Ir para conteúdo

AutoForum.com.br - Som automotivo e automóveis  - O fórum dos maníacos por som automotivo e automóveis
- Proibido conteúdo impróprio para menores em tópicos públicos: Nudez estrategicamente coberta; Roupas transparentes; Poses obscenas ou provocantes; Close-ups de seios, nádegas ou virilhas; (em cumprimento a normas do Google) Qualquer desvio, denuncie ao moderador.
- Usuários do Hotmail/Outlook/Msn - confira tutorial para receber emails do fórum;
- Qualquer problema em algum post, DENUNCIE ao moderador, utilize o link abaixo de cada post.
- Confira tutorial para enviar fotos. Tão fácil quanto um CTRL+V. 
- Campeonato SQ Excperience - Garagem 55 - Móoca - São Paulo/SP - domingo 26/Novembro/2023 *****

Entre para seguir isso  
Leao

Kit fonte linear ajustável 0-30V / 3A

Recommended Posts

Estou fazendo um projeto de uma fonte de alimentação linear ajustável para ser usada na bancada, para testes de aparelhos, pode também ser usada para carregar baterias pequenas, e usos diversos.

 

O projeto é baseado no já conhecido esquema que é vendido na China, e também montado por muitos pelo mundo todo. Seu funcionamento é muito bom, bem estável e ajustes de tensão de 0-30V e corrente de aproximadamente 5mA-3A (a corrente pode passar dos 4A, mas não é recomendável).

 

Abaixo o diagrama da fonte:

esquema.gif

 

 

Aqui a placa vendida na China:

 

HTB1SY8gFVXXXXaKaXXXq6xXFXXX6.jpg

 

 

Para a montagem eu refiz o layout da placa, utilizando face simples para baratear a produção.

 

Estou utilizando também medidores de tensão e corrente baseados em microprocessador AVR, mostrando tensão, corrente, potência se quiser mais algum dado é só programar.

 

Segue foto da placa de CI refeita:

IMG_20160303_172526408_zps4bqnogkw.jpgIMG_20160303_172444377_zps54egcxmo.jpg

 

 

Abaixo uma versão da fonte montada por mim para uso:

 

IMG_20160310_141905750_zpsj7omspov.jpg

IMG_20160312_182945621_zpsvxot80pg.jpg

 

IMG_20160312_182936817_zpscjpst6zp.jpgIMG_20160312_183009601_HDR_zpsx6gzclbu.j

 

 

 

 

 

 

 

Eu mandei produzir algumas placas, então estou disponibilizando para venda, por enquanto, somente da placa de CI, sem os componentes. Logo mais estou pensando em montar kits com os componentes para a montagem da fonte.

As placas foram fabricadas em fibra de vidros, face simples e a critério de protótipo, então não tem serigrafia de componentes impressa nem máscara de solda. Vai com verniz anti-oxidação soldável.

Também estou vendo para mandar fazer os gabinetes para montagem, já com os recortes necessários. Se alguém tiver interesse nas placas ou kits, me avisa que vou criar um tópico nos classificados para isso.

 

Vamos trocando idéias:

 

Abs.

Editado por Leao

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Seria possível extrair mais do que 3A desse circuito, fazendo algumas modificações ?

Opa, nem estava mais acompanhando o tópico.

Dá para tirar mais corrente sim, mas exige modificações não tão simples. Eu estou trabalhando numa versão para 5A. Primeira coisa tem que colocar 2 ou mais transistores de potência na saída, se o uso for 5A contínuos, é bom trocar os diodos retificadores ou utilizar uma ponte mais forte, o resistor shunt também tem que ser com maior dissipação (uns 15W) e recalcular alguns resistores para manter a regulação. Não tenho os valores ainda, mas já fiz uns testes e puxei 5A sem problemas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Opa, nem estava mais acompanhando o tópico.

Dá para tirar mais corrente sim, mas exige modificações não tão simples. Eu estou trabalhando numa versão para 5A. Primeira coisa tem que colocar 2 ou mais transistores de potência na saída, se o uso for 5A contínuos, é bom trocar os diodos retificadores ou utilizar uma ponte mais forte, o resistor shunt também tem que ser com maior dissipação (uns 15W) e recalcular alguns resistores para manter a regulação. Não tenho os valores ainda, mas já fiz uns testes e puxei 5A sem problemas.

Amigo, vc teria já o kit completo á venda (placa e componentes) ? Qual a entrada dela?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Amigo, vc teria já o kit completo á venda (placa e componentes) ? Qual a entrada dela?

 

Tenho, está no ML, pode ver os anúncios nos links abaixo. A entrada tem que ser AC de no máximo 24v (não pode passar de 26~27v senão o op_amp não funciona) e a corrente 3A ou mais.

 

Tenho também um kit controlado por microprocessador, com display e esse aceita entrada DC de 30V, mas ele controla até 2A.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-829048590-kit-fonte-de-bancada-0-25v3a-kit-montado-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837308384-kit-montagem-fonte-de-bancada-0-30v-0002-3a-promoco-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-849615206-fonte-digital-ajustavel-microprocessada-0-28v0-2a-_JM

 

Abs.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tenho, está no ML, pode ver os anúncios nos links abaixo. A entrada tem que ser AC de no máximo 24v (não pode passar de 26~27v senão o op_amp não funciona) e a corrente 3A ou mais.

 

Tenho também um kit controlado por microprocessador, com display e esse aceita entrada DC de 30V, mas ele controla até 2A.

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-829048590-kit-fonte-de-bancada-0-25v3a-kit-montado-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-837308384-kit-montagem-fonte-de-bancada-0-30v-0002-3a-promoco-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-849615206-fonte-digital-ajustavel-microprocessada-0-28v0-2a-_JM

 

Abs.

Único problema pra mim é o trafo 24v x 3a ac, não acho por aqui e pelo ml o frete sai mt caro, em que tipo de loja vende esses trafo?

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vende em lojas especializadas em transformadores, lojas de produtos e componentes eletrônicos podem ter, ou pode tentar achar em equipamentos antigos e sucatas. Eu já comprei no ML, acho que do Paraná ou Santa Catarina, e aqui pra mim ficou mais barato do que comprar na cidade.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

AutoForum.com.br

O fórum para os maniacos por som automotivo e automóveis

×
×
  • Criar Novo...