Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
AlexB

Cabos RCA

Recommended Posts

Bom dia senhores,

Sei que tem alguns outros tópicos a respeito de cabos RCA DIY, porém criei esse para discutir de uma forma mais direreta, com opiniões de porque configuração X é melhor que Y e depois do cabo feito postarei minhas impressões.

 

Passei os últimos dias pesquisando e lendo muito a respeito tanto de RCA e speakers. E algumas dúvidas surgiram.

 

Eu irei montar dois cabos RCA's um para o subwoofer e outro para o kit, usarei conectores Nakamichi, e para o cabo eu achei uma opção interessante da Tiaflex, parece ser muito bem construído, custando na média de R$ 8,00 o metro.

Segue uma foto e as especificações:

 

5901bad9317d3b990396ea9ad7e341f8.jpg

 

• Condutores: Em Cobre OFHC Extra Flexível + Condutor Sólido Reforço. 

• Secção: Bitola 2 x 0,50mm2 (20 AWG).

• Isolação: Isolações internas em polietileno Vermelho e Branco + Cobertura em Cloreto Polivinila (PVC) Emborrachado.

• Blindagem: Dupla Blindagem película semi-condutiva + Trança de cobre fechada 99,9%. 

• Capa Externa: Cobertura em Cloreto Polivinila (PVC) Emborrachado.

 

 

Há gente que defende que a melhor opção é usar um condutor para o sinal, o segundo na carcaça dos conectores, e a malha aterrada apenas em um lado no conector que será ligado na fonte de áudio, do outro lado deixar a malha "solta". A opinião principal de quem eu vi defendendo essa configuração é que o condutor de sinal, tem que ter a mesma área do condutor de retorno. Porem outros dizem que apenas o central levará o sinal, nao importando a área de seção do terra.

Essa configuração é a Pseudo pseudo balanceada.

 

Outros defendem, que no caso desse tipo de cabo que postei com dois condutores, é melhor usar os dois condutores para o sinal, e a malha na carcaça. Que é a configuração coaxial, muitos dizem que coaxias encorpam o grave, mas perde muito em altas frequências, não sei se essa "regra" segue apenas os RG-59 e RG-6 devido ao condutor central ser sólido, ou se é por causa da configuração coaxial em si, independendo da forma do condutor, (sólido/flexível). Se alguem puder esclarecer isso, fico grato!

 

Outra configuração, que o kleber "criou" é com um condutor central pro sinal, a malha ligada a carcaça nos dois lados, e o outro condutor central aterrado a carcaça apenas no lado da fonte de sinal. Uma variação do pseudo pseudo balanceado. O kleber comentou que desse modo, evita que loops de terra induzam ruídos. E caso tenha esse loop, tera uma camada de blindagem.

 

Enfim, dentre as configurações possíveis existe uma mais apropriada? Vamos compartilhar os conhecimentos

 

Ps: Quando os conectores que comprei no ebay chegarem, darei minhas impressões aqui. Trocarei também os speakers por 9 pares de cat6, formando uma trança com três tranças de três pares torcidos para cada canal. Li dezenas de comentários falando que esses cabos se saem muito bem mesmo como speaker.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A configuração não fui eu quem criou não, é comercial... vários fabricantes usam (por isto alguns cabos tem setas indicando o lado da fonte).

 

Eu honestamente gosto do par pra sinal, malha pro terra. Na realidade, o terra não carrega sinal, então não faz sentido usar condutores iguais.

 

Quanto ao CAT6, já usei CAT59 pra speaker... testamos lá na casa do Ccunha até. Deu um resultado bem interessante, mas virou uma manilha de respeito!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Estou pesquisando tbm sobre DIY RCA, até fiz uns testes mas ainda não consegui decidir qual cabo seria melhor para fazer..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ps: Quando os conectores que comprei no ebay chegarem, darei minhas impressões aqui. Trocarei também os speakers por 9 pares de cat6, formando uma trança com três tranças de três pares torcidos para cada canal. Li dezenas de comentários falando que esses cabos se saem muito bem mesmo como speaker.

 

Vale a pena importar conectores?

 

Eu pensei em importar alguns Palic, mas fico receoso de chegar algo falso e me dar trabalho, além de prejuízo.

 

Sobre os cabos, depois de muito pesquisar, sei que usarei CABOS TIAFLEX RGC ou este modelo que vc mostrou.

 

Foi a melhor conclusão que tive até agora.

 

Me enrosquei como disse nos conectores RCA e penso em adquirir alguns da Santo Ângelo mesmo....

 

O problema é que o Brasil é carente de bons cabos e de bons conectores.... Não temos opções...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vale a pena importar conectores?

 

Eu pensei em importar alguns Palic, mas fico receoso de chegar algo falso e me dar trabalho, além de prejuízo.

 

Sobre os cabos, depois de muito pesquisar, sei que usarei CABOS TIAFLEX RGC ou este modelo que vc mostrou.

 

Foi a melhor conclusão que tive até agora.

 

Me enrosquei como disse nos conectores RCA e penso em adquirir alguns da Santo Ângelo mesmo....

 

O problema é que o Brasil é carente de bons cabos e de bons conectores.... Não temos opções...

Acho que vale a pena sim, comprei 4 conectores de cobre nakamichi, que parecem ser de ótima qualidade e mais 10 conectores mais simples, que são "solderless" sem solda. Tudo saiu por 15 obamas. 11USD os nakamichis e 4USD os outros. Imagino que ja estão na alfandega. Quando chegar posto as impressões.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo foi comprado no ebay?

Cheguei a procurar alguma coisa nestes sites, mas desconfiei de uma possível falta qualidade e/ou falsificação.

Além de achar problemático o prazo que pode demorar para chegar.

Quando é que o seu deve chegar? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tudo foi comprado no ebay?

Cheguei a procurar alguma coisa nestes sites, mas desconfiei de uma possível falta qualidade e/ou falsificação.

Além de achar problemático o prazo que pode demorar para chegar.

Quando é que o seu deve chegar?

Foi tudo no ebay sim. Quanto a qualidade os comentários do anúncio eram bons, é esperar e ver. O prazo é para o meio de maio, acredito já estarem no Brasil.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá!

Encontrei um cabo Quad Shield, que é como esse aí -> QuadCoreIllustration.jpg porém a malha possui muito mais fios, deve ser uns 96% de malha, as duas....

 

A questão é: Há alguma vantagem em usar este tipo de cabo ou o cabo Santo Ângelo já está de bom tamanho?

 

Outra opção que eu tenho é usar o cabo com dupla blindagem e 96% de malha.

 

A grossura deste cabo "Quad Shield", é praticamente a mesma de uma pilha "AAA"

 

knSgUaB.jpg

 

o6vYcRn.jpg

 

Esse cabo vale a pena usar ou não?

Editado por Marlonmo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia criar um tópico sobre RCA Diy, mas acabei encontrado esse, então bora lá kk.

 

Alguém já utilizou cabos de guitarra para fazer os cabos RCA para o carro?

Eu fiz, ruído zero, conectores utilizei Santo Angelo.

Logo posto umas fotos.

 

Não entendo como cabo X ou Y podem alterar características do som, ele tendo uma boa blindagem para não captar ruídos, e os condutores de cobre, "teoricamente" não deveria alterar o som. Será que a capacitância formada entre malha e condutor seria suficiente para causar essas diferenças?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia criar um tópico sobre RCA Diy, mas acabei encontrado esse, então bora lá kk.

 

Alguém já utilizou cabos de guitarra para fazer os cabos RCA para o carro?

Eu fiz, ruído zero, conectores utilizei Santo Angelo.

Logo posto umas fotos.

 

Não entendo como cabo X ou Y podem alterar características do som, ele tendo uma boa blindagem para não captar ruídos, e os condutores de cobre, "teoricamente" não deveria alterar o som. Será que a capacitância formada entre malha e condutor seria suficiente para causar essas diferenças?

Já testei, á ouvi e já medi impedância

Um cabo de 50cm já pode ser suficiente para alterar o sinal elétrico

A questão é: será audivel?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ia criar um tópico sobre RCA Diy, mas acabei encontrado esse, então bora lá kk.

 

Alguém já utilizou cabos de guitarra para fazer os cabos RCA para o carro?

Eu fiz, ruído zero, conectores utilizei Santo Angelo.

Logo posto umas fotos.

 

Não entendo como cabo X ou Y podem alterar características do som, ele tendo uma boa blindagem para não captar ruídos, e os condutores de cobre, "teoricamente" não deveria alterar o som. Será que a capacitância formada entre malha e condutor seria suficiente para causar essas diferenças?

 

Não sei qual cabo comprou

Mas olhei para fazer assim, e o problema que achei

foi que pelo custo final, já comprava alguns cabos rca pronto

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Já testei, á ouvi e já medi impedância

Um cabo de 50cm já pode ser suficiente para alterar o sinal elétrico

A questão é: será audivel?

Eu gostaria mesmo era de fazer um teste utilizando um osciloscópio, um canal antes do cabo, e o outro depois, medindo simultaneamente, ai poderíamos comparar, ou não kkkkk

Áudio é muito complexo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei qual cabo comprou

Mas olhei para fazer assim, e o problema que achei

foi que pelo custo final, já comprava alguns cabos rca pronto

Acabei ganhando a um tempo atrás, uns metros desse cabo, por isso fiz. Mas realmente, acho que comprando os cabos e conectores o valor fique alto.

A marca do cabo é IFE. Bom seria um Tiaflex.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

 

Tome cuidado com cabos!!! Esse tiaflex aqui apresentado tem uma impedância de 110 ohm, ele é indicado para ligações de áudio profissional onde o sinal e digital. Não medi o cabo para sinal analógico, mas uso ele em um sistema profissional onde sinal digital L e R passam em um único cabo Tiaflex.

 

http://www.htforum.com/forum/threads/cabo-mil-sthaca-tutorial-com-fotos.86026/

 

Esse link é maravilhoso para estudar sobre cabo RCA diy, inclusive no meu sistema residencial todos os cabos de sinal foram feitos com as indicações e cabos aqui mostrado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Boa Tarde.

 

Tome cuidado com cabos!!! Esse tiaflex aqui apresentado tem uma impedância de 110 ohm, ele é indicado para ligações de áudio profissional onde o sinal e digital. Não medi o cabo para sinal analógico, mas uso ele em um sistema profissional onde sinal digital L e R passam em um único cabo Tiaflex.

 

http://www.htforum.com/forum/threads/cabo-mil-sthaca-tutorial-com-fotos.86026/

 

Esse link é maravilhoso para estudar sobre cabo RCA diy, inclusive no meu sistema residencial todos os cabos de sinal foram feitos com as indicações e cabos aqui mostrado.

 

Para áudio no carro/em casa, tem que usar 75 ou 50 Ohms ?

 

Esse cabo de uso aeronáutico que o pessoal do HT fórum utiliza, não acho viável utilizar no carro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Esse tópico me interessa, eu estava pensando em conector e cabo de microfone, com blindagem, da ST. Angelo.

Será que serviria tanto para sub e kit 2 vias ?

Alguém conhece algum cabo bom e barato que seja neutro ? Sem puxa pro grave como o RG, ou puxar pro agudo como o CAT...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juliano.

 

Eu não aferi nenhum desses cabos então não saberia falar qual impedância tem cada cabo desses. O que uso é por recomendação da Yamaha que utiliza cabo digital até o processador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Juliano.

 

Eu não aferi nenhum desses cabos então não saberia falar qual impedância tem cada cabo desses. O que uso é por recomendação da Yamaha que utiliza cabo digital até o processador.

Utiliza SPDIF até o processador? O sistema de som original do meu carro utiliza SPDIF e o cabo é com duas vias + malha.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera fugindo um pouco do assunto... E a confecção de cabos Y utilizando os cabos rgc 06 ou rgc 59 como ficaria? Já pesquisei bastante e só encontrei citações porém nada de concreto...

 

Ou teria algum cabo mais indicado pra fazer esses cabos Y?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Galera fugindo um pouco do assunto... E a confecção de cabos Y utilizando os cabos rgc 06 ou rgc 59 como ficaria? Já pesquisei bastante e só encontrei citações porém nada de concreto...

 

Ou teria algum cabo mais indicado pra fazer esses cabos Y?

Problema de fazer um Y com cabos RGC é a bitola do cabo, não vai ser fácil montar dois cabos desse em um único conector.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Problema de fazer um Y com cabos RGC é a bitola do cabo, não vai ser fácil montar dois cabos desse em um único conector.

Será que não tem como fazer utilizando um cabo saindo e depois unindo dois cabos na ponta desse cabo... Não sei se me fiz entender kkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tópico! Mais alguém montando rca diy e tendo resultados satisfatórios?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Belo tópico! Mais alguém montando rca diy e tendo resultados satisfatórios?

 

rapaz montei com cabo de rede utp achei razoável, pelo menos comparando com cabos "blindados de 90 temers"

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Revivendo o tópico. 

 

Estou percebendo várias pessoas indicando os conectores RCA Santo Angelo. Eu fiz a compra pela net e sinceramente não achei eles bons não... construção bemmm meia boca.

 

Tem outros conectores melhores, tipo esse que eu comprei em BH em loja de eletronica que a construção é bem superior e o acabamento melhor.

 

Que fique registrado que eu não conheço o vendedor, não faço propaganda, nem comprei esse conector deste anúncio. Apenas para ilustrar o modelo.

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-694302627-conector-plug-rca-amphenol-acpr-valor-unitario-_JM

 

Só que em BH paguei 9 reais em cada, vale a pena garimpar.

Editado por geovanesantos33

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...