Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
guilhermeleffler

Caixa bandpass de 6ª ordem pra bomber upgrade 10" ?

Recommended Posts

Bem galera, bom dia!

Decidi que não vou mais arrastar os 380kg do sistema trio na mala da parati e decidi montar um sq interno bem barato!

Comprei usado um bomber upgrade 10" do modelo de 250wrms e pretendo fazer uma caixa bandpass de 6ª ordem pro menino.

Entendo de cortar madeira, calcular volumes e ligar fios, mas essa parte de sintonia de caixa ainda não tive coragem pra me dedicar.

Alguém tem essa receita de caixa pronta?

Já tentei a busca do site e não encontrei nada!

Fiz uma caixa dutada com 27 litros interno bruto. Ficou razoável, mas não é exatamente o que eu quero.

Não desceu tanto quanto eu queria.

Amplificador por enquanto uso meu MXR X2-K7 fazendo uma bridge de 504 wrms pra ele segundo o manual.

Pretendo colocar um amp "melhor" no futuro, talvez até um gringo.

(Digo "melhor" pois esse MXR é meu xodó. Já usei ele em 2 upgrade 350 de 12" e foi lindo por 2 anos).

Hoje uso ele nos MG do trio.

Então é isso. Se alguém puder me ajudar, serei eternamente grato!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual diâmetro e comprimento do duto? Bandpass não é pra qualidade e é difícil de acertar, fica muito picuda em algumas frequências e outras somem

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual diâmetro e comprimento do duto? Bandpass não é pra qualidade e é difícil de acertar, fica muito picuda em algumas frequências e outras somem

Então, duto a caixa está com um de 3" sem extensão acho que deve estar com 12~15cm com sorte. Sei que é pouco, mas queria fazer algo mais elaborado.

Pensei em uma selada de fibra na lateral. Mas meu falante está com um princípio de dano no cone e penso que a selada poderia estragar ele.

Queria algo bem flat na verdade.

Qual o mais recomendado nesse meu caso?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pro seu propósito não acho q seja vantagem um 6 ordem não...

qual estilo d música costuma escutar??

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pro seu propósito não acho q seja vantagem um 6 ordem não...

qual estilo d música costuma escutar??

Ouço predominantemente eletrônica, rock e algum sertanejo.

Sou eclético :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sendo bem sincero, não adianta fazer a melhor caixa do mundo sendo que o proprio sub é um grande limitante, para se ter um sub de entrada e barato o upgrade é bom (eu tive de 12"), porem não se compara com um sub de primeira.

Sem exagerar em valores etc... Vende este sub e compra um re audio rex de 10"... Barato, uns R$250 vc encontra. Com uma caixa bem feita mais simples ele desce muito mais que o upgrade, sobe igual e o timbre é muito melhor...

E quando puder troque o amp tbm. O melhor custo beneficio hoje eu acho o sd evo.

Falo pq vc quer tirar leite de pedra, não adianta o upgrande é muito limitado. Gastando muito pouco, trocando seus equipos acho que consegue o que quer.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitos anos atrás fiz uma, alias, 3, diferentes medidas, dutos e no fim, deixei selada mesmo, um saco ficar acertando isso. Selada é sem erro (no meu caso)

Se dutada não "desceu", acho melhor trocar de sub ou rever o projeto. 

 

abs 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu uso 2 re sex 10" em selada 30l cada, amp vrx 1.500, selada desce mais que muito nacional em dutada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

VzGMdzy.jpg0nnk2a4.jpgSendo bem sincero, não adianta fazer a melhor caixa do mundo sendo que o proprio sub é um grande limitante, para se ter um sub de entrada e barato o upgrade é bom (eu tive de 12"), porem não se compara com um sub de primeira.

Sem exagerar em valores etc... Vende este sub e compra um re audio rex de 10"... Barato, uns R$250 vc encontra. Com uma caixa bem feita mais simples ele desce muito mais que o upgrade, sobe igual e o timbre é muito melhor...

E quando puder troque o amp tbm. O melhor custo beneficio hoje eu acho o sd evo.

Falo pq vc quer tirar leite de pedra, não adianta o upgrande é muito limitado. Gastando muito pouco, trocando seus equipos acho que consegue o que quer.

Primeiro faça uma simulação com Win-Sd eu não lembro se tem a band pass de 6ª ordem.

Eu fiz uma à alguns anos e tenho ela até hoje é de 4 ordem e o up-grade a primeira versão da borda azul.

Toca muito bem esta instalada na minha parati 91 já tocou com muitos amps para testes. (meus e emprestados)

Infelizmente após uns 4 anos o sub queimou e tive que reformar com bobina original e alguns ups.

Editado por cirors

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ouço predominantemente eletrônica, rock e algum sertanejo.

Sou eclético :)

ahh...fica se matando ai não, manda uma selada mesmo, p o tipo d som q vc escuta vai render melhor e com mais qualidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Primeiro faça uma simulação com Win-Sd eu não lembro se tem a band pass de 6ª ordem.

Eu fiz uma à alguns anos e tenho ela até hoje é de 4 ordem e o up-grade a primeira versão da borda azul.

Toca muito bem esta instalada na minha parati 91 já tocou com muitos amps para testes. (meus e emprestados)

Infelizmente após uns 4 anos o sub queimou e tive que reformar com bobina original e alguns ups.

O seu é Bixo papao, o dele é o upgrade.

Bixo papão é melhor q o up grade, eu tive tbm.

Bixo papão toca legal em Dutada (com seus limites, mesmo assim, re/JL, toca bem mais).

Vc fez uma brincadeira com o Bixo papão, nesta época da borda azul era o top da empresa na época, bem feito.

O up grade veio depois para realmente ser o de entrada.

Só opinião, mas acho muito esforço para pouco resultado se tratando do upgrade. Caixa nenhuma fará milagre.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O cara quando foi reformar estragou a cúpula original. ( era achatada)

Comprei o cone do bicho papão pq tem borda costurada.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, tenho uma bandpass de quarta ordem com 2 upgrade de 10 e vou te falar que toca muito, subgrave não falta e não é muito grande, porém ela não tem tanto spl e não sobe muito também, infelizmente não sei onde está o projeto dela, mas se não me engano ela tem uma câmara de 10L e a outra 15L com duto de 3 polegadas mas não me lembro qual o comprimento para cada um, quando sobrar um tempo posso medir pra você.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A minha tem 14 l arte selada e 19 duto de 4.

Não lembro o comprimento.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upgrade 10 (modelo atual) está longe de ser porcaria.

 

É um sub barato por volta de R$ 150,00 , mas engana-se quem diz que ele é modelo de entrada (tem uns 3 ou 4 modelos inferiores da bomber).

 

A receita de caixa dutada mais "eclética" para o 10" (bem mais musical e articulado do que o 12")  tem 35 litros e sintonia por volta de 36hz.

 

Muita gente, mas muita mesmo considera um sub comparável até a modelos de entrada das marcas de "grife" .

 

Preconceito é uma coisa que rola demais por aqui (sempre rolou), pois se acredita que somente equipos caros produzem bons resultados. Doce ilusão.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É desse modelo os caras dão valor em re da vida lá fora e sub super barato.

A bomber sua vez tem bom preço e sub bem bacana.

Se comparado a outros nacionais que custa os olhos da cara.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Upgrade 10 (modelo atual) está longe de ser porcaria.

 

É um sub barato por volta de R$ 150,00 , mas engana-se quem diz que ele é modelo de entrada (tem uns 3 ou 4 modelos inferiores da bomber).

 

A receita de caixa dutada mais "eclética" para o 10" (bem mais musical e articulado do que o 12") tem 35 litros e sintonia por volta de 36hz.

 

Muita gente, mas muita mesmo considera um sub comparável até a modelos de entrada das marcas de "grife" .

 

Preconceito é uma coisa que rola demais por aqui (sempre rolou), pois se acredita que somente equipos caros produzem bons resultados. Doce ilusão.

Não sei se falou de mim, mas ilusão é uma coisa, e qualidade melhor é outra. Monta os dois com caixa boa e compara o resultado. Eu tive hinor, up grade, Bixo papão 500rms, bixo papao 800rms, uxp, endurance roxo, prata, preto, fosgate p3, p0, re sex, re rex, re sri, jl10w6, 10w0, dls nórdica.

Não é preconceito, ilusão é falar para o cara que não está acostumado achar que o up grade chega perto de um w3 ou re sri(300rms).

Eu ainda falei do re rex que custa usado r$250, se falando de barato o melhor que eu tive.

Eu não falei que é ruim o up grade, mas se vc usar o esforço e conhecimento para fazer a caixa dele, pelo preço ele toca muito, um up grade sem dúvida é inferior, lembrando que falo de preços próximos... Se vcs já testaram um re e acham o contrário, tudo bem, se não testaram preconceituosos são vocês. E se quiser descrevo a característica de cada um que escrevi, e não é preconceito nem achismo, tanto que falo, não gosto do JL w0, tenho um par de re rex no gol ( entrada 180rms ) e na CRV um par de SEX na CRV, tanto o rex quanto o sri toca melhor SQ que o sex que é o mais caro, sex é mais SPL e menos timbre. Então antes de ficar este mimimi de ilusao etc... Eu falo do que eu conheco e tive várias experiencias. Então antes de falar de opiniões, fale de subwoofer, som. O que é ilusão de marca? Ouviram RE, JL e não gostaram, acham que estes nacionais de entrada toca igual? Se for fale suas experiências.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei se falou de mim, mas ilusão é uma coisa, e qualidade melhor é outra. Monta os dois com caixa boa e compara o resultado. Eu tive hinor, up grade, Bixo papão 500rms, bixo papao 800rms, uxp, endurance roxo, prata, preto, fosgate p3, p0, re sex, re rex, re sri, jl10w6, 10w0, dls nórdica.

Não é preconceito, ilusão é falar para o cara que não está acostumado achar que o up grade chega perto de um w3 ou re sri(300rms).

Eu ainda falei do re rex que custa usado r$250, se falando de barato o melhor que eu tive.

Eu não falei que é ruim o up grade, mas se vc usar o esforço e conhecimento para fazer a caixa dele, pelo preço ele toca muito, um up grade sem dúvida é inferior, lembrando que falo de preços próximos... Se vcs já testaram um re e acham o contrário, tudo bem, se não testaram preconceituosos são vocês. E se quiser descrevo a característica de cada um que escrevi, e não é preconceito nem achismo, tanto que falo, não gosto do JL w0, tenho um par de re rex no gol ( entrada 180rms ) e na CRV um par de SEX na CRV, tanto o rex quanto o sri toca melhor SQ que o sex que é o mais caro, sex é mais SPL e menos timbre. Então antes de ficar este mimimi de ilusao etc... Eu falo do que eu conheco e tive várias experiencias. Então antes de falar de opiniões, fale de subwoofer, som. O que é ilusão de marca? Ouviram RE, JL e não gostaram, acham que estes nacionais de entrada toca igual? Se for fale suas experiências.

 

Fera, antes de qualquer coisa....abaixa a bolinha, pois está muito exaltado e não estou vendo motivo para tal, ok ?

 

Não vou perder meu tempo nem tomar o de ninguém aqui pra descrever o que já utilizei nos mais de 20 e tantos anos que me divirto com som automotivo.

 

O foco do tópico está no primeiro post, onde o autor menciona a palavra BARATO.  E foi nisso que foquei meus comentários e sugestões, BARATO é o que ele procura.

 

Por isso não adianta ficarmos aqui debatendo sobre o que se compra usado por X ou Y com preço ainda superior ao desejado pelo autor.

 

E sim meu caro, preconceito rola solto no fórum há tempos, pois existe sim a ilusão de que só equipos de grife façam toda a diferença, mas muitas vezes esquecem de detalhes no projeto e/ou execução do mesmo, que por fim matam a superioridade dos equipamentos.

 

Ninguém está tomando nada como pessoal, estamos (eu ao menos) trocando figurinhas :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é sobre dúvidas na construção de band pass com sub bomber.

Você em momento nenhum está ajudando no propósito do tópico.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é sobre dúvidas na construção de band pass com sub bomber.

Você em momento nenhum está ajudando no propósito do tópico.

 

Eu ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fera, antes de qualquer coisa....abaixa a bolinha, pois está muito exaltado e não estou vendo motivo para tal, ok ?

 

Não vou perder meu tempo nem tomar o de ninguém aqui pra descrever o que já utilizei nos mais de 20 e tantos anos que me divirto com som automotivo.

 

O foco do tópico está no primeiro post, onde o autor menciona a palavra BARATO. E foi nisso que foquei meus comentários e sugestões, BARATO é o que ele procura.

 

Por isso não adianta ficarmos aqui debatendo sobre o que se compra usado por X ou Y com preço ainda superior ao desejado pelo autor.

 

E sim meu caro, preconceito rola solto no fórum há tempos, pois existe sim a ilusão de que só equipos de grife façam toda a diferença, mas muitas vezes esquecem de detalhes no projeto e/ou execução do mesmo, que por fim matam a superioridade dos equipamentos.

 

Ninguém está tomando nada como pessoal, estamos (eu ao menos) trocando figurinhas :legal:

Resumindo, pq baixa bola? Isto é besteira, pq não mandei ninguém baixar bola, ou posso falar baixa bola vc é normal? Resumindo ou repetindo o que escrevi:

Estão falando que é PRECONCEITO com nacional, é doce ILUSAO achar um importado melhor? (Não fui eu que julguei pessoas)

Preconceito é ter opiniao formada do que não conhece - Pré conceito!

Eu não tenho preconceito falo das minhas experiencias. (Explicando minha opinião)

Fui claro no final: vamos falar de som, se é preconceito com nacional conte suas experiências. (Quero saber se meus conceitos estão errados e estou gastando dinheiro atoa, quero aprender e gastar menos então!)

Se vc está trocando figurinhas OK, repito experiências e resultados, sem ilusão, baixa a bola etc... Isto é pessoal.

Repito alguém conseguiu resultados parecidos de up grade e RE/JL? Se conseguiu gostaria de saber como aprendizado.

Repito ao rapaz da pergunta, eu já perdi muito tempo e dinheiro esperando resultados de "coisas que não dão o resultado que eu espero".

Eu acredito que com um re rex 10" que é barato com uma boa caixa conseguirá resultados superiores ao up grade!

Caso alguém descorde conte-nos sua experiencias de som, estamos aqui para aprender e estou curioso.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico é sobre dúvidas na construção de band pass com sub bomber.

Você em momento nenhum está ajudando no propósito do tópico.

Ciro se falou de mim, tudo bem.

Só dei uma opinião. Ao rapaz que perguntou, será somente o bomber com certeza não mudará o projeto? Falo porque não achei que ele foi claro nisto e tem muitas dúvidas (não tem obrigação de ser). Inclusive o amp tem intenção de mudar futuramente. Agora se ele falar que só serve o bomber tudo bem.

Se quiser saber das minhas experiências de entrada eu tento ajudar, só isto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Resumindo, pq baixa bola? Isto é besteira, pq não mandei ninguém baixar bola, ou posso falar baixa bola vc é normal? Resumindo ou repetindo o que escrevi:

Estão falando que é PRECONCEITO com nacional, é doce ILUSAO achar um importado melhor? (Não fui eu que julguei pessoas)

Preconceito é ter opiniao formada do que não conhece - Pré conceito!

Eu não tenho preconceito falo das minhas experiencias. (Explicando minha opinião)

Fui claro no final: vamos falar de som, se é preconceito com nacional conte suas experiências. (Quero saber se meus conceitos estão errados e estou gastando dinheiro atoa, quero aprender e gastar menos então!)

Se vc está trocando figurinhas OK, repito experiências e resultados, sem ilusão, baixa a bola etc... Isto é pessoal.

Repito alguém conseguiu resultados parecidos de up grade e RE/JL? Se conseguiu gostaria de saber como aprendizado.

Repito ao rapaz da pergunta, eu já perdi muito tempo e dinheiro esperando resultados de "coisas que não dão o resultado que eu espero".

Eu acredito que com um re rex 10" que é barato com uma boa caixa conseguirá resultados superiores ao up grade!

Caso alguém descorde conte-nos sua experiencias de som, estamos aqui para aprender e estou curioso.

 

Cara, vc continua agressivo e sem motivo algum.

 

O que mencionei é que existe a porrra do preconceito no fórum sim, e não me lembro de ter direcionado o comentário a ninguém em específico, mas uma colocação da realidade em geral.

 

Não vou debater com você, pois somente demonstra hostilidade e eu não estou a fim de brigar.

 

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, vc continua agressivo e sem motivo algum.

 

O que mencionei é que existe a porrra do preconceito no fórum sim, e não me lembro de ter direcionado o comentário a ninguém em específico, mas uma colocação da realidade em geral.

 

Não vou debater com você, pois somente demonstra hostilidade e eu não estou a fim de brigar.

 

Abraço

Não estou sendo agressivo, acho que vc está pensando errado, ainda coloquei assim, (para explicar minha opiniao), quem é agressivo explica certinho, não xinga e não ofende. Calma estou falando numa boa, eu perguntei numa boa se falou de mim. Se foi me expliquei. Se não foi blz. Não estou sendo agressivo, se parece pesso desculpa, numa boa. Vc fala:

!!!po*** de preconceito no fórum, mencionando realidade geral!!!

Eu que estou agressivo?

Som, subwoofer, caixa. Blz? Numa boa... Se falei algo errado desculpa morreu.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...