberta e pode ser câmara única com 25 litros.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

joga no google :

 

manual bomber destroyer 6x9

 

Vão aparecer vários manuais em pdf do site da própria bomber

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No manual manda fazer de 10L selada, pra cada alto falante. Pros dois, sem usar subwoofer, eu faria uma caixa dutada grande. Uso assim, camara unica e duto de 3", vou tentar lembrar volume e sintonia pra te passar. Usando junto com um subwoofer eu fiz seguindo o manual, selada de 20L pro par, sem divisão da camara tambem, e tocou bem demais.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar sem o subwoofer faz uma dutada de 30 litros para os dois, corte hpf em 50hz, 2 dutos de 3 polegadas por 25cm. Sintonia em 55hz

já se for usar com subwoofer faz a caixa selada de 20 litros para os dois, seguindo o manual. Corte em 80hz ou 100hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caso não tenha como colocar o 2 duto de 3 polegadas por 25 cm, por ser longo. Coloca 2 dutos de 2 polegadas por 10 cm. Mas o melhor mesmo é o de 3 polegadas para a velocidade do ar ficar mais baixa, evitando assim sopro no duto.

Editado por Dikevigarista

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou usar sem subwoofer, só o par de 6x9 mesmo, e eu quero uma caixa pra tocar legal pra fora, será melhor com duto ou sem ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Com duto vai se sair melhor. uso full, sem cortes, e não tem problema nenhum, so faria os cortes se fosse usar subwoofer junto ou se for aplicar muita potencia.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Se for usar sem o subwoofer faz uma dutada de 30 litros para os dois, corte hpf em 50hz, 2 dutos de 3 polegadas por 25cm. Sintonia em 55hz

 

já se for usar com subwoofer faz a caixa selada de 20 litros para os dois, seguindo o manual. Corte em 80hz ou 100hz.

 

O ideal é uma sintonia de frequência da caixa perto da Fs desses alto-falantes, que é de cerca de 75Hz.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo eu tenho uma caixa feita com estes 6x9 modelo antigo o (sub pentaxial ) praticamente o mesmo falante seu, siga o meu modelo não tem erro muito bom pra tocar dentro e fora dando um grave muito bom surpriendente !!

 

faz uma caixa com 40 litros sem divisória com duto de 3 polegadas ( sem alongador ) só o duto mas nada !!! vc vai precisar colocar tweter pra melhorar os agúdos, pois com a caixa o grave e os médios se resaltão faltando o agúdo.

no meu caso usei um par de tweter de porta 2" da selenium 140wrms com crossover, ótimo muito bom acompanha perfeitamente os falantes

o modulo que estou usando é um stetsom venon v650.1 2ohms sem corte nenhum ligado na bateria de 60A original do carro junto com um taramps t200 nos triaxiais nas portas!

 

fica um sonzinho muito agradavel de boa qualidade e da pra toca um churrasquinho com essa caixa numa boa sem ocupar muito espaço !

 

depois te mando as medidas da caixa ok :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O ideal é uma sintonia de frequência da caixa perto da Fs desses alto-falantes, que é de cerca de 75Hz.

Pode ser feito também, porem não fica flat, vai ficar com um pico bem alto próximo de 90hz, e não vai descer tanto. Não ficaria ruim, já que ele quer tocar para fora.

 

O corte em 55 fica bem flat sem pico, e desce bastante aproximadamente 50 hz -3db.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

amigo eu tenho uma caixa feita com estes 6x9 modelo antigo o (sub pentaxial ) praticamente o mesmo falante seu, siga o meu modelo não tem erro muito bom pra tocar dentro e fora dando um grave muito bom surpriendente !!

 

faz uma caixa com 40 litros sem divisória com duto de 3 polegadas ( sem alongador ) só o duto mas nada !!! vc vai precisar colocar tweter pra melhorar os agúdos, pois com a caixa o grave e os médios se resaltão faltando o agúdo.

no meu caso usei um par de tweter de porta 2" da selenium 140wrms com crossover, ótimo muito bom acompanha perfeitamente os falantes

o modulo que estou usando é um stetsom venon v650.1 2ohms sem corte nenhum ligado na bateria de 60A original do carro junto com um taramps t200 nos triaxiais nas portas!

 

fica um sonzinho muito agradavel de boa qualidade e da pra toca um churrasquinho com essa caixa numa boa sem ocupar muito espaço !

 

depois te mando as medidas da caixa ok :legal:

De cabeça, acho que as minhas estão iguais as suas. 40L com duto de 3" só o duto (12cm o que eu estou usando). Fica por volta dos 50~45hz se não me engano a sintonia, eu uso na chacara, pra um som ambiente toca bem demais. Usava um amp que fornece teoricos 400wrms, 100w para cada, dava pra fazer a festa..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

De cabeça, acho que as minhas estão iguais as suas. 40L com duto de 3" só o duto (12cm o que eu estou usando). Fica por volta dos 50~45hz se não me engano a sintonia, eu uso na chacara, pra um som ambiente toca bem demais. Usava um amp que fornece teoricos 400wrms, 100w para cada, dava pra fazer a festa..

se pa vou montar duas dessas com bravox QRX69 180wrms e 95db/spl sera que faz barulho pasmafaute pasmafaute

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os meus são bravox, mas não lembro o modelo, tocam bem alto. Fiz com o bomber 6x9 sub pra um amigo, achei melhor

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

43L bruto cada caixa duto 3x11cm

segundo o dono do video nao tinha sub... eram apenas os 6x9

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

43L bruto cada caixa duto 3x11cm

segundo o dono do video nao tinha sub... eram apenas os 6x9

to ligado !!! vi este video e as medidas fiz baseada nesta caixa dele porem os falantes dele são bravox 150wrms quadraxial o que montei é bomber 150wrms pentaxial acredito que ficou bem proximo do dele a caixinha faz um estrado

 

montei um som automotivo com sd 800.4 vou colocar uma caixa trio pra tocar mais se der a louca vou montar com 4 falantes bomber pentaxial do novo bicho papão

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, sai dessa de 6x9, a qualidade nao considero boa... monte um medio de 8"+ti, um ex de baixo custo que fica melhor que 6x9 é over 100w8 (90$) + dti 2540 (110$), nao vai se arrepender!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

cara, sai dessa de 6x9, a qualidade nao considero boa... monte um medio de 8"+ti, um ex de baixo custo que fica melhor que 6x9 é over 100w8 (90$) + dti 2540 (110$), nao vai se arrepender!!!

 

Por R$ 200,00 acha-se bons pares de 6x9" de boa qualidade sonora, basta pesquisar. Nesse caso aí esse woofer de R$ 90,00 é o preço de uma unidade apenas né? E para usar drives de titanium vai ser preciso utilizar filtros passa-alta de 2ª ordem, nada de capacitor de 1ª ordem, o que vai elevar mais ainda o preço do set.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por R$ 200,00 acha-se bons pares de 6x9" de boa qualidade sonora, basta pesquisar. Nesse caso aí esse woofer de R$ 90,00 é o preço de uma unidade apenas né? E para usar drives de titanium vai ser preciso utilizar filtros passa-alta de 2ª ordem, nada de capacitor de 1ª ordem, o que vai elevar mais ainda o preço do set.

 

Sem falar na simplicidade do 6x9, só puxar dois fios do amplificador e ligar, dependendo não precisa nem de filtro. Uso faz tempo ja os 6x9 na chacara ligados direto, sem highpass e nem nada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sem falar na simplicidade do 6x9, só puxar dois fios do amplificador e ligar, dependendo não precisa nem de filtro. Uso faz tempo ja os 6x9 na chacara ligados direto, sem highpass e nem nada.

 

Exatamente, sem contar que esses tipos de alto-falantes rende até bem, alimentados apenas com a potência direta do cd-player. E outro detalhe é que são free-air. Qualquer tampão vai funcionar perfeitamente num par de 6x9".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vantagem dos 6x9 é ser um alto falante full, que rende bem com pouca potência..

 

Pra um som mais simples, acho que vai muito bem e tem um som bom de se ouvir

 

Para coisa mais forte, já compensa pensar usar woofer e drive mesmo, depende oq pretende

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Up pra saber de resultados, pois tenho 4 bomber destroyer de 150w RMS e vou fazer em caixa. Vou usar com subwoofer

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...