Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
marcelomoti

[CarStereo] COMO SE FOSSE ORIGINAL: RENEGADE BOMBANDO COM SISTEMA JBL

Recommended Posts

Texto: Vitor Giglio
Fotos: Ricardo Kruppa

O bancário Alexandre Eduardo Villa, de 37 anos, é um entusiasta do som automotivo desde quando era ainda adolescente. De lá para cá, meia dúzia de projetos se passaram e bastante conhecimento foi adquirido a respeito do assunto até que Alexandre botasse as mãos em um Jeep Renegade 2016.

Desde o início estava certo que o sistema de som do Renegade teria que ser diferente dos demais, por dois simples motivos: o primeiro é a evolução natural do conhecimento e dos ouvidos de Alexandre para o som, cada vez mais apurado. O segundo é que se tratava de um modelo Jeep Renegade e não de outro carro qualquer.

Acontece que este segundo fator foi também responsável por outra notória característica do projeto: a necessidade de preservar a originalidade a qualquer custo.

Para garantir um resultado satisfatório, e também que todas estas diretrizes fossem seguidas, Alexandre apostou em um velho conhecido: Rodrigo de Paula, da Code Audio Design, profissional que havia trabalhado em seu penúltimo projeto (um Fiat Punto com sistema de qualidade que também foi alvo de reportagem nas páginas de Car Stereo).

Dito e feito

“Alexandre deixou claro que fazia questão de que, visualmente, nada destoasse dos traços originais do modelo. Por este motivo, cada detalhe, tanto no interior quanto no porta-malas, foi pensado meticulosamente para que atendesse a estes requisitos”, conta Rodrigo.

Na frente, um DVD player 2 din top de linha F70, da Pioneer, comanda o conjunto, mas são as colunas desenvolvidas sob medida quem mais se destacam. As peças abrigam, além dos tweeters de um kit duas vias JL Audio C3, um par de midranges Hybrid Audio, modelo L4. “Utilizamos, além do kit duas vias, um par adicional de ranges, fazendo com que o sistema funcione como um legítimo três vias”, conta o responsável pelo projeto. Os midbass do kit foram posicionados nos locais originais, na porta.

As frequências nas quais atuam cada um dos elementos do projeto são pré-determinadas por um processador de áudio Bit One, da italiana Audison.

Outro ponto importante a ser destacado nesta parte do projeto é que a Code Audio desenvolveu também a nova moldura, que abriga o player Pioneer.

A cabine do SUV recebeu também tratamento acústico por meio da utilização de manta asfáltica STP.

Show à parte

O bagageiro do Renegade pede um capítulo à parte nesta história. Muito em função dos já citados acabamentos, que simulam o padrão original, desde o tecido utilizado até o design das peças. O cuidado foi tanto que até mesmo as molduras receberam o logo da Jeep em baixo relevo.

É neste espaço que foi criada uma caixa selada de 25 litros. Ela abriga um subwoofer JL Audio W0 de 10”. Este sub recebe o auxílio de um amplificador JL Audio JX, enquanto o outro módulo, um Hertz HDP4, trabalha em comunhão com os falantes internos. A Stinger é quem assina a fiação do sistema.

Feedback

Rodrigo não economiza palavras para descrever o que mais lhe agrada no som do Renegade. “O conjunto como um todo é bem bacana, tem uma precisão tonal bem equilibrada. As colunas também permitiram um ótimo direcionamento, já que tinham bastante espaço onde pudemos trabalhar. Também é preciso destacar a acústica boa das portas e o excepcional palco sonoro, bem extenso em largura e profundidade”, detalha minuciosamente.

O proprietário não deixa para menos. “É um projeto bem especial e diferente dos demais. Exigiu uma boa pesquisa e bastante orientação, mas tenho certeza que acertei na escolha de elementos que antes não usava, como processador e midrange”, lembra Alexandre.

O SUV, utilizado aos finais de semana, a partir de agora vai encarar as estradas embalado ao som do bom e velho rock and roll, tão apreciado por seu dono. Impecável!

Quem fez:

Code Audio Design. Tel. (11) 2451-8736.

Ficha técnica

Jeep Renegade 2016

Som e multimídia

Player Pioneer F70

Kit duas vias JL Audio C3

Midrange Hybrid Audio L4

Processador Bit One Audison

Subwoofer JL Audio W0 10”

Amplificador JL Audio JX

Amplificador Hertz HDP4

Fiação Stinger

Mantas STP



View the full article

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...