Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
wuemura

Primeiro som 3D brasileiro para veículos

Recommended Posts

Há muito tempo eu acompanho o fórum mas nunca postei nada, eu já vi em alguns posts inclusive de moderadores curiosos em saber como serão as discussões sobre som automotivo no futuro e eu acho que eu tenho essa resposta.

 

Eu também sou das antigas, som de qualidade nos anos 80 era ter um toca fitas TKR cara preta com um "amplificador equalizador gráfico" TOJO, para evitar ser roubado você colocava eles numa gaiola ou sei lá como eles chamavam na época que tornava possível a remoção de ambos, convenhamos que era feio demais esse encaixe da época.

ILzmQWU.jpg

 

Muitos anos se passaram, muita coisa mudou e evoluiu, acredito que de agora em diante o som automotivo vá mudar também e talvez o conceito de palco sonoro e som estéreo deixem de existir como conhecemos hoje.

 

O meu projeto nasceu em 2005, se transformou em protótipo em 2006:

WVRk6LZ.jpg

 

 

 

 

 

 

 

E só 10 anos depois se tornou realidade:

4QBzk1q.jpg

 

 

 

 

UdHXeKF.jpg

 

Fonte simétrica e placa de teste

 

 

 

 

hhYAINI.jpg

 

Protótipo e fonte

 

 

 

 

HsSNBSU.jpg

 

Projeto final com placa em fibra de vidro,

 

 

 

 

CcCR8aO.jpg

 

Projeto instalado no carro, projeto e design feito por Rodrigo de Paula da Code Audio Design

 

 

 

 

zukZgPK.jpg

 

 

 

 

4ORDjPR.jpg

 

IlHyw9w.jpg

32yioPi.jpg

 

 

rM0GKgn.jpg

 

 

73LGYxw.jpg

 

 

 

Em som automotivo muito se fala de "palco sonoro", altura, profundidade. Quando se utilizado bons equipamentos e feita uma boa calibragem do conjunto como balanço, T.A., equalização, ganhos, cortes de frequência você consegue, quando corretamente feito, criar uma imagem no painel aonde é possível identificar instrumentos e o cantor em posições bem específicas.

 

O grande problema até então é que você acompanhava isso de fora, você escuta e imagina esse palco a uma certa distância, você não consegue fazer parte desse palco.

 

Agora entra o sistema de som 3D para veículos, ele traz o ouvinte para dentro deste palco sonoro, antes o que você através do som imaginava num palco distante agora este palco fica ao seu redor fazendo com que você faça parte do que quer que esteja acontecendo na música. Se for um show ao vivo você escuta a gritaria vindo de trás e dos lados enquanto as guitarras nos canais esquerdo e direito, já a voz do vocalista vem do centro do painel.

 

Porém isso pode variar bastante, eu tenho músicas do Nickelback que começam com guitarras vindo de trás do carro acompanhadas de outras guitarras vindo da frente e você percebe essa separação de diferentes guitarras numa mesma música.

 

Até hoje só tínhamos a opção de som stereo parece que daqui para frente as coisas vão mudar bastante, o que vocês acham? Será que a moda pega?

 

Espero poder encontrá-los num próximo encontro, assim o pessoal aqui poderá experimentar isso em primeira mão. :legal:

Editado por wuemura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Poderia explicar melhor o seu projeto?

 

Sobre o trecho em que vc disse"O grande problema até então é que você acompanhava isso de fora, você escuta e imagina esse palco a uma certa distância, você não consegue fazer parte desse palco", sou obrigado a discorda em parte. Em parte porque o efeito de "presença física" é possível de ser reproduzido sim (claro, não é a mesma coisa de estar fisicamente presente), fazendo com que você tenha a sensação de estar no mesmo ambiente (Na plateia de um teatro, por exemplo). Da forma que você mencionou fica parecendo que o que você está buscando é algo como o efeito surround. O que você busca é a sensação de "sair da plateia e ir para o palco"?

 

Edit: Sobre o som "3D", num projeto de SQ deve haver altura, largura e profundidade.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o projeto e set bem montado!!!!

so não endendi exatamente a proposta e função da placa desenvolvida.

Essa imagem 3D não seria extamente o efeito surround do 5.1 q cria a impressão de imersão em meio ao palco??

pra isso não teria q ter reprodutores d audio vindo d trás?

 

 

edit: Olhando o diagrama d instalação, vi que tem o duas vias, coaxial traseiro e Sub ligado a um amplificador ( provável q seja 5 canais ne?); e um segundo item(provavel q seja o seu projeto ali) q alimenta apenas um Alto Falante....é ele o causador do "efeito 3D"??

Seria isso mesmo??

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mas uma banda ou algo do gênero fica a seu redor?

Para filmes e afins até entendo.. mas num show e afins fica meio sem lógica..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal o projeto e set bem montado!!!!

so não endendi exatamente a proposta e função da placa desenvolvida.

Essa imagem 3D não seria extamente o efeito surround do 5.1 q cria a impressão de imersão em meio ao palco??

pra isso não teria q ter reprodutores d audio vindo d trás?

Pelo que vi, não há canal central, apenas dianteira, traseira e sub, exatamente como um player com 3 pares de saídas RCA. Ou seja, ainda não entendi p/q serve essa placa. Vamos esperar uma explicação melhor. Pode ter havido uma falha dele ao explicar o projeto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!

Um comentário apenas, tive alguns amigos com sistema 5.1 no carro, com canal central no console e varias outros equipamento para que o 5.1 fosse recriado.Sofreram para regular, quando ouvi era presente o som e efeito 5.1..... mais o espaço para escutar e sentir com perfeição era muito pequeno.

Em um carro o efeito "cinema" de áudio e vídeo é muito pequeno, não consegue resultados igual a uma sala de casa ou cinema.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, não há canal central, apenas dianteira, traseira e sub, exatamente como um player com 3 pares de saídas RCA. Ou seja, ainda não entendi p/q serve essa placa. Vamos esperar uma explicação melhor. Pode ter havido uma falha dele ao explicar o projeto.

Em cima do dvd Alves é o canal central onde esta escrito alpine.Pelo menos os que eu escutei eram ai e abaixo do dvd.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huemura, que tipo de mídia tu usa?

uma mídia tradicional, com gravações tradicionais, são gravadas em 2 canais, estéreo

para conseguir o efeito que tu relata, da guitarra da música começar atrás e ir pra frente a gravação precisa ser feita em mais de dois canais

uma outra possibilidade é o balanço L/R feito de forma errada, estando um dos lados para frente e outro lado para traseira (seria um erro meio estranho em se tratado de uma instalação na Code Audio)

mas, como tu tem um projeto aí que não explica o que é, há ainda a possibilidade de essa placa fazer emulação de um sistema Dolbi Pro Logic, coisa que já vi lá em 1990 e alguma coisa

explica melhor o que acontece, fiquei perdido

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, não há canal central, apenas dianteira, traseira e sub, exatamente como um player com 3 pares de saídas RCA. Ou seja, ainda não entendi p/q serve essa placa. Vamos esperar uma explicação melhor. Pode ter havido uma falha dele ao explicar o projeto.

Alves, aquele falante Alpine acima da HU não representa um canal central? No projeto desenhado no porta malas parece que tem um amp ligado a um único falante, que talvez seja esse...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pelo que vi, não há canal central, apenas dianteira, traseira e sub, exatamente como um player com 3 pares de saídas RCA. Ou seja, ainda não entendi p/q serve essa placa. Vamos esperar uma explicação melhor. Pode ter havido uma falha dele ao explicar o projeto.

entao..no diagrama lá, tem o 2 vias, coaxial e sub sendo alimentado pelo MB, e um outro canal q parece tbm um mb, q deve ser todos processados pelo projeto dele...

fgQrH3z.jpg

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huemura, que tipo de mídia tu usa?

uma mídia tradicional, com gravações tradicionais, são gravadas em 2 canais, estéreo

para conseguir o efeito que tu relata, da guitarra da música começar atrás e ir pra frente a gravação precisa ser feita em mais de dois canais

uma outra possibilidade é o balanço L/R feito de forma errada, estando um dos lados para frente e outro lado para traseira (seria um erro meio estranho em se tratado de uma instalação na Code Audio)

mas, como tu tem um projeto aí que não explica o que é, há ainda a possibilidade de essa placa fazer emulação de um sistema Dolbi Pro Logic, coisa que já vi lá em 1990 e alguma coisa

explica melhor o que acontece, fiquei perdido

 

Pela placa que ele criou, a lógica é que seja apenas 2 canais, pois tem a entrada em 2 canais e a saída frente e trás.

Editado por Marcos Vinicius

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Em cima do dvd Alves é o canal central onde esta escrito alpine.Pelo menos os que eu escutei eram ai e abaixo do dvd.

 

 

Alves, aquele falante Alpine acima da HU não representa um canal central? No projeto desenhado no porta malas parece que tem um amp ligado a um único falante, que talvez seja esse...

 

 

entao..no diagrama lá, tem o 2 vias, coaxial e sub sendo alimentado pelo MB, e um outro canal q parece tbm um mb, q deve ser todos processados pelo projeto dele...

fgQrH3z.jpg

Na placa mostra apenas frente e traseira (4 saídas), mas, de fato, no esquema mostra que ele adicionou sub e canal central ao projeto.

 

 

Edit:

HsSNBSU.jpg

 

Na placa há 2 entradas e 4 saídas.

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A proposta do projeto é criar uma imersão acústica ao redor do ouvinte, é difícil descrever em palavras algo que precisa ser ouvido, o projeto não é "surround", não é Dolby Pro Logic nem nada disso, tão pouco é simular um cinema dentro do carro com 5.1, 7.1 ou mais canais. Essa placa é um processador analógico que trabalha com zonas de interferência (construtiva e destrutiva) utilizando-se dos canais traseiros.

 

No mercado de carros de luxo isso já existe como a Burmester, Continental, Bang & Olufsen, etc. No projeto da Audi por exemplo, são usados 23 alto-falantes:

Wn98XmS.jpg" alt="Wn98XmS.jpg">

 

A  grande diferença entre esses grandes nomes e o meu é que utilizo apenas 3 alto-falantes.

 

Ele funciona com qualquer música estéreo, não há a necessidade de ser nenhuma música especial ou codificada de forma diferente, funciona com Youtube, celular, TV, etc.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Huemura, que tipo de mídia tu usa?

uma mídia tradicional, com gravações tradicionais, são gravadas em 2 canais, estéreo

para conseguir o efeito que tu relata, da guitarra da música começar atrás e ir pra frente a gravação precisa ser feita em mais de dois canais

uma outra possibilidade é o balanço L/R feito de forma errada, estando um dos lados para frente e outro lado para traseira (seria um erro meio estranho em se tratado de uma instalação na Code Audio)

mas, como tu tem um projeto aí que não explica o que é, há ainda a possibilidade de essa placa fazer emulação de um sistema Dolbi Pro Logic, coisa que já vi lá em 1990 e alguma coisa

explica melhor o que acontece, fiquei perdido

Mídia comum, CD, MP3, FLAC, AAC.

O processador consegue criar todo esse efeito usando apenas os canais traseiros e não se preocupe que o balanço e o fader estão todos corretos.

 

Ele não faz emulação ou usa tecnologias Dolby Pro Logic, DTS, Nero, Fraunhofer IIS, etc.

 

Explicar o que acontece é bem mais complicado colocar em palavras algo que se precisa ouvir. Tentarei exemplificar, o clip abaixo:

 

 

 

Dentro do carro e com o processador, essa guitarra começa na frente, o efeito que se inicia em 5s vem de trás do carro para a frente, então essas guitarras ficam separadas, atrás e na frente, as baterias ficam a sua direita e esquerda e quando o cantor começa a sua voz vem do centro, então você escuta perfeitamente as guitarras, as baterias, os pratos e outros instrumentos ao seu redor, enquanto o cantor fica ao centro. Assim você não tem mais um "palco" à sua frente mais fica acusticamente imerso em música, é como se os músicos estivessem tocando ao seu redor e para você exclusivamente.

 

Se colocar um show ao vivo, é como se você estivesse sentado no palco junto com o cantor, os instrumentos a sua volta, a plateia nas suas costas e o cantor bem na sua frente.

 

Grosseiramente falante é essa a impressão que a pessoa tem ao experimentar um som 3D.

Editado por wuemura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas no seu sistema não são 5.1 canais???

aquele diagrama está correto mesmo ne..?

Editado por jeferson3482

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Todos esses sistemas citados buscam o mesmo efeito (surround sound system) com nomes diferentes, apenas com o diferencial de usarem mais falantes do que o tradicional 5.1, que já gera esse efeito de imersão. É como se estivessem apenas criando um 9.1, depois um 11.1 e depois vem outro e monta um 23.1, e por aí vai.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mídia comum, CD, MP3, FLAC, AAC.

O processador consegue criar todo esse efeito usando apenas os canais traseiros e não se preocupe que o balanço e o fader estão todos corretos.

 

Ele não faz emulação ou usa tecnologias Dolby Pro Logic, DTS, Nero, Fraunhofer IIS, etc.

 

Explicar o que acontece é bem mais complicado colocar em palavras algo que se precisa ouvir. Tentarei exemplificar, o clip abaixo:

 

 

 

Dentro do carro e com o processador, essa guitarra começa na frente, o efeito que se inicia em 5s vem de trás do carro para a frente, então essas guitarras ficam separadas, atrás e na frente, as baterias ficam a sua direita e esquerda e quando o cantor começa a sua voz vem do centro, então você escuta perfeitamente as guitarras, as baterias, os pratos e outros instrumentos ao seu redor, enquanto o cantor fica ao centro. Assim você não tem mais um "palco" à sua frente mais fica acusticamente imerso em música, é como se os músicos estivessem tocando ao seu redor e para você exclusivamente.

 

Se colocar um show ao vivo, é como se você estivesse sentado no palco junto com o cantor, os instrumentos a sua volta, a plateia nas suas costas e o cantor bem na sua frente.

 

Grosseiramente falante é essa a impressão que a pessoa tem ao experimentar um som 3D.

Isso, usando 2 canais dianteiros, 2 traseiros, 1 central e 1 subwoofer é nada mais do que um 5.1.  :blink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mas no seu sistema não são 5.1 canais???

aquele diagrama está correto mesmo ne..?

Sim e não.

Se formos contar a "quantidade de canais" sim ele tem 5.1, porém não funciona tradicionalmente e nem trabalha como um 5.1 tradicional pois ele não tem 5 canais independentes para música ou filmes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso, usando 2 canais dianteiros, 2 traseiros, 1 central e 1 subwoofer é nada mais do que um 5.1. :blink:

a diferença ai acho q e somente o processamento dele....q não necessita q seja uma gravação em 5.1; usa a gravação em 2.1 e cria um ambiente 3d com ela.

deve ser esse o funcionamento eu acho.....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

entao..no diagrama lá, tem o 2 vias, coaxial e sub sendo alimentado pelo MB, e um outro canal q parece tbm um mb, q deve ser todos processados pelo projeto dele...

fgQrH3z.jpg

 

No diagrama temos o H.U., dele os canais frontais vão até o MB que distribui para o kit duas vias da frente, os canais traseiros entram no processador de áudio, dele vão também para o MB porém para um par de coaxiais que vão atrás e a saída do sub vai direto do H.U. para o MB mandar para o sub. Do meu processador além de mandar os canais traseiros ele envia o sinal para o canal central que passar por outro MB até chegar no Alpine.

 

 

 

a diferença ai acho q e somente o processamento dele....q não necessita q seja uma gravação em 5.1; usa a gravação em 2.1 e cria um ambiente 3d com ela.

deve ser esse o funcionamento eu acho.....

A única coisa que ele precisa é de música stereo para criar o ambiente 3D, o canal de sub sai diretamente do H.U..

Editado por wuemura

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana a ideia, se você acredita e tem uma intuição, você deve correr atrás dela.

Logo que eu entrei na faculdade eu tive uma ideia, algumas pessoas me apoiaram e outras que entendiam muito mais que eu, devido a estudos e experiência, me falavam que não daria certo. Alguns anos depois uma empresa desenvolveu exatamente a minha ideia e vendeu pra valeo e hoje é apresentada como protótipo pro mercado, meu único erro foi desanimar do que eu acreditava!

 

Boa sorte no projeto e vai atualizando aqui pra gnt! Abraços.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal!

Um comentário apenas, tive alguns amigos com sistema 5.1 no carro, com canal central no console e varias outros equipamento para que o 5.1 fosse recriado.Sofreram para regular, quando ouvi era presente o som e efeito 5.1..... mais o espaço para escutar e sentir com perfeição era muito pequeno.

Em um carro o efeito "cinema" de áudio e vídeo é muito pequeno, não consegue resultados igual a uma sala de casa ou cinema.

Existem hoje no mercado sistema Home Theater para carro, com amplificadores 5.1 canais e processadores Dolby e DTS, porém isso não funciona dentro de um carro, para esse efeito surround é necessário que você esteja ao centro de um conjunto de alto-falantes, num carro isso é impossível. Em casa eu tenho um HT da Onkyo 7.1 canais que simula/transforma música em multicanais, fica horrível e muito falso, o mesmo acontece com HT de outras marcas como Denon, Marantz, Yamaha, etc.

 

Som surround "simulado" de fonte estéreo fica péssimo, até hoje nenhuma dessas empresas acertaram fazer isso direito.

 

Por isso que a ideia do projeto não é fazer esse tipo de simulação pois não funciona, o "efeito" fica ruim e falso, já ouvi esses tipo de som no carro e concordo que não agrada. Até mesmo na época que o pessoal instalava canal central no carro sem o devido processamento, ficava terrível.

 

Assim o meu sistema não tem nada haver com 5.1 ou faz simulação de canais, simulação de "som de cinema" dentro do carro.

 

Bacana a ideia, se você acredita e tem uma intuição, você deve correr atrás dela.

Logo que eu entrei na faculdade eu tive uma ideia, algumas pessoas me apoiaram e outras que entendiam muito mais que eu, devido a estudos e experiência, me falavam que não daria certo. Alguns anos depois uma empresa desenvolveu exatamente a minha ideia e vendeu pra valeo e hoje é apresentada como protótipo pro mercado, meu único erro foi desanimar do que eu acreditava!

 

Boa sorte no projeto e vai atualizando aqui pra gnt! Abraços.

Eu sei bem como é, eu ia comentar sobre este assunto há 10 anos atrás aqui no fórum, mas só o faço agora depois de dar entrada para a patente nacional e internacional.

 

O negócio é este mesmo, se acredita no seu projeto, corra atrás e proteja-o!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...