Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
R&N@N

Graves de baixa potência 18" ou 15"

Recommended Posts

Olá amigos!

 

Estou montando um set residencial, com ampli pro! 

 

O amplificador que comprei (ainda não chegou) é um Etelj 2500 2ohms, 2 canais de 1250wrms a 2ohms! Paguei mil reais nele, considerei um bom investimento!

O cara mora em Jales, onde é situada a fábrica da Etelj, o ampli ta revisado e em bom estado de conservação!

 

O ampli irá tocar todo o set que consistirá em 2x18/15, 2x12 e 1TI

 

Minha principal dúvida está na parte dos graves, como o ampli manda 1250 a 2ohms e gostaria de usar toda sua potência, precisaria usar 2 woofers para graves 4ohms de baixa potência, no máximo 600 rms, onde praticamente já não haveria headroom. 

 

Procurando pela net, por enquanto só encontrei estes modelos que me atenderiam:

 

Oversound 15G 400 - 400 wrms

Oversound SUB 15C - 600 wrms

Oversound 18.2 - 600 wrms

 

Oque vcs me recomendariam? 

 

Editado por R&N@N

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esx155 ou o esx185

185 tbm é uma opção, más na vdd mesmo gostaria de algo por volta de 500wrms, pra ter uma sobra, de preferência de 18", alguém conhece algum algo assim?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O som é pra  ficar transportando pra lá e pra cá? Tem reboque?

Se o tamanho não for problema, recomendo 18sub800 (4 ohms) em T18! 

Com 2 delas, vais ter SPL pra tocar pra 500 pessoas com MUITA força! rs

E 1250wrms é suficiente pro par. 625w pra cada caixa, tá bom demais! 

Editado por blOom

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom vi que vc fala bastante dessa caixa t18, uso 2 vulcanos 3.8 18 numa dutada normal em uma montana. Sera que ficaria bom trocar a dutada por uma t18? Se for rodar com a lona fechada fica legal o grave visto que pela altura da caixa teria que usar ela deitada? Ou só fica bom com a caixa em pé com a lona aberta? Sera que vale a pena a troca na sua opinião?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tocar na t18 o falante tem q ter:

 

Vas alto

Fs baixa, no max 35hz

 

Ou seja.. servem poucos nela.. 18sub800, 18.2 600 (ambos over), snake esx155, hpx2180, selenium 18sw1p e c.i.a. e algumas wpu!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom vez ou outra que vai ser necessário transportar, vc teria as medidas para que eu possa ter uma noção das dimensões de uma T18?

 

Qual o range ideal das T18? 

 

Obrigado!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a T18 tem uma característica peculiar: Ela exige um falante como citei acima!

Mas oferece praticamente 3db em relação á DUTADA! Ou seja, uma T18, com 500~600wrms aplicados num sub800, se colocada do lado de uma SB850 (com 2 sub800 e 1.600wrms aplicados), não passa vergonha! Ou seja, você aplica menos da metade da potência pra ter quase o mesmo rendimento! hehehehe

Ela toca de várias formas. "In natura", sem processamento, ela responde forte a partir de 45hz com pico começando nos 80~100hz. Dessa forma ela suporta os 800wrms normal, mas o timbre fica meio picudo e enjoativo, e toca BEEEM mais que uma SB850! 

Processada, ela perde um pouco do SPL e da potência admissível, mas começa a responder flat nos 38hz, subindo até +2db por volta de 42hz, depois desce novamente e segue flat até 90~120hz! 


Claro, se quiser, tem como fazer ela subir mais! Mas como eu usava médios parrudos, 80hz tava show, com decaimento lento! Aí os médios começavam em 120hz com decaimento lento também! Ou seja, as duas se "cruzavam" em 100hz (médio e sub).

SE tiver como fazer, super recomendo!

Segue o projeto:

Projeto+caixa+sub+grave+T-18.JPG

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

T18 a caixa preferida dos Djs punch no dance,have, techno e é o nome dela kkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então, a T18 tem uma característica peculiar: Ela exige um falante como citei acima!

 

Mas oferece praticamente 3db em relação á DUTADA! Ou seja, uma T18, com 500~600wrms aplicados num sub800, se colocada do lado de uma SB850 (com 2 sub800 e 1.600wrms aplicados), não passa vergonha! Ou seja, você aplica menos da metade da potência pra ter quase o mesmo rendimento! hehehehe

 

Ela toca de várias formas. "In natura", sem processamento, ela responde forte a partir de 45hz com pico começando nos 80~100hz. Dessa forma ela suporta os 800wrms normal, mas o timbre fica meio picudo e enjoativo, e toca BEEEM mais que uma SB850! 

 

Processada, ela perde um pouco do SPL e da potência admissível, mas começa a responder flat nos 38hz, subindo até +2db por volta de 42hz, depois desce novamente e segue flat até 90~120hz! 

 

 

Claro, se quiser, tem como fazer ela subir mais! Mas como eu usava médios parrudos, 80hz tava show, com decaimento lento! Aí os médios começavam em 120hz com decaimento lento também! Ou seja, as duas se "cruzavam" em 100hz (médio e sub).

 

SE tiver como fazer, super recomendo!

Legal, olha tendo em vista os benefícios da caixa acho válido! Problema será achar algum marceneiro que construa a caixa corretamente, ou é de fácil construção?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 Aqui qualquer instalador de loja faz. Alguns cobraram 250 outros 350... paguei o mais caro pois era o mais gabaritado e exigi que fossem usados trocentos parafusos pra melhor fixação! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom aproveitando, to vindo de 4 pioneer e gostaria de monta trio!

O que me agradaria mais ?

2 de 15'

Ou 1 de 18' ?

Maioria da minha cidade usa 2 de 15 e nao gostaria de passar vergonha pra eles, no caso o que me recomenda?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 As caixas com sintonia baixa vão te agradar mais! Caixas sintonizadas em NO MAAAXIMO 50hz. Acima disso, tu vai achar seco e com falta de sub! 

Recomendo os falantes de 18", poucos 15" conseguem agradar bem! Fora que um 18 toca por 3x 15! 

Na verdade, tu podia fazer uma pegadinha! Uma caixa com 2x18" em manifold, onde só um aparecesse ou coisa assim! Ia estuprar qualquer um deles e poucos saberiam seu segredo!

No mais, uma SDS 18" ou Tornado 5k 18" muito bem alimentados dão muuuito trabalho pra qualquer par de 15".

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra tocar na t18 o falante tem q ter:

 

Vas alto

Fs baixa, no max 35hz

 

Ou seja.. servem poucos nela.. 18sub800, 18.2 600 (ambos over), snake esx155, hpx2180, selenium 18sw1p e c.i.a. e algumas wpu!

blOom, o que acha desse falante? já viu algum tocando? os parametros são parecidos com o do sub800 so que bem mais barato 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682480262-alto-falante-18-pol-800w-rms-unigauss-pa-turbo-uso-prof-_JM

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Os Unigauss 800 que ví não trazem janela de refrigeração entre o imã e a carcaça, só por isso já não me serviria, ficaria então com pesado over sub800 ou over 600 msmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

As caixas com sintonia baixa vão te agradar mais! Caixas sintonizadas em NO MAAAXIMO 50hz. Acima disso, tu vai achar seco e com falta de sub!

 

Recomendo os falantes de 18", poucos 15" conseguem agradar bem! Fora que um 18 toca por 3x 15!

 

Na verdade, tu podia fazer uma pegadinha! Uma caixa com 2x18" em manifold, onde só um aparecesse ou coisa assim! Ia estuprar qualquer um deles e poucos saberiam seu segredo!

 

No mais, uma SDS 18" ou Tornado 5k 18" muito bem alimentados dão muuuito trabalho pra qualquer par de 15".

Pensei em utilizar o sds 18 ou vulcano 3.8

A intenção é utilizar um modulo de 3 a 4 krms!

Bateria vo usar uma agm de 200ah e uma fonte de 120ah!

Pena que na minha cidade acho dificil alguem que faça t18

Então o que acha que devo fazer ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

blOom, o que acha desse falante? já viu algum tocando? os parametros são parecidos com o do sub800 so que bem mais barato 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-682480262-alto-falante-18-pol-800w-rms-unigauss-pa-turbo-uso-prof-_JM

Ainda tem a vantagem de possuir versão em 2 ohms, que casaria com o amplificador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pensei em utilizar o sds 18 ou vulcano 3.8

A intenção é utilizar um modulo de 3 a 4 krms!

Bateria vo usar uma agm de 200ah e uma fonte de 120ah!

Pena que na minha cidade acho dificil alguem que faça t18

Então o que acha que devo fazer ?

Já orientei lá em cima certinho, só subir a rolagem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda tem a vantagem de possuir versão em 2 ohms, que casaria com o amplificador.

 

Eu passo! Falantes low cost não boa pedida a curtíssimo prazo. Conforme vai tocando, esquenta, perde rendimento... não recomendo! 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aproveitando o tópico, já procurei informações sobre o 18.2 600 da Oversound porém não achei muita coisa. Ele é MUITO inferior ao sub800? Ele tem conjunto magnético consideravelmente menor que o sub800 porém estou com uma ótima compra neles. Algéum sabe como eles se comparam no quesito ataque?

Obg desde já.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra T18 é uma boa pedida, em dutada nunca vi tocando

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra T18 é uma boa pedida, em dutada nunca vi tocando

 

Então, eu usaria eles em uso automotivo mesmo, 4x18 em uma picape. Teria que ser dutada comum pra caber na caçamba, porém tenho medo dele não o ataque que eu espero.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mede com calma, vê se n cabem as t18 la hahahhahha

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mede com calma, vê se n cabem as t18 la hahahhahha

Já medi bloom, e tenho dois problemas: A altura de míseros 45cm (daria pra esticar pra 50cm) e a largura entre as caixas de rodas (102cm). Além disso tem que entrar dois médios de 12" em cornetada e duas cornetas pra driver de 2". Não daria nem pra usar manifold :(

 

 

Ninguém mais tem ideia de como o 18.2 600 toca em dutada?

Editado por Mario D.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bloom dei uma pesquisada sobre as T18 e vi que para som "ao vivo" elas não são recomendadas, pessoal recomenda muito para som mecânico (DJ)..

Para som ao vivo a glr quase sempre recomenda as SB850 (pelo que vi são simples dutadas), e vou usar muito para esse quesito, som ao vivo! Oque vcs acham? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...