Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Bernardo Chianca

Sistema de testes da Ley Line

Recommended Posts

Há alguns meses decidi vender todo o SQ que havia montado ao longo de 5 bons anos. Bom, não era a minha vontade pessoal, mas as prioridades mudaram e eu resolvi criar esse tópico para demonstrar o motivo: O sistema de testes da Ley Line. Eu não comecei a trabalhar com isso de forma planejada. Foi um negócio que surgiu de um gosto e mesmo sem ter dinheiro para investir, decidi tentar. Bem no começo comprei algumas ferramentas e aparelhos para tirar os parâmetros dos cabos, mas muitas vezes os clientes me perguntavam as diferenças audíveis de um cabo para o outro e por não ter um sistema de referência que me possibilitasse fazer testes e comparativos exaustivos com o sinal de áudio, eu acabava não fornecendo o feedback como realmente gostaria que fosse.

 

Essa necessidade de atender melhor me fez vender tudo que tinha no carro para montar esse sistema ”estacionado” (Não gosto de chamar de residencial porque o propósito é outro). As maiores exigências era que fosse um sistema relativamente compacto (que acabou ficando bem maior do que o planejado), já que tenho pouquíssimo espaço; tocasse em full range (ou quase isso) o mais flat possível, já que não era um sistema puramente para ouvir música, mas para fazer comparativos; fosse fácil de trocar os cabos, principalmente RCAs e Speakers e me permitisse a maior flexibilidade possível, afinal a ideia é que seja um sistema para ficar sendo mexido a todo momento.

 

Percebi que o que eu precisava era um sistema mais completo que fosse mais puro. Eu queria poder perceber qualquer diferença, qualquer nuance. Queria poder tirar e colocar cabos RCA três, quatro vezes todos os dias.
 
Conversando com o meu amigo Fernando (-_Nando-_), que é uma autoridade quando se fala em projeto e confecção de DSPs e amplificadores, sobre as opções disponíveis de amplificadores no mercado e os preços altos em relação ao que proporcionavam, ele deu a ideia de projetarmos e confeccionarmos um pré-amplificador, um amplificador classe AB e uma fonte linear do 0.
 
O ThiagoPug foi o responsável por projetar e confeccionar as caixas. São duas LTs MTM com 1,20m de altura, crossovers analógicos independentes por falante e possibilidade de triamplificação/tricablagem. Para os alto-falantes, escalamos os Silverflute W17RC38 com os tweeters Scanspeak R3004, sobreviventes do carro.
 

SYHhlTD.jpg

 

BuH1DK4.jpgqzq5wU1.jpgxyAXY9L.jpg

 

Enquanto estava viajando fui informado que a Soundigital gentilmente me enviaria a unidade #109 do Soundigital SD300.2D Premium GaN (agradeço imensamente ao Juliano, responsável por isto). Que me fez imediatamente ligar para o Thiago e praticamente obriga-lo (em uma conversa de umas 3 horas e mais uns bons e-mails) a mudar todo o projeto do crossover para que as caixas pudessem ser alimentadas além dos 3 canais inicialmente previstos, por somente 1 canal por caixa. Essa nova opção de amplificador no projeto também me fez começar a pesquisar fontes e, coincidentemente, enquanto procurava uma BELA fonte para fazer jus ao amplificador (já que esse não tinha fonte linear integrada), o Fernando me ofereceu uma Kinetik KIPS12-80 (que apesar de nada barata, é fonte chaveada praticamente sem defeitos) numa condição de amigo para amigo que eu não pude recusar.

 

Enquanto as caixas não ficavam prontas, fui fazendo as coisas mais periféricas que podia fazer para ir adiantando o espaço para o novo uso.

 

a63sebA.jpg

 

Puxei do quadro uma tomada exclusiva para o sistema;

 

CdlucNa.jpg

 

Comecei a montar todos os equipamentos no lugar;

 

ND7Nxyo.jpg

 

 

 

Voltei para buscar as caixas na pintura e já deixei novamente com o Thiago para terminar a montagem;

 

Hlp1hqa.jpg

 

SOQYDim.jpg

 

 

Hoje, já instaladas em seu lugar definitivo há aproximadamente duas semanas, as caixas ainda estão em processo de amaciamento, mas são absolutamente magníficas. A faixa de resposta começa em cerca de 28Hz (!) e se estende até o final do espectro audível sem buracos e sem esforços. O timbre e a espacialidade são incríveis e realistas de forma que eu jamais havia conseguido chegar no carro e o leque de possibilidades que esse sistema abriu é indescritível. Os últimos tempos tem sido de todo tipo de teste e com toda a certeza trarão melhorias não somente a assertividade no atendimento, mas também os produtos disponibilizados pela Ley Line.

 

LLwYJOD.jpg

Editado por Bernardo Chianca
  • Upvote 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

boa! cara inveja... kkkkk queria ter esse conhecimento todo , devem ser fantásticas e rumo a um padrão maior q o atual nos cabos!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Legal, parabéns pela iniciativa e boa sorte na tua jornada!! Abraço

Editado por igortbq

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem legal. Agora, vou te lascar...

 

Acho que deve abrir a fábrica da LeyLine e o seu sistema de referência para visitação.. Kkkkkkkkkkk

 

Estou na fila!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

"Suas bichas"

 

Ps: só o Bernardo e mais alguns vão entender.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bem legal. Agora, vou te lascar...

 

Acho que deve abrir a fábrica da LeyLine e o seu sistema de referência para visitação.. Kkkkkkkkkkk

 

Estou na fila!

 

Infelizmente ainda estou um pouquinho longe de poder abrir o atelier para visitação, mas se quiser vir ouvir o sistema, é só me mandar uma MP e combinamos o dia :D

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Agora o comentário sério.

Curti muito o projeto e a idéia toda! Parabéns cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns, Bernardo! Tenho ctz de q essa mudança de prioridades valerá a pena, e muito!:legal:

Editado por Alves

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana a preocupação em atender e disponibilizar produtos de qualidade a seus clientes.

Esse é o pensamento dos vencedores.

Parabéns!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns!

 

Bernardo sempre com muita iniciativa em se dispor a ajudar... registro aqui a reciprocidade...

 

Mais uma vez Parabéns!

 

Para o pitbul de 1.5m tbm! Belíssimo trampo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Lindas as caixas.

Muito bem escrita sua saga e a distribuição das fotos no post.

Só realiza quem sonha.

Parabéns e muito sucesso!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só realiza quem sonha.

E principalmente, não fica de braços cruzados... Editado por almatias

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Está de parabéns Bernardo!

 

Belo projeto.. e os produtos são nota 10!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Bernardo!

Tenho certeza que esse setup deve estar tocando muito

 

Se me permite a intromissão, se volte agora para a acústica do ambiente, isso representa uma parcela muito grande do resultado final

Tratamento é indispensável, e tem também alguns softwares de correção muito bons

 

O primeiro, que não é exatamente para correção acústica, é o Equalizer APO, disponível na página da Source Forge, ele é um equalizador totalmente customizável que assume a saida de áudio do computador e tudo q estiver trafegando por ela acaba passando pelo "efeito" desse software, seja música do player, Spotify, filme...

Para correção da resposta das caixas eu diria que é indispensável

Depois de medir meus fullranges de 6,5" tocando, linearizei a resposta e estou tendo resultados bastante animadores, praticamente plano de 65 até 20kHz

 

Depois tem alguns softwares de "tratamento" acústico através de técnicas impulsivas, como o REW e o DIRAC

Ainda estou aprendendo a fazer uso e não posso falar muito, só que o DIRAC é bem caro e o REW gratuito rsrsrs

O REW tem uma seção bem interessante onde graficamente se pode identificar os modos acústicos baseado no posicionamento das caixas e do ouvinte, já de cara te ajuda a melhorar a resposta do sistema dentro da sala para a região até 200Hz

Quando eu estiver mais familiarizado eu conpartilho melhor contigo sobre isso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana a preocupação em atender e disponibilizar produtos de qualidade a seus clientes.

Esse é o pensamento dos vencedores.

Parabéns!!!

 

Esse é e sempre será o objetivo principal. Não adianta nada ter um atendimento excelente se os produtos não seguem o padrão e vice-versa. Busco sempre melhorar.

 

Parabéns!

 

Bernardo sempre com muita iniciativa em se dispor a ajudar... registro aqui a reciprocidade...

 

Mais uma vez Parabéns!

 

Para o pitbul de 1.5m tbm! Belíssimo trampo!

 

Obrigado, Garagaoz! Sempre que precisar, é só avisar!

 

Lindas as caixas.

Muito bem escrita sua saga e a distribuição das fotos no post.

Só realiza quem sonha.

Parabéns e muito sucesso!

 

Agradeço demais. Isso daqui é um sonho pra mim e tive que abrir mão de bastante coisa para realizar. Tem muita gente por trás que não apareceu no post, mas teve total importância para a concretização.

 

Está de parabéns Bernardo!

 

Belo projeto.. e os produtos são nota 10!!

 

Obrigado, Flessas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show, Bernardo!

 

Depois vou cozinhar aquele cabinho que te falei e te mando pra testar... acho que vira um lance legal!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Bernardo!

Tenho certeza que esse setup deve estar tocando muito

 

Se me permite a intromissão, se volte agora para a acústica do ambiente, isso representa uma parcela muito grande do resultado final

Tratamento é indispensável, e tem também alguns softwares de correção muito bons

 

O primeiro, que não é exatamente para correção acústica, é o Equalizer APO, disponível na página da Source Forge, ele é um equalizador totalmente customizável que assume a saida de áudio do computador e tudo q estiver trafegando por ela acaba passando pelo "efeito" desse software, seja música do player, Spotify, filme...

Para correção da resposta das caixas eu diria que é indispensável

Depois de medir meus fullranges de 6,5" tocando, linearizei a resposta e estou tendo resultados bastante animadores, praticamente plano de 65 até 20kHz

 

Depois tem alguns softwares de "tratamento" acústico através de técnicas impulsivas, como o REW e o DIRAC

Ainda estou aprendendo a fazer uso e não posso falar muito, só que o DIRAC é bem caro e o REW gratuito rsrsrs

O REW tem uma seção bem interessante onde graficamente se pode identificar os modos acústicos baseado no posicionamento das caixas e do ouvinte, já de cara te ajuda a melhorar a resposta do sistema dentro da sala para a região até 200Hz

Quando eu estiver mais familiarizado eu conpartilho melhor contigo sobre isso

 

Até fiz uma citação separada pra esse post.

 

Cara, não conhecia nenhum dos dois softwares e já te adianto que tava procurando eles desde que as caixas chegaram. Os equalizadores dos players são muito simples e creio que o uso deles vai realmente melhorar muito a experiência de ouvir aqui.

 

Vou começar hoje mesmo as pesquisas e quando tiver dúvidas vou encher teu saco  [^]

 

Pra começar, qual microfone você usou para medir a sala? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show, Bernardo!

 

Depois vou cozinhar aquele cabinho que te falei e te mando pra testar... acho que vira um lance legal!

 

Aquele cabinho é interessante pra caramba hein!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Usei um miniDSP Umik-1, que é USB, mas funciona com qualquer microfone calibrado q se tenha acesso ao arquivo de correção dele

 

Ainda quero conseguir fazer o DIRAC (versão de testes) funcionar, estou com sérios problemas com ele, mas no teste q fiz e que funcionou meia boca, esse meia boca deu um resultado FODASTICO

 

Não cheguei a fazer com o REW ainda nenhum tipo de correção, mas usei pra algumas leituras e é bem interessante ver os pontos fracos da sala, saber o que deve ser tratado e poder traçar um plano de ação, pra depois deixar os softwares pra ajustes menores

 

O Equalizer APO em conjunto com o Smaart 8 (tb versão de teste) eu usei pra ajustar a resposta das caixas, tirando picos e vales mais salientes, o que já serviu como um ponto de partida bem interessante, pois tendo uma caixa com emissão próxima da curva plana (ou curva preferida, já que tem questão de gosto pessoal envolvido) o que aparecer de defeito sabemos que é somente da sala

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

 

 

 

qzq5wU1.jpgxyAXY9L.jpg

 

 

a63sebA.jpg

 

 

 

 

 

 

Isso seria um amplificador DIY 3 vias? Me interessei se fosse o caso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Isso seria um amplificador DIY 3 vias? Me interessei se fosse o caso...

 

Esse é o pré+amp que o Fernando (-_Nando-_) projetou e executou especialmente para esse projeto. São 6 canais de 50w com fonte linear.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...