Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Jhonatas1981

Menor profundidade da caixa.

Recommended Posts

Pessoal preciso fazer uma caixa dutada pro meu carro e queria fazê-la o menos profunda possível para não ocupar muito espaço no porta malas.

Existe algum parâmetro a ser seguido, alguma profundidade mínima ou algum espaço mínimo atrás do subwoofer?

Obs sub é o audiophonic C1 de 12".

 

Pensei em fazer as medidas internas da seguinte forma:

Prof superior = 20

Prof inferior = 25

Altura = 40

Largura = 80

Total interno 72 litros.

 

O Reinaldo da audiophonic me sugeriu fazer a caixa com aproximadamente 70 litros para subgrave de qualidade.

 

Tem algum problema essas medidas de profundidade?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É 70 sim, ele disse que o subwoofer é projetado para tocar em caixas de 40 a 80. 70 daria o melhor resultado para subgrave.

Segue abaixo as palavras dele.

 

 

Faça uma caixa dutada com 70 litros internos brutos com um duto de 4” com 36,5 cm de comprimento. Travamento no duto e se possível, na parte interna da caixa usando MDF de 20mm. Evite de 15mm. Postei em nossa página no Facebook sobre travamentos recentemente, veja lá. O F3 está em 26hz, acho que você vai sorrir largamente quando ouvir alguma música que descer bem. Em algumas você vai sentir tremer mas não vai ouvir o grave quase. Isso é o que muitos amantes de audiofilia amam, o sub-grave lá embaixo sem soar embolado ou dando cabeçadas. Não vai dar um SPL tão violento pois seu carro é sedan, assim, vai ser um grave que treme o cabelo e o retrovisor, porém, com musicalidade ímpar. O pico de 3dB em 50hz cravados vai suprir o fato de ser sedan, além de dar peso nas suas músicas Black e sertanejo sem dar as “cabeçadas” como em subwoofers voltados mais para SPL. Caso o grave não soe muito na frente, inverta a fase do subwoofer. O grave não pode soar de trás para a frente, tem que soar na frente.

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

 

Reinaldo Miyazaki

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É 70 sim, ele disse que o subwoofer é projetado para tocar em caixas de 40 a 80. 70 daria o melhor resultado para subgrave.

Segue abaixo as palavras dele.

 

 

Faça uma caixa dutada com 70 litros internos brutos com um duto de 4” com 36,5 cm de comprimento. Travamento no duto e se possível, na parte interna da caixa usando MDF de 20mm. Evite de 15mm. Postei em nossa página no Facebook sobre travamentos recentemente, veja lá. O F3 está em 26hz, acho que você vai sorrir largamente quando ouvir alguma música que descer bem. Em algumas você vai sentir tremer mas não vai ouvir o grave quase. Isso é o que muitos amantes de audiofilia amam, o sub-grave lá embaixo sem soar embolado ou dando cabeçadas. Não vai dar um SPL tão violento pois seu carro é sedan, assim, vai ser um grave que treme o cabelo e o retrovisor, porém, com musicalidade ímpar. O pico de 3dB em 50hz cravados vai suprir o fato de ser sedan, além de dar peso nas suas músicas Black e sertanejo sem dar as “cabeçadas” como em subwoofers voltados mais para SPL. Caso o grave não soe muito na frente, inverta a fase do subwoofer. O grave não pode soar de trás para a frente, tem que soar na frente.

 

 

 

Atenciosamente,

 

 

 

Reinaldo Miyazaki

 

Você acha que essa caixa têm 70L? 

 

Veja, 32Hz.

Editado por Navegante

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

se o cara falou ta falado kkkkkkkkkkkkk

os 70l internos brutos se desconta sub e duto vai cair lá pros 63l livres...

agora aplica a potencia nominal dele será q guenta o tranco tocando direto?? será rsrs

Editado por victor henrique

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Por experiencia propria... deixe o sub o mais afastado possivel do fundo rsrs... o MINIMO seria uns 10cm

1° Controle de cone... afeta muito nao sei "quantificar" mas é notavel 

2° Refrigeraçao... boa parte do calor dicipado pelo sub é pelo buraco do fundo.. se ele fica proximo de mais o fluxo de ar é baixo e o sub nao refrigera... ja quase torrei um alpine por causa disso..

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um lightining áudio s3 de 12. Sub é bem cavalo, usei com caixa "quadrada" e atualmente uso com caixa super estreita pegando todo o fundo do porta malas. Único inconveniente é tira-la do porta malas, fica bem desjeitada. Mas de resto toca igualzinho, ja fiz varias assim e nao vejo problemas, so tem que travar ben.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Uso um lightining áudio s3 de 12. Sub é bem cavalo, usei com caixa "quadrada" e atualmente uso com caixa super estreita pegando todo o fundo do porta malas. Único inconveniente é tira-la do porta malas, fica bem desjeitada. Mas de resto toca igualzinho, ja fiz varias assim e nao vejo problemas, so tem que travar ben.

 

Tava com duvida sobre isso realmente..

 

Pensando em fazer, caixa justamente nesse estilo que ocupa o fundo todo, mas medo de não render bem

 

Vc que parece que monta caixas com mais frequência, já chegou vê se em subs como uxp ou o pioneer uma caixa mais estreita toca igual?

 

Em questão do duto é preciso coloca o joelho, isso também num chegou a interferi ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Acompanhando. Tenho a mesma dúvida. Pegando carona, será que interferiria o sub na frente da caixa e os dutos na parte de cima?

Editado por David GTI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sim, toca igual, se for fazer diferença talvez de pra perceber com um rta, de ouvido pra mim foi a mesma coisa. O que acontece é que essas caixas tem 2 madeiras que ficam muito grandes, a frontal e a traseira, então se não travar o meio delas consequentemente vão vibrar mais que o normal. O duto eu uso do lado do subwoofer, usando cotovelo, também tem que ser bem travado e o cotovelo bem colado. Eu passei uma camada de manta sobre o cano e meio que colei na madeira da caixa, mas ja vi gente usando resina com algo no meio pra travar os canos do duto junto de alguma parede tambem, deve funcionar.
Ja usei dois subwoofers 15" virados pra cima com duto retangular apontado pra tampa do porta-malas, o ideal é ficar tudo virado pro porta-malas, mas apesar de perder um pouco de spl, eu gostava do fato de não vibrar tanto a tampa do porta-malas, mas fiz assim porque eu ia reaproveitar uma caixa que eu tinha e os subwoofers não cabiam virados pra tras junto com o duto, acabei colocando pra cima, mas isso apenas pra algumas faixas de frequencia, subgrave era sensacional em qualquer posição. Qual seria a finalidade do duto virado pra cima? Se pudesse eu faria apontado junto com o subwoofer.

*O subwoofer não pode encostar no fundo da caixa, mas pode ficar proximo coisa de 5cm no maximo, depende do subwoofer.

Editado por diego.twim

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria mais por questão de espaço para saída de ar. Pretendo instalar um questo de 15' 800wrms e tenho medo de ficar pouco o espaço pras saídas dos dutos. E acho que ficaria interessante também. Pensei também em uma caixa quadrada, mas quando estava pensando no de 12'. A patroa meio que não aceitou a idéia de 93L de caixa + a bateria auxiliar.

Editado por David GTI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode fazer o duto na mesma direçao com o subwoofer que fica melhor. Entenda que o duto funciona para a reflexão de ondas, então pode estar quase encostado na tampa que ele vai funcionar. Inclusive, há quem diga que o resultado do alto falante + duto, virados para a tampa do porta-malas e quase encostados é um dos melhores. Pra mim é quase tudo igual, diferença minima talvez. O que mais faz diferença é o subwoofer virado pra cima ou pra tras, pra tras sempre da um spl a mais.
Mais importante que tudo isso seria um tratamento acustico no carro.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw brother, excelente explicação. Vou montar tudo pra traz mesmo. Estou muito tentado a trocar meu UXP Power pelo Questo, 4 anos com o mesmo set já deu o que tinha que dar. Estou repaginando o set aos poucos, comecei pelo stereo. Breve eu abro um tópico do meu carro atual.

Editado por David GTI

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pode fazer o duto na mesma direçao com o subwoofer que fica melhor. Entenda que o duto funciona para a reflexão de ondas, então pode estar quase encostado na tampa que ele vai funcionar. Inclusive, há quem diga que o resultado do alto falante + duto, virados para a tampa do porta-malas e quase encostados é um dos melhores. Pra mim é quase tudo igual, diferença minima talvez. O que mais faz diferença é o subwoofer virado pra cima ou pra tras, pra tras sempre da um spl a mais.

Mais importante que tudo isso seria um tratamento acustico no carro.

Ótima resposta.

Conversando com o Reinaldo da audiophonic, ele me disse que 3 cm do fundo da bom, só pra refrigerar o sub por dentro. Diante disso estou pensando em fazer a caixa com 20 de profundidade superior e 30 inferior, medidas externas.

Deixando o sub mais pra baixo ele vai ter mais espaço atrás.

O duto vai ser de 10" usando cotovelo e travando por dentro, penso em uns 45cm de altura e aproveitar bem a largura para chegar a uns 70 litros.

O problema é firmar a caixa para ela não tombar no porta malas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

bom dia pessoal!

comprei dois jl audio 12w0v3 gostaria de saber qual a litragem usar, qual a medida do duto

tenho um fiat punto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

70l tá muito pra seu sub, mas como o cara falou e vc confia nele vai fundo, e eu deixaria no minimo uns 10cm do fundo do sub mas como o cara falou pra colocar só 3cm manda bala na caixa. Se fosse comigo faria uns 55l no máximo uns 60l.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

qria ver o resultado disso, mas axo q o dono do topico sumiu rsrsrs

esse negocio de profundidde da caixa eh a msm coisa q discussao se caixa quadrada eh melhor q trapezoidal rsrs

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É o tipo de coisa q so tem fundamento se preocupar pra um campeonato, no ouvido é difícil perceber muita diferença.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

70l tá muito pra seu sub, mas como o cara falou e vc confia nele vai fundo, e eu deixaria no minimo uns 10cm do fundo do sub mas como o cara falou pra colocar só 3cm manda bala na caixa. Se fosse comigo faria uns 55l no máximo uns 60l.

Fechei com 62,29 litros, duto de 4" por 50cm. Fs e f3 em 26hz, pico de 1db em 50hz. O que me dizem?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parece bacana, ficará bem plana pelo jeito. Eu curto um subgrave e um slowbass hehe

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...