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wuemura

Primeiro som 3D brasileiro para veículos

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É isso, você seria essa terceira pessoa no estúdio, você teria a impressão de estar virtualmente lado a lado com o cantor ou com ele na sua frente de costas para você. Num orquestra sinfônica você assumiria a posição do regente da mesma e escutaria segundo a perspectiva do regente. E não da forma tradicional vendo o palco de fora.

 

É difícil explicar e talvez de entender que ele não lida com canais, não é estéreo, surround, etc.

Editado por wuemura

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Pelas suas explicações, a pessoa deixa de ser "ouvinte" e "vira" um membro da banda/orquestra/trio/solo ou o raio que o parta....

Está me parecendo um sistema, ou vc ama, ou odeia.

Simplesmente, a pessoa "terá que reaprender" a ouvir músicas em seu sistema.

Nw sei se é isso, mas como vc mesmo fala, "nunca teve algo parecido" e muito menos, uma explicação mais clara, dá muita margem para especulações, como essa minha.

Parece que o pessoal está marcando um encontro em SP. Seria bacana se vc pudesse ir.

Quem sabe um dia eu possa ouvir...

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Mas isso vc já fez.

 

Sim e não

Quando se é espectador de um espetáculo todo palco se forma na tua frente

Quando se é parte do espetáculo (o artista) o palco se forma ao teu redor, depende de onde tu está em relação ao resto (imagine aqui que o palco de um vocalista sempre muda de posição enquanto ele caminha, as vezes ele está próximo ao baterista, as vezes proximo ao guitarrista as vezes vai pra galera... )

 

Pelo que entendi a forma como o algoritmo desse sistema trabalha preve que em um mesmo álbum gravado sem modificar posição de instrumentos e microfones, níveis de volume e etc, em todas as músicas ele coloca os instrumentos sempre nas mesmas posições do espaço tridimensional que ele identifica (que não tem nada a ver necessariamente com a posição dos instrumentos no espaço de gravação, pois ele identifica zonas de iteração do som no espaço, não canais, como ele já explicou)

Se o produtor musical e o engenheiro de som trabalharam todas as músicas dessa forma, é o que deveria acontecer. Se eles trabalharam cada música de uma forma diferente, cada música vai trazer uma nova forma de interpretação espacial por parte do sistema.

 

Coloque um par de microfones em uma sala com um baterista tocando. Em função das dimensões da sala e posicionamento dos instrumentos os microfones captarão o som direto, o som refletido e todas as iterações do som com a sala. Mude agora os microfones de posição, tanto som direto chega com um tempo diferente, quanto as reflexões e as iterações com o ambiente serão outras. Fases, zonas de compressao e descompressão diferentes, tempo de reverberação, tudo muda. Se o sistema é capaz de identificar isso, não somente fazer a leitura de dois canais distintos para fazer uma reprodução direta do que está gravado, ele pode desconstruir o acontecimento musical, filtrar cada zona de iteração e jogar o q está nestas zonas em alto falantes diferentes. Não se pode tratar isso como canais pois cada gravação se comportaria de uma forma diferente da outra.

 

Isso vai satisfazer a todos? Duvido, mas é uma forma diferenciada de se escutar música

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Sim e não

Quando se é espectador de um espetáculo todo palco se forma na tua frente

Quando se é parte do espetáculo (o artista) o palco se forma ao teu redor, depende de onde tu está em relação ao resto (imagine aqui que o palco de um vocalista sempre muda de posição enquanto ele caminha, as vezes ele está próximo ao baterista, as vezes proximo ao guitarrista as vezes vai pra galera... )

 

Pelo que entendi a forma como o algoritmo desse sistema trabalha preve que em um mesmo álbum gravado sem modificar posição de instrumentos e microfones, níveis de volume e etc, em todas as músicas ele coloca os instrumentos sempre nas mesmas posições do espaço tridimensional que ele identifica (que não tem nada a ver necessariamente com a posição dos instrumentos no espaço de gravação, pois ele identifica zonas de iteração do som no espaço, não canais, como ele já explicou)

Se o produtor musical e o engenheiro de som trabalharam todas as músicas dessa forma, é o que deveria acontecer. Se eles trabalharam cada música de uma forma diferente, cada música vai trazer uma nova forma de interpretação espacial por parte do sistema.

 

Coloque um par de microfones em uma sala com um baterista tocando. Em função das dimensões da sala e posicionamento dos instrumentos os microfones captarão o som direto, o som refletido e todas as iterações do som com a sala. Mude agora os microfones de posição, tanto som direto chega com um tempo diferente, quanto as reflexões e as iterações com o ambiente serão outras. Fases, zonas de compressao e descompressão diferentes, tempo de reverberação, tudo muda. Se o sistema é capaz de identificar isso, não somente fazer a leitura de dois canais distintos para fazer uma reprodução direta do que está gravado, ele pode desconstruir o acontecimento musical, filtrar cada zona de iteração e jogar o q está nestas zonas em alto falantes diferentes. Não se pode tratar isso como canais pois cada gravação se comportaria de uma forma diferente da outra.

 

Isso vai satisfazer a todos? Duvido, mas é uma forma diferenciada de se escutar música

Sim, concordo, mas como o autor disse, " ele funciona com qualquer música atual assim como com qualquer música do passado, porém sem conhecer o algoritmo não tem como controlar posições com as músicas atuais e do passado".

Dessa forma, a única utilidade que vejo até agora é que pode ser usado num caraoquê. Isso vai satisfazer a todos?

 

Pelas suas explicações, a pessoa deixa de ser "ouvinte" e "vira" um membro da banda/orquestra/trio/solo ou o raio que o parta....

Está me parecendo um sistema, ou vc ama, ou odeia.

Simplesmente, a pessoa "terá que reaprender" a ouvir músicas em seu sistema.

Nw sei se é isso, mas como vc mesmo fala, "nunca teve algo parecido" e muito menos, uma explicação mais clara, dá muita margem para especulações, como essa minha.

Parece que o pessoal está marcando um encontro em SP. Seria bacana se vc pudesse ir.

Quem sabe um dia eu possa ouvir...

 

 

Sim e não, uma vez conhecido o algoritmo o diretor ou engenheiro de som pode montar a música como quiser, sem no entanto ter que criar uma nova versão "estéreo" tradicional. Por isso que ele funciona com qualquer música atual assim como com qualquer música do passado, porém sem conhecer o algoritmo não tem como controlar posições com as músicas atuais e do passado.

 

No entanto se eu levar os falantes para frente eu estaria fazendo aquilo que já comentei, forçar uma peça circular a encaixar num quadrado.

 

Segundo o Eddie com um bom sistema de som estéreo você consegue perceber níveis de profundidade e localização dos instrumentos. A idéia não foi criar algo para imitar uma coisa que já existe.

 

Se eu colocasse os falantes para frente eu mataria voz, destruiria palco sonoro, etc.

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A melhor maneira de colocar é como uma nova experiência.

 

Essa experiência será agradável para todos, NÃO! Tem gente que não gosta de som que venha de trás, de cima ou de baixo, de voz vindo de trás e dos lados, etc.

 

Por isso que é melhor para quem puder vir ouvir pessoalmente e tirar as suas próprias conclusões, quando houver um encontro me avisem que terei o maior prazer em apresentar o sistema para quem estiver interessado.

 

Só peço a gentileza de se organizarem ANTES. A última vez que eu levei o carro a um encontro parecia briga para saber que ia ouvir primeiro ou o próximo a ouvir. ;)

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A melhor maneira de colocar é como uma nova experiência.

 

Essa experiência será agradável para todos, NÃO! Tem gente que não gosta de som que venha de trás, de cima ou de baixo, de voz vindo de trás e dos lados, etc.

 

Por isso que é melhor para quem puder vir ouvir pessoalmente e tirar as suas próprias conclusões, quando houver um encontro me avisem que terei o maior prazer em apresentar o sistema para quem estiver interessado.

 

Só peço a gentileza de se organizarem ANTES. A última vez que eu levei o carro a um encontro parecia briga para saber que ia ouvir primeiro ou o próximo a ouvir. ;)

Amigo, pq nw pede pra moderação mudar seu tópico pra GERAL (som automotivo)

Acho que teria menos discordia e vc divulgaria melhor seu sistema.

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Amigo, pq nw pede pra moderação mudar seu tópico pra GERAL (som automotivo)

Acho que teria menos discordia e vc divulgaria melhor seu sistema.

Por favor!

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Amigo, pq nw pede pra moderação mudar seu tópico pra GERAL (som automotivo)

Acho que teria menos discordia e vc divulgaria melhor seu sistema.

Não concordo...

 

acho que isso é um nivel acima de geral..

 

pra isso esta acima de sq, cabe até um um hifi. 

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A ideia dele não é satisfazer a todos, é criar uma nova POSSIBILIDADE que vai ser utilizada por quem achar útil

 

Esses dias eu estava conversando com um amigo sobre sistema estéreo, multicanal etc, segundo ELE e expectativas DELE, sistemas puramente estereofônicos não condizem mais com a totalidade estética das músicas. Se antigamente para se escutar música éramos obrigados a ir a um conserto, hj levamos música nos bolsos, antes não havia como se pensar em algo diferente de se ter a banda toda na tua frente, hj se tem shows com inclusão de efeitos vindo de diversos pontos do espaço (Roger Waters com o show The Wall é assim, em sistema quadrafônico, inclusive iaso é coisa bem antiga e já teve banda gravando discos de vinil quadrafônicos que precisavam de 2 toca discos sinconizados tocando em 4 caixas para se ter a obra reproduzida cfme foi idealizada)

 

Pq o próximo passo não é ter esse tipo de iteratividade com a pessoa? Nossos ouvidos não ouvem somente o que está na nossa frente, somos capazes de identificar a localização de pontos de emissão sonora em qualquer lugar, então pq não aproveitar essa capacidade e criar a condições para isso?

 

O que eu acho que está sendo visto como ponto de crítica é que NÃO SE SABE de onde vai vir cada som até que ele venha, é diferente de tu abrir uma música em um software e olhar que a guitarra foi gravada com pan em 50% para direita, então tu sabe e espera que ela venha mais da direita, olhar que a bateria tem tempo de decaimento maior, então tu sabe que ela estará mais ao fundo que a guitarra nesse palco sonoro tradicional a qual estamos acostumados, quando na verdade o sistema proposto não trabalha dessa forma e nem se propõe a isso

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Não concordo...

 

acho que isso é um nivel acima de geral..

 

pra isso esta acima de sq, cabe até um um hifi.

Guto, parece que vc nw entendeu minha colocação.

Vou tentar explicar novamente!

As pessoas, adeptos do SQ, (grande maioria) estão meio reticentes.

Simplesmente pq, o paradigma é falantes na frente, "ouvindo" o palco em sua frente.

Como o próprio criador do sistema diz, "nw esperem o cantor a sua frente...", acredito que o melhor lugar seria no geral.

NW ESTOU desqualificando o sistema dele, muito pelo contrário.

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Guto, parece que vc nw entendeu minha colocação.

Vou tentar explicar novamente!

As pessoas, adeptos do SQ, (grande maioria) estão meio reticentes.

Simplesmente pq, o paradigma é falantes na frente, "ouvindo" o palco em sua frente.

Como o próprio criador do sistema diz, "nw esperem o cantor a sua frente...", acredito que o melhor lugar seria no geral.

NW ESTOU desqualificando o sistema dele, muito pelo contrário.

Mas como já condenar antes de ouvir???

 

O geral é algo muito superficial, pessoal do geral quer o básico, e isso não é básico.

 

eu deixaria aqui ou mudaria pra hifi. onde o pessoal gosta de coisas diferentes ao menos pra testar, disccutir (no bom sentido), etc

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Mas como já condenar antes de ouvir???

 

O geral é algo muito superficial, pessoal do geral quer o básico, e isso não é básico.

 

eu deixaria aqui ou mudaria pra hifi. onde o pessoal gosta de coisas diferentes ao menos pra testar, disccutir (no bom sentido), etc

Nw estou condenando nw!

HIFI seria uma boa mesmo :legal:

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Nw estou condenando nw!

HIFI seria uma boa mesmo :legal:

Sei lá, acho que isso é um conceito interessante, diferente.

 

Não pode ser qualificado como som de qualidade? talvez não, pelos dogmas do segmento. Mas é inovador e eu to curioso pra escutar. inclusive se for legal, acho que no transito seria até mais interessante de escutar, sentir-se dentro da banda como integrante

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Para quem gosta de Rock vai pirar então pois o guitarrista fica te encoxando por trás, se sentir mais dentro da banda que isso impossível XD

Editado por wuemura

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Me passaram umas músicas do Black Stone Cherry e Joe Bonamassa para escutar que olha, chega a ser obsceno!

 

Estou com um CD de monges tibetanos rezando, o negócio é tão diferente que se você for viajar ouvindo ele, você já chega REZADO no destino.

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Estou com um CD de monges tibetanos rezando

 

Não diga isso... :vts :vts :vts

 

 

:vts :vts :vts

 

Editado por Kleberlpa

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Comentei com o Eddie, se fosse para sala ou residência seria muito mais fácil.

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Tem que recalcular tudo e montar uma placa do zero. Quem dera fosse simples assim.

Editado por wuemura

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Tem que recalcular tudo e montar uma placa do zero. Quem dera fosse simples assim.

Hã???? Vc inventou e não tem o projeto?

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Hã???? Vc inventou e não tem o projeto?

Eu não tenho um projeto para SALA!

Nunca ouvi uma sala de música, já ouvi música na sala o que é muito diferente.

 

E como havia dito a coisa não é simplesmente inverter fase do áudio e jogar para a galera, o negócio é pensado e calculado.

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Eu não tenho um projeto para SALA!

Nunca ouvi uma sala de música, já ouvi música na sala o que é muito diferente.

 

E como havia dito a coisa não é simplesmente inverter fase do áudio e jogar para a galera, o negócio é pensado e calculado.

Desculpe, perguntei no contexto "carro"

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Desculpe, perguntei no contexto "carro"

Desculpe, estou correndo aqui resolvendo um monte de coisas. Placas eu devo ter umas 10, montada 2, funcionando como está no carro só a que está instalada no carro.

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