Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Arnold

Som do quarto e resposta de frequencia

Recommended Posts

Tudo bom pessoal do fórum!

Eu faço parte do Autoforum desde 2012 mas somente agora encontrei motivos para criar um tópico.

 

Eu gravei um vídeo do meu sistema de som residencial DYS (gambiarra) e fiquei muito surpreso quando segurei uma folha de papel e a folha vibrou com o sub grave.

A intenção não é mostrar o que um sistema de som genérico é capaz de fazer. Mas sim a acústica de um ambiente agindo em favor da frequência de ressonância.

 

Aqui estão os componentes do sistema de som.

 

Alto falantes:

 

 

Subwoofer de 12 polegadas TEAC SW300 4ohm 200W RMS

 

Subwoofer de 12 polegadas B.Buster 1244 4ohm 200W RMS

 

2 mid range de 4 polegadas 4ohm

 

2 alto falantes de 3 polegadas 4ohm

 

 

 

Caixas acústicas:

 

 

Teac SW300:

116L 37hz

5AbId9T.jpg

 

B.Buster 1244:

50L 65hz

LTdes3w.jpg

 

2 mid range 4 polegadas 4ohm:

7L 90hz

 

2 alto falante pequenos 3 polegadas 4ohm

1L

1PwEOvt.png

 

 

 

Amplificadores:

 

 

Satellite AS-878

Para médio grave, médio e agudo.

 

Modulo B.Buster 1600GL 60W RMS por canal 4ohm

Para grave e sub grave.

 

RwIQ2L7.png

Duas fontes ATX genéricas de 200W ligadas em paralelo.

 

 

 

Resposta de frequência do quarto:

 

 

 

Fiz algumas medições e a que mais gostei foi essa:

PBJoDIc.jpg

 

Desenhei no paint a localização do som no quarto. kkkkk

bZAxL7j.jpg

 

 

Posição que só gostei da resposta em sub grave:

nfAgBAO.jpg

 

Observação: O sub esta debaixo da cama.

V4Mq0nS.jpg

 

 

Usei o microfone da câmera que usei para gravar o vídeo abaixo.

 

 

 

Video do som tocando sub grave.

https://www.youtube.com/watch?v=W1N9GT0tmTU

 

Usei o microfone da câmera para medir a resposta de frequência. No vídeo o som está em um quarto que tem um pico gigante em 30hz.

HwzhlW8.png

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tenta abaixar um pouco mais essa sintonia pow coisa de 32hz 29hz talvez consegue tocar muito mais subgrave e com um pico maior ainda em 30hz 

aqui tb tenho muita ganho com ajuda da acustica do ambiente consigo tocar desde de 15hz audiveis e 23hz forte forte mesmo tremendo tudo mas como tudo nao e maravilhas tenho um cancelamento de 30 a 36 nesse range nao toca nada mesmo como se simplesmente nao tivesse sub ai de 38 pra cima toca com um pico gigante proporcionado pela bosta da SD250 e pelo quarto tb imagino mo doidera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Caramba cara! 15hz e 23hz tem como vc gravar um vídeo disso?

Ainda vou fazer uma caixa maior sintonizada abaixo de 30hz! Mas esse sub da TEAC é muito fraco para o verdadeiro sub grave...

Imagino que o quarto deve permitir o sub descer até pelo menos 20hz, mas quero usar um amplificador com mais potencia e um sub de 18 polegadas.

 

 

Usei novamente o microfone da câmera para medir a resposta de frequência de um outro quarto que o som esta no momento.

Com a porta do quarto aberta:

Wd49dSC.jpg

 

Com a porta fechada:
KZGxHEt.png

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui tenho uns imagem nao muito boa mas da pra ter uma noção

Editado por Gustavooo

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ca*****! Pelo video não da pra sentir o sub grave, mas deve ta bem forte!

Valeu ae por responder cara!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

ca*****! Pelo video não da pra sentir o sub grave, mas deve ta bem forte!

Valeu ae por responder cara!

ta forte pa ca***** digo pra 1 Upgrade tocando baixo desse jeito pqp 

ta pensando em qual subwoofer de 18 ?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Não sei cara, eu to sem grana agora. Não tem sub bom e barato de 18 polegadas, só tem caro. To lendo muita coisa boa sobre o Questo de 15 ou 12 e tem os DD tb, mas esses subs decentes estão muito caros pra mim agora.

O jeito vai ser comprar um MTX de 15 mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkkk

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é assim mesmo haha ja viu aquele Questo QS800 15" da uma olhada nele na faixa de 400 reais e FS baixa Xmax Razoavel 

eu to doido pra pegar um AMP bom e instalar o outro upgrade que tenho aqui caixote 145L 30hz tomara que fique animal 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só por curiosidade, algumas fotos das caixas que já usei nesses subs.

 

Caixa do Bbuster.

Primeira caixa que fiz em 2008 usando pregos. Péssima ideia usar pregos em caixas de som, mas eu estava aprendendo.

b9tx9ZS.jpg

 

Segunda caixa que um marceneiro de moveis domésticos fez e colou com uma camada muito fina de silicone e parafusou marromeno. A caixa soltou e tive que colar. Decidi usar somente cola e eliminar os parafusos, foi a melhor decisão que tive em relação a fazer caixas acústicas.

.jD4LE2y.jpg

 

A caixa está assim hoje.

VlAHbuJ.jpg

 

Depois de pintar. Usei cabo de vassoura para o reforço interno já que não encontrei vara de tarugo ou cavilha de madeira onde eu moro.

mGQOObC.jpg

 

LTdes3w.jpg

 

E do Teac.

Essa tem o dobro do reforço interno por ter o dobro do tamanho mas infelizmente não tenho fotos da parte de dentro.

5AbId9T.jpg

 

A tinta descascou assim pq tive que transportar a caixa na chuva, a madeira só não estufou onde molhou por eu ter colocado a tempo dentro do carro. Usei tinta spray fosca que sai com facilidade e não racha com o movimento do alto falante.

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Qual a litragem dessa ultima caixa?

 

Em vez de ir em DD que tem sensibilidade baixa, pega um Questo de 12 ou 15, de preferencia os QS250A.

Tem projetos de LT e Horn para esses modelos e garanto que vao descer até 15-20hz tranquilos e com pouca potencia...

Tenho um QS250A de 8" em LT e ele desde aos 30hz, aplicando 150w rms.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas me recomendaram o Questo mesmo e estou pensando seriamente em fazer uma LT.

Gostei do QS250A de 10 polegadas, da pra fazer uma LT com ele, já pensou o estrago! :o

 

Edit:

Esqueci de dizer que a ultima caixa tem 116 litros livres e esta sintonizada em 37hz pq esse sub da Teac apesar de ter FS em 29hz não pode excursionar muito e bate bobina se eu usar uma sintonia mais baixa.

 

Ou seja, vou ter que comprar dois subs novos mesmo!

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

é assim mesmo haha ja viu aquele Questo QS800 15" da uma olhada nele na faixa de 400 reais e FS baixa Xmax Razoavel 

eu to doido pra pegar um AMP bom e instalar o outro upgrade que tenho aqui caixote 145L 30hz tomara que fique animal 

Quando vc fazer a caixa, abre um tópico aqui no fórum! :legal:

Nesse seu quarto com certeza vai ficar absurdo o sub grave!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muitas pessoas me recomendaram o Questo mesmo e estou pensando seriamente em fazer uma LT.

Gostei do QS250A de 10 polegadas, da pra fazer uma LT com ele, já pensou o estrago! :o

 

Edit:

Esqueci de dizer que a ultima caixa tem 116 litros livres e esta sintonizada em 37hz pq esse sub da Teac apesar de ter FS em 29hz não pode excursionar muito e bate bobina se eu usar uma sintonia mais baixa.

 

Ou seja, vou ter que comprar dois subs novos mesmo!

Então vou te dar uma ideia, diminui o volume da caixa, para ter mias controle de cone e sintoniza em uma frequencia mais baixa, alem de excursionar menos, vai descer mais. O duto, alem do ganho, ele faz um corte HPF a partir da frequencia sintonizada. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É uma boa ideia.

Mas eu já usava uma caixa de 50L 33hz e 180W.

Mas com a caixa de 116L 37hz consigo o mesmo SPL em 30hz com 60W. Com 180W eu precisava cortar em 50hz. Agora posso cortar em 70hz e usar a outra caixa em 65hz para ter uma resposta mais plana.

Um único sub com resposta plana em qualquer quarto seria inútil pq o pico do quarto se destacaria mais ainda. Então usei duas caixas com pico onde o quarto tem vales.

 

WinISD

Duas caixas juntas para me livrar do pico em 55hz do quarto:

3vfWSyh.jpg

 

Diferença das caixas para sub grave:

1ZLPH8V.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então vou te dar uma ideia, diminui o volume da caixa, para ter mias controle de cone e sintoniza em uma frequencia mais baixa, alem de excursionar menos, vai descer mais. O duto, alem do ganho, ele faz um corte HPF a partir da frequencia sintonizada. 

O que você acha da ideia de usar um woofer de 12 junto com um sub de 15 já que o problema do meu quarto é o pico em 55hz?

O woofer sobe até uns 200hz e o subão desce até 25hz.

 

Eu já usei meu som para animar festas da família em um salão de um clube. A vantagem dessa união de woofer com sub é poder tocar varias musicas de diferentes estilos e em lugares com problemas de acústica.

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara, mais facil comprar um processador/equalizador e usar um alto falante só para uma mesma faixa de frequencia, diminui o ganho pelo equalizador na faixa de ganho do quarto. Simples, limpo e evita cancelamento ou acertos muito complicados no sistema.

  • Upvote 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vou

 

Cara, mais facil comprar um processador/equalizador e usar um alto falante só para uma mesma faixa de frequencia, diminui o ganho pelo equalizador na faixa de ganho do quarto. Simples, limpo e evita cancelamento ou acertos muito complicados no sistema.

Vou pesquisar sobre um processador de audio. Gostei da ideia.

Eu consigo tirar o pico no próprio arquivo de audio com o audacity, mas da trabalho e demora muito.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara eu andei lendo o manual dele e é bem bacana, queria ver na pratica alguém que ja usou.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

pois é..andei vendo as specs dele tbm, parece legal mesmo.

Não quanto ao funcionamento, mas pelas configurações q tem deve ficar bommm.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pessoal, obrigado pelas respostas e pela ajuda!

Queria testar esse processador e postar aqui no fórum o quanto ele é bom, mas só vou fazer isso mais para frente por que estou sem grana. :(

Já decidi comprar um sub novo pq esse bbuster é muito ruim, raspa bobina e não desce nem a pau!

 

Eu prometo que abro um tópico novo ou posto aqui mesmo as impressões dos novos brinquedinhos quando comprar. :legal:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui atenuar o pico do quarto usando o audacity!

 

Da muito trabalho mas vale a pena.

Abri o arquivo de áudio com o audacity, diminui a taxa de amostragem de 44100hz para 300hz.

Salvei o arquivo com o novo formato e abri novamente com o audacity e o equalizador ficou muito mais detalhado assim.

0WWmZQR.jpg

 

O resultado foi esse:

a5QByqb.jpg

 

Como estava antes:

souLzcD.jpg

 

Se eu normalizasse ainda mais com equalizador em 80hz, o grave ia ficar muito fraquinho nas outras frequencias...

Estou mudando o local do sub e onde eu sento para ver filmes e ouvir musica para chegar a uma resposta mais plana. Não fiz isso antes pq eu perco o sub grave...

 

Edit:

Essa resposta ai de cima é sem as caixinhas de 7L 90hz

Editado por Arnold

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

aqui pra tirar o pico na casa dos 40hz uso um aplicativo mesmo equalizador com -6 pra ficar normal uma respota plana se não fica horrivel 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Consegui atenuar o pico do quarto usando o audacity!

 

Da muito trabalho mas vale a pena.

Abri o arquivo de áudio com o audacity, diminui a taxa de amostragem de 44100hz para 300hz.

Salvei o arquivo com o novo formato e abri novamente com o audacity e o equalizador ficou muito mais detalhado assim.

aqui pra tirar o pico na casa dos 40hz uso um aplicativo mesmo equalizador com -6 pra ficar normal uma respota plana se não fica horrivel 

 

Que tipo de aparelho vcs usam pra fazer a mensuração do plano de resposta?

PC, celular? Microfone proprio para essa finalidade?

Editado por saskuat

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...