Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
avukte

Opel Astra Biturbo de 160 cv roda 24 km/l de diesel

Recommended Posts

Mesmo um motor diesel pouco eficiente, é mais eficiente que um a gasolina.

Eu tenho pra mim que o combustivel do futuro, bem distante talvez, é o hidrogenio, mas até la muita coisa tem que mudar. O sistema atual de carro eletrico não é tão pratico e eficiente carregando aquele monte de baterias, realizar recargas demoradas, peso extra, etc... pra isso dar muito certo a ponto de substituir o modelo atual, com motor a combustão, tem que evoluir muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Foi comentário de ser brilhante metido a besta, não foi nenhuma reportagem.

Um entendi, mas não é nenhum absurdo, pelo contrário, isso vai acontecer um dia, seja substituído por biocombustíveis ou eletricidade, exigindo melhores níveis de poluição, etc, mas proibir numa tacada só é improvável, além de ter a questão cultural, primeiro é preciso ter outra fonte de energia suprindo essa necessidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo um motor diesel pouco eficiente, é mais eficiente que um a gasolina.

 

Eu tenho pra mim que o combustivel do futuro, bem distante talvez, é o hidrogenio, mas até la muita coisa tem que mudar. O sistema atual de carro eletrico não é tão pratico e eficiente carregando aquele monte de baterias, realizar recargas demoradas, peso extra, etc... pra isso dar muito certo a ponto de substituir o modelo atual, com motor a combustão, tem que evoluir muito.

Discordo, chutaria que no primeiro mundo em uma década já vai ser no mínimo uma boa parte das vendas, carros elétricos ou híbridos.

 

Hoje, já existe uma grande fila de espera pela compra de um tesla, e não é um carro "não prático", ele é fantástico, tão bom ou melhor que carros normais (entenda a combustão) de mesma potência, e rápido também!

 

Será que está tão longe assim?

 

 

 

0-60mph em 3,1s

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mesmo um motor diesel pouco eficiente, é mais eficiente que um a gasolina.

 

Eu tenho pra mim que o combustivel do futuro, bem distante talvez, é o hidrogenio, mas até la muita coisa tem que mudar. O sistema atual de carro eletrico não é tão pratico e eficiente carregando aquele monte de baterias, realizar recargas demoradas, peso extra, etc... pra isso dar muito certo a ponto de substituir o modelo atual, com motor a combustão, tem que evoluir muito.

 

Não há viabilidade nenhuma em produzir hidrogênio, nem por reforma de combustível fóssil. Hoje o que se produz é apenas para uso industrial.

 

Combustível do futuro, pra mim, ainda é o álcool em automóveis híbridos. Acredito que em pouco tempo a distribuição de eletricidade fique descentralizada, com uma demanda cada vez mais racional (leds, aquecedores solares, etc) e um custo de aquisição maior que o modelo hidrelétrico atual, porém muito mais eficiente. Recarregar um modelo elétrico será uma pedra no sapato ainda maior que hoje. Todo mundo fala nos elétricos como revolução, mas ninguém olha o processo inteiro.

 

De fato, o elétrico é muito mais eficiente, mas e o que vem antes? De onde será suprida toda a energia que hoje já não está tãaaao disponível assim?

 

A solução é pensar em microgeradores. Esses podem ficar no carro mesmo. O motor 2 tempos da RD350 tinha incríveis 185cv/L, se você restringe ainda mais a faixa de torque num 2 tempos, otimizando a faixa de operação à faixa ótima do motor e reduzindo o peso dos carros, você facilmente multiplica a eficiência. Há ainda as microturbinas, já muito desenvolvidas com o mercado de aeromodelos... imagine algo pequeno gerando aí seus 10cv contínuos... suficiente pra um carro com 40cv ou até mais, mesmo num ciclo urbano.

 

Com o tempo o transporte público TERÁ que ser uma realidade eficiente, segura, confortável e acessível. Não há espaço nos centros urbanos, e a população só cresce. Muita coisa nova surgirá por aí... nossa realidade vai ter que mudar radicalmente nos próximos anos.

Editado por Kleberlpa

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho difícil álcool ser algo definitivo pro futuro, talvez em um primeiro momento, mas a plantaçao de cana toma espaço pra produção de alimentos e no futuro o alimento vai ser um problema maior que o combustível no ritmo de crescimento e produção atual.

 

E outra, se existe uma fila de gnt pra comprar um tesla, existe um número muito maior de pessoas que não podem pagar um carro desses. Ate acredito em um carro movido a motor elétrico, mas não com o sistema atual, armazenando energia em baterias.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não há viabilidade nenhuma em produzir hidrogênio, nem por reforma de combustível fóssil. Hoje o que se produz é apenas para uso industrial.

 

Combustível do futuro, pra mim, ainda é o álcool em automóveis híbridos. Acredito que em pouco tempo a distribuição de eletricidade fique descentralizada, com uma demanda cada vez mais racional (leds, aquecedores solares, etc) e um custo de aquisição maior que o modelo hidrelétrico atual, porém muito mais eficiente. Recarregar um modelo elétrico será uma pedra no sapato ainda maior que hoje. Todo mundo fala nos elétricos como revolução, mas ninguém olha o processo inteiro.

 

De fato, o elétrico é muito mais eficiente, mas e o que vem antes? De onde será suprida toda a energia que hoje já não está tãaaao disponível assim?

 

A solução é pensar em microgeradores. Esses podem ficar no carro mesmo. O motor 2 tempos da RD350 tinha incríveis 185cv/L, se você restringe ainda mais a faixa de torque num 2 tempos, otimizando a faixa de operação à faixa ótima do motor e reduzindo o peso dos carros, você facilmente multiplica a eficiência. Há ainda as microturbinas, já muito desenvolvidas com o mercado de aeromodelos... imagine algo pequeno gerando aí seus 10cv contínuos... suficiente pra um carro com 40cv ou até mais, mesmo num ciclo urbano.

 

Com o tempo o transporte público TERÁ que ser uma realidade eficiente, segura, confortável e acessível. Não há espaço nos centros urbanos, e a população só cresce. Muita coisa nova surgirá por aí... nossa realidade vai ter que mudar radicalmente nos próximos anos.

 

Também acho que híbridos com biocombustíveis tem boas chances de dar certo.

 

Agora sobre o "problema" da energia elétrica, acho que você está um pouco ultrapassado no pensamento:

 

http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/excesso-de-producao-de-energia-renovavel-faz-alemanha-pagar-para-os-cidadaos-consumirem/

http://economico.sapo.pt/noticias/renovaveis-obrigam-alemanha-a-pagar-aos-consumidores-de-electricidade_249186.html

 

E veja só, até aqui no huezil não estamos tão atrasados quanto a isso: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/11/energia-renovavel-representa-mais-de-42-da-matriz-energetica-brasileira

 

Aqui na minha região, a ampliação dos parques eólicos está a todo vapor (com perdão ao trocadilho), foram até inteligentes, criando as fábricas de torres bem próximo aos parques.

 

 

Pra mim o problema agora são "só" as baterias, que ainda estão encarecendo tudo.

 

Acho difícil álcool ser algo definitivo pro futuro, talvez em um primeiro momento, mas a plantaçao de cana toma espaço pra produção de alimentos e no futuro o alimento vai ser um problema maior que o combustível no ritmo de crescimento e produção atual.

 

E outra, se existe uma fila de gnt pra comprar um tesla, existe um número muito maior de pessoas que não podem pagar um carro desses. Ate acredito em um carro movido a motor elétrico, mas não com o sistema atual, armazenando energia em baterias.

 

Não, não vai, sobra alimento no mundo já. E olha que no Brasil, por exemplo, ainda podemos aumentar muito a produção.

 

Normal, quantas pessoas podem comprar um nissan GT-R (mesma faixa de preço do tesla top)? Como todo carro de "luxo", custa caro, e ainda tem o fator de escala de produção, a tecnologia conforme se populariza e é feita em grandes quantidades, vai barateando. Por sinal, já tem modelo por US$70mil (preço equivalente a um up tsi aqui).

 

Para o carro ter motor elétrico, até então, só temos dois jeitos viáveis, bateria ou híbrido.

 

No momento, eu sou a favor do híbrido. Mas no futuro, com um sistema de recarga em qualquer lugar, não consigo pensar em nada diferente do elétrico.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema é o tempo de recarga e a autonomia desses carros, a troca das baterias é algo bem caro também. Imagina você faz uma viagem, a bateria da de acabar no meio do nada, vai ter q dormir por la esperando a recarga

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema é o tempo de recarga e a autonomia desses carros, a troca das baterias é algo bem caro também. Imagina você faz uma viagem, a bateria da de acabar no meio do nada, vai ter q dormir por la esperando a recarga

 

 

Por isso que a ideia do híbrido me agrada mais no momento, por ainda não ser popular, mesmo nos países desenvolvidos, postos de recarga.

 

Você terá que planejar bem sua viagem, com autonomia de pouco mais de 400km (atualmente), teria que viajar poucas horas e pausar, além de poder ir somente para os lugares com recarga.

 

Mas para o dia a dia, já está mais que suficiente essa autonomia. Todas as noites quando o carro fica na garagem, você recarrega.

 

 

Se não me engano, o tesla tem postos de recarga rápida que levam 2h.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acho difícil álcool ser algo definitivo pro futuro, talvez em um primeiro momento, mas a plantaçao de cana toma espaço pra produção de alimentos e no futuro o alimento vai ser um problema maior que o combustível no ritmo de crescimento e produção atual.

 

E outra, se existe uma fila de gnt pra comprar um tesla, existe um número muito maior de pessoas que não podem pagar um carro desses. Ate acredito em um carro movido a motor elétrico, mas não com o sistema atual, armazenando energia em baterias.

 

Dá pra produzir álcool a partir de inúmeros processos... certamente é o combustível mais fácil de produzir e distribuir, e pode ser produzido em pequena escala. Qualquer coisa com açúcar (milho, beterraba e cana são os mais comuns) vira álcool. E não é nem preciso produzir a partir de plantas, dá pra combinar etileno e água... e etileno é o gás mais utilizado pela indústria. Se é viável eu não sei, mas é um método em uso hoje fora do Br.

 

Eu honestamente acredito que em pouco tempo a demanda por petróleo vai ser apenas para transporte pesado. A tendência é que a matriz energética seja fracionada para que fique eficiente. Hoje vender eletricidade para a companhia elétrica já é uma realidade, você produz em casa. E lá na frente? Talvez seja a principal fonte energética. Mais pessoas poderão ter painéis solares, geradores eólicos... tudo no telhado. Apesar de cada vez mais dependermos de eletricidade, os equipamentos estão ficando mais eficientes...

 

Hoje temos energia elétrica e combustível "baratos"... mas isto é um luxo. Daqui a pouco será tudo mais caro, muito mais caro. E isto forçará uma revolução na forma como vivemos as nossas vidas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

Também acho que híbridos com biocombustíveis tem boas chances de dar certo.

 

Agora sobre o "problema" da energia elétrica, acho que você está um pouco ultrapassado no pensamento:

 

http://engenhariae.com.br/meio-ambiente/excesso-de-producao-de-energia-renovavel-faz-alemanha-pagar-para-os-cidadaos-consumirem/

http://economico.sapo.pt/noticias/renovaveis-obrigam-alemanha-a-pagar-aos-consumidores-de-electricidade_249186.html

 

E veja só, até aqui no huezil não estamos tão atrasados quanto a isso: http://www.brasil.gov.br/meio-ambiente/2015/11/energia-renovavel-representa-mais-de-42-da-matriz-energetica-brasileira

 

Aqui na minha região, a ampliação dos parques eólicos está a todo vapor (com perdão ao trocadilho), foram até inteligentes, criando as fábricas de torres bem próximo aos parques.

 

 

Pra mim o problema agora são "só" as baterias, que ainda estão encarecendo tudo.

 

Sim, há energia renovável em franca expansão. Mas veja bem, o que o gráfico ali mostra é que, em um determinado momento, houve mais produção que consumo. Isto foi um único fato, numa manhã ensolarada. E não falamos aqui de uma demanda por carros elétricos. Imagine converter boa parte da sua frota para algo que consome, digamos, pelo menos 10cv/h (considerando que alguns carros demandam cerca de 3 a 5cv para se manterem a 100km/h), são 7450W por hora (um chute baixo), multiplicado por milhões de automóveis sendo recarregados mais ou menos ao mesmo tempo... Este é exatamente o calcanhar de aquiles do modelo de transporte puramente elétrico!

 

Quanto à situação brasileira, o título parece bom, mas na realidade, esconde a informação de que a maior parte desta matriz se refere ao álcool de cana e à queima do bagaço dela...

 

"No campo, Ventura destaca o pioneirismo do Brasil no uso da cana-de-açúcar como geração de energia. Os derivados da planta, como o etanol e a queima do bagaço, são hoje a segunda maior fonte energética brasileira, perdendo apenas para o petróleo. No período de 2004 a 2014, o País aumentou em 75% a produção de energia elétrica pelo bagaço de cana."

 

Ainda somos o décimo país, superando a Suécia (e o cara diz isso feliz)... po***, Suécia tem UM TERÇO da área da CIDADE de São Paulo, e uma população uns 20% menor! Acomodamos no modelo hidrelétrico e deixamos de ser o segundo ou terceiro maior produtor, quiçá o primeiro mesmo, venta pacaraio aqui! Lá fora a produção industrial de energia solar é realidade, e o processo é térmico, não é foto voltaico (que é um atraso em termos de produção)...

 

O Brasil ainda não entrou nessa onda de repensar matriz energética e distribuição. E quando entrar, vai ser em meio a mais um apagão. O que se tem é uma estrutura criada nas coxas pra evitar outro apagão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, há energia renovável em franca expansão. Mas veja bem, o que o gráfico ali mostra é que, em um determinado momento, houve mais produção que consumo. Isto foi um único fato, numa manhã ensolarada. E não falamos aqui de uma demanda por carros elétricos. Imagine converter boa parte da sua frota para algo que consome, digamos, pelo menos 10cv/h (considerando que alguns carros demandam cerca de 3 a 5cv para se manterem a 100km/h), são 7450W por hora (um chute baixo), multiplicado por milhões de automóveis sendo recarregados mais ou menos ao mesmo tempo... Este é exatamente o calcanhar de aquiles do modelo de transporte puramente elétrico!

 

Quanto à situação brasileira, o título parece bom, mas na realidade, esconde a informação de que a maior parte desta matriz se refere ao álcool de cana e à queima do bagaço dela...

 

"No campo, Ventura destaca o pioneirismo do Brasil no uso da cana-de-açúcar como geração de energia. Os derivados da planta, como o etanol e a queima do bagaço, são hoje a segunda maior fonte energética brasileira, perdendo apenas para o petróleo. No período de 2004 a 2014, o País aumentou em 75% a produção de energia elétrica pelo bagaço de cana."

 

Ainda somos o décimo país, superando a Suécia (e o cara diz isso feliz)... po***, Suécia tem UM TERÇO da área da CIDADE de São Paulo, e uma população uns 20% menor! Acomodamos no modelo hidrelétrico e deixamos de ser o segundo ou terceiro maior produtor, quiçá o primeiro mesmo, venta pacaraio aqui! Lá fora a produção industrial de energia solar é realidade, e o processo é térmico, não é foto voltaico (que é um atraso em termos de produção)...

 

O Brasil ainda não entrou nessa onda de repensar matriz energética e distribuição. E quando entrar, vai ser em meio a mais um apagão. O que se tem é uma estrutura criada nas coxas pra evitar outro apagão.

 

Claro, isso foi um pico apenas, apesar disso chamar a atenção e ganhar cliques nos sites, não era somente o que queria mostrar, mas sim a evolução que está acontecendo, a grande participação de energias renováveis já é realidade por lá.

 

Sobre sua conta, não entendi muito bem a lógica, ok, 10cv/h seria o equivalente a 7,4kwh, blz, e ai nessa conta você trocou boa parte de todos os carros a combustão por elétricos e viu que não tem como fazer isso amanhã, foi isso?

 

Claro que não tem né!  Primeiro porque a indústria não quer e nem suporta (vide tesla com fila de espera) e também pelos governos, eles precisam de tempo pra que ocorra essa evolução.`Mas que a troca gradual vai acontecer, isso é fato. Eu apenas quis mostrar que ela está acontecendo, ao poucos estamos trocando a matriz energética, criando carros melhores, que já são bons hoje e desejados pelas pessoas (pra quem ainda fala "será que essa moda de elétrico vai pegar?").

 

Sobre o Brasil, eu deveria ter desconfiado de um site do governo, mas de certo modo, ele não está mentindo, etanol e biomassa são energias renováveis, e os outros países como Austrália que diz já ter 100% da sua energia renovável utiliza dessa fonte. Lógico que estamos para trás perante o primeiro mundo, em que não estamos? Mas pelo menos me deixa feliz que não demoramos muito para "acordar" nessa questão.

Editado por Rafael_Brasil_123

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer País que der incentivo fiscal para o povo instalar um sistema solar em sua residencia, terá energia sobrando.. Bem fácil resolver esse problema..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer País que der incentivo fiscal para o povo instalar um sistema solar em sua residencia, terá energia sobrando.. Bem fácil resolver esse problema..

 

Enquanto isso, no nosso querido estado, RS, se nós quisermos vender energia para a rede, iremos pagar impostos, ou seja, aqui no lugar de incentivos, existe "desincentivos" fiscais.

 

Pelo menos isso era até pouco tempo atrás, não sei se mudou.

 

Se isso ainda for realidade, o ideal do projeto de geração na residência, seria apenas para zerar o consumo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Temos um novo concorrente para o corsera envenenado que andava a mais de 200 km/h e fazia 19km/l ( ou mais ou menos isso )  :vts  hand26

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer País que der incentivo fiscal para o povo instalar um sistema solar em sua residencia, terá energia sobrando.. Bem fácil resolver esse problema..

Eu nao investiria nisso de maneira alguma.

 

A Espanha já privatizou o Sol, imagina a dificuldade que nossos governantes teriam para fazer o mesmo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qualquer País que der incentivo fiscal para o povo instalar um sistema solar em sua residencia, terá energia sobrando.. Bem fácil resolver esse problema..

 

Se o BR reduzisse fortemente o uso de chuveiros elétricos, já resolveria uma boa parte do seu problema de distribuição de energia em horário de pico.

 

A questão é que não existe cultura (eu mesmo nem cogitei a possibilidade quando construí), é preciso uma preparação e um suporte técnico caro... desestimula!

 

Talvez nos próximos anos tenhamos telhas que já incorporem os coletores solares... Já se fala em telhas que geram energia também.

 

Há muita energia perdida por aí. Por exemplo, rodovias privatizadas poderiam gerar eletricidade pelo método piezoelétrico, através da vibração do tráfego sobre o asfalto. É uma tecnologia que já existe, mas que ainda está sendo amadurecida.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu nao investiria nisso de maneira alguma.

 

A Espanha já privatizou o Sol, imagina a dificuldade que nossos governantes teriam para fazer o mesmo.

 

Já existe proposta para cobrar royalties sobre a produção de energia elétrica. Ou seja, quando a gente fala em viabilizar um modelo energético, o Estado já quer encarecê-lo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já existe proposta para cobrar royalties sobre a produção de energia elétrica. Ou seja, quando a gente fala em viabilizar um modelo energético, o Estado já quer encarecê-lo.

Isso no Brasil? Ou no mundo? 

 

Sacanagem né.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Imagina aqui no MT que fazem praticamente 6 meses sem chuva por ano, que ruim seria uma usina solar  :banghead

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso se eu for produzir pra consumo próprio, como funciona essa cobrança? Ou seria pra venda pra rede?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso no Brasil? Ou no mundo? 

 

Sacanagem né.

 

No Br.

 

Isso se eu for produzir pra consumo próprio, como funciona essa cobrança? Ou seria pra venda pra rede?

 

Se você produz para consumo próprio não paga nada (a não ser que algum FDP crie algum tributo para a posse de painéis).

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No Br.

 

 

Se você produz para consumo próprio não paga nada (a não ser que algum FDP crie algum tributo para a posse de painéis).

Edita essa po***, não dá ideia não....

 

O que seria ideal:

 

Não usar baterias (são caras e tem vida útil pequena para um sistema desse ), e o excedente durante o dia, ser enviado a rede da rua, e a noite o seu consumo ser 100% da rede (não haveria baterias). Trabalhariamos com crédito/débito. Mas algumas companhias já não aceitam isso, e não te pagam (geram créditos). No HT forum tem tópico sobre isso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pra receber algo teria que tarifar pelo horário (por exemplo, mais caro em horário de pico) e você teria que devolver mais energia que o que seu consumo.

 

Acho que nenhuma te paga, mas poder zerar a conta é algo legal também. Receber envolveria um investimento por parte do consumidor comum muito alto, que não se pagaria tão cedo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No ponto de vista de um usuário comum, zerar a conta seria ótimo já.

 

A ideia hoje, de usar somente os painéis, sem baterias, e revertendo o excedente para a rede, é uma boa. Nossos medidores já são capazes de fazer isso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

No ponto de vista de um usuário comum, zerar a conta seria ótimo já.

 

A ideia hoje, de usar somente os painéis, sem baterias, e revertendo o excedente para a rede, é uma boa. Nossos medidores já são capazes de fazer isso.

 

Os eletromecânicos sempre foram, na realidade. Por isto mesmo uma das formas mais comuns de burlar a conta é invertendo a ligação de uma das fases, freando o mecanismo.

 

Já os digitais eu acredito que não sejam, já que operam por shunt, provavelmente tenham que adequar a outro modelo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...