Ir para conteúdo

Foto

Som do quarto e resposta de frequencia

31 respostas neste tópico

Arnold

Arnold

novato

• Membro
  • 59 posts
  • Cadastrado: 12/05/2012
  • Cidade/UF:Bêisland/BL

Que tipo de aparelho vcs usam pra fazer a mensuração do plano de resposta?

PC, celular? Microfone proprio para essa finalidade?

Eu uso o próprio microfone da câmera que eu usei para gravar o vídeo que eu postei no inicio do tópico.

A câmera comprimi o áudio, por isso tenho que deixar o volume beeeem baixo para a onda ficar redondinha.

Apesar de não ser um microfone próprio para medições, a captação de áudio é exatamente igual a que ouço e sinto no quarto.

Edit:

Estou organizando o inicio do tópico com spoiler, para dar uma ideia melhor da diferença que faz o posicionamento dos subs no quarto.

Editado por Arnold, 04 abril 2016 - 22:15 .

• 0

Arnold

Arnold

novato

• Membro
  • 59 posts

Boa noite galera.

Estava lendo esse tópico e vi que tinha prometido postar o resultado do subwoofer novo.

Acabei comprando um MTX de 12 mesmo. O RT 04.

A principio não gostei do sub. Não descia nem até 40hz. Mas lembrei do amaciamento do alto falante, e caras...

Como a resposta de frequencia muda com o tempo!

O sub esta na mesma caixa do TEAC. Mas estava medindo errado, a caixa tem 122L livres e 37hz.

Agora sinto minha mandibula tremendo com 40hz. Isso em um quarto de 11m².

Pra voces terem uma ideia tive que refazer o reforço interno pq o mtx descolou a madeira!

Hahaha! Bruto!

55sU1J4.jpg

kY1Ceo8.jpg

2ZDngVO.jpg

Hpe6rzn.jpg

Teac na direita.

5Tp1zg5.jpg

Edit:

esqueci de dizer que ao invez de comprar o processador de audio, eu estou separando por canal no audacity as frequencias para os subs.

Canal esquerdo = 30hz até 60hz

Canal direito = 60hz até 100hz

Quando deixava os dois sub tocando a mesma frequencia o som ficava "sujo" e mais fraco.

Antes por causa do cancelamento de onda quase não sentia 80hz, agora sinto vibrar até a roupa.

Eu sei que tem que ter saco pra isso mas eu gosto de perder tempo editando aquivos de audio.

É meio que um hobby pra mim.

Editado por Arnold, 31 março 2017 - 20:40 .

• 0

Arnold

Arnold

novato

• Membro
  • 59 posts

BSpxN4C.png

Aqui o buraco é fundo!

O problema é médio grave.

• 0

LEOHz

LEOHz

membro

• Membro
  • 101 posts
  • Cadastrado: 01/05/2017
  • Cidade/UF:Itabira

faz uma coisa cara!! coloque a msm fonte de audio, e os mesmos subs pra tocar!!!

colocar 2 subs diferentes pra msm funçao, vai lhe gerar cancelamentos em algumas frequencias!!! compra um outro MTX, ou um outro TEAC, e faz uma caixa boa pros subs!!!

eu acho q pra uma ksa, com uma boa caixa, nao precisa mais do q 10" pra ser muito feliz

• 0

Arnold

Arnold

novato

• Membro
  • 59 posts

Valeu pela resposta cara!

Eu admito que dois subs de 12 para um quarto é muito.

Mas eu sou viciado em grave e subgrave, gosto de sentir aquele grave de tremer os olhos e a mandibula, sentir a roupa vibrando com o som, não só o peito.

Acho que eu não consegui explicar isso no texto...

O som ta do jeito que eu queria. Ta descendo até 30hz a subindo até 90hz, perfeito para tocar varios generos musicais.

O mais importante é que quem monta o proprio sistema de som se sinta satisfeito com o que fez, por mais que não seja o ideal.

Novamente, valeu pela resposta!

• 0

CristianoLO

CristianoLO

Fostex

• Membro
  • 9.764 posts
  • Cadastrado: 10/03/2011
  • Cidade/UF:Porto Alegre / RS
Aconselho usar o Equalizer APO
Se a placa de som for do tipo multi canal, e o Windows a reconhece sessa forma, tu faz todo ajuste de crossover, eq e etc por ali

• 0

Arnold

Arnold

novato

• Membro
  • 59 posts

Valeu cara!

Eu estou usando o Equalizer APO, é muito bom e ainda gratuito.

Ajudou bastante com o pico em 55hz aqui do quarto.

O resto das frequencias preferi não equalizar.

• 0

Smartfix