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[CarStereo] QUASE UM POLO EUROPEU

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Texto e fotos: Bruno Bocchini

Já virou regra: não são apenas design ou economia critérios para comprar um automóvel. Há, sobretudo, sede por tecnologia. No caso dos hatchs nacionais, basta notar o líder, Chevrolet Onix: a central MyLink é um dos pontos que fizeram a diferença para o consumidor. Para voltar a se destacar em um segmento cada vez mais conectado, o Gol investiu na eletrônica e, de quebra, em motorização e estilo.

A Volkswagen tentou deixar o modelo mais europeu, não apenas com a aplicação do novo painel (mais refinado para um carro 1.0), mas também por aplicar elementos que lembram o Polo vendido no exterior: traseira levemente redesenhada é um dos exemplos. E os faróis, antes de dupla parábola, passaram a ser simples.

No interior o Gol faz uma imitação convincente do Golf, com central eletrônica semelhante e até volante igual – ainda que simplificado em alguns recursos. O grande destaque é, de fato, o recente sistema de infotainment App-Connect, que permite o espelhamento de smartphone na tela sensível ao toque com as plataformas MirrorLink, Apple CarPlay e Google Android Auto. Os sistemas de infotainment têm telas coloridas de alta definição com 6,33 polegadas, que proporcionam boa visualização e interatividade, além de leitura de mensagens de texto (SMS) do celular por meio dos alto-falantes. E mais: é possível responder por meio de comando de voz a mensagem, que é enviada em formato SMS. O App-Connect permite ainda parear via Bluetooth dois celulares simultaneamente – (para saber mais sobre o sistema veja o teste completo da central em nosso site e procure por ‘infotainment Gol’).

A versão avaliada por Car Stereo já contava com itens tidos como opcionais livres, entre eles, o dock station – que cabe no bolso de todos. Por R$ 290 o consumidor pode levar o suporte para smartphones (que é aplicado acima da central multimídia). De série, o som Media de dupla bandeja é competente, repleto de entradas auxiliares e de fácil utilização. Mas as centrais multimídia são chamarizes quase que indispensáveis. Até porque, no Comfortline, o sistema Composition Touch sai por mais convidativos R$ 1.100, contra R$ 1.755 cobrados no Trendline de entrada.

Em resumo: quem entra no novo Gol não tem a sensação de estar em um carro básico quando observa o painel e volante reestilizados, por outro lado, é só olhar para o acabamento das portas e trilhos aparentes dos bancos para perceber que se trata de um hatch simplório. O porta-malas é outro exemplo de simplicidade: além da tampa abrir em altura elevada, há pouco material de proteção da lataria interna (com o tempo de uso o desgaste é inevitável).

Motor é cinco estrelas

Se você se empolgou com o up! TSI, terá que esperar mais pelo Gol GT 1.0 TSI. O novo motor EA111 1.0 de três cilindros do up! chegou apenas na versão aspirada MPI, sem turbo ou injeção direta. O antigo TEC 1.0 gerava 72/76 cv a 5.250 rpm e 9,7/10,6 kgfm a 3.850 rpm, números que foram ampliados a 75/82 cv a 6.250 rpm e 9,7/10,4 kgfm entre 3.000 e 3.800 rpm no EA211 1.0.

O três cilindros tem resposta bem mais linear e sobe de giro com vontade acima das 2.000 rpm. Aliás, as trocas de marcha são curtas e “casam” bem com a proposta do motor em trabalhar com giros mais elevados. Na prática, é difícil notar que não há mais um motor de quatro cilindros sob o capô do Gol. O tricilíndrico recebeu dimensionamento do coxim hidráulico para segurar bem as vibrações, que não são repassadas ao volante ou alavanca de câmbio. A suavidade impera até na hora da partida, que dispensa tanquinho. E o consumo pode chegar a 14 km/l na versão 1.0 manual com gasolina e 11 km/l na versão I-motion com bloco 1.6 (ambas em trechos urbanos).

Para a versão equipada com câmbio I-motion de cinco velocidades e motor de bloco 1.6 também não há tantos problemas quanto o modelo antigo. Usando o tiptronic as trocas não são “chatas” como antigamente em que o motorista e passageiros sentiam engasgos nos espaçamentos. Ainda há incômodo se o condutor optar por deixar a alavanca em modo drive (mas é sempre, claro, uma questão de costume, já que esse sistema não é uma transmissão automática e, portanto, merece outra forma de dirigir). Com o carro equipado via I-motion é preciso aliviar um pouco o pé do acelerador ao perceber o giro ideal para a troca de marcha e, mais ainda, em subidas mais íngremes, atuar com o freio de mão nas saídas – porque o carro irá descer e não haverá pedal de embreagem para controlá-lo.

Fora os macetes, a posição de sentar é mais baixa do que em rivais como o Onix e Hyundai HB20. A direção fica bem posicionada, ainda que o ajuste de altura e de profundidade pudesse ser de série na versão Comfortline testada. Como o Gol é um carro que já está no mercado desde 2008, a Volkswagen conseguiu estabelecer neste modelo 2017 uma relação custo x benefício aprimorada. O fato é que não há no mercado um hatch compacto, com mecânica moderna e eficiente, com um pacote completo como esse, por menos de R$ 50 mil reais. Vale a ideia de que carro popular está cada vez mais distante de um preço popular. Por outro lado, é o valor que se paga pela tecnologia.

Preços e versões

Gol Trendline 1.0: R$ 34.890; Gol Trendline 1.0 com ar/dir/conjunto elétrico: R$ 37.690;

Gol Trendline 1.6: R$ 40.190; Gol Comfortline 1.0: R$ 42.690;

Gol Comfortline 1.6: R$ 47.490; Gol Comfortline 1.6 I-Motion: R$ 50.790;

Gol Highline 1.6: R$ 51.990; Gol Highline 1.6 I-Motion: R$ 55.290.

Vale

Motor, novo painel, volante multifuncional com base achatada, posição de dirigir, espaço do porta-malas e central multimídia completa e de fácil manuseio;

Não vale

Acabamento das portas, acabamento do porta-malas sem forração suficiente, trilhos dos bancos visíveis e fechamento das portas (tradicional problema do modelo) que “teimam” em não travar “de primeira”.



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Mexe aqui, mexe ali, e continua sendo um carro mal feito, com acabamento ruim e muito ruído interno.

55 mil num gol com câmbio automatizado capenga? Tem que ser muito trouxa ou estar jogando dinheiro fora...

 

Dá pra comprar um Camry, ou Accord, ou Azera, ou qualquer outro CARRO seminovo que preste por menos que isso.

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